FESTINHA SEM LEITE E 9 ANOS DE VIVENDO E APRENDENDO!


Olá meus amigos, tudo bem?
Bom dia! ❤

Depois de um período de férias e descanso, estamos de volta e numa data muito especial. Há exatamente 9 anos atrás nascia este blog com o intuito de arquivar as tantas receitas e dicas que fui aprendendo ao longo do tempo. E o aprendizado foi tão grande e rico (e continua sendo) que o blog tomou uma proporção que eu não esperava. Quantas receitas aprendi... foram muitas! Mas em 2017 veio o diagnóstico da minha intolerância à lactose de grau severo, tudo o que eu aprendi, num primeiro momento, me pareceu que não servia para mais nada uma vez que não poderia degustar de muitos pratos e, o que poderia ter sido o fim deste blog, acabou sendo um renascimento. Precisei recomeçar, reaprender, reorganizar... e nessa nova trajetória, readaptar.

Primeiro passei por uma reeducação alimentar, foi quando tudo mudou! Novas receitas, novos sabores, novo paladar...
Com tudo isso, acredito que o público do blog já não seja mais o mesmo de antes, percebo pelas estatísticas (do blog), pelos comentários que deixam, pela procura... a busca por receitas gostosas conhecidas como "gordices", que era o forte deste blog, é bem maior que as receitas para quem tem restrição alimentar, que é o foco deste blog agora. Muito embora hoje em dia esteja mudando esta realidade, cada vez mais as pessoas estão em busca de um estilo de vida mais saudável, mas mesmo assim a procura pelas "gordices" ainda é bem maior, mas não fico pensando nisso não, o intuito maior deste blog agora é tentar ajudar as pessoas que, assim como eu, têm restrição alimentar e foi buscando esse caminho que o blog renasceu.

E para comemorar esses 9 anos de existência do blog e também essa nova etapa de redescobertas e renascimento tanto do blog como da minha própria vida, venho aqui contar um pouco para vocês o desafio que foi preparar uma festinha sem leite (em comemoração ao meu aniversário que foi em dezembro) com o intuito de que eu pudesse aproveitar a festa podendo comer tudo o que eu tinha vontade sem a preocupação de passar mal e ter todas aquelas ocorrências que tem um intolerante à lactose (quem tem sabe do que eu estou falando). 
Pra começar, meses antes da festa fiquei pesquisando, estudando, bolando receitas sem leite que fossem gostosas e aceitáveis para o meu paladar, mas que também não causassem tanta estranheza nos convidados, talvez esse tenha sido o meu maior desafio. Digo "estranheza" porque fugir do normal ou do tradicional a princípio, causa esse impacto nas pessoas, já que o modo de preparo das receitas não é nada convencional, rs.

Primeiro, preparei os docinhos, o beijinho e o brigadeiro. O maior desafio foi não usar o leite condensado, parece impossível!!! Mas não é!! O beijinho foi totalmente sem leite, preparado a base de arroz cozido, sim minha gente, arroz cozido e o brigadeiro foi ao estilo vegano. Esses docinhos fizeram tanto sucesso, principalmente entre as crianças, que me surpreendeu.


Depois preparei um bolo salgado isento de leite. Ficou tão gostoso, mas tão gostoso que comi também no Ano Novo. E posso falar com todos as letras que foi o melhor bolo salgado que comi mesmo na época em que eu podia consumir leite. Fiquei feliz demais!


Ao fundo, na foto do bolo salgado, vejam que tem umas cestinhas recheadas com frango. Essas cestinhas são feitas com massa de pastel, mas atenção, algumas marcas trazem leite na composição e algumas ainda vêm escrito "contém lactose", fique atento, leia sempre o rótulo dos produtos. Essa massa de pastel que eu comprei não contém leite.

Saiba como preparar essas cestinhas AQUI

Fiz também bolo gelado que ficou delicioso e comi com gosto, mas a calda que envolvia os pedaços do bolo fiz com leite condensado sem lactose (veja receita aqui), estou tentando preparar um leite condensado vegano, mas ainda não cheguei num resultado satisfatório.


Percebam na foto acima que, sobre a mesa das guloseimas, havia um quadrinho com os dizeres "Sem leite 100% Amor", fiz isso para que os convidados tomassem ciência de que tudo o que estava naquela mesa não havia leite na composição dos pratos ou, se havia, era zero lactose, mas apesar disso, tudo havia sido feito com muito amor, uma forma de incentivá-los a comer sem medo ou sem preconceito. A maioria achou interessante e alguns ficaram bem curiosos quanto a forma de preparar as guloseimas principalmente os docinhos, se aventurando assim, a experimentar cada prato ali, mas houve também quem nem se aproximasse da mesa, kkkkk. Isso prova que há ainda um certo preconceito quanto ao dito "sem leite" ou "zero lactose", muitos ainda receiam ousar a experimentar o novo ou o diferente. Comigo foi assim no início, o medo de passar a consumir o diferente, o não tradicional, o incomum, vamos assim dizer, me apavorou a princípio, mas eu não tive opção ou era comer ou era passar fome. Graças a Deus a minha adaptação foi a melhor possível e hoje o normal é estranho para mim, engraçado isso, né?! Por isso não julgo ninguém nem forço ninguém a nada, mas fico feliz quando compartilham da mesma mesa que eu, já que não posso mais compartilhar da mesma mesa que os outros. A saber, tinha uma outra mesa com salgadinhos tradicionais para os convidados para não correr o risco de ninguém passar fome na festa, rs, mas eu não tirei foto dela.


Este prato de quibes que aparece na foto, apesar de não ser feito com leite e derivados, estava ali só de enfeite mesmo porque, na verdade, não comi nenhum por se tratar de fritura.

Servi também pãezinhos com carne louca em substituição ao cachorro quente já que salsicha contém lactose, uma ideia de lanche sem leite que adorei. Foi servido também suco natural de abacaxi. Foi tudo muito simples, mas feito com muito amor.

E o bolo para cantar parabéns, teve? Teve sim apesar da cobertura não ter dado certo. Foi a primeira vez que me aventurei a fazer uma cobertura de marshmallow, mas não fui muito bem sucedida nessa primeira experiência, mas foi bom porque a gente aprende mais com os erros do que com os acertos, não é verdade? O que aconteceu foi que bati demais na batedeira e passou do ponto fazendo com que o marshmallow "chorasse", ou seja, a princípio ficou uma cobertura firme e perfeita, mas minutos depois do bolo decorado o marshmallow começou a escorrer pelo bolo todo para o meu desespero, mas não havia o que fazer e eu quase chorei junto, rs. Ainda não fiz uma nova tentativa, inclusive se você tiverem dicas de como preparar um marsmallow deixem nos comentários, ficarei imensamente grata. Tirando o incidente com a cobertura, o bolo fiou muito gostoso, a massa ficou macia e o recheio muito saboroso, fiz uma combinação de creme de confeiteiro com geleia de morango e tudo sem leite, super aprovei! Vejam como ficou o meu "bolo chorão" rsrs.



E é isso, gente! Uma festinha bem simples, feita sem leite, mas com muito amor e carinho, a primeira festa depois de quase 2 anos que eu pude realmente comer a vontade, sem medo de passar mal. Passando o carnaval, trago pra vocês a receita dos docinhos, do bolo salgado e da carne louca, ok?! E o dia que eu conseguir fazer um marshmallow decente aí sim trago a receita do bolo também! Peço desculpas pelo post longo e pelas fotos que não ficaram lá essas coisas, mas não pude deixar de estar aqui para comemorar os 9 anos de blog que junto comigo renasceu e assim, a cada dia, na certeza de que Deus nos reserva sempre o melhor, vou Vivendo e Aprendendo.

Beijos e um ótimo carnaval a todos!



5 comentários:

  1. UAU, cheguei na hora da festa??? Que coisa bem boa e tantas receitas conseguiste adaptar para o sem leite! Gostei de ver teu empenho! Bom te ver de volta e desejo vida looooooooooooooooooooooonga ao blog! Parabéns pelos 9 anos dele ,que gosto muito! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Sileni,
    Estava com saudades de você! Que bom que voltou com coisas lindas e deliciosas.
    Mas,em primeiro lugar quero dar-lhe os meus Parabéns pelo seu Aniversário e também pelos nove aninhos do Blogue! Está já muito "crescido"!
    Eu não sou intolerante à lactose mas adoraria todos esses doces e bolos sem leite!
    É muito mais saudável e eu fujo de produtos gordos;))!!
    Estou do seu lado!
    Continue fazendo as suas quitudes sem leite e os amigos a pouco e pouco se habituarão.
    Um beijinho e bom feriado.
    Ailime

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde de dupla alegria, querida amiga Silene!
    Em primeiro lugar, feliz foi seu niver e isso me deixa também feliz.
    Depois, dizer que estamos juntinhas desde o início do meu blog que comemora seus 10 anos com os amigos mais antigos e você estará brilhando por lá.
    Vejo o quanto é habilidosa e prendada com a alimentação desde o início e já pude degustar uma das suas delícias. São feitas com muito carinho e a embalagem um afago à alma.
    Querida, gostei muito de que tenha vindo comemorar os 9 anos do seu lindo e delicioso blog. Que maravilha! Estava com muita saudade de você.
    Modifique um pouco minha alimentação também. Aqui na família, o leite sem lactose tem sido aprovado. Está em pauta, ultimamente.
    Continue conosco, amiga. Venha enriquecer seus amigos com suas receitas saudáveis e não há mal que não seja transformado em bem.
    Assim se deu com você é fico muito alegre que não tenha desistido.
    Tenha dias alegres e abençoados por Deus!
    Bjm festivo, carinhoso e fraterno de paz e bem
    😘😘😘🎂👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. Meus parabéns amiga, pelo blog e pelas dicas sempre deliciosas e aquelas que cuidam da saúde, bem como alertas paras restrições e intolerâncias alimentares.
    Que possa sempre inspirar em postar e estar por aqui.
    Na brincadeira da Chica de outro dia com palavra Receita, falei de seu blog e de uma receita que fez sucessos.
    Meu abraço e tudo de bom e que venham mais nove anos.
    Beijo de paz.

    ResponderExcluir
  5. Amiga querida, bom que você já chegou em ritmo de festa! 🎉🎉🎉🎉
    Celebrar a vida é dom de Deus, parabéns pelas guloseimas saudáveis, criatividade e bom gosto total!
    Desejo muitos anos de existência para esse cantinho que tanto amo e a dona dele mais ainda!

    Felicidades sempre amiga preciosa!
    Te amo
    Andréa

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto