O que vocĂȘ procura?

BEIJINHO E BRIGADEIRO SEM LEITE



OlĂĄ meus amigos, bom dia! đŸŒ·

Na postagem anterior contei um pouco pra vocĂȘs de como foi preparar uma festinha sem leite e hoje trago a receita de dois docinhos muito requisitados nas festas: os queridos e amados "beijinho" e "brigadeiro". Mas estes docinhos nĂŁo sĂŁo aqueles tradicionais feitos com leite condensado que deixam qualquer formiguinha ouriçada, o beijinho Ă© feito com arroz cozido e o brigadeiro Ă© feito com aveia. A princĂ­pio, parece algo estranho, do tipo, como isso pode dar certo? Como pode ser saboroso? Mas garanto para vocĂȘs, dĂĄ super certo e Ă© saboroso sim, tanto um como o outro! E o melhor de tudo Ă© que podemos comer Ă  vontade, sem medo daquelas terrĂ­veis ocorrĂȘncias que tĂȘm os intolerantes Ă  lactose quando consomem qualquer coisa com leite. Pensa numa pessoa feliz comendo beijinho e brigadeiro depois de tanto tempo? Foi difĂ­cil desencostar a barriguinha da mesa dos doces, viu?! Rsrs

O meu maior intuito era preparar uma receita que não tivesse nenhum ingrediente ou produto enzimado, ou seja, a tal enzima lactase típica dos produtos "zero lactose" e por isso procurei por receitas veganas, mas a maioria, no caso do beijinho, era feita ou com amido de milho ou biomassa de banana verde, inhame, batata doce ou com leite condensado vegano... mas eu não queria nada assim desse tipo até que eu encontrei esta receita de beijinho de arroz, que muito me chamou a atenção, no blog Receitas Dona Julia e tratei logo de experimentar. E neste blog também, encontrei a receita de brigadeiro de aveia. Ambas receitas são bem fåceis de fazer, sem nenhuma complicação, é fåcil de enrolar, tem boa textura, boa durabilidade e o melhor de tudo é que o sabor não deixa a desejar em nada e quem come não diz que o beijinho foi feito de arroz cozido nem que o brigadeiro foi feito de aveia, pelo menos aqui na minha casa quem comeu não percebeu do que eram feitos os docinhos e fiquei ainda mais surpresa com a reação das crianças que amaram o brigadeiro e não paravam de comer, fiquei feliz demais e os pais também por saberem que seus filhos estavam comendo algo gostoso e saudåvel.

Mas chega de conversa e vamos as receitas? 

Beijinho de Arroz
Para ver a receita original clique aqui.

Ingredientes:
  • 2 xĂ­caras (chĂĄ) de arroz cozido (sĂł com ĂĄgua)**
  • 100g de coco ralado
  • 1 colher (sopa) de creme vegetal
  • 100ml de leite de coco
  • 1 colher (sobremesa) de essĂȘncia de baunilha
  • 1 xĂ­cara (chĂĄ) de açĂșcar
  • Coco ralado e cravo pra decorar
**1 xĂ­cara (chĂĄ) de arroz cru equivale a 2 xĂ­caras (chĂĄ) de arroz cozido

Modo de preparo:
  1. No liquidificador, bata o açĂșcar com o leite de coco e, aos poucos, vĂĄ colocando o arroz cozido sem parar de bater atĂ© virar um creme.
  2. Transfira este creme para uma panela e acrescente o creme vegetal e o coco ralado.
  3. Leve ao fogo mexendo sempre e quando estiver bem firme e começando a desgrudar do fundo da panela, acrescente a essĂȘncia de baunilha, misture muito bem e desligue o fogo.
  4. Coloque a massa num prato untado com óleo ou creme vegetal e deixe esfriar. Faça bolinhas do tamanho desejado, passe no coco ralado e espete um cravo para decorar.
Dicas da Si:
  1. Depois que vocĂȘ cozinhou o arroz, espere esfriar para utilizar. O arroz deve estar bem macio, caso necessĂĄrio, acrescente mais ĂĄgua na hora do cozimento.
  2. Na hora de bater o arroz cozido no liquidificador, vira um creme bem firme e quase que meu liquidificador nĂŁo consegue bater, por isso, sugiro que vĂĄ colocando o arroz aos poucos e batendo.
  3. Aqui em casa eu uso açĂșcar demerara ou mascavo, mas para fazer o beijinho, eu utilizei o açĂșcar refinado para que ficasse um beijinho branquinho e bonito, se usar o demerara ou o mascavo o beijinho vai ficar amarelado, mas aĂ­ fica a seu critĂ©rio, ok?!
  4. Normalmente, as crianças e alguns adultos (meu marido é um) não gostam de cravo, então, alguns docinhos eu decorei com cravo e outros não.
  5. Esta receita rende bastante, dependendo do tamanho que vocĂȘ moldar as bolinhas, eu usei a forminha de papel pequena, acho que Ă© a n° 6 e me renderam mais de 90 beijinhos.


Agora vamos aprender a receita do brigadeiro?

Brigadeiro de Aveia
Para ver a receita original clique aqui.

Ingredientes:
  • 1/2 xĂ­cara (chĂĄ) de ĂĄgua fervente
  • 1 xĂ­cara (chĂĄ) de açĂșcar mascavo
  • 1 xĂ­cara (chĂĄ) de farinha de aveia
  • 2 colheres (sopa) de cacau em pĂł
  • Chocolate granulado (sem leite) para decorar
Modo de preparo:
  1. Bata os trĂȘs primeiros ingredientes no liquidificador, vai ficar um creme bem grosso.
  2. Transfira este creme para uma panela e acrescente o cacau em pĂł, misture muito bem atĂ© o cacau se dissolver e ficar um creme liso e homogĂȘneo.
  3. Leve a panela ao fogo baixo e vå mexendo até desgrudar do fundo da panela. Coloque a massa num prato untado com óleo ou creme vegetal e deixe esfriar.
  4. Unte as mãos com óleo ou creme vegetal, faça bolinhas no tamanho desejado e passe no chocolate granulado. Disponha em forminhas de papel e sirva. Rende em média 30 brigadeiros dependendo do tamanho que moldar as bolinhas.
Dicas da Si:
  1. O cacau em pĂł eu usei o 100% cacau. Leia sempre o rĂłtulo para se certificar que nĂŁo contenha leite.
  2. O tempo de fogĂŁo Ă© bem rĂĄpido, logo jĂĄ dĂĄ o ponto, fique atento para nĂŁo passar do ponto.
  3. Eu fiz o brigadeiro no meu aniversĂĄrio que foi em dezembro, no dia estava um calorĂŁo de rachar mamona como dizem, rs, num determinado momento que eu estava enrolando o brigadeiro começou a grudar nas mĂŁos, provavelmente por causa do clima quente e do calor das mĂŁos, se acontecer isso com vocĂȘ, coloque a massa por meia hora na geladeira para depois enrolar. Depois de pronto guardei na geladeira porque fiquei com medo deles amolecerem por causa do calor, mas na hora da festa o brigadeiro aguentou firme atĂ© as crianças o atacarem, rs.
  4. Para uma textura mais aveludada e macia, o ideal é usar a farinha de aveia, mas hå quem diga que fazer com farelo de aveia também då certo, eu ainda não testei esta opção.
  5. Esta receita me renderam aproximadamente 50 brigadeiros, mas vai depender do tamanho que eles forem moldados. 
  6. Hå vårias marcas de chocolate granulado nos supermercados, procure aquela que não contém leite na composição, leia sempre o rótulo.


Atenção alĂ©rgicos e intolerantes: A receita do beijinho de arroz e do brigadeiro de aveia nĂŁo contĂ©m leite podendo ser consumida tambĂ©m pelos alĂ©rgicos ao leite (APLV). NĂŁo contĂ©m ovos. ContĂ©m glĂșten. Leia sempre o rĂłtulo.


Beijos e atĂ© a prĂłxima receita! 



6 comentĂĄrios:

  1. Hmmmm que legal e esse brigadeiro de aveia me deixou bem curiosa. Deve ser muito legal! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Que legal Sileni, vocĂȘ sempre preocupada com as intolerĂąncias e prestando uma bela generosidade, que compartilho sempre com familiares e amigos.
    Que voce continue sempre determinada e cuidadosa com sua saĂșde.
    Beijo amiga.

    ResponderExcluir
  3. Oi Sileni, esqueci de perguntar, se jĂĄ terminou a reforma.
    Mostre fotos para nĂłs na prĂłxima.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. nossa que demais conhecer essas receitas! ja fiquei com mt vontade de experimentar essas opçÔes veganas de docinhos que eu gosto tanto!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. OlĂĄ, amiga querida!
    É vivendo e aprendendo mesmo, quantas novidades gastronîmicas a gente aprende.
    Os seus docinhos estĂŁo perfeitos, imagino que nĂŁo sentiram falta dos originais, esses estĂŁo mais saudĂĄveis.
    Gostei de saber do blog da Dona Julia, saĂșde na mesa sempre!

    ParabĂ©ns pela postagem, que o seu cantinho tenha muitos anos de existĂȘncia e muitas delĂ­cias!

    Um grande beijo no seu ♥
    Andréa

    ResponderExcluir
  6. Adorei as receitas pois meu neto tem restriçÔes ao leite

    ResponderExcluir

Sejam todos muito bem-vindos!!!
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVENDO E APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto