CURIOSIDADES SOBRE A VASSOURA

 


Bom dia! 🌺

A vassoura é um utensílio de limpeza que existe há mais de dois mil anos quando se juntavam galhos de árvores e vegetação para varrer. Somente em 1797 que foi criado um modelo que se assemelha com a que temos hoje em dia quando Levi Dickenson, um agricultor de Massachusetts criou uma vassoura de sorgo para facilitar a vida da sua esposa.

Com a chegada da Revolução Industrial em 1810, surgiu a máquina de fazer vassouras que contribuiu ainda mais para a sua disseminação pela sociedade. De lá pra cá, pouco mais de 200 anos, ela continua praticamente a mesma mudando apenas o tipo de material que são fabricadas as cerdas.

Com a chegada dos aspiradores de pó, das vassouras elétricas e por sucção, dos mop's e dos robôs aspiradores, a vassoura está, aos poucos, sendo substituída, mas ainda assim é um utensílio muito utilizado pelas donas de casa.

Vale ressaltar que a vassoura, no processo de varrição, ela coloca a poeira em suspensão, ou seja, ela apenas muda o pó de um lugar para o outro deixando a limpeza ineficiente. Por isso, como Consultora de Limpeza, eu não indico a vassoura para a limpeza das áreas internas da nossa casa, use-a apenas para as áreas externas onde o pó irá se dissipar no ar. Já parou para pensar nisso??

CURIOSIDADES SOBRE A VASSOURA:

👉Definição Popular: Objeto de varrição, mágico, ancestral, místico e corriqueiro, utilizado para varrer, limpar, achar, levantar a poeira e até espantar visitas indesejáveis.

👉 Mais de 100 espécies de plantas já deram origem às cerdas das vassouras, entre elas, vassoura de...

  • Piaçava
  • Sorgo
  • Capim
  • Lavanda
  • Cidreira
  • Buriti
  • Licuri
  • Carnaúba
  • Ucuubeira
  • Pindoba
  • Citronela
  • Palha
  • Palmeira
  • Ericácia
  • Bétula
  • Genista

👉 Ditos e Superstições:

  1. Coloque a vassoura atrás da porta para espantar visitas indesejáveis.
  2. Para encontrar o grande amor, varra o seu quarto na quarta-feira com um vassoura de citronela.
  3. Se não quer casar, peça para alguém varrer os seus pés.
  4. Para harmonizar a sua casa, varre-a com uma vassoura de capim-cidreira.
  5. Para se ver livre de problemas, não varra nada para debaixo do tapete.
  6. Nunca use a vassoura a noite para não alvoroçar os espíritos.
👉 Cultura Popular:
No folclore, as vassouras são associadas à feitiçaria como objetos capazes de voar, dito como "transporte de bruxas".
O povo Métis do Canadá tem uma tradição de dança de vassoura que conhecemos como uma brincadeira que estimula a agilidade e atenção: quem ficar sem um par para dançar, dança com a vassoura.

Aqui na minha casa, a vassoura foi substituída pelo aspirador de pó para os dias de faxina e o mop lenço eletrostático para os dias de manutenção da limpeza. Mas e para o esfregaço do piso na hora de lavar, você não usa a vassoura, Sileni? Não uso! A vassoura exige um esforço físico maior para essa tarefa, por isso uso o suporte BT/LT com a fibra.

Se você quiser saber mais sobre os métodos de limpeza modernos e mais eficientes, entre em contato comigo, eu posso ser a sua Consultora de Limpeza que te ajudará a se livrar da sobrecarga que muitas donas de casa sofrem no dia a dia. Tenha a sua casa limpa e perfumada mas com você totalmente linda e plena ao final do dia, que tal?😉


Fonte de Pesquisa
- Casas do Sertão, uma coleção poética de objetos Vol. 5 "Vassoura" - Museu da Casa Brasileira https://mcb.org.br/wp-content/uploads/2020/04/Casas-do-Sertao-Colecao-Vol05-Vassoura-1.pdf
- A Origem da Vassoura - http://www.pontualclean.com.br
- Vassoura - https://pt.wikipedia.org/wiki/Vassoura


Beijos e um ótimo dia! 😘

4 comentários:

  1. Boa tarde de paz, querida amiga Sileni!
    Até tenho o tal apetrecho moderno, mas nunca usei, pois tenho a zeladora que limpa aqui uma vez por semana e não tenho quem sabe a casa
    Adorei ver as superstições sobre a vassoura. Eu conhecia a maioria.
    Coisas de criança ouvindo adultos e que não esquecemos.
    Um post muito interessante com curiosidades e informações.
    Seu capricho se faz sentir
    O perfume que fica após limpeza é bom demais. Adoro.
    Tenha dias abençoados de paz!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida amiga Roselia! A moça que trabalha aqui na minha casa se adaptou bem às modernidades, rsrs, eu confesso que uso vassoura muito raramente, acho o mop um utensílio facilitador do dia a dia sem esforço e sem o barulho que faz o aspirador de pó.
      Quando criança ouvia também as crendices dos adultos, época boa!
      Obrigada pela visita e comentário sempre tão carinhoso. Bjs saudosos! :)

      Excluir
  2. Uma boa noite Sileni, muito boa postagem sobre as vassoura com historiação e curiosidades. Lembro que nos anos 60 na casa de minha vó, casa com piso de terra batida, usava-se uma vassoura feita de alecrim do mato, que eu buscava para a vó. Hoje aqui em casa usa-se dois tipos de Mops, mas a piaçava esta presente na lavagem dos sanitários. Os Mops vieram aliviar os esforços.
    Tudo de bom para você.
    Gostei de recordar alguns ditos e superstições.
    Uma bela generosa partilha.
    Abraços e paz amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, amigo Toninho! Na casa da minha vó e até mesmo na minha casa de infância, tinha essa vassoura feita de planta, se não me engano era uma planta chamada guanxuma, não sei bem ao certo, era muito pequena nessa época, mas me lembro bem dessa vassoura. Os mop's aliviam demais os esforços, mas as vassouras ainda ocupam muito lares brasileiros.
      Obrigada pela boa companhia, forte abraço. :)

      Excluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto