HAMBÚRGUER CASEIRO


Olá amigos, tudo bem? 🌷

Hoje inicia-se o mês de setembro, o mês que mais gosto por ser a estação das flores, do despertar da natureza, tempo de recomeço, de renovação... Início de mês também é dia de desafio! Sim! E o tema para este mês de setembro proposto pelo Dia Um... Na Cozinha é prepararmos "hambúrguer". Mas nada desses hambúrgueres industrializados congelados, nada disso! O desafio é botarmos a cabeça para funcionar e principalmente a mão na massa!

Hambúrguer parece uma receita bem simples de fazer e é! Porém, tem umas dicas importantes e imprescindíveis que fazem toda a diferença para deixar o seu hambúrguer macio e saboroso. Por isso, leia com muita atenção as Dicas da Si logo abaixo da receita.

A minha inspiração para preparar esta receita veio do Panelinha, site criado pela talentosa Rita Lobo, apresentadora do programa "Cozinha Prática" do canal GNT, a qual sou muitíssimo fã! Veja a receita original AQUI.

Ingredientes para 4 hambúrgueres:
  • 480g de patinho moído
  • 1 colher (sopa) de água
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • Alho e cebola picadinhos a gosto
  • Sal a gosto (coloca-se somente na hora que for fazer o hambúrguer no fogo)
Modo de preparo:
  1. Misture todos os ingredientes muito bem (com exceção do sal) e molde 4 bolas de 120g cada. Modele o hambúrguer com as mãos e pressione o centro dele com as costas de uma colher para que ele não inche na hora que for para o fogo.
  2. Esquente uma frigideira antiaderente e quando ela estiver bem quente, adicione um fio de azeite e coloque o hambúrguer, agora sim é a hora de colocar o sal. Salpique sal por todo o hambúrguer, vire-o do outro lado e salpique mais sal. Vá virando o hambúrguer até que doure dos dois lados. Sirva num lanche, numa salada ou com arroz branco e purê de batata.
Dicas da Si:
- Você pode preparar o hambúrguer de dois tamanhos: 120g ou 180g. Eu, particularmente, prefiro o menor, por isso faço de 120g. 
- Baseado no tamanho dos hambúrgueres, você pode aumentar ou diminuir a receita. Por exemplo, se for fazer 6 hambúrgueres de 120g cada, teria que ser 720g de carne moída.
- Segundo a Rita Lobo, a água é para deixar o hambúrguer crocante por fora e macio por dentro. Eu comprovei essa dica e realmente faz toda a diferença. Super recomendo.
- Eu usei uma colher (sopa) de alho e cebola desidratados o que conferiu um sabor muito especial aos hambúrgueres. Nada de colocar trigo, farinha de rosca, ovo ou aveia para dar liga, afinal, estamos fazendo hambúrgueres e não almôndegas gigantes. Fica aí a dica!
- Procure usar carne moída fresca no preparo dos hambúrgueres, principalmente se você for congelar depois. Descongelar a carne para preparar os hambúrgueres para congelá-los depois não dá certo. Vai tirar todo o sabor e os nutrientes da carne e o seu hambúrguer não vai ficar saboroso e nem saudável.
- Hambúrguer saboroso são aqueles com a proporção de 30% de gordura na sua composição. Hambúrguer magrinho pode ser mais saudável, mas não é o mais saboroso, assim dizem os experts nesta iguaria. Eu faço os meus hambúrgueres somente com a carne patinho e já me dou por satisfeita, mas fica aí a dica para um hambúrguer perfeito.
- Não coloque sal na hora que estiver preparando a "massa" do hambúrguer, deixe para colocar o sal somente na hora que colocá-lo na frigideira. Lembre-se que ao colocar o hambúrguer na frigideira ele está sem tempero, por isso seja generoso no sal. Eu usei sal rosa moído na hora, ficou maravilhoso!
- Não fique apertando o hambúrguer contra a frigideira na hora de grelhá-lo, isso faz com que ele perca líquido e fique ressecado.
- Eu fiz os meus hambúrgueres no forno a 180ºC, 15 minutos de um lado e 10 minutos do outro.
- Eu servi os hambúrgueres com uma salada de alface, tomate picado e azeitonas pretas.



Dia Um... Na Cozinha! sempre nos propondo desafios que muito nos enriquece!


Ótima sexta-feira e até a próxima! 🌷


5 comentários:

  1. Uma receita simples e boa e cada um tem um toque especial! beijos, lindo setembro e tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Silene! :)

    Nada melhor que um hambúrguer caseiro! Ficaram bonitos.

    Beijo*
    Marlene

    ResponderExcluir
  3. Hambúrguer e salada! Nada como a simplicidade.
    Não seguia te blog UPS...
    A seguir, beijinho e felicidades.
    Elsa.

    ResponderExcluir
  4. Olá, minha querida amiga!
    Eu faço hambúrguer assim também, só que invés da água eu colo vinagre.
    Tem gente que coloca ovo e pão para dar liga, eu prefiro sentir o sabor da carne.
    Suas fotos estão lindas, delícia de hambúrgueres!

    Abençoado final de semana junto a sua família!
    Beijos no seu ♥

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto