Pesquisar este blog

UMA BREVE PAUSA!



Queridos amigos, leitores e visitantes!

Quem me acompanha aqui no Vivendo e Aprendendo sabe das minhas crises de coluna e, infelizmente, no momento estou passando por mais uma! O remédio que eu tomo me deixa com o raciocínio lento e dificulta a minha capacidade de concentração, resumindo: fico "grogue" como se tivesse tomado umas! Rsrsrs.

Nesta fase aguda, preciso repousar, fazer o menos de esforço físico possível e evitar atividades de repetição, como ficar muito tempo sentada ou muito tempo em pé, sem falar que todo esse processo me impossibilita de estar na cozinha preparando receitas para trazer pra vocês! Mas, se Deus quiser, estarei de volta em breve! Já passei por essa crise váááárias vezes, sei que vai passar, tudo passa!!!


Desde já, agradeço a todos vocês que por aqui passarem e, aos amigos blogueiros, assim que melhorar, visito o blog de vocês! 

Forte abraço a todos, até a volta!


COMO EVITAR ACIDENTES NA COZINHA?


Olá amigos, bom dia!

O post de hoje traz dicas de como evitar acidentes domésticos. É uma alerta importante e que vale para todos, pois algumas práticas básicas de segurança acabam passando batidas por conta da correria do dia a dia e precisam ser lembradas. Segundo dados da ONG Criança Segura, 90% dos acidentes domésticos com crianças poderiam ser evitados com a adoção de medidas preventivas simples.

Ilustração: Glair Arruda
  • Procure cozinhar utilizando as bocas do fundo, sempre mantendo o cabo das panelas para o centro do fogão.
  • Guarde travessas, copos e pratos em uma altura mediana, longe do alcance de crianças, mas de maneira que você consiga pegá-los sem o perigo de derrubá-los sobre sua cabeça.
  • Deixe as cadeiras sempre bem encostadas na mesa, para que crianças não subam.
  • Pisos muito lisos e encerados podem ser perigosos para crianças e adultos. Por isso, use tapetes antiderrapantes.
  • Mantenha o lixo sempre bem fechado.
  • Objetos pontiagudos, como talheres e tesouras, devem ser guardados fora do alcance das crianças e com a ponta para baixo.
  • É indicado que o botijão de gás fique do lado de fora da casa e com válvula de segurança. Qualquer indício de cheiro de gás deve ser verificado rapidamente.
  • Verifique a validade do botijão, da mangueira e do registro do gás.


Fonte da imagem: Corpo de Bombeiros de SC
  • Produtos de limpeza e remédios devem ser guardados em lugares altos e trancados, sempre em suas embalagens para evitar qualquer tipo de confusão.
  • O micro-ondas pode ficar desligado da tomada enquanto não estiver em uso, assim como o registro de gás.
  • Portões de segurança costumam ser instalados na ponta das escadas, mas podem ser muito úteis na porta da cozinha para evitar que crianças circulem enquanto você cozinha.
  • Ao jogar fora objetos cortantes como cacos de vidro, enrole-os no jornal antes de colocar no lixo.
  • Cuidado com o tamanho da toalha de mesa: as crianças podem puxá-la, causando acidentes.
  • Para evitar quedas, use chinelos emborrachados para lavar a cozinha.
  • Proteja as gavetas com lacres de segurança.
  • A alimentação das crianças também merecem atenção. Cuidado com espinhas de peixes, ossos de galinha, sementes e caroços.

Com medidas preventivas simples, sua cozinha vai ficar ainda mais segura e tranquila para você e sua família.

Beijos e até a próxima!


Este post foi uma contribuição da Bondfaro para o Vivendo e Aprendendo.

PRÊMIO DARDOS


Bom dia, amigos!

Hoje não trago nenhuma receita, mas estou aqui para compartilhar com vocês de uma grande alegria! A querida Jô do blog Jô Turquezza Mundial indicou o Vivendo e Aprendendo ao Prêmio Dardos! Fiquei mega feliz com a indicação, pois é o reconhecimento de um trabalho que venho fazendo a 6 anos com muito amor, carinho e dedicação a todos vocês que estão sempre comigo ou que simplesmente passam por aqui, é muito gratificante!

O Prêmio Dardos é um selo virtual criado em 2008 pelo escritor Alberto Zambadedo do blog Leyendas de "El Pequeño Dardo" El Sentido de las Palabras. Ele selecionou e indicou o selo a 15 blogs que ele considerou merecedores do prêmio, os quais também indicaram outros 15 blogs e assim sucessivamente.

Este prêmio é concedido a blogueiros para reconhecer "o esforço, criatividade e dedicação para manter um blog" e "valores pessoais, culturais, éticos e literários". Este prêmio também é conhecido como Best Blog Darts thinker.

Regras do Prêmio Dardos:
  • Indicar blogs que preencham os requisitos acima para receber o prêmio;
  • Exibir a imagem do selo;
  • Mencionar o blog de que recebeu a indicação e colocar o link dele;
  • Avisar aos blogs escolhidos.
Visito e acompanho muitos blogs os quais todos são merecedores deste prêmio. Quem é blogueiro sabe do trabalho que dá para manter um blog, é preciso disciplina, dedicação, amor e tempo, aliás tempo é o mais difícil pra mim, se não souber administrá-lo, não se consegue fazer nada! Quando criei o Fotos e Prosas, me dei conta de que o Vivendo e Aprendendo exige muito mais de mim, do meu tempo, porque além de criar o post, tirar as fotos, editá-las, eu ainda tenho que preparar a receita e aprová-la, caso contrário, não vou colocar aqui uma receita que não deu certo, jamais! E quando uma receita não dá certo, eu preciso dispor ainda mais de tempo para preparar a receita novamente, com calma, com paciência na tentativa de descobrir o que deu errado para, então, poder acertar! Por conta disso tudo, vou indicar o prêmio aos blogs de culinária que acompanho já há muito tempo e, posso dizer que são os meus mestres na culinária, aprendo muito com eles a cada dia e também a alguns blogs de outros seguimentos que, faça chuva ou faça sol, estão sempre aqui prestigiando o Vivendo e Aprendendo! Alguns listados já sei que foram indicados por outros blogs, mas mesmo assim faço questão de indicar novamente e aproveito para agradecer a cada um por todo o carinho! 

Blogs que eu indico ao Prêmio Dardos:
  1. Quitutes da Andrea
  2. Pitéis da Dinha
  3. Mosaico de Receitas
  4. Cozinhando com Josy
  5. Ana Claudia na Cozinha
  6. Artes da Sadhia na Cozinha
  7. Sabor em Si
  8. Fazendo Arte
  9. Simples Assim
  10. Na Biroskinha
  11. Teretetê na Cozinha
  12. Sementes da Chica
  13. Espiritual-Idade
  14. Prazer de Escrever
  15. Mineirinho
Certamente a minha lista passaria de 15 blogs, mas para hoje estes são os meus indicados. Agradeço de todo o meu coração a Jô pela indicação, fiquei muito feliz!



Hoje é o Dia Internacional da Mulher, tem uma homenagem a cada uma de vocês no Fotos e Prosas, veja AQUI. Feliz Dia da Mulher!!!



Até a próxima!


BRINCADEIRA PREMIADA - 6 ANOS DE BLOG!


Olá amigos, bom dia!

Hoje o Vivendo e Aprendendo está fazendo aniversário!!! Exatamente há 6 anos atrás este blog nascia sem nenhuma pretensão, apenas com o intuito de arquivar as tantas receitas que fui acumulando ao longo do tempo. Ele se chamava "Vivendo e Aprendendo a Cozinhar", era bem "simplinho", as primeiras postagens não têm fotos, eu não entendia bulhufas de blogger, o template era todo azul, era um completo desconhecido na blogosfera! O tempo foi passando, ele passou a se chamar apenas Vivendo e Aprendendo, ganhou um domínio próprio, foi todo repaginado por uma designer de blogs que o deixou com uma carinha mais alegre e mais convidativa, ganhou novos recursos, enfim, foi crescendo de uma tal forma que eu jamais imaginava! Saí do anonimato (o Google é a prova cabal disso, rs), comecei a receber muitas propostas de parcerias, de empresas querendo anunciar aqui, mas nunca tive a intenção de torná-lo um blog profissional! Quem sabe um dia! Por enquanto, gosto dele assim, inocente, amador, porém, com uma bagagem de conhecimento muito maior que 6 anos atrás, mas não posso dizer que já sei tudo, muito pelo contrário, há muito ainda o que aprender, a vida é um eterno aprendizado, por isso que o meu lema é Vivendo e Aprendendo! Sempre!!!
E o que dizer dos amigos que fiz ao longo desse tempo? Muitos amigos! Cada um com seu jeitinho, seu carisma, seus dons... Amigos que aprendi a amar mesmo não conhecendo pessoalmente, mas a convivência virtual diária acaba criando laços tão fortes de amizades que jamais serão esquecidos! Só tenho que agradecer a cada um de vocês que me acompanha, que está sempre aqui me apoiando, me dando forças... muito obrigada de coração!

E para comemorar os 6 anos de blog, vamos brincar? A brincadeira é bem simples! É um jogo de adivinhação.
Estão vendo a foto abaixo? Ela foi aumentada e a primeira pessoa que adivinhar do que se trata a foto ganha a brincadeira e ganha também o que está na foto. O que será??? Escreva a resposta de vocês no comentário deste post, só vale uma resposta por pessoa, ok?! Bora adivinhar?


Como sou boazinha, rs, vou deixar aqui algumas dicas para facilitar a adivinhação:
  • São 3 utensílios usados na cozinha.
  • 2 deles carregam sabores opostos.
  • O terceiro é muito prático, você pica brincando.
Já sabem o que é? Escrevam no comentário a resposta, lembrando que o primeiro a acertar ganha a brincadeira!
NOTA: Para ganhar é preciso acertar o nome dos três utensílios, ok?! E o terceiro tem um nome específico, não pica qualquer coisa (olha aí mais uma dica, rs). Tá fácil, hein gente!!



Fiz este bolo para comemorar os 6 anos de blog, trago a receita em breve pra vocês!

Veja aqui o primeiro post do Vivendo e Aprendendo!


Beijos e até a próxima!


**********

BRINCADEIRA ENCERRADA!!!
(Atualizado em 04/03/16)

A amiga Dinha do blog Pitéis da Dinha (comentário de nº 7) acertou e ganhou a brincadeira! A resposta correta é:
  1. Saleiro
  2. Açucareiro
  3. Triturador de alho
Esta é a foto na íntegra sem o zoom

Parabéns Dinha querida, você vai receber na sua casa estes 3 itens! Obrigada por brincar!

Agradeço a todos que passaram por aqui hoje felicitando o blog e que brincaram comigo! Valeu!!! Adorei brincar com vocês!

Bom final de semana a todos!


EMPADAS DE FRANGO



Olá meus amigos, bom dia!

Março é um mês muito especial aqui no Vivendo e Aprendendo! É o mês de aniversário do blog, este ano comemorando 6 aninhos de existência, mas a festa não é hoje não! Aguarde que todos serão convidados! Eba!

