Pesquisar este blog

BOLO DE CREME DE LEITE E LIMÃO SICILIANO


Olá amigos, bom dia!

Mais uma receitinha com limão pintando por aqui! Eba! Quem diria que um dia eu comeria ou faria um bolo de limão aqui em casa?! Como disse neste post aqui, eu me rendi totalmente ao sabor do limão siciliano desde a primeira vez que eu o experimentei! E este bolo ficou tão saboroso que eu fiquei viciada nele, ainda mais com essa calda de chocolate branco por cima, fechou com chave de ouro. Na receita original não vai a calda de chocolate branco, mas como a massa do bolo não leva manteiga nem óleo, achei que poderia ficar um pouco seco, então, resolvi, fazer essa calda e não me arrependi, ficou uma combinação perfeita! Experimente!!

Esta receita foi adaptada da minha revista "Malu Receitas Especiais - Bolos Fáceis."

Ingredientes:
Massa:
  • 1 caixa de creme de leite
  • 3 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • Raspas da casca e suco de 1 limão siciliano
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • Margarina e farinha de trigo para untar
Calda de chocolate branco:
  • 200g de chocolate branco picado
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 xícara (chá) de açúcar cristal
  • 1 colher (café) de essência de baunilha
  • Raspas de limão siciliano para decorar
Modo de preparo:
  1. Massa: Na tigela da batedeira, coloque o creme de leite, os ovos, o açúcar e bata até que fique uma mistura homogênea. Adicione as raspas, o suco de limão e a farinha de trigo aos poucos, batendo a cada adição. Acrescente o fermento em pó e bata na velocidade mínima apenas para misturar. Despeje em uma forma de buraco no meio untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido a 180ºC por 35 minutos ou, até que ao enfiar um palito, este saia limpo. Deixe esfriar, desenforme, jogue a calda de chocolate por cima e polvilhe as raspas do limão.
  2. Calda de chocolate branco: Numa panela, coloque a água, o açúcar cristal e leve ao fogo baixo até formar uma calda espessa, balance a panela de vez em quando para que o açúcar derreta por completo. Derreta o chocolate branco no micro-ondas de 30 em 30 segundos, cuidado para não queimar. Junte o chocolate derretido com a calda de açúcar, acrescente a essência de baunilha e misture até que tudo fique homogêneo. Na hora de misturar o chocolate com a calda de açúcar, caso endureça, leve ao fogo novamente, fazendo movimentos de vai e vem até que a mistura derreta por completo e fique com a consistência de calda.
Dicas da Si:
- Para esta receita, eu usei o limão siciliano que tem um sabor mais suave, mas você poderá usar outro tipo de limão como o taiti, por exemplo.
- Essa calda de chocolate é muito saborosa e combinou perfeitamente com este bolo. A calda que sobrou eu coloquei num pirex e guardei na geladeira e sempre que ia comer uma fatia do bolo regava com a calda, fiquei viciada, rs. Mas ao guardá-la na geladeira, ela vai endurecer um pouco, por isso antes de usá-la deixe uns segundinhos no micro-ondas, é rapidinho, menos de 1 minuto, para que fique uma consistência de calda novamente.




A todos desejo uma ótima quarta-feira!


BOLO PRESTÍGIO E 7 ANOS DE BLOG!



Olá meus amigos, bom dia!

No dia 04 de março o Vivendo e Aprendendo completou 7 anos de existência! Viva!!! E para comemorar este mês festivo, trouxe pra vocês este bolo prestígio que ficou delicioso.

Nesses 7 anos de blog só tenho que agradecer por tudo o que aprendi, o que vivi... Mas acima de tudo, agradecer pelas amizades virtuais que conquistei, as quais, algumas delas, tornaram-se reais. Quanta coisa aprendi nesse tempo! E não somente aprendi, mas ri também, me emocionei... Esse mundo virtual quando vivido de forma sincera e responsável, é encantador e enriquecedor, muito se aprende!

Mas voltando à receita, a massa do bolo é da minha revista "Guia da Cozinha Prática - Bolos de Aniversário", o recheio é por minha conta e risco mesmo, rs e a cobertura veio de um blog que amo de paixão que é o Quitutes da Andréa da querida e doce amiga Andréa Santana (receita aqui), toda essa compilação de receitas deixou o bolo simplesmente delicioso! Experimente! 

Ingredientes:
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de manteiga
  • 4 ovos
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó
  • 2 colheres( sopa) de fermento em pó
  • Margarina e farinha de trigo para untar
Recheio:
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 200ml de leite de coco
  • 50g de coco ralado
Cobertura:
  • 200g de chocolate meio amargo picado
  • 1 caixa de creme de leite
  • 100ml de leite
  • Raspas de chocolate e coco em flocos para decorar
Modo de preparo:
  1. Massa: No liquidificador, bata o leite, o açúcar, os ovos e a manteiga. Transfira a mistura para uma tigela e acrescente os demais ingredientes da massa, misturando a cada adição, coloque o fermento em pó por último e mexa delicadamente. Despeje numa forma untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido a 180ºC por 40 minutos ou até que, ao espetar um palito, este saia limpo. Espere esfriar para dar continuidade a receita.
  2. Recheio: Numa panela, coloque o leite condensado, a manteiga e o leite de coco, misture para se agregarem. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, quando levantar fervura, acrescente o coco ralado e mexa até começar a desgrudar do fundo da panela.
  3. Cobertura: Coloque todos os ingredientes numa panela de fundo grosso (com exceção dos ingredientes da decoração) e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, até engrossar. 
  4. Montagem: Corte o bolo ao meio e espalhe o recheio. Cubra todo o bolo com a cobertura e decore com as raspas de chocolate e coco ralado.
Dica da Andréa: Depois de pronta, coloque a cobertura na geladeira e use no dia seguinte, fica  ainda melhor.

Dicas da Si:
- O chocolate em pó eu usei 100% cacau. Você pode usar o achocolatado, mas fique atento a quantidade de açúcar utilizada na receita, pois o achocolatado já é adoçado.
- A cobertura tem uma ótima textura e fica muito cremosa, adorei prepará-la e, segundo a amiga Andréa, dona da receita, além da cobertura, dá pra fazer também sorvetes, cremes e recheio de bolos e tortas.
- Eu não esperava que este bolo fosse crescer tanto, talvez a minha forma fosse pequena para a quantidade de massa. Daria pra fazer duas camadas de recheio porque o bolo ficou bem alto, mas a quantidade do recheio foi pouca para isso, caso você faça em duas camadas aumente a quantidade de recheio.



Agradeço a todos os leitores, visitantes, blogueiros, amigos virtuais e reais... o Vivendo e Aprendendo sem vocês não existiria! Muito obrigada pelo carinho e o apoio que sempre me deram durante esses 7 anos! ❤❤


Beijos e até a próxima!

CHEESECAKE DE MORANGO



Olá amigos, boa tarde!

Espero que todos tenham aproveitado bem os dias de folia. Eu fiquei quietinha em casa descansando e saboreando esta deliciosa sobremesa: CHEESECAKE que foi a proposta do Dia Um... Na Cozinha  para o mês de Março. A primeira vez que provei deste "manjar dos deuses" foi nos Estados Unidos quando estive lá em 2009 e me apaixonei! Cheesecake, para quem não sabe, é o famoso bolo de queijo de origem grega, mas foi criado mesmo nos Estados Unidos e tem como base biscoitos, recheio de queijo e cobertura de frutas, mas hoje há muitas variações dele podendo até a cobertura ser de gelatina como eu fiz. Preparar este bolo, que mais parece uma torta para mim, me tirou totalmente da minha zona de conforto, pois foi a primeira vez que me aventurei a prepará-lo. 

Esta experiência me deixou muito feliz porque achei que seria uma receita difícil de preparar, mas me surpreendi, pois achei bem fácil e o resultado me agradou muito! A base do cheesecake ficou bem crocante, o creme bem macio e a combinação com a gelatina e os morangos deu um sabor maravilhoso que não parei de pensar nele até agora! E modéstia parte, não deixou a desejar em nada em comparação com aquele que comi nos Estados Unidos, mais feliz ainda por isso, rsrs.

Esta receita foi adaptada do  meu livro "Palmirinha - 100 Receitas Preferidas".

Ingredientes:

Massa:
  • 1 pacote de biscoito maisena (200g)
  • 100g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
Recheio:
  • 3 ovos
  • 2 potes de cream cheese (300g)
  • 1 lata de leite condensado
Cobertura:
  • 1 sachê de gelatina sabor morango
  • Morangos para decorar
Modo de preparo:
  1. Massa: Quebre os biscoitos e bata no liquidificador até obter uma farofa fina. Transfira para um recipiente, junte a manteiga, o açúcar e o chocolate em pó e misture bem até formar uma farofa úmida. Forre o fundo de uma forma de aro removível com a massa apertando bem com os dedos. Reserve.
  2. Recheio: Bata no liquidificador os ovos, o cream cheese e o leite condensado até obter um creme homogêneo. Distribua o creme sobre a massa e leve ao forno preaquecido a 180ºC por 30 minutos ou até que o recheio fique firme. Deixe esfriar.
  3. Cobertura: Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem. Quando ela começar a firmar, distribua sobre o cheesecake. Leve à geladeira até firmar completamente. Decore com os morangos.
Dicas da Si:
- O cream cheese, para quem não sabe, é um queijo cremoso como o requeijão, a diferença de um para o outro está na mudança de temperatura na hora da preparação. O cream cheese é mais consistente que o requeijão e você o encontra facilmente em supermercados. 
- Eu usei margarina ao invés de manteiga e precisei acrescentar mais 2 colheres (sopa) de margarina para a farofa ficar úmida.
- O chocolate em pó usei aquele composto de 100% cacau sem açúcar, caso você faça com achocolatado não precisa acrescentar o açúcar.
- No meu forno levou 40 minutos para o creme ficar firme. Na dúvida, espete um palito de dente, se sair seco porque o creme está no ponto.
- Espere o creme esfriar totalmente para depois colocar a cobertura.
- Conforme descrito na receita, espere a gelatina começar a firmar para depois colocar sobre o cheesecake, se você colocar a gelatina ainda no seu estado líquido, ela vai escorrer por toda a forma e não vai ficar uma camada bonita.
- Se preferir, poderá cobrir o cheesecake com geleia de morango ao invés de gelatina.




Vivendo e Aprendendo sempre com o Dia Um... Na Cozinha!


Beijos e até a próxima!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVENDO E APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto