LEITE: DE MOCINHO A VILÃO!



Olá meus amigos, bom dia!

No dia 04/03, o Vivendo e Aprendendo completou 7 anos de existência! 7 anos compartilhando receitas, dicas, experiências... Na ocasião, fiz um post tímido, sem muito alarde, apenas para não passar em branco uma data que sempre lembrarei com muito carinho. Quanta coisa aprendi nestes 7 anos, quantas receitas deliciosas, quantas pessoas conheci, quantos amigos conquistei! Havia muitos motivos para comemorar! Porém, naquele momento, estava vivendo um pesadelo! Tinha acabado de descobrir a minha intolerância a lactose! Passou um filme na minha cabeça! Já fiquei me imaginando dando adeus ao leite condensado, beijinho, brigadeiro, bolo de aniversário, queijo minas, pão de queijo que tanto amo! Como ficar sem os bolos e doces que adoro preparar? E o blog? O que será do blog? Como uma blogueira de culinária que ama preparar guloseimas deliciosas vai ficar sem o leite (lembrando que quando falo leite, falo também de todos os seus derivados)? Será que existe vida sem o leite? Pensei!!! Passado o impacto da notícia, respirei fundo e disse a mim mesma: você consegue!!! Comecei a ficar animada quando fui ao supermercado e encontrei vários produtos sem lactose, comecei a enxergar uma luz no fim do túnel. Fiz o meu primeiro bolo sem lactose, não achei muita diferença do bolo normal, principalmente no que diz respeito ao sabor que é o mais importante. Fiquei contente!

Bolo de banana sem lactose

Fiz também estrogonofe de frango sem lactose. Ficou delicioso!


Que maravilha!! Dá sim para ser feliz com os produtos sem lactose, pensei!! Mas a minha felicidade durou pouco! Quando retornei ao médico para levar o resultado dos meus exames, além dele me dizer que a minha intolerância à lactose era muito severa (sabia da intolerância, mas não sabia que era tão severa), ele me disse que eu também tinha alergia ao leite (APLV - alergia à proteína do leite de vaca). Oi? Como assim, gente?! Além da IL (intolerância à lactose) também tenho APLV??? E eu disse a ele naquele momento: qual a solução, doutor? E ele: "tirar o leite da sua vida!" Quer dizer, então, que nem leite sem lactose eu posso? "Nada de leite", ele disse! Novamente um filme passou na minha cabeça. E agora? Se antes estava ruim, agora ficou pior!!! Bem diz o meu marido: se está ruim, não reclame, pois pode piorar! Agora sei bem disso!

E é isso, meus amigos! Essa é a situação em que me encontro: nada de leite! Confesso que fiquei totalmente perdida! Ainda estou num período de readaptação e redescobertas na cozinha, ainda não me encontrei! Parece que tudo que um dia eu aprendi, desaprendi! É preciso recomeçar! O próximo passo será procurar um Nutricionista para me ajudar, pois tem dia que, sinceramente, não sei o que comer! Emagreci horrores, mas tenho fé em Deus de que tudo vai dar certo, agora é questão de tempo e disciplina, porque a tentação é muita, nesta fase é muito difícil resistir aos doces que na grande maioria leva leite e seus derivados, não são só os doces, tem também as pizzas, lanches, salgadinhos de festa e tantas outras delícias... Mas o jeito é erguer a cabeça e recomeçar!


Os meus amigos e familiares sempre me perguntam e vocês também devem querer saber: e agora? O que vai acontecer com o blog? A princípio, vou continuar postando algumas receitas que eu já havia feito e tirado fotos para trazer pra vocês, mas uma hora elas chegarão ao fim, até lá, espero ter novas receitas, mas com a certeza de que não serão mais as mesmas devido a ausência do leite! Por enquanto, está sendo um mundo novo para mim o qual não sei ainda se me sairei bem ou não! Já andei preparando algumas receitas sem leite, umas deram certo, outras nem tanto! É como se eu estivesse aprendendo a cozinhar agora, tudo está sendo novo e diferente pra mim! Quer dizer, então, que este blog passará a ser 100% sem leite? Pode ser que sim, pode ser que não! É como disse, ainda não me encontrei na cozinha! Estou perdida! Mas se tudo der certo, provavelmente muitas receitas sem leite aparecerão por aqui, é uma forma também de poder ajudar outras pessoas na mesma situação que eu e também as pessoas que não têm restrição, por que não?! Hoje em dia, muita gente, na busca de um estilo de vida mais saudável, tiraram o leite da dieta. Eu só não sei ainda quanto às receitas com leite, não sei se elas voltarão a aparecer por aqui! Quem sabe... Eu me faço muitas perguntas ainda: como preparar receitas com leite e resistir à tentação de comê-las? (Se alguém souber um mantra que me faça nem ligar pra isso, me ensina por favor! Rs). Como prepará-las e saber se o sabor está bom ou não já que não vou poder experimentar? Como postar uma receita (com leite) aqui no blog e não saber dizer a vocês se ficou boa ou não? Complicado...

Apesar de toda essa reviravolta na minha vida, agradeço a Deus porque agora tenho um diagnóstico! Passei um ano e meio sem saber o que eu tinha, o por quê passava tão mal! Agora eu sei! É o danadinho do leite que, de mocinho foi a vilão! Um vilão impiedoso que causa tantos estragos em mim! Mas, graças a Deus é isso e não algo mais grave que não tenha solução! Se a solução para mim é tirar o leite da minha vida, que assim seja! Conto com a ajuda de todos vocês!

E por falar nisso, gostaria de agradecer demais a ajuda incondicional da minha família, do meu marido e de modo muito especial da Andréa do blog Quitutes da Andréa! Ela tem sido uma amiga muito querida e atenciosa, que tem me ajudado bastante nesse momento difícil. Ela tem se empenhado muito preparando receitas sem leite para mim e me dando muitas dicas também de como posso preparar pratos substituindo os ingredientes que não posso comer por outros (lembrando que também sou alérgica ao amendoim, misericórdia! Rs). Não tenho palavras para agradecer tanto carinho e dedicação!  Sinto-me lisonjeada com o empenho dela em me ajudar! Ela está me mostrando com as suas receitas e dicas que há vida sim sem o leite! O que posso dizer? Muito obrigada, minha amiga, de todo o meu coração! Você não sabe o quanto tem me ajudado não só com suas receitas, mas também com suas palavras de carinho, força e fé! Deus te abençoe muito!! ❤❤

E a todos vocês que me acompanham, que deixam comentários, enviam e-mails... muito, muito obrigada pela presença e o carinho! Espero continuar contando com o apoio de vocês que é muito importante pra mim! Deus abençoe a todos! ❤

******ATUALIZADO EM 13/07/17******

Olá meus amigos, houve uma reviravolta no meu caso! Depois de realizar novos exames pedidos por um outro médico, constatou-se que eu não sou alérgica à proteína do leite, mas a intolerância à lactose foi constatada. Se eu não sou alérgica ao leite, por que, então, às vezes, eu passava mal consumindo alimentos mesmo sendo sem lactose? O médico me explicou que pacientes com um nível alto de intolerância à lactose, como eu,  não devem consumir nenhum tipo de leite de origem animal, mesmo os ditos "zero lactose", porque vai passar mal do mesmo jeito. Ele explicou, explicou, mas confesso que naquele momento minha cabeça estava flutuando e eu não entendi nada! kkk. Com o tempo, depois de muito ler e pesquisar sobre o assunto, depois de muitas perguntas, idas ao médico eu comecei a entender. O que acontece é que não existe uma tecnologia para retirar a lactose do leite, o que as empresas fazem é colocar na fabricação dos produtos uma enzima chamada lactase, enzima esta que quebra a lactose facilitando assim a digestão e que o organismo dos intolerantes de grau alto, não produzem mais. O problema é que, dependendo da quantidade de lactase usada pelos fabricantes para quebrar a lactose, pode não ser suficiente para os intolerantes de grau alto e por isso eles acabam passando mal, o que é o meu caso. Por isso o médico que me deu o primeiro diagnóstico me orientou a tirar o leite da minha dieta (mesmo os zero lactose) para que eu não corra o risco de passar mal e possa ter uma melhor qualidade de vida. Resumindo a história, eu tirei o leite da minha vida logo que veio o primeiro diagnóstico, mas depois que descobri que não sou alérgica à proteína do leite, confesso que voltei a consumir alguns produtos zero lactose, às vezes eu passava mal, às vezes não! Com o tempo fui aprendendo a lidar com isso e hoje sei quais os produtos zero lactose que me fazem mal ou não e por quê! Na verdade é assim: primeiro de tudo, é preciso conhecer o nosso organismo. O corpo fala e, por isso, devemos ficar atentos a toda e qualquer reação quando ingerimos algum alimento ou produto zero lactose. Tudo eu vou anotando no meu celular, o que eu comi e como o meu organismo reagiu. Essa prática tem me ajudado muito. Por exemplo: Certas marcas de produtos zero lactose me fazem mal, outras não. As que me fazem mal já descartei, não como mais.
A quantidade de alimentos ou produtos zero lactose ingerida também é importante. Se eu comer requeijão zero lactose no pão no café da manhã, já não posso mais comer requeijão zero lactose nesse dia que, com certeza, vou passar mal; se eu comer manteiga zero lactose e uma fatia de bolo zero lactose já atingi a minha cota, se eu comer mais alguma coisa zero lactose nesse dia, certamente vou passar mal. Por isso o mais importante é ir conhecendo, descobrindo os limites do nosso organismo. 

Com o tempo a gente vai aprendendo o que faz mal e o que não faz. Claro que uma vida sem leite e seus derivados, incluindo os "zero lactose" (é leite do mesmo jeito, né?! Rs) seria o ideal para quem tem essa limitação na vida, é a certeza de nunca mais passar mal, mas falar é fácil, na prática é muito difícil, mas quem sabe um dia eu chego lá!

Estou compartilhando dessa minha nova experiência no intuito de ajudar a quem está passando pela mesma situação, lembrando que cada organismo responde de um jeito, não é uma regra, às vezes o que faz mal pra mim não faz pra você e vice-versa. No início é desesperador, parece que a gente não vai se adaptar nunca com a nova rotina alimentar, mas com o tempo você vai percebendo que não é um bicho de sete cabeças e muito menos o fim do mundo. Há vida sim sem leite e uma vida ainda mais saudável. 😉

15 comentários:

  1. Puxa,Sileni! Que pena isso! mas fazer o que? Não dá pra se entregar ,tens que seguir e agora SEM LEITE! Complicado, mas não impossível! Trocar tudo na vida até agora,né? Novas receitar e tudo mais! Boa sorte pra ti! Fica bem! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Achei um link aqui:

    https://www.cuecasnacozinha.com.br/2012/08/100-receitas-sem-leite-e-derivados/
    Dá uma olhada! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica, muito obrigada pelo carinho e pelo link! Excelente dica! Já conheço o trabalho do Alê Guerra do blog Cuecas na Cozinha, é um blog super confiável! Agora é arregaçar as mangas e testar novas receitas livre de leite! Muito obrigada! Toda ajuda nesse momento é muito bem-vinda!
      Bjs no seu coração! ❤❤

      Excluir
  3. Hello, minha querida!

    Sei que não está sendo fácil para você; um dia você irá se adaptar e com essa
    postagem está ajudando muita gente.
    Pode contar comigo sempre, saiba que tenho muito carinho por ti.
    Obrigada pelo carinho, saiba que te amo muito!
    A sua postagem ficou ótima, muito bem explicada.

    Fique com as bençãos de Deus!
    Bjoos no seu ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha amiga querida! Você que tem me acompanhado desde o início sabe de tudo que ando passando e te agradeço demais pelo seu carinho e apoio, tem sido de grande valia pra mim! Muito obrigada! Deus te abençoe infinitamente! Beijos com carinho! ❤❤

      Excluir
  4. Oi Si minha amiga querida, bn!
    Por um lado isso realmente é muito chato, mas por outro lado você teve o seu diagnóstico fechado e eu acho que isso foi muito importante p/vc né?
    Hoje em dia existe receitas p/tudo. Já vi receitas de leite de soja, de amêndoas e muitas mais e com certeza sua adaptação vai ser rápida.
    Quanto ao blog, tenho certeza que o sucesso vai continuar o mesmo ou quem sabe até com mais seguidores se espelhando nessa pessoa linda que você é. Tenho certeza que vc vai tirar isso de letra! Amiga, conte sempre comigo. Te amo!
    Bejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Dinha! Com certeza, ter um diagnóstico foi fundamental! É horrível ficar passando mal sem saber o que tá acontecendo! Andei comprando algumas coisas de soja, mas odiei, amiga! Mas se Deus quiser vou vencer essa fase! Muito obrigada pelo seu carinho de sempre, minha querida! Sei que posso contar com vc! Deus te abençoe! Bjs no seu coração! ❤️❤️

      Excluir
  5. Minha querida tudo vai dar certo confie
    Passando para deixar uma mensagem!!

    Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado dos amigos, com certeza vai mais longe.
    Clarice Lispector

    Abraços com carinho!

    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Rita querida! Linda mensagem! Deus te abençoe! Bjs! ❤️

      Excluir
  6. Oi Sileni.
    Na vida às vezes temos estas coisas para sacrificar mas voce saberá como compensar esta retirada.Meus parabéns para o blog, foi aqui que primeiro cheguei com minha sede gastronômica de conhecer novas receitas e passei a seguir e daqui para o Fotos e Prosa.
    Que mais 7 anos possa estar na ativa e troca de informações e assim mais e mais sete.
    Um abração.
    Bjs de paz amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus te ouça, amigo Toninho! Que nessa nova etapa da minha vida eu possa ajudar outras pessoas na mesma situação que eu! Foco e força é o que preciso no momento! Muito obrigada pelo carinho, meu amigo! Deus te abençoe! ❤️

      Excluir
  7. Olá Sileni: que situação mais chata. Nem tinha pensado em todos os derivados do leite. Felizmente já vão aparecendo "leites" de arroz, de aveia, de coco e assim vais podendo experimentar as tuas amadas receitas.
    Força, amiga, que vais conseguir ser criativa como sempre e dar a volta a este problema.
    Muitos parabéns pelo aniversário do blogue.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia querida! Ainda bem que tem a opção dos leites vegetais, a questão é se acostumar com eles, só o tempo mesmo vai dizer, espero em Deus que eu consiga me adaptar bem com eles! Muito obrigada pelo carinho, minha amiga! Deus te abençoe! ❤️

      Excluir
  8. Assim como você eu também descobri que não posso com o leite, e estou aqui imaginando como será minha vida, com uma filha de 5 anos que odeia leite, e a qual desde 8 meses me diz que leite é eca e eu tomando e ficando doente, e agora descobri que leite é eca mesmo :) preciso de algumas receitas, e estou aqui procurando por elas, se seu blog for para uma vida sem leite, garanto que há muitas pessoas que irão descobrir que não podem. Eu descobri aos 44!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Handy, depois dessa minha descoberta de uma vida sem leite, tenho conhecido várias pessoas na mesma situação, não estamos sozinhas! Estou testando novas receitas para trazer para o blog. Tudo está sendo um aprendizado para mim! Aos poucos vou descobrindo que há vida sim sem o leite! Muito obrigada pela sua visita e comentário! Logo postarei receitas sem leite! Um grande abraço e volte sempre! 😊

      Excluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto