Pesquisar este blog

BOLO DE MAÇÃ, MEL E CANELA


Olá amigos, tudo bem?
Boa tarde!! ❤

Quem não gosta de um bolo feitinho na hora, de sabor marcante e aroma delicioso? Eu adoro! E desde o dia que recebi essa receita via e-mail, não paro de pensar nela e quando vi as fotos, então... Pensei: "meu Deus, preciso logo experimentar esse bolo!"

A receita deste bolo de tão bom aspecto vem de Portugal e foi preparada pela querida amiga Ailime do blog Sinais... de Esperança. E é com muito prazer e alegria que eu a recebo aqui hoje no Cantinho do Leitor, um espaço dedicado aos nossos leitores que desejam compartilhar conosco suas receitas maravilhosas.

Vou colocar a receita tal e qual a Ailime me enviou. Como há algumas diferenças do português de Portugal para o português do Brasil, logo abaixo vou colocar o significado de algumas palavras, se houver alguma dúvida, deixe um comentário neste post ou envia-nos um e-mail.

Ingredientes:
  • 4 ovos
  • 2 chávenas de açúcar amarelo
  • 3 chávenas de farinha com fermento + 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 4 maçãs
  • 1 colher (sopa) bem cheia de mel
  • 1/2 chávena de óleo
  • 1/2 chávena de leite
  • 2 colheres (chá) bem cheias de canela
  • Nozes picadas a gosto (facultativo)
  • Sumo de 1/2 limão
  • Margarina para barrar a forma

Confecção: 
  1. Começa-se por descascar as maçãs cortando-as aos quadradinhos e reserva-se. Sobre elas espalhar o sumo do limão e o mel. De seguida batem-se muito bem os ovos com o açúcar. Junta-se o óleo e o leite envolvendo bem.
  2. Vai-se misturando a farinha e o fermento batendo bem até a massa formar bolhas. Juntam-se as maçãs, a canela e as nozes envolvendo bem. A massa fica bastante consistente.
  3. Deita-se a mistura em forma untada com margarina e vai a assar em forno preaquecido a 170 graus.

Dicas da Ailime:
- Se os ovos forem pequenos pode-se acrescentar mais um.
- Uso chávena um pouco maior que a de chá.
- O leite que uso é magro.

Chávena = xícara
Sumo = suco
Barrar = untar
Leite magro = desnatado

"Um bolo bom para acompanhar chá no tempo frio, como sobremesa, porque fica macio e úmido e até para levar para piquenique." (Ailime)





Quanto ao açúcar amarelo, eu e Ailime, depois de conversarmos, chegamos a conclusão que assemelha-se ao açúcar demerara, embora este seja mais granulado. Se você tiver dificuldade para usar um ou outro, poderá substituir pelo açúcar mascavo que também é bem conhecido aqui, fica aí a dica!

Fotos do açúcar amarelo que a Ailime enviou

Obrigada, amiga Ailime, pela receita deliciosa e nutritiva, foi um prazer imenso recebê-la aqui no Vivendo e Aprendendo!

Se você gosta de se aventurar na cozinha e tem uma receita deliciosa que goste de preparar, faça como a Ailime, envia-nos a receita com fotos para o nosso e-mail e participe do Cantinho do Leitor. Espero por você! 😉

Clique na imagem e saiba como participar.



Até a próxima, se Deus quiser!



PÃO ESTRELA DA FABIOLA



Olá amigos, boa dia!

Depois de um período de férias, estamos de volta com mais uma receita top vinda de um blog recheado de uma boa comida, deliciosas guloseimas de fazer brilhar os olhos e encher a boca d'água! Acho difícil quem não conhece a Fabiola, a dona dos quitutes, uma pessoa encantadora a qual tive a feliz oportunidade de conhecer pessoalmente no 3º EBSPI. Bem, acredito que já sabem de quem estou falando, né?!

O Receita de Blogueiro orgulhosamente apresenta...

Pão Estrela do blog Brie com Goiabada da querida Fabiola Sousa. Se você ainda não conhece o blog dela, não sabe o que está perdendo, por isso, te convido agora mesmo a dar uma passadinha por lá e se deliciar com suas maravilhosas receitas como a deste pão que além de lindo é muito saboroso, amei preparar esta receita. A massa é muito boa de trabalhar com ela e cresce que é uma beleza, super recomendo! 

Confira a receita original AQUI.

Ingredientes:
Massa:
  • 240ml de água
  • 2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 380g de farinha de trigo aproximadamente
  • 2 colheres (chá) de fermento biológico seco ou 25g do fermento fresco
  • 1 gema de ovo para pincelar
Recheio:
  • 1 e 1/2 embalagem de creme de avelã com cacau (aproximadamente)
Modo de preparo:
Em um recipiente, coloque 1 xícara (chá) da farinha de trigo, o açúcar, o fermento seco e misture, com a ajuda de uma colher, a manteiga e a água. Misture tudo muito bem.
Misture o sal com a farinha de trigo restante e junte à massa, aos poucos, até não conseguir mais mexer com a colher.
Coloque a massa numa bancada enfarinhada e sove até que a massa esteja elástica e não grude nas mãos.
Passe para uma vasilha untada com óleo, cubra e deixe crescer até dobrar de volume.
Quando tiver dobrado de volume, pegue a massa e retire o ar amassando-a um pouco.
Divida a massa em 4 partes iguais.
Abra uma parte da massa e com a ajuda de um prato grande corte a circunferência, faça isso com as demais partes da massa (você terá 4 discos).

Corte a massa usando  a circunferência do prato

Em uma assadeira grande untada e enfarinhada (ou com um tapete antiaderente), coloque o primeiro disco da massa e passe sobre ele o creme de avelã com cacau (não passe nas bordas).


Faça camadas até o último disco que vai ficar sem passar o creme de avelã com cacau.


Marque o centro afundando um pouco com um copo com a boca voltada para baixo.


Corte a massa em 4 partes.


Corte cada parte em mais 4 partes. Ficarão 16 partes.


Retire o copo, pegue duas partes e torça 2 vezes cada uma delas, uma para o lado direito e a outra para o lado esquerdo e una as pontas apertando um pouco para fechar e não se soltar. Faça isso com todas as partes. Este momento foi tenso e eu não consegui fotografar, rs, mas o pão fica assim:


Pincele com a gema e deixe crescer por mais 30 minutos.


Asse em forno preaquecido a 180ºC até dourar.

Dicas da Fabiola:
- Se você usar a máquina de fazer pão, coloque os ingredientes líquidos e depois os secos e coloque no modo para bater e crescer.
- Se usar o fermento fresco, dissolva-o no açúcar e coloque os demais ingredientes.
- O creme de avelã com cacau é um pouco espesso, então coloque o potinho em um banho-maria morno para que fique mais fácil para manuseá-lo.

Dicas da Si:
- Eu fiz a receita na MFP e usei a opção "massa" que, na minha máquina, é a opção 8.
- Eu usei margarina no lugar de manteiga.
- Se você não tiver balança na sua casa para saber a quantidade da farinha de trigo, use de 17 a 18 colheres (sopa) bem cheias. Além dessa quantidade de farinha de trigo usada na massa, reserve um pouco para enfarinhar a assadeira e também a bancada na hora que for manusear a massa.
- O creme de avelã com cacau usei da Nutella®. Usei aproximadamente metade de um pote de 350g.
- Para assar o pão usei uma forma de pizza grande. 
- No meu forno levou aproximadamente 30 minutos para ficar pronto.





Com os restos que cortei da massa para formar os discos ainda deu para fazer umas rosquinhas.


Obrigada, Fabiola querida, pela receita deste pão maravilhoso e de sucesso, adorei prepará-lo! A receita ficará exposta na lateral do blog até o próximo mês e o seu blog está na lista para participar do sorteio que acontecerá em dezembro entre todos os participantes deste quadro. O ganhador receberá uma brinde e o título de Blogueiro do Ano de 2016. Boa sorte!


Quem me segue no instagram acompanhou um pouquinho das minhas férias! Se você quer saber tudo o que rola aqui no Vivendo e Aprendendo e também no Fotos e Prosas em primeira mão não deixe de nos seguir no instagram!

Para seguir clique na imagem

Beijos e até a próxima!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVENDO E APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto