CREME DE LIMÃO SICILIANO CROCANTE


Olá amigos, bom dia! 

Até que enfim uma receita com limão aqui no blog. Eba! Quem me acompanha sabe que eu não gosto de limão. Aqui em casa uso limão apenas para temperar saladas e peixes e só! Bolos, tortas, cremes, mousses, balas, sorvetes, sucos... se for de limão, comigo não rola!

Um dia, porém, conversando com a minha querida amiga Andréa do blog Quitutes da Andréa, ela me disse para eu experimentar o limão siciliano que tem o sabor mais leve, mais suave e que provavelmente eu ia gostar! Fiquei com isso na cabeça, mas sem muita coragem para experimentar achando que eu ia fazer a maior cara feia! O tempo foi passando, passando até que chegou o dia que resolvi fazer essa experiência! 

Gente, precisava ter uma câmera para filmar a minha reação quando dei a primeira colherada neste creme. Que cara feia que nada!!! Fui com certo receio, confesso, primeiro a pontinha da língua, rs, mas quando senti aquele sabor cítrico bem suave invadindo o meu paladar, meu Deus... Uma colherada foi pouca, devorei o doce com muito gosto e alegria e se eu tivesse um "Cesinha" aqui, mandava ele soltar os cachorros, rs.

Vivendo e Aprendendo, viu?! Quem diria que um dia eu ia comer algo com limão? Mas só se for o siciliano, ok?! Rsrs. Só tenho que agradecer a querida Andréa por ter me dado esta super dica. Valeu, amiga! I love you! ❤

Essa receita foi adaptada da minha coleção "Dona Benta - Doces de colher."

Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • 1/2 xícara (chá) de suco de limão siciliano
  • 1 caixinha de creme de leite gelado (200g)
  • 50g de biscoitos maisena triturados (aproximadamente 10 biscoitos)
  • 1 colher (chá) de raspas de limão

Modo de preparo:
  1. Primeiramente, faça uma farofa: triture o biscoito maisena e misture com as raspas de limão. Reserve.
  2. Bata no liquidificador o leite condensado e acrescente o suco de limão em fio sem parar de bater até ficar uniforme, junte o creme de leite gelado e bata apenas para misturar.
  3. Despeje o creme em taças individuais e coloque por cima a farofa de biscoito com as raspas de limão. Sirva em seguida.

Dicas da Si:
- O limão siciliano tem um sabor bem suave. Se você gosta de um sabor mais forte use o limão taiti ou outro de sua preferência.
- Eu montei o doce também numa versão com ganache: fiz uma camada de farofa, creme de limão e ganache. Para o ganache usei 150g de chocolate meio amargo derretido por 1 minuto no micro-ondas e misturei com meia caixinha de creme de leite. Esta versão com chocolate eu não comi, mas meu marido disse que ficou muito bom! 
- Decorei com pedaços de biscoito maisena.


Versão com ganache



Servi este doce numa reunião de amigos! Na correria, não dei a devida atenção para as fotos e elas ficaram péssimas, mas o doce ficou maravilhoso!  Não deixe de experimentar!


Beijos e até a próxima!


10 comentários:

  1. Para esse calor,deve ser muito bom.
    Bjs Silene.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  2. Hmmmm Que delícia e tão suave esse doce!Adoro! Valeu! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Oi Sileni
    Ficou com um aspecto tão bonito e convidativo que vou experimentar essa sua receita minha amiga.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi miga linda, bn!
    Eu sou super fã do limão siciliano. pena que por aqui ele é muito caro. Tem ocasiões que ele chega a quase R$ 20,00 o kg. Eu sou tão fã, que tenho sempre o suco dele congelado.
    Acho que vou fazer essa delicia, hummm!
    Bjsss amiga e um belo FDS p/vcs

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, minha amiga!
    Como eu gostaria de ver a sua cara, kkkkkkkkk...
    Que sobremesa mais gostosa amiga! Você me deu uma ótima ideia, o meu esposo vai ter que levar uma sobremesa para o serviço dele na segunda-feira, vão fazer um almoço por lá e ele ficou encarregado de levar a sobremesa. Claro que vou fazer essa maravilha! Eu estava sem ideia, top demais!

    Eu odiava fígado, outro dia experimentei e xonei, kkkkkkkkkkk...

    Abençoado fds junto a sua família!
    Bjoos no seu ♥

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Sileni,
    Imagine que eu adoro limão, só não sabia que o limão que usamos aqui se chama siliciano.
    Eu bebo até sumo de limão com água sem problema nenhum (sem adição de açucar;))!
    O seu doce ficou espectacular e as fotos estão maravilhosas.
    Um dia destes (mais para o verão) vou experimentar!
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto muito de limão, inclusive corto e como "in natura" rsrs. Só de ler sua receitinha já deu água na boca, pois já provei e o cítrico com o melado do leite condensado dá pra comer até direto na lata rsrs.
    E as fotos estão boas sim, com uma bonita apresentação.

    Quanto ao Projeto, em Janeiro é sempre corrido para um monte, então não se preocupe. Conforme for fazendo, vem participar!!! Eu amo a companhia de vocês!

    Abraços esmagadores e feliz dia.

    ResponderExcluir
  8. Oi Sileni! Diferente de você eu já aprecio tudo que seja de limão e, quanto mais zedo, melhor! rs rs rs Até laranja, eu prefiro quando está azeda! Eu faço esse doce colocando a farofa também no fundo e também já fiz num pirex, como se fosse um pavê, alternando as camadas. E, como sobrou e eu não queria enfiar o pé na jaca (no caso, no limão!) congelei e acabei tendo um sorvete de limão delicioso! rs rs rs Bjks e uma semana abençoada! Tetê

    ResponderExcluir
  9. Bjssss amiga linda e um belo FDS p/vcs é o que desejo

    ResponderExcluir
  10. Oi Si,
    Assim não vale! Uma receita fácil destas e eu de regime!!!
    Bjs
    GOSTO DISTO

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto