BEIJINHO E BRIGADEIRO SEM LEITE



Olá meus amigos, bom dia! 🌷

Na postagem anterior contei um pouco pra vocês de como foi preparar uma festinha sem leite e hoje trago a receita de dois docinhos muito requisitados nas festas: os queridos e amados "beijinho" e "brigadeiro". Mas estes docinhos não são aqueles tradicionais feitos com leite condensado que deixam qualquer formiguinha ouriçada, o beijinho é feito com arroz cozido e o brigadeiro é feito com aveia. A princípio, parece algo estranho, do tipo, como isso pode dar certo? Como pode ser saboroso? Mas garanto para vocês, dá super certo e é saboroso sim, tanto um como o outro! E o melhor de tudo é que podemos comer à vontade, sem medo daquelas terríveis ocorrências que têm os intolerantes à lactose quando consomem qualquer coisa com leite. Pensa numa pessoa feliz comendo beijinho e brigadeiro depois de tanto tempo? Foi difícil desencostar a barriguinha da mesa dos doces, viu?! Rsrs

O meu maior intuito era preparar uma receita que não tivesse nenhum ingrediente ou produto enzimado, ou seja, a tal enzima lactase típica dos produtos "zero lactose" e por isso procurei por receitas veganas, mas a maioria, no caso do beijinho, era feita ou com amido de milho ou biomassa de banana verde, inhame, batata doce ou com leite condensado vegano... mas eu não queria nada assim desse tipo até que eu encontrei esta receita de beijinho de arroz, que muito me chamou a atenção, no blog Receitas Dona Julia e tratei logo de experimentar. E neste blog também, encontrei a receita de brigadeiro de aveia. Ambas receitas são bem fáceis de fazer, sem nenhuma complicação, é fácil de enrolar, tem boa textura, boa durabilidade e o melhor de tudo é que o sabor não deixa a desejar em nada e quem come não diz que o beijinho foi feito de arroz cozido nem que o brigadeiro foi feito de aveia, pelo menos aqui na minha casa quem comeu não percebeu do que eram feitos os docinhos e fiquei ainda mais surpresa com a reação das crianças que amaram o brigadeiro e não paravam de comer, fiquei feliz demais e os pais também por saberem que seus filhos estavam comendo algo gostoso e saudável.

Mas chega de conversa e vamos as receitas? 

Beijinho de Arroz
Para ver a receita original clique aqui.

Ingredientes:
  • 2 xícaras (chá) de arroz cozido (só com água)**
  • 100g de coco ralado
  • 1 colher (sopa) de creme vegetal
  • 100ml de leite de coco
  • 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • Coco ralado e cravo pra decorar
**1 xícara (chá) de arroz cru equivale a 2 xícaras (chá) de arroz cozido

Modo de preparo:
  1. No liquidificador, bata o açúcar com o leite de coco e, aos poucos, vá colocando o arroz cozido sem parar de bater até virar um creme.
  2. Transfira este creme para uma panela e acrescente o creme vegetal e o coco ralado.
  3. Leve ao fogo mexendo sempre e quando estiver bem firme e começando a desgrudar do fundo da panela, acrescente a essência de baunilha, misture muito bem e desligue o fogo.
  4. Coloque a massa num prato untado com óleo ou creme vegetal e deixe esfriar. Faça bolinhas do tamanho desejado, passe no coco ralado e espete um cravo para decorar.
Dicas da Si:
  1. Depois que você cozinhou o arroz, espere esfriar para utilizar. O arroz deve estar bem macio, caso necessário, acrescente mais água na hora do cozimento.
  2. Na hora de bater o arroz cozido no liquidificador, vira um creme bem firme e quase que meu liquidificador não consegue bater, por isso, sugiro que vá colocando o arroz aos poucos e batendo.
  3. Aqui em casa eu uso açúcar demerara ou mascavo, mas para fazer o beijinho, eu utilizei o açúcar refinado para que ficasse um beijinho branquinho e bonito, se usar o demerara ou o mascavo o beijinho vai ficar amarelado, mas aí fica a seu critério, ok?!
  4. Normalmente, as crianças e alguns adultos (meu marido é um) não gostam de cravo, então, alguns docinhos eu decorei com cravo e outros não.
  5. Esta receita rende bastante, dependendo do tamanho que você moldar as bolinhas, eu usei a forminha de papel pequena, acho que é a n° 6 e me renderam mais de 90 beijinhos.


Agora vamos aprender a receita do brigadeiro?

Brigadeiro de Aveia
Para ver a receita original clique aqui.

Ingredientes:
  • 1/2 xícara (chá) de água fervente
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 1 xícara (chá) de farinha de aveia
  • 2 colheres (sopa) de cacau em pó
  • Chocolate granulado (sem leite) para decorar
Modo de preparo:
  1. Bata os três primeiros ingredientes no liquidificador, vai ficar um creme bem grosso.
  2. Transfira este creme para uma panela e acrescente o cacau em pó, misture muito bem até o cacau se dissolver e ficar um creme liso e homogêneo.
  3. Leve a panela ao fogo baixo e vá mexendo até desgrudar do fundo da panela. Coloque a massa num prato untado com óleo ou creme vegetal e deixe esfriar.
  4. Unte as mãos com óleo ou creme vegetal, faça bolinhas no tamanho desejado e passe no chocolate granulado. Disponha em forminhas de papel e sirva. Rende em média 30 brigadeiros dependendo do tamanho que moldar as bolinhas.
Dicas da Si:
  1. O cacau em pó eu usei o 100% cacau. Leia sempre o rótulo para se certificar que não contenha leite.
  2. O tempo de fogão é bem rápido, logo já dá o ponto, fique atento para não passar do ponto.
  3. Eu fiz o brigadeiro no meu aniversário que foi em dezembro, no dia estava um calorão de rachar mamona como dizem, rs, num determinado momento que eu estava enrolando o brigadeiro começou a grudar nas mãos, provavelmente por causa do clima quente e do calor das mãos, se acontecer isso com você, coloque a massa por meia hora na geladeira para depois enrolar. Depois de pronto guardei na geladeira porque fiquei com medo deles amolecerem por causa do calor, mas na hora da festa o brigadeiro aguentou firme até as crianças o atacarem, rs.
  4. Para uma textura mais aveludada e macia, o ideal é usar a farinha de aveia, mas há quem diga que fazer com farelo de aveia também dá certo, eu ainda não testei esta opção.
  5. Esta receita me renderam aproximadamente 50 brigadeiros, mas vai depender do tamanho que eles forem moldados. 
  6. Há várias marcas de chocolate granulado nos supermercados, procure aquela que não contém leite na composição, leia sempre o rótulo.


Atenção alérgicos e intolerantes: A receita do beijinho de arroz e do brigadeiro de aveia não contém leite podendo ser consumida também pelos alérgicos ao leite (APLV). Não contém ovos. Contém glúten. Leia sempre o rótulo.


Beijos e até a próxima receita! 



6 comentários:

  1. Hmmmm que legal e esse brigadeiro de aveia me deixou bem curiosa. Deve ser muito legal! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Que legal Sileni, você sempre preocupada com as intolerâncias e prestando uma bela generosidade, que compartilho sempre com familiares e amigos.
    Que voce continue sempre determinada e cuidadosa com sua saúde.
    Beijo amiga.

    ResponderExcluir
  3. Oi Sileni, esqueci de perguntar, se já terminou a reforma.
    Mostre fotos para nós na próxima.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. nossa que demais conhecer essas receitas! ja fiquei com mt vontade de experimentar essas opções veganas de docinhos que eu gosto tanto!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Olá, amiga querida!
    É vivendo e aprendendo mesmo, quantas novidades gastronômicas a gente aprende.
    Os seus docinhos estão perfeitos, imagino que não sentiram falta dos originais, esses estão mais saudáveis.
    Gostei de saber do blog da Dona Julia, saúde na mesa sempre!

    Parabéns pela postagem, que o seu cantinho tenha muitos anos de existência e muitas delícias!

    Um grande beijo no seu ♥
    Andréa

    ResponderExcluir
  6. Adorei as receitas pois meu neto tem restrições ao leite

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto