O que você procura?

CREME DE LIMÃO SICILIANO CROCANTE


Olá amigos, bom dia! 

Até que enfim uma receita com limão aqui no blog. Eba! Quem me acompanha sabe que eu não gosto de limão. Aqui em casa uso limão apenas para temperar saladas e peixes e só! Bolos, tortas, cremes, mousses, balas, sorvetes, sucos... se for de limão, comigo não rola!

Um dia, porém, conversando com a minha querida amiga Andréa do blog Quitutes da Andréa, ela me disse para eu experimentar o limão siciliano que tem o sabor mais leve, mais suave e que provavelmente eu ia gostar! Fiquei com isso na cabeça, mas sem muita coragem para experimentar achando que eu ia fazer a maior cara feia! O tempo foi passando, passando até que chegou o dia que resolvi fazer essa experiência! 

Gente, precisava ter uma câmera para filmar a minha reação quando dei a primeira colherada neste creme. Que cara feia que nada!!! Fui com certo receio, confesso, primeiro a pontinha da língua, rs, mas quando senti aquele sabor cítrico bem suave invadindo o meu paladar, meu Deus... Uma colherada foi pouca, devorei o doce com muito gosto e alegria e se eu tivesse um "Cesinha" aqui, mandava ele soltar os cachorros, rs.

Vivendo e Aprendendo, viu?! Quem diria que um dia eu ia comer algo com limão? Mas só se for o siciliano, ok?! Rsrs. Só tenho que agradecer a querida Andréa por ter me dado esta super dica. Valeu, amiga! I love you! ❤

Essa receita foi adaptada da minha coleção "Dona Benta - Doces de colher."

Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • 1/2 xícara (chá) de suco de limão siciliano
  • 1 caixinha de creme de leite gelado (200g)
  • 50g de biscoitos maisena triturados (aproximadamente 10 biscoitos)
  • 1 colher (chá) de raspas de limão

Modo de preparo:
  1. Primeiramente, faça uma farofa: triture o biscoito maisena e misture com as raspas de limão. Reserve.
  2. Bata no liquidificador o leite condensado e acrescente o suco de limão em fio sem parar de bater até ficar uniforme, junte o creme de leite gelado e bata apenas para misturar.
  3. Despeje o creme em taças individuais e coloque por cima a farofa de biscoito com as raspas de limão. Sirva em seguida.

Dicas da Si:
- O limão siciliano tem um sabor bem suave. Se você gosta de um sabor mais forte use o limão taiti ou outro de sua preferência.
- Eu montei o doce também numa versão com ganache: fiz uma camada de farofa, creme de limão e ganache. Para o ganache usei 150g de chocolate meio amargo derretido por 1 minuto no micro-ondas e misturei com meia caixinha de creme de leite. Esta versão com chocolate eu não comi, mas meu marido disse que ficou muito bom! 
- Decorei com pedaços de biscoito maisena.


Versão com ganache



Servi este doce numa reunião de amigos! Na correria, não dei a devida atenção para as fotos e elas ficaram péssimas, mas o doce ficou maravilhoso!  Não deixe de experimentar!


Beijos e até a próxima!


CANNELLONI DE FRANGO COM REQUEIJÃO


Olá amigos, bom dia! ❤

É com muita alegria que estamos de volta para compartilhar com vocês deliciosas receitas e dicas culinárias para facilitar ainda mais o nosso dia a dia na cozinha! E para começar bem o mês de fevereiro, ou não, rs, hoje temos o Dia Um... Na Cozinha com o tema "Cannellonis".

Eu confesso que já preparei canelones melhores que este! O que não me agradou foi o macarrão que usei para prepará-los. Quando fui ao supermercado não tinha a marca que eu estou acostumada a usar e acabei comprando uma outra que eu não conhecia, resultado: uma massa emborrachada que tive vontade de chorar! Eu poderia nem publicar esta receita, mas usando um macarrão de boa qualidade, vale muito a pena experimentar, a combinação do recheio com o molho branco ficou deliciosa! 😉

Ingredientes:

  • 1 pacote de massa fresca para lasanha (500g)
  • 1 kg de peito de frango desfiado
  • 1 copo de requeijão (200g)
  • 1 colher (sopa) de azeite 
  • 1 colher (sobremesa) de alho e cebola em conserva
  • 1 tomate sem pele e sem sementes picado
  • 1 xícara (chá) de caldo de galinha
  • 1 colher (chá) de colorífico (opcional)
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Cheiro verde a gosto
  • Queijo parmesão ralado para polvilhar

Molho branco:

  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sobremesa) de alho e cebola em conserva
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 sachê de caldo de legumes
  • Noz moscada a gosto

Modo de preparo:
Recheio: Numa panela, coloque o azeite e doure o alho e a cebola, junte o frango desfiado, o tomate picado, o colorífico, o caldo de galinha, a pimenta do reino e refogue por 5 minutos. Acrescente o requeijão e misture muito bem, regule o sal e, por último, acrescente o cheiro verde. Desligue o fogo e reserve.
Molho branco: Dissolva a farinha de trigo na metade do leite e reserve. Coloque a manteiga numa penela e doure o alho e a cebola, coloque o leite com a farinha de trigo reservado e mexa rapidamente, junte o restante do leite e continue mexendo. Quando levantar fervura, adicione o caldo de legumes e a noz moscada e mexa até engrossar.
Montagem: Distribua o recheio de frango em cada folha de macarrão e enrole como se fosse um rocambole. Num refratário, faça camadas de molho branco e canelones terminando com o molho branco, salpique queijo ralado por cima e leve ao forno preaquecido a 200ºC até dourar levemente. Sirva em seguida.

Dicas da Si:
- Como já falei no início, procure usar um macarrão de boa qualidade para que você tenha êxito na receita. Dê preferência para a massa fresca.
- Saiba como desfiar o frango de forma rápida e fácil clicando AQUI.
- Cuidado com o sal, pois o requeijão e o parmesão ralado já são salgadinhos.
- Se você não tem o alho e a cebola em conserva, use 2 dentes de alho espremidos e 1 cebola pequena picadinha.
- O colorífico, caso queira usar, é encontrado facilmente nos supermercados. Ele dá sabor e cor ao prato. Gosto muito de usá-lo nos meus pratos, mas fica a seu critério, ok?!
- Este mesmo recheio de frango, você pode usar para rechear tortas, pastéis, coxinhas... e até mesmo fazer uma lasanha, fica deliciosa.




Se você está aqui pela primeira vez e não tem noção do que seja o Dia Um... Na Cozinha, trata-se de um grupo no facebook onde a cada mês é lançado um desafio aos seus participantes e a postagem deve ser feita, impreterivelmente, no primeiro dia de cada mês! Se você gosta de desafios culinários, junte-se a nós nesta aventura gastronômica onde muito se aprende!


Beijos e até a próxima!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVENDO E APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto