BOLO DE LIMÃO SICILIANO



Olá amigos, tudo bem? ❤

Há quanto tempo não apareço por aqui, não é verdade? Quem me acompanha sabe que desde o ano passado me tornei uma intolerante à lactose de grau elevado, ou seja, uma manteiga que tem baixa lactose já é o suficiente para fazer um estrago no meu organismo. Assim sendo, desde então, venho me adaptando a um novo estilo de vida, uma reeducação alimentar foi necessária e meu paladar já não é o mesmo de antes. Com tudo isso, tenho vivido uma montanha-russa de sentimentos, ou seja, ora sinto-me animada para reproduzir novas receitas sem lactose, ora não tenho ânimo nenhum para este tipo de receita e me bate aquele saudosismo do tempo das gulodices onde tudo me era permitido provar, degustar, saborear...

Por vezes, sinto-me por demais limitada na cozinha, mas ao mesmo tempo, quando penso na minha luta para me adaptar às novas descobertas culinárias, sinto-me vitoriosa e, por fim, chego a feliz conclusão de que há sim vida sem leite e por isso estou aqui para compartilhar com vocês minha grande aventura neste universo "antigalácteo", se é que me entendem, rsrs. Sinto-me como a chama de uma vela que some e aparece quando menos se espera, rs. 

Quem me acompanha sabe que eu não gosto de nada com limão: bolo, bala, sorvete, suco, mousse, creme, torta, gelatina... Enfim, se for de limão, tô fora! Mas desde um dia que uma amiga muito querida Andréa Santana, do blog Quitutes da Andrea, me disse para eu experimentar preparar receitas com o limão siciliano, me rendi totalmente a este sabor tão mais suave que me deixou apaixonada. Até já trouxe para o blog uma receita de bolo com limão siciliano (veja aqui), mas é uma versão com creme de leite, mas como este não faz mais parte do meu cardápio, então, fiz uma nova adaptação. Ficou um bolo simples, fácil de fazer e muito saboroso e o cheirinho que se espalha pela casa quando o bolo está quase pronto é de encher a boca d'água. Espero que gostem! 😊

Ingredientes:
  • 3 ovos
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar demerara
  • Suco de 1 limão siciliano
  • 3/4 xícara (chá) de óleo ou 4 colheres (sopa) de creme vegetal
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 colher (café) de raspas do limão siciliano
  • Óleo e farinha de trigo para untar e enfarinhar
Modo de preparo:
  1. Bata no liquidificador os ovos, o açúcar e o suco do limão, bata muito bem. 
  2. Despeje a mistura numa tigela e adicione, aos poucos, a farinha de trigo e mexa a cada adição, adicione as raspas do limão e, por último, coloque o fermento em pó e mexa apenas para se agregar.
  3. Despeje a massa numa forma redonda de furo central untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido a 180ºC por 30 minutos ou até dourar.
Dicas da Si:
  1. Todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente antes de serem usados na preparação do bolo, assim você terá mais êxito na sua receita.
  2. Peneire a farinha de trigo antes de preparar a massa, esse processo vai conferir um bolo mais leve e fofinho.
  3. Se você não gosta de sentir as raspas do limão no bolo, bata no liquidificador junto com os outros ingredientes, você pode também não usar este ingrediente, se preferir.

Atenção alérgicos e intolerantes: Esta receita não contém leite podendo também ser consumida pelos alérgicos ao leite (APLV). Contém ovos e glúten.




A todos desejo um ótimo final de semana!



5 comentários:

  1. Como boa italiana , por osmose, já que sou casada com italiano, adooooooooro limão siciliano e tudo com ele fica legal!

    Adorei te ver e essa receita é demais de boa!

    Aparece mais seguido, gostamos de te ler! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Si, bt!
    Saudade amiga!
    Ao contrário de você eu adoro tudo que leva limão, mas realmente o siciliano é muito especial mesmo. Seu bolo ficou lindo, aguei kkk
    Bjsssssss e um ótimo FDS p/vcs

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, querida amiga Silene!
    Uma delícia a sua volta bem como sua receita.
    Sabe, há anos que faço bolo com agua e fica leve como pão de ló.
    Saudade de você, amiga.
    Tenha dias felizes e abençoados junto aos seus amados!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem

    ResponderExcluir
  4. Aleluia, que bom lhe ver por aqui com mais uma deliciosa generosidade.
    Gosto de bolo de limão, gosto de limão no peixe, no arroz.
    Bom saber que está bem.
    Um bom domingo para uma semana feliz abençoada amiga.
    Beijo de paz Sileni.
    Agora falta voltar para a Brincadeira da Chica, faz falta.

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha, o limão siciliano é bem mais suave e tem um aroma maravilhoso, adoro as raspas de limão só pelo cheiro...Que bom que vc provou e gostou,minha filha também tem problemas com lactose, vou fazer pra ela...Bjos!

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto