BOLO SALGADO SEM LACTOSE


Olá amigos, boa tarde! 💕

E ainda falando da minha festinha sem leite, hoje trago pra vocês a receita do bolo salgado que ficou simplesmente delicioso. Eu confesso que sempre apanhava para fazer a cobertura desse bolo e ainda não tinha conseguido chegar num resultado satisfatório. Por fim, fiquei intolerante à lactose e toda aquela ideia que eu tinha para fazer a cobertura caiu por terra e eu tive que começar do zero. 
E foi muito bom, muita coisa aprendi e finalmente cheguei no resultado que eu sempre quis: uma cobertura leve, de textura macia, porém firme que dê para decorar o bolo e saborosa principalmente. Neste bolo eu usei o creme de leite de castanha que eu mesma preparei, em breve trago a receita para vocês! Agora não troco essa cobertura por nada, foi eleita a minha preferida. 😋

Vamos à receita?

Ingredientes:
  • 2 pacotes de pão de forma (sem a casca) sem leite
  • 1 kg de peito de frango desfiado
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 colher (sobremesa) de alho em conserva
  • 3 colheres (sopa) de molho de tomate caseiro
  • 1 lata de milho e ervilha (dueto)
  • 1 colher (sobremesa) de tempero para carne caseiro
  • 1 xícara (chá) do caldo do cozimento do frango (reserve um pouco para regar o pão)
  • Azeitonas verdes picadas a gosto
  • 1 colher (sopa) de creme de leite de castanha
  • Sal e cheiro verde a gosto
Para a cobertura:
  • 4 batatas grandes (para o purê)
  • 1/2 colher (sopa) de azeite
  • 4 colheres (sopa) de creme de leite de castanha
  • Sal a gosto
Modo de preparo:
  1. Recheio: Numa panela, refogue o alho no azeite, acrescente o frango desfiado, o tempero para carne, o dueto de milho e ervilha, as azeitonas, o molho de tomate caseiro, o caldo do frango e deixe cozinhando por aproximadamente 5 a 8 minutos ou até que o caldo seque um pouco. Regule o sal, adicione o creme de leite de castanha e misture muito bem, por último, acrescente o cheiro verde, misture e desligue o fogo. Espere esfriar para utilizar. 
  2. Cobertura: Descasque as batatas e corte-as em cubos. Numa panela, coloque o azeite, deixe esquentar um pouco e coloque as batatas, adicione o sal, mexa e acrescente água fervente até cobrir totalmente as batatas, deixe cozinhando até que elas fiquem bem macias, quase se desmanchando, se necessário, vá acrescentando água quente aos poucos. Quando as batatas estiverem bem macias, desligue o fogo e amasse-as com um garfo ou um amassador de batatas até que vire um purê, volte o purê ao fogo e acrescente o creme de leite de castanha, misture para se agregar e está pronto. Espere esfriar para utilizar.
  3. Montagem: Forre uma forma retangular com papel alumínio, faça uma camada de pão de forma, regue com um pouco de caldo do frango, espalhe o recheio e vá fazendo camadas de pão e recheio até terminar o pão (normalmente eu faço três camadas de pão). Cubra com papel alumínio e leve à geladeira até o momento de cobrir o bolo. Retire o bolo da geladeira, desenforme numa bandeja, tire o papel alumínio e espalhe a cobertura por todo o bolo alisando com uma espátula. Decore a gosto e leve à geladeira até o momento de servir.
Dicas da Si:
  1. Se você não tiver o alho em conserva na sua casa, poderá utilizar 2 dentes de alho espremido.
  2. Normalmente eu  monto o bolo num dia e decoro no dia seguinte e a cobertura eu faço sempre no dia que eu for decorar o bolo, nunca antes.
  3. Ao acrescentar o creme de leite de castanha no purê de batata, vá acrescentando aos poucos até chegar na consistência desejada, mais mole ou mais firme. Para decorar o bolo eu recomendo que ele esteja firme. Este purê você pode servir também como acompanhamento no almoço ou jantar.


Atenção alérgicos e intolerantes: Este bolo não contém leite de origem animal, podendo ser consumido por quem tem APLV (alergia ao leite). O pão de forma e o dueto de milho e ervilha são produtos industrializados e a marca que eu comprei não contém leite, mas quem é alérgico ao leite tome cuidado com a descrição "pode conter leite", o produto que traz esta informação não dá para você, trata-se de contaminação cruzada. Leia sempre o rótulo. Contém glúten.


Beijos e até a próxima receita! 😉





10 comentários:

  1. Que receita deliciosa e pela foto já deu pra imaginar a textura dela! Valeu! Muito boa! bj,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Boa noite de paz, querida amiga Silene!
    Não conheço o tal creme de leite. Vou procurar e adoro essa torta.
    Você está cada vez mais entendida da lactose que faz mal a tantas pessoas.
    Parabéns pelo capricho da receita, minha querida amiga!
    Tenha dias felizes e abençoados por Deus!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, tem um mimo floral e um pensamento reservado a voce aqui:

      http://espiritual-amizade.blogspot.com/2019/07/o-balsamo-da-amizade-fiel.html

      Tenha um dia feliz!
      Bjm carinhoso e ftaterno de paz e bem
      S a u d a d e

      Excluir
  3. bom dia Anete, que receita maravilhosa, bom demais para os intolerantes à Lactose e agora falta a receita contra glúten , eu tenho int aos dois.
    Menina o bolo ficou lindamnte decorado.
    Bom find amiga!
    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Estou ansiosa pela receita do creme de leite de castanha

    ResponderExcluir
  5. Ah, que fome me deu agora vendo esta fatia.
    Bela partilha nestes cuidados com o corpo.
    Que voce tenha cada vez mais determinada.
    Valeu amiga.
    Bjo de paz.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite!
    Estamos na semana Santa.
    Não poderia deixar de passar aqui, mesmo que seja com um comentário colado, fique na certeza de que os meus votos são verdadeiros.
    Cada Semana Santa é uma oportunidade de revivermos o amor de Deus por nós e para que continuamos no caminho da conversão.
    Na Semana Santa, celebramos a paixão, morte e ressurreição daquele que veio ao mundo para modificá-lo, JESUS, e trazer a boa nova que os homens de boa vontade esperavam para transformar o mundo em lugar mais harmonizado.
    O VERDADEIRO ESPIRITO PASCOAL é a RENOVAÇÃO. Renovação de nós como seres humanos em todos os sentidos.
    Desejo que o verdadeiro sentido da Páscoa esteja presente na sua vida com muita paz, muitas alegrias, paz, esperança muito amor e muitas energias renovadas.
    Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  7. Mais do que a inteligência, precisamos da afeição e doçura.
    (Charles Chaplin)

    Feliz Páscoa, amiga querida Sileni!
    Bjm carinhoso e pascal

    ResponderExcluir
  8. Que lindo e parece delicioso. Bom fim-de-semana.

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto