OS 5 PASSOS DA ORGANIZAÇÃO

 

Se você quer começar a organizar a sua casa, mas não sabe por onde começar, comece QUERENDO, a organização é somente para quem quer ter a vida transformada, do contrário, tudo segue como antes e tá tudo bem!  Mas, se você quer deixar de ser um caramujo que carrega a casa nas costas e se transformar numa borboleta que voa livre e feliz, há alguns passos importantes a seguir para que você possa  começar a sentir os efeitos da organização na sua casa e na sua vida.

1° Passo:  SELECIONAR
Comece fazendo a seleção do itens que vão ficar e dos que não vão ficar. Esse passo é fundamental para o bom êxito da organização. Faça a seleção dos itens que irão para a DOAÇÃO, CONSERTO e LIXO, para isso, use caixas, baldes ou sacos de lixo mesmo, identifique cada um para que você não se perca. Essa é a hora de fazer o desapego. Para algumas pessoas esse momento pode não ser muito simples, mas pense que algo que não te serve mais pode servir para outra pessoa, além de você fazer o bem ajudando o próximo, você vai se sentir mais leve e confiante em si mesma, é uma prática que nos dá uma força que, talvez, nem sabemos que temos. Se, contudo, há algo que você tenha muito apego afetivo, eu sugiro que crie uma "caixinha das memórias" e guarde nela somente aquilo que te traz boas lembranças e que te deixa feliz. 😊

2º Passo: CATEGORIZAR
Depois de tudo selecionado, é hora de categorizar o que ficou, ou seja, agrupar os itens por semelhanças criando "famílias", por exemplo, família das roupas, dos brinquedos, dos cosméticos, utensílios de cozinha e assim por diante. E dentro de cada categoria, você pode ainda, criar subcategorias, na família das meias, por exemplo, você pode criar subcategorias de meias de cano longo, cano curto, meias sapatilhas... Se cada família estiver junta, você não vai mais ficar perdendo tempo em procurar onde está o quê, facilitando assim encontrar cada item.

3° Passo: ALOCAR
Depois de categorizar, é hora de encontrar uma "casinha" para cada família que foi criada. Procure colocar tudo de uma mesma categoria num único lugar, lembrando que, os itens usados com mais frequência devem estar na altura das mãos e os itens usados com menos frequência na parte mais alta ou mais baixa do armário. Ao meu ver, os passos 2 e 3 são os mais importantes da organização. Se você não categorizar de forma correta e se não encontrar um lugar adequado para guardar as "famílias" que foram criadas, a organização não vai funcionar e a bagunça vai se instalar novamente.

4º Passo: CURTIR
Não encare o momento da organização como algo maçante, pense que será transformador não só para o ambiente, mas principalmente para você! Então, se anime, ouça uma música, cante! Curtir será ainda melhor depois de finalizada a organização, chama a família para curtir esse momento com você. Não pule este passo, ele é muito importante para que você tenha êxito na organização. Se durante a organização você se estressar, ficar de saco cheio da tarefa, você vai acabar desanimando e chutando o balde e o resultado vai ser um monte de roupas empaçocadas no armário e isso vai aumentar mais ainda a bagunça e te trazer frustração e ansiedade. Escolha um dia em que você esteja disposta e de bom humor, vista uma roupa confortável, liga o som, cante e vai na fé que o resultado final vai valer muito a pena. Terminada a organização, não deixe de curtir, apreciar o trabalho concluído traz uma paz, uma sensação de bem estar tão boa que só quem sente é que sabe! 😍

5º Passo: REVISAR
Para que a organização se mantenha, é preciso ficar atenta se o sistema de organização que você criou esteja funcionando, a bagunça dá pistas, às vezes é preciso um pequeno ajuste para que tudo funcione. Se perceber que as coisas estão saindo do lugar e não estão retornando para as suas respectivas casinhas, identifique com etiquetas cada categoria para facilitar na hora de pegar e guardar e reveja também os sistemas criados, de repente não está sendo prático no dia a dia e o que não é fácil, muitas vezes não é feito. Se a rotina da família mudar é preciso repensar a organização e, se necessário, refazê-la para que todos se adaptem à nova rotina.

Contudo, não se neurotize com a organização, a bagunça faz parte, afinal a nossa casa tem vida e vida é movimento, as coisas vão sair do lugar mesmo, isso é normal, porém, numa casa organizada, a ordem se restabelece mais fácil e rapidamente. 

Aproveito para desejar a todos um feliz 2022, que seja um ano de muita saúde, paz e organização para todos nós! 😉💕

Grande beijo e até a próxima.
#siorganizeaprendendo
#organizartransforma

4 comentários:

  1. DOAÇÃO, CONSERTO e LIXO

    Ontem foi meu dia assim... que alívio, querida amiga Sileni!
    "Escolha um dia em que você esteja disposta" ...
    Foi o que fiz e rendeu muito ver o resultado no final do dia.
    Quando eu chegava na casa da filha, as crianças pequeninas me chamavam de vovó super Nani... rsrs...
    Não suporte neuroses... mas minha bagunça é toda organizada, porém. É preciso!
    Tenha dias novos abençodos com saúde, junto aos seus amados!
    Ponha no Manto da Mãe Aparecida meus filhos e netinhos, todos positivados na semana. SÓ Jesus!
    Beijinhos carinhosos, amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga Roselia ou vovó super Nani rsrsrs, que alegria tê-la aqui! Dia de desapego é sempre um alívio. Bagunça faz parte, só não podemos deixá-la dominar o ambiente. Estamos vivendo tempos de provações, amiga! Mas Deus não desampara seus filhos muito amados. Orando sempre por vc e pelos seus. Grande abraço com carinho! :)

      Excluir
  2. A analogia para preparar a postagem ficou fantástica Sileni.
    Lendo observo tem um pouco dos 5s da qualidade total, creio que já deve ter lido sobre eles. Após a aplicação deles o ambiente adquire leveza, há mais produção e o ambiente fica bem mais agradável.
    Organizar é preciso para ter liberdade.
    Gostei.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, Toninho! Além do ambiente ficar mais agradável com a organização, ganha-se economia de tempo, dinheiro sem falar do bem estar que sentimos quando tudo está organizado, realmente a vida fica mais leve! Abraços e obrigada pela visita! :)

      Excluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto