Olá amigos, bom dia! 🌷
A receita de hoje é um delicioso bolo de chocolate que não leva leite. Se você tem intolerância à lactose como eu ou alergia à proteína do leite (APLV) pode comer esse bolo feliz da vida sem a preocupação de passar mal ou ter uma reação alérgica. É um bolo bem fácil de fazer que não precisa batedeira nem liquidificador, na mão mesmo você consegue preparar a massa que fica macia e fofinha. Experimente!
Ingredientes:
- 3 ovos
- 1/2 xícara (chá) de óleo
- 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar demerara
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de cacau em pó
- 1 xícara (chá) de água fervente
- 1 pitada de sal
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de preparo:
- Numa tigela, misture os ingredientes secos, acrescente os ovos, o óleo e, aos poucos, vá misturando a água fervente até ficar uma massa lisa e homogênea, utilize um fouet ou uma colher de pau para te auxiliar neste momento. Por último, acrescente o fermento em pó e mexa delicadamente apenas para se agregar.
- Despeje a massa numa forma untada com óleo e enfarinhada, leve ao forno preaquecido a 180ºC por 40 minutos ou, ao enfiar um palito no centro da massa, este saia seco.
Há dias, eu queria fazer uma calda de chocolate diferente da que eu faço para experimentar e no dia que fiz este bolo encontrei uma boa oportunidade para isso. Se você quiser também preparar esta calda para comer junto com o bolo ou simplesmente despejar por cima dele, vou deixar aqui a receita para vocês.
Calda de chocolate:
Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de leite sem lactose
- 1/2 xícara (chá) de açúcar demerara (não muito cheia)
- 3 colheres (sopa) de cacau em pó
- 1 colher (sopa) de creme vegetal
- 1 colher (sopa) de amido de milho
Modo de preparo:
- Coloque numa panela, o amido de milho dissolvido no leite, acrescente o açúcar demerara, o cacau em pó e o creme vegetal, leve ao fogo médio mexendo sempre até engrossar.
Dicas da Si:
- A massa do bolo eu fiz na mão mesmo, mas se você preferir poderá fazer no liquidificador ou batedeira.
- Os ovos precisam estar em temperatura ambiente para serem utilizados, então, se você guarda na geladeira, retire-os antes de preparar o bolo, pelo menos 30 minutos antes, assim o seu bolo vai crescer e ficar fofinho.
- Para a calda eu usei leite sem lactose, mas eu prefiro usar leite vegetal, mas no dia eu não tinha nenhum aqui em casa e acabei usando o sem lactose mesmo.
- O cacau eu usei o 100% cacau, mas ele é mais forte e amargo, se você não está acostumado, recomendo que use o 50% cacau, leia o rótulo antes para se certificar que não contém leite.
- No dia que fiz este bolo a minha afilhada de 4 anos estava em casa e todas as vezes que ela come algo feito com 100% cacau ela reclama que está amargo, então, desta vez eu coloquei 1/2 xícara de açúcar demerara para ver se inibia um pouco o amargor da calda, para o meu paladar esta quantidade é muito, mas por causa dela eu aumentei a quantidade, mas mesmo assim ela disse que estava amargo e não comeu, rsrs. Quem não está acostumado vai achar amargo mesmo, tudo é questão de adaptação. No início eu também achava amargo porque eu ainda tinha o gosto e a memória do chocolate docinho, mas com o tempo eu fui me acostumando e hoje não acho mais tão amargo como antes.
Atenção alérgicos e intolerantes: Este bolo não contém leite, podendo ser consumido também por quem tem APLV, porém a calda de chocolate contém leite sem lactose, se você for alérgico substitua esse leite por leite vegetal como o leite de coco, de arroz, de amêndoas... Esta receita contém ovos e glúten. Leia sempre o rótulo.
Quem me acompanha no Instagram viu que eu comi este bolo acompanhado de morangos, kiwis e joguei uma calda de chocolate por cima, esta calda é a mesma desta receita. Este bolo com as frutas, a calda e 5 minutinhos no freezer fica bem geladinho e é uma ótima sugestão para quem, assim como eu, não pode mais consumir sorvete, aqueles de massa, sabe?! Mas aí tem aqueles que sempre me dizem: "mas hoje em dia tem o sorvete sem lactose!" Sim, eu sei, mas a minha intolerância é muito severa e se eu ficar ingerindo esses produtos enzimados eu passo mal do mesmo jeito, então, eu os evito. 😉
Beijos e até a próxima!
Esse bolo é ,maravilhoso. Parece o tal do Peteleco... Adoro e que bom estás encontrando coisas boas pra ti! bjs, chica
ResponderExcluirBoa Tarde, querida amiga Sileni!
ResponderExcluirEsse eu faço sempre e fica fofíssimo com a água fervente, é receita da família bem guardada entre nós. Dá sempre certo e vou te contar um segredo, mas não conte para ninguém (rs):
quaquer bolo pode ser feito com água e dá certinho... eu faço por opção. Aprendi no Mosteiro.
Tenha dias venturosos e aconhegantes!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
Olá, querida amiga Sileni!
ExcluirQue saudade de você!
Nunca mais lhe vi nos blogs.
De notícias, querida.
Felicidades e bênçãos para você!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
😘😘😘
hmmm ficou com uma cara ótima, eu já tentei fazer alguns bolos veganos mas confesso que nunca deu mt certo, adorei essa receita
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Esse bolo ficou com um aspeto maravilhoso.
ResponderExcluirBeijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2018/11/empadao-especial.html
Muito bom Sileni, esta orientação e dedicação nos cuidados com a intolerância e alergias, qualidade de vida para os apreciadores da iguaria nesta bela receita que compartilha.
ResponderExcluirAbraços amiga.
Olá, amada amiga!
ResponderExcluirO bolo de chocolate combina mais com água, assim ele fica mais escuro e menos pesado.
Estou fazendo com ´água pois ele dura mais dias, vivendo e aprendendo.
O seu ficou com uma cor linda, original, escurinho e tentador!
Excelente semana, Deus te abençoe!
Beijos no seu ♥
Andréa
É sempre uma bela generosidade partilhar estas receitas para os que enfrentam uma restrição e ou intolerância.
ResponderExcluirParabéns por ser educada e pensar nos outros.
Meu abraço amiga.
Bju de paz.
Que delícia de bolo ! Me deu até água na boca !E que boas dicas vc nos deu ! Obrigada pela partilha .
ResponderExcluir