Hoje temos Dia Um... Na Cozinha com o tema "EMPADAS" e Receita de Blogueiro! Isso significa que a receita da empada veio de algum blog, qual será??? Bem, o blog dela (sim, é ela!) é maravilhoso, recheado de receitas deliciosas e de fácil preparação, já preparei muitas receitas dela e obtive êxito em todas, tenho um arquivo aqui no meu computador só com receitas dela, isso significa que ela vai aparecer muito aqui ainda no Receita de Blogueiro. Ela é uma amiga muito querida, que mora no meu coração, é uma pessoa muito carinhosa, amável, solícita e espalha alegria e simpatia por onde quer que passe! Já sabem de quem estou falando? Da querida Andrea do Quitutes da Andrea! Lá, você vai encontrar muitas receitas, cada uma mais deliciosa que a outra! E logo que vi o tema do Dia Um, não pensei duas vezes, já sabia exatamente qual receita preparar, afinal, ela é a Rainha dos Quitutes e faz cada empada maravilhosa que me deixa com água na boca! Eu amei esta empada, super fácil de fazer, a massa é perfeita para manuseá-la, logo dá o ponto e receitas de sucesso, vocês já sabem, merecem lugar de destaque aqui no Vivendo e Aprendendo!

Receita original AQUI.
NOTA: A Andrea fez um recheio de carne seca e requeijão, como meu marido não come carne seca, então, preparei um recheio de frango, receita adaptada daqui.

Ingredientes:
Massa:
  • 3 colheres (sopa) de margarina gelada
  • 1 ovo
  • 4 colheres (sopa) de água gelada
  • Sal a gosto
  • 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (café) de fermento em pó
  • 1 gema para pincelar
Recheio:
  • 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 dentes de alho espremidos
  • 1 peito de frango cozido e desfiado
  • 1 sachê de caldo de galinha em pó
  • 1 tomate sem pele e sem sementes picado
  • 1 colher (café) de colorau
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de cheiro verde picado
Modo de preparo:
Massa: em uma tigela coloque todos os ingredientes e acrescente a farinha de trigo aos poucos até que solte das mãos. Divida a massa em duas partes, uma maior e outra menor. Retire pequenas porções de massa da parte maior, abra nas forminhas de empada e coloque um pouco do recheio. Abra a parte menor da massa com um rolo e corte em círculos com o auxílio de um copo, feche as empadas apertando bem as laterais. Pincele com gema e leve para assar em forno preaquecido a 200ºC até dourar.

Recheio:
Numa panela, refogue a cebola e o alho no azeite até ficarem levemente dourados, acrescente o frango, o caldo de galinha, o tomate, o colorau, o sal e a pimenta do reino, mexa para se agregarem. Misture a farinha de trigo com o leite e adicione ao refogado e mexa até encorpar, por último acrescente o cheiro verde. Espere esfriar e utilize.

Dicas da Si:
- Eu não cheguei a usar 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo, logo deu o ponto da massa.
- Não é preciso untar as forminhas de empadas para colocar a massa.
- Eu abri a massa com as próprias mãos, tanto para forrar as forminhas, quanto para fechar as empadas.
- O alho e a cebola eu utilizei da minha conserva, veja AQUI.
- O caldo de galinha eu utilizei do próprio cozimento do frango, refoguei bem, por aproximadamente 5 minutos antes de acrescentar a farinha de trigo misturada ao leite.
- Você poderá substituir a mistura de farinha de trigo com leite por 1 copo (200g) de requeijão ou meia caixa (100g) de creme de leite.
- Saiba como desfiar o frango de forma rápida AQUI.
- Com um pouquinho de massa que sobrou eu fiz florzinhas com cortador próprio para decorar as empadas. Este recurso é legal para distinguir uma empada da outra quando fazemos dois recheios diferentes. No meu caso foi apenas decorativo mesmo, já que o recheio foi somente de frango.
- No meu forno levou 30 minutos para as empadas ficarem prontas.
- Eu utilizei forminhas próprias nº 0 e me renderam 18 empadas.



Obrigada querida amiga Andrea por compartilhar esta receita deliciosa e que deu super certo! A receita ficará na lateral do blog até o próximo mês e o seu blog está na lista para participar do sorteio que acontecerá em dezembro entre todos os participantes deste quadro. O ganhador receberá um brinde e o título de Blogueiro do Ano de 2016. Boa sorte!


Dia Um... Na Cozinha! Cada dia um aprendizado! Participe você também!

Beijos e até a próxima!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVENDO E APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto