MOLHO DE TOMATE CASEIRO



Olá amigos, bom dia!

Hoje trago a vocês molho de tomate caseiro, simplesmente maravilhoso! Desde que fiz o meu primeiro molho de tomate não comprei mais o industrializado, isso tem deixado a minha nutricionista bastante feliz, já que ela me pede sempre para evitar os industrializados e assim tenho feito. Aliás, não há comparação entre um e outro, pois o molho de tomate caseiro é muito mais saboroso, não é ácido como o industrializado e a textura fica perfeita para qualquer tipo de prato onde ele for usado, sem falar no grande benefício que estamos promovendo a nossa saúde consumindo um produto saudável, livre de conservantes e aditivos.

Há várias maneira de preparar um molho de tomate caseiro. Cada um tem o seu jeitinho e a sua fórmula, vamos assim dizer. A minha receita é bem o meu estilo, a minha cara: sem complicações. Espero que gostem!

Ingredientes:
  • 1 kg de tomate bem maduro higienizado
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 2 dentes de alho espremidos
  • 1 cebola picadinha (não usei)
  • 1 colher (café) de louro em pó
  • 1 colher (sobremesa) de colorau
  • 1 colher (chá) de manjericão
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

1 - Retire o pedúnculo (olhinho) dos tomates e corte em quatro. Coloque-os em uma panela e leve ao fogo médio até os tomates ficarem macios.


2 - Bata no liquidificador ou mixer de modo que não fique nenhum pedaço de tomate. Passe o tomate batido por uma peneira para eliminar a pele e as sementes.


3 - Numa panela, coloque o azeite, refogue o alho e a cebola, acrescente o tomate peneirado, adicione o louro em pó, o colorau e deixe apurar em fogo baixo com a panela semi tampada até que fique com uma consistência espessa (+ ou - 10 minutos). Acrescente o sal, a pimenta do reino e, por último, o manjericão, mexa e desligue o fogo.



4 - Deixe esfriar e distribua o molho em potes com tampa. Essa quantidade de molho me rendeu 5 potes (requeijão 200g).


5 - Antes de tampar os potes para guardar na geladeira ou freezer, coloque um pedaço de papel toalha na boca do pote e tampe, dessa forma vai reter a umidade e conservar melhor o seu molho.



6 - Etiquete os potes e coloque a validade. No freezer a validade é de 3 meses e na geladeira é de 3 a 5 dias.



Dicas da Si:
  1. Para ficar um molho saboroso, com cor e textura bonita, os tomates devem estar bem maduros, evite aqueles que estejam com a pele machucada e cuidado com os tomates podres, às vezes estão bonitos por fora, mas por dentro estão ruins, fique atento e observe na hora de cortar.
  2. Eu coloquei mais ou menos a quantidade que eu uso dos ingredientes, mas você pode colocar a quantidade que você desejar, bem como temperar a seu gosto. Você pode acrescentar outras ervas de sua preferência como tomilho, sálvia, orégano...
  3. Eu não gosto de molho de tomate com pele nem sementes, por isso eu passo pela peneira, se você não se importa com isso, não precisa peneirar. Depois que bater no liquidificador já pode levar ao fogo para apurar.
  4. O louro eu usei em pó, mas você pode usar em folhas também, uma ou duas folhas são suficientes para esta quantidade de molho. Retire as folhas depois que o molho ficar pronto.
  5. O colorau vai deixar o molho com uma cor mais viva, mais bonita, mas você pode não usá-lo se assim preferir.
  6. Às vezes, para temperar o meu molho, eu coloco também caldo de legumes em pó caseiro (veja receita aqui).
  7. Eu congelo o molho em potes de requeijão (200g), é a quantidade suficiente para usar numa receita aqui em casa (potes de vidros conservam melhor). Para descongelar, deixe o pote na geladeira de um dia para o outro ou se tiver com pressa, coloque no micro-ondas (tire a tampa e coloque de cabeça para baixo sobre o pote , assim se espirrar, evita sujar o seu micro-ondas), use a função "auto descongelamento", se não tiver essa função no seu aparelho, programe de 30 em 30 segundos até que descongele por completo.
  8. Se você não congelar o molho, se for conservar em geladeira, não deixe por mais de 5 dias, pode alterar a cor, textura e sabor.


Bom final de semana a todos e até a próxima!



10 comentários:

  1. Casada da com italiano, tenho que saber desse molho,rs É muito bom e fazemos pra muitas vezes e sempre temos.. Aliás, está na hora de fazer por aqui,rs...bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. eu nao gosto daqueles pomarolas prontos, molho de tomate caseiro é tudo de bom!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Vou tomar nota. Gosto da comida com sabor a tomate.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  4. Oi Si, bt!
    Eu não vivo sem molho de tomate no freezer, acho super prático. Nunca usei manjericão pq não gosto muito, mas vou experimentar com certeza.
    Amiga linda, obrigada pelo comentário carinhoso lá no blog. Eu ainda estou sem ZAP pq estou brigando c/a autorizada, mas assim que resolver falo com vc.
    Bjsssssss e um ótimo FDS é o que desejo p/vcs

    ResponderExcluir
  5. Olá Sileni, que delicia esse molho, a textura e aparência já diz que está delicioso!Grata pela partilha!

    Feliz final semana!

    bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi si,
    Não parece ser muito difícil. como estou fazendo a dieta low carb, estou aprendendo a cozinhar algumas coisinhas. Quem sabe eu tente este molho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Sileni adoro molho de tomate e esta receita fácil veio generosamente facilitar e ter uma coisa caseira sem os acidulantes e antioxidantes.
    Grato levo a receita.
    Bom lhe ver re(nascer) com suas belas dicas e receitas.
    Um abração amiga.
    Um bom fim de semana para vocês.
    Beijo no coração.
    Agora vou lá ver suas frases.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Sileni,
    Ótima receita de molho de tomate. Excelentes dicas para eu "copiar"!
    (Colorau e manjericão eu não colocava. Deve ficar delicioso).
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
  9. Que textura maravilhosa Sileni
    Uma sica maravilhosa minha amiga
    Beijinhos e uma feliz semana

    ResponderExcluir
  10. Amei a receita, pois sou fã de molho de tomate e quanto mais caseiro melhor.
    https://nataliacruzoficial.com

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto