DEDOS DE BRUXA



Olá amigos, bom dia! 

É com muita alegria que estamos de volta depois de uns dias de descanso. E para iniciarmos bem o mês de novembro, temos a nossa participação no Dia Um... Na Cozinha com o tema "DOCES HALLOWEEN". É a primeira vez que preparo uma receita com este tema e achei bem divertido!

Assim que soube que o desafio era sobre Halloween, pensei logo na receita da minha querida amiga Andréa Santana do blog Quitutes da Andréa, ainda mais porque a receita não leva leite (sou intolerante) e eu poderia substituir a manteiga por creme vegetal. Bem, na verdade, eu não sabia se essa substituição daria certo, tinha mesmo que tentar! Tentei e deu muito certo!!! Fiquei feliz demais com o resultado!

Eu optei por preparar dedos de bruxa que nada mais são que biscoitos amanteigados em forma de dedos horríveis e assustadores, rs. Como não usei manteiga na receita, preferi chamar de biscoitos de baunilha. Apesar da aparência horrível, ficaram deliciosos!

A receita original você encontra aqui.

Atenção alérgicos e intolerantes: Esta receita não contém leite de origem animal nem ovos. Contém glúten.

Ingredientes:
  • 100g de creme vegetal em temperatura ambiente
  • 3 colheres (sopa) de água gelada
  • 3 colheres (sopa) de açúcar demerara
  • 1 colher (café) de essência de baunilha
  • 240g de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (café) de fermento em pó
  • Amêndoas ou amendoins para fazer as unhas
  • Geleia de morango para dar o efeito de sangue (receita aqui)
Modo de preparo:
  1. Numa tigela, coloque o creme vegetal, a água, o açúcar e a essência de baunilha e misture bem com o auxílio de uma colher. Adicione a farinha de trigo aos poucos, o sal e o fermento em pó, amasse em uma bancada até formar uma massa lisa e homogênea. Embrulhe a massa num filme plástico e leve à geladeira por 20 minutos.
  2. Faça bolinhas com pequenas porções da massa e enrole cada uma delas em formato de dedos. Depois de moldados, faça uma leve pressão em cada biscoito com os dedos indicador e médio separados para fazer os nós (as juntas) dos dedos de bruxa. Coloque uma amêndoa em cada ponta dos biscoitos, pressionando contra a massa para fazer a unha. Com um estilete ou faca de ponta fina, faça as marcas das linhas do dedo. Coloque numa forma untada com óleo e leve para assar em forno preaquecido a 180ºC por 25 minutos ou até que fiquem levemente dourados.
  3. Depois de assados e com cuidado, retire a amêndoa de cada biscoito, coloque um pouco da geleia de morango na cavidade e volte com a amêndoa pressionando levemente a geleia para que dê um efeito de sangue ao redor das unhas. Devore como se não houvesse amanhã! 
Dicas da Si:
  1. Eu fiz os biscoitos na máquina de pão, na opção 8, mas não deixei completar o ciclo. Quando a máquina parou de bater e apareceu 1:00 no visor, eu desliguei e continuei com os passos seguintes da receita.
  2. Como falei anteriormente, eu usei creme vegetal porque sou intolerante à lactose, mas se você não for intolerante nem alérgico, poderá usar manteiga.
  3. O açúcar eu usei o demerara e como não gosto de nada muito doce usei 3 colheres. Neste caso, você poderá usar o açúcar refinado normal e na quantidade a seu gosto.
  4. Eu optei por não tirar a pele das amêndoas para que ficassem unhas mais pavorosas, rs, mas se você preferir tirar, veja aqui uma dica para tirar a pele das amêndoas de forma rápida e fácil!
  5. A decoração fica por conta da sua imaginação! Quanto mais assustadora, mais entra no clima do Halloween! 👻





Dia Um... Na Cozinha! Mais um aprendizado! Desta vez assustador, mas muito divertido! 🎃



6 comentários:

  1. Bem apropriada à época...Lindos dedos..E que deliciosos...Gostei de ver...De volta( cheguei ontem noite), beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Gosto tanto desses biscoitos assim.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/11/dia-um-na-cozinha-e-um-caldeirao-de.html

    ResponderExcluir
  3. Os teus dedos estão o máximo!!!!
    Também fiz uns que ficaram muito sangrentos...
    Bjs
    Margarida

    ResponderExcluir
  4. Que isso Sileni?
    Mas que parece bom isso parece. Bela volta aos trabalhos com estes dedos doces sem travessuras. Adaptação perfeita com belos resultados. Sua arte sempre eficiente e bela na apresentação.
    Bom feriado amiga e que tudo de bom venha com alegria e paz.
    Bjs de paz.

    ResponderExcluir
  5. Hello, minha querida amiga!
    Que privilégio ver você inspirando nas minhas receitas.
    Você é uma cozinheira de mão cheia, faz pratos lindos que sempre nos deixam com água na boca. Esses biscoitos estão lindos, mesmo com essas moscas deu vontade de prová-los, rsrs.
    Arrasou, parabéns!

    Excelente semana junto a sua família!
    Beijos no seu ♥

    ResponderExcluir
  6. que receita maravilhosa e deliciosa super amei bjus

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto