PÃO DE QUEIJO SEM LACTOSE



Olá amigos, bom dia!

Quando descobri a minha intolerância à lactose e, suposta alergia ao leite, passou um filme na minha cabeça e o protagonista desse filme foi o pão de queijo, rs. Pensa numa pessoa que ama pão de queijo: eu! o/
Desde então, fiquei procurando uma receita de pão de queijo que não tivesse queijo, rs, ou que tivesse um ingrediente que substituísse o queijo, mas que não fugisse tanto do sabor do pão de queijo tradicional. Parecia uma missão impossível!!!

Pesquisei algumas receitas no Google, mas nenhuma me agradou, então, fui ao blog da minha querida amiga Andréa, o Quitutes da Andréa e lá encontrei uma receita de pão de queijo sem lactose e resolvi testar! Fiz algumas adaptações na certeza de que ia dar tudo certo porque as receitas da Andréa são ótimas e de sucesso garantido. Dito e feito! A Andréa usou o queijo prato ligth sem lactose, eu optei pelo queijo vegano que é 100% vegetal, ou seja, não tem nenhuma adição de leite e seus derivados. A intenção era mesmo fazer um pão de queijo isento de leite.

Quando experimentei o queijo vegano pela primeira vez, confesso que não morri de amores e por isso achei que o pão de queijo feito com ele não ia ser nada convidativo! Mas foi um risco que eu corri e me surpreendi com o resultado final! Eu simplesmente amei este pão de queijo, o primeiro de muitos! Claro que nada substitui o sabor do pão de queijo tradicional. Não pense que o gosto é exatamente igual porque não é, não se iluda, mas para quem precisa tirar o leite da vida, é uma ótima opção.

Para o meu paladar, este pão de queijo lembrou muito gosto de manteiga e como eu amo manteiga (mas infelizmente não posso mais comer), então, pra mim, este pão de queijo ficou perfeito! E a textura não deixou a desejar em nada comparada com o pão de queijo tradicional, ficou do jeitinho que eu gosto: crocante por fora e macio por dentro.

Receita original AQUI.

Ingredientes:
  • 500g de polvilho doce
  • 1 colher (chá) de sal marinho
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • 1 colher (sopa) de creme vegetal (sem leite)
  • 200ml de água
  • 300g de queijo vegano ralado
  • 1 ovo
Modo de preparo:
  1. Coloque a água para ferver. Enquanto isso, coloque numa tigela o polvilho, o sal, o óleo, o creme vegetal e misture bem. Aos poucos, vá colocando a água quente e misturando a cada adição. Quando a massa estiver um pouco mais fria, acrescente o ovo e o queijo vegano ralado. Misture tudo muito bem até ficar uma massa lisa e homogênea e se desprender das mãos.
  2. Faça bolinhas e asse em forno preaquecido a 200ºC por 25 minutos ou até dourarem levemente.
Dica da Andréa: 
- Se a massa ficar dura, acrescente um pouquinho de água até soltar das mãos ou se a massa ficar mole acrescente um pouquinho de polvilho.

Dicas da Si:
- A receita original leva dois ovos, mas o meu ovo era grande e eu usei apenas um. Indico usar dois ovos se forem pequenos.
- O óleo eu usei o de milho.
- O creme vegetal, tem uma versão sabor manteiga que tem leite na composição. Se você tiver restrição ao leite, não use este, opte pela versão sem leite (leia o rótulo). O creme vegetal você encontra facilmente nos supermercados e ele fica junto com as margarinas e manteigas. Vem especificado na embalagem "creme vegetal".
- Eu ralei o queijo no ralo grosso. O queijo vegano você encontra em supermercados ou lojas especializadas.
- Esta receita me rendeu 40 unidades, mas vai depender do tamanho que você moldar as bolinhas.
- Para congelar eu faço assim: disponho as bolinhas de pão de queijo (dando um espaço entre elas) numa tábua de carne forrada com plástico filme e levo ao freezer. Quando estiverem totalmente congeladas, eu coloco as bolinhas numa embalagem tipo ziploc, tiro o ar e levo novamente ao freezer. Na hora do preparo, pego a quantidade que quero, disponho numa assadeira e levo diretamente ao forno preaquecido a 200ºC e deixo até dourar. Pode ser congelado por até 6 meses.

Atenção alérgicos e intolerantes: Esta receita não contém leite, podendo ser consumida também por quem tem APLV (alergia à proteína do leite). Não contém glúten, contém ovo.



Uma abençoada terça-feira a todos!


5 comentários:

  1. Fico feliz que estás dando um jeito e arrumando,adaptando receitas! Que bom!Pra tudo há jeito! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  2. Hello, minha querida amiga!
    Que surpresa gostosa, fico imensamente feliz quando você faz alguma receita inspirada no meu blog.
    Você é uma cozinheira de mão cheia, os teus pães de queijo ficaram lindos, nem parece que é vegano.
    Com certeza você irá adaptar sem o leite e seus derivados, ainda bem que o mercado hoje em dia nos oferece muitas opções, podem não serem saudáveis, mas a gente não pode entrar na neurose.

    Um grande beijo no seu ♥ fique com Deus ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Si, bt!
    Que bom que vc encontrou um pãozinho p/te ajudar a matar a vontade do "pão de queijo".
    Eu não conheço esse queijo vegan, mas a aparência ficou ótima. Fiquei feliz por você amiga!
    Bjssssss

    ResponderExcluir
  4. OI Si,
    Com leite ou sem leite, sendo pão de queijo é comigo mesmo! Adoro!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante esta sua dedicação e pesquisa em alimentos compatíveis com as intolerâncias e este pão de queijo está muito bonito e inspira.
    Grato Sileni.
    Bom domingo.
    Bjs de paz amiga.

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto