Pesquisar este blog

BOLO PRESTÍGIO E 7 ANOS DE BLOG!



Olá meus amigos, bom dia!

No dia 04 de março o Vivendo e Aprendendo completou 7 anos de existência! Viva!!! E para comemorar este mês festivo, trouxe pra vocês este bolo prestígio que ficou delicioso.

Nesses 7 anos de blog só tenho que agradecer por tudo o que aprendi, o que vivi... Mas acima de tudo, agradecer pelas amizades virtuais que conquistei, as quais, algumas delas, tornaram-se reais. Quanta coisa aprendi nesse tempo! E não somente aprendi, mas ri também, me emocionei... Esse mundo virtual quando vivido de forma sincera e responsável, é encantador e enriquecedor, muito se aprende!

Mas voltando à receita, a massa do bolo é da minha revista "Guia da Cozinha Prática - Bolos de Aniversário", o recheio é por minha conta e risco mesmo, rs e a cobertura veio de um blog que amo de paixão que é o Quitutes da Andréa da querida e doce amiga Andréa Santana (receita aqui), toda essa compilação de receitas deixou o bolo simplesmente delicioso! Experimente! 

Ingredientes:
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de manteiga
  • 4 ovos
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó
  • 2 colheres( sopa) de fermento em pó
  • Margarina e farinha de trigo para untar
Recheio:
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 200ml de leite de coco
  • 50g de coco ralado
Cobertura:
  • 200g de chocolate meio amargo picado
  • 1 caixa de creme de leite
  • 100ml de leite
  • Raspas de chocolate e coco em flocos para decorar
Modo de preparo:
  1. Massa: No liquidificador, bata o leite, o açúcar, os ovos e a manteiga. Transfira a mistura para uma tigela e acrescente os demais ingredientes da massa, misturando a cada adição, coloque o fermento em pó por último e mexa delicadamente. Despeje numa forma untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido a 180ºC por 40 minutos ou até que, ao espetar um palito, este saia limpo. Espere esfriar para dar continuidade a receita.
  2. Recheio: Numa panela, coloque o leite condensado, a manteiga e o leite de coco, misture para se agregarem. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, quando levantar fervura, acrescente o coco ralado e mexa até começar a desgrudar do fundo da panela.
  3. Cobertura: Coloque todos os ingredientes numa panela de fundo grosso (com exceção dos ingredientes da decoração) e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, até engrossar. 
  4. Montagem: Corte o bolo ao meio e espalhe o recheio. Cubra todo o bolo com a cobertura e decore com as raspas de chocolate e coco ralado.
Dica da Andréa: Depois de pronta, coloque a cobertura na geladeira e use no dia seguinte, fica  ainda melhor.

Dicas da Si:
- O chocolate em pó eu usei 100% cacau. Você pode usar o achocolatado, mas fique atento a quantidade de açúcar utilizada na receita, pois o achocolatado já é adoçado.
- A cobertura tem uma ótima textura e fica muito cremosa, adorei prepará-la e, segundo a amiga Andréa, dona da receita, além da cobertura, dá pra fazer também sorvetes, cremes e recheio de bolos e tortas.
- Eu não esperava que este bolo fosse crescer tanto, talvez a minha forma fosse pequena para a quantidade de massa. Daria pra fazer duas camadas de recheio porque o bolo ficou bem alto, mas a quantidade do recheio foi pouca para isso, caso você faça em duas camadas aumente a quantidade de recheio.



Agradeço a todos os leitores, visitantes, blogueiros, amigos virtuais e reais... o Vivendo e Aprendendo sem vocês não existiria! Muito obrigada pelo carinho e o apoio que sempre me deram durante esses 7 anos! ❤❤


Beijos e até a próxima!

CHEESECAKE DE MORANGO



Olá amigos, boa tarde!

Espero que todos tenham aproveitado bem os dias de folia. Eu fiquei quietinha em casa descansando e saboreando esta deliciosa sobremesa: CHEESECAKE que foi a proposta do Dia Um... Na Cozinha  para o mês de Março. A primeira vez que provei deste "manjar dos deuses" foi nos Estados Unidos quando estive lá em 2009 e me apaixonei! Cheesecake, para quem não sabe, é o famoso bolo de queijo de origem grega, mas foi criado mesmo nos Estados Unidos e tem como base biscoitos, recheio de queijo e cobertura de frutas, mas hoje há muitas variações dele podendo até a cobertura ser de gelatina como eu fiz. Preparar este bolo, que mais parece uma torta para mim, me tirou totalmente da minha zona de conforto, pois foi a primeira vez que me aventurei a prepará-lo. 

Esta experiência me deixou muito feliz porque achei que seria uma receita difícil de preparar, mas me surpreendi, pois achei bem fácil e o resultado me agradou muito! A base do cheesecake ficou bem crocante, o creme bem macio e a combinação com a gelatina e os morangos deu um sabor maravilhoso que não parei de pensar nele até agora! E modéstia parte, não deixou a desejar em nada em comparação com aquele que comi nos Estados Unidos, mais feliz ainda por isso, rsrs.

Esta receita foi adaptada do  meu livro "Palmirinha - 100 Receitas Preferidas".

Ingredientes:

Massa:
  • 1 pacote de biscoito maisena (200g)
  • 100g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
Recheio:
  • 3 ovos
  • 2 potes de cream cheese (300g)
  • 1 lata de leite condensado
Cobertura:
  • 1 sachê de gelatina sabor morango
  • Morangos para decorar
Modo de preparo:
  1. Massa: Quebre os biscoitos e bata no liquidificador até obter uma farofa fina. Transfira para um recipiente, junte a manteiga, o açúcar e o chocolate em pó e misture bem até formar uma farofa úmida. Forre o fundo de uma forma de aro removível com a massa apertando bem com os dedos. Reserve.
  2. Recheio: Bata no liquidificador os ovos, o cream cheese e o leite condensado até obter um creme homogêneo. Distribua o creme sobre a massa e leve ao forno preaquecido a 180ºC por 30 minutos ou até que o recheio fique firme. Deixe esfriar.
  3. Cobertura: Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem. Quando ela começar a firmar, distribua sobre o cheesecake. Leve à geladeira até firmar completamente. Decore com os morangos.
Dicas da Si:
- O cream cheese, para quem não sabe, é um queijo cremoso como o requeijão, a diferença de um para o outro está na mudança de temperatura na hora da preparação. O cream cheese é mais consistente que o requeijão e você o encontra facilmente em supermercados. 
- Eu usei margarina ao invés de manteiga e precisei acrescentar mais 2 colheres (sopa) de margarina para a farofa ficar úmida.
- O chocolate em pó usei aquele composto de 100% cacau sem açúcar, caso você faça com achocolatado não precisa acrescentar o açúcar.
- No meu forno levou 40 minutos para o creme ficar firme. Na dúvida, espete um palito de dente, se sair seco porque o creme está no ponto.
- Espere o creme esfriar totalmente para depois colocar a cobertura.
- Conforme descrito na receita, espere a gelatina começar a firmar para depois colocar sobre o cheesecake, se você colocar a gelatina ainda no seu estado líquido, ela vai escorrer por toda a forma e não vai ficar uma camada bonita.
- Se preferir, poderá cobrir o cheesecake com geleia de morango ao invés de gelatina.




Vivendo e Aprendendo sempre com o Dia Um... Na Cozinha!


Beijos e até a próxima!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVENDO E APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto