BOLO DE CREME DE LEITE E LIMÃO SICILIANO


Olá amigos, bom dia!

Mais uma receitinha com limão pintando por aqui! Eba! Quem diria que um dia eu comeria ou faria um bolo de limão aqui em casa?! Como disse neste post aqui, eu me rendi totalmente ao sabor do limão siciliano desde a primeira vez que eu o experimentei! E este bolo ficou tão saboroso que eu fiquei viciada nele, ainda mais com essa calda de chocolate branco por cima, fechou com chave de ouro. Na receita original não vai a calda de chocolate branco, mas como a massa do bolo não leva manteiga nem óleo, achei que poderia ficar um pouco seco, então, resolvi, fazer essa calda e não me arrependi, ficou uma combinação perfeita! Experimente!!

Esta receita foi adaptada da minha revista "Malu Receitas Especiais - Bolos Fáceis."

Ingredientes:
Massa:
  • 1 caixa de creme de leite
  • 3 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • Raspas da casca e suco de 1 limão siciliano
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • Margarina e farinha de trigo para untar
Calda de chocolate branco:
  • 200g de chocolate branco picado
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 xícara (chá) de açúcar cristal
  • 1 colher (café) de essência de baunilha
  • Raspas de limão siciliano para decorar
Modo de preparo:
  1. Massa: Na tigela da batedeira, coloque o creme de leite, os ovos, o açúcar e bata até que fique uma mistura homogênea. Adicione as raspas, o suco de limão e a farinha de trigo aos poucos, batendo a cada adição. Acrescente o fermento em pó e bata na velocidade mínima apenas para misturar. Despeje em uma forma de buraco no meio untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido a 180ºC por 35 minutos ou, até que ao enfiar um palito, este saia limpo. Deixe esfriar, desenforme, jogue a calda de chocolate por cima e polvilhe as raspas do limão.
  2. Calda de chocolate branco: Numa panela, coloque a água, o açúcar cristal e leve ao fogo baixo até formar uma calda espessa, balance a panela de vez em quando para que o açúcar derreta por completo. Derreta o chocolate branco no micro-ondas de 30 em 30 segundos, cuidado para não queimar. Junte o chocolate derretido com a calda de açúcar, acrescente a essência de baunilha e misture até que tudo fique homogêneo. Na hora de misturar o chocolate com a calda de açúcar, caso endureça, leve ao fogo novamente, fazendo movimentos de vai e vem até que a mistura derreta por completo e fique com a consistência de calda.
Dicas da Si:
- Para esta receita, eu usei o limão siciliano que tem um sabor mais suave, mas você poderá usar outro tipo de limão como o taiti, por exemplo.
- Essa calda de chocolate é muito saborosa e combinou perfeitamente com este bolo. A calda que sobrou eu coloquei num pirex e guardei na geladeira e sempre que ia comer uma fatia do bolo regava com a calda, fiquei viciada, rs. Mas ao guardá-la na geladeira, ela vai endurecer um pouco, por isso antes de usá-la deixe uns segundinhos no micro-ondas, é rapidinho, menos de 1 minuto, para que fique uma consistência de calda novamente.




A todos desejo uma ótima quarta-feira!


5 comentários:

  1. UAU! Babando daqui já cedinho! Adoro limão siciliano e adoro bolos.Os dois juntos? Só pode dar coisa bem boa! bjs, lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  2. QUe maravilha, Sileni! Bolo de limão é dos meus preferidos e com essa calda imagino o sabor que deve ficar.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. Menina esta foto do bolo com creme é de deixar pronto para o pecado capital.
    Bela partilha Sileni.
    Gosto de bolo de limão e o de laranja.
    Grato.
    Bjs de paz.

    ResponderExcluir
  4. Hello, minha amiga!
    O limão é indispensável na minha cozinha, o siciliano é o melhor de todos.
    Você pode comer esse bolo à vontade é só substituir o creme de leite pelo leite de coco. A cobertura vc coloca caldo do limão, açúcar de confeiteiro e leite de coco fica mara tbm!
    o seu bolo ficou lindo, deu vontade de provar!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto