BOLO DE CENOURA COM COBERTURA DE BRIGADEIRO SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE


Bom dia! đŸŒ·

Vamos de receita hoje? 

Se vocĂȘ que tem sensibilidade ao glĂșten e intolerĂąncia Ă  lactose e que ainda nĂŁo comeu um bolo de cenoura com cobertura de chocolate maravilhoso de pedir bis, seus dias de espera acabaram! Depois de meses e posso atĂ© dizer anos, consegui trazer pra vocĂȘs uma receita desse bolo amado por muitos sem glĂșten e sem lactose.

A pedra no meu sapato para preparar este bolo foi encontrar uma farinha sem glĂșten que nĂŁo deixasse o bolo pesado demais nem esfarelando, afinal, a intenção era comer um bolo e nĂŁo uma farofa. Depois de vĂĄrias tentativas de preparar um mix de farinhas sem glĂșten em casa ou simplesmente usar um tipo apenas de farinha sem glĂșten, nĂŁo conseguia chegar num resultado satisfatĂłrio atĂ© que, um dia, meu marido foi ao supermercado e trouxe um preparo pronto de mix de farinha sem glĂșten. Fazia tempo que nĂŁo ia ao supermercado por conta da pandemia e aquilo pra mim foi uma mega novidade. Claro que fui correndo experimentar e super aprovei o produto (veja a foto do mix de farinha ao final desta postagem). 

Posso dizer que este foi o melhor bolo de cenoura com cobertura de chocolate que comi desde a descoberta da minha intolerĂąncia Ă  lactose hĂĄ quase 4 anos atrĂĄs. Eu nĂŁo tenho sensibilidade ao glĂșten, mas por conta da minha SII (SĂ­ndrome do Intestino IrritĂĄvel), a minha nutricionista achou por bem eu evitar o consumo do glĂșten, assim, venho procurando e testando receitas sem glĂșten. Mas chega de conversa e vamos ao que interessa!

Ingredientes:

Massa:

  • 2 cenouras picadas (as minhas eram do tamanho mĂ©dio)
  • 3 ovos
  • 1/2 xĂ­cara (chĂĄ) de Ăłleo (usei de girassol)
  • 1 xĂ­cara (chĂĄ) de açĂșcar demerara
  • 1 e 1/2 xĂ­cara (chĂĄ) de mix da farinha sem glĂșten peneirada
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (sopa) de fermento em pĂł

Cobertura:

  • 200ml de leite de coco
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • 2 colheres (sopa) de cacau em pĂł (usei 100% cacau)
  • 1 colher (sopa) de manteiga (usei manteiga de coco)
  • 1/4 de xĂ­cara (chĂĄ) de açĂșcar demerara

Preparo massa:

  1. No liquidificador, bata a cenoura, o Ăłleo, os ovos e o açĂșcar. Transfira para uma tigela e acrescente, aos poucos, o mix de farinha sem glĂșten peneirado e a pitada de sal. Por Ășltimo, adicione o fermento em pĂł e mexa delicadamente. 
  2. Despeja a massa numa forma untada e enfarinhada com o mix de farinha sem glĂșten, e leve ao forno preaquecido a 180°C por 30 minutos. Desenforme morno.

Preparo Cobertura:

  1. Dissolva o amido de milho em um pouco do leite de coco, acrescente os demais ingredientes, misture tudo muito bem e leve ao fogo mexendo sempre atĂ© engrossar. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e deixe por aproximadamente 2 minutos sem parar de mexer. 
  2. Desligue o fogo e despeje sobre o bolo. 
Dicas da Si:
  1. O mix de farinha sem glĂșten, como mencionado na postagem, eu comprei pronto, se vocĂȘ mesma prepara o seu mix de farinha sem glĂșten que dĂĄ bons resultados pode utilizar o seu, sĂł peço por favor que me passe a receita para que eu possa testar, please!! Rsrsrs
  2. Se vocĂȘ nunca usou uma pitada de sal em bolos, poderĂĄ omitir este ingrediente, se preferir, mas eu sugiro que experimente porque faz toda a diferença.
  3. Algumas marcas de fermento em pĂł contĂ©m traços de glĂșten por contaminação cruzada, fique atento, leia sempre o rĂłtulo.
  4. Para untar a forma eu usei desmoldante que nĂŁo necessita enfarinhar, o desmoldante nĂŁo contĂ©m glĂșten nem lactose e vocĂȘ encontra em supermercados.


Atenção alĂ©rgicos e intolerantes: Este bolo nĂŁo contĂ©m glĂșten, algumas marcas de fermento em pĂł trazem na descrição da embalagem "contĂ©m glĂșten", leia sempre o rĂłtulo. NĂŁo contĂ©m leite ou derivados de origem animal. ContĂ©m ovos.

Beijos e um ótimo final de semana! 😘

6 comentĂĄrios:

  1. OlĂĄ, minha querida!
    Primeiramente parabéns pelo blog, estå lindo!
    Que receita maravilhosa Ă© essa?
    Mesmo para quem nĂŁo tem intolerĂąncia Ă© bom desintoxicar o organismo de vez em quando.
    O bolo ficou lindo e irresistĂ­vel!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  2. É muito lindo sua dedicação em preparar o que gostamos pensando nos intolerantes, que sofrem por não poder degustar o que gosta e não sabe de uma saída.
    Legal esta sua aplicação para o bem viver.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olå amigo Toninho, quando temos restrição precisamos encontrar uma saída e se tiver alguém que possa ajudar, de alguma forma, melhor ainda, é?! Muito obrigada pelo carinho! :)

      Excluir
  3. Bom dia de paz, querida amiga Sileni!
    Vou fazer amanhĂŁ. Na semana, fiz de fubĂĄ com goiabada.
    O que for sem glĂșten Ă© mais leve e saudĂĄvel. Gostei do creme de cacau que cobre o bolo.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos carinhosos de gratidĂŁo e estima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlĂĄ querida amiga Roselia! Bolo de fubĂĄ com goiabada Ă© maravilhoso! Essa cobertura de brigadeiro Ă© uma das melhores que jĂĄ fiz! O glĂșten, dependendo do organismo, causa mesmo um certo desconforto.
      Grande beijo, Ăłtimo final de semana! :)

      Excluir

Ficamos felizes que vocĂȘ esteja aqui! Seu comentĂĄrio Ă© muito importante para nĂłs! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato atravĂ©s do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto