BOLO COM RECHEIO E COBERTURA SEM LACTOSE


Olá meus amigos,

Hoje venho trazer a receita do bolo que fiz para o aniversário do meu marido que postei lá no Instagram.  Era para ser um naked cake, mas o bolo não ficou nada apresentável para ser um naked, então, resolvi fazer um creme para cobri-lo, mas o creme não foi o suficiente para cobrir o bolo todo, aí decorei até onde deu, fiz uma firula em cima para disfarçar e pronto! Ufa! Apesar da cobertura não ter sido suficiente, mas o amor e o carinho depositados no preparo foram o suficientes para que ficasse delicioso. O mais importante de tudo foi que o  meu marido amou e eu já me dei por satisfeita.

Como a titia aqui tem intolerância à lactose, preparei o bolo sem lactose para que eu também pudesse comer. É um bolo branco com recheio de beijinho e cobertura de creme de confeiteiro, ficou bom demais, confiram a receita...

Massa:

Ingredientes:

  • 200ml de leite vegetal (usei leite de coco)
  • 3 ovos
  • 1/4 de xícara (chá) de óleo
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar demerara
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1/2 xícara (chá) de leite vegetal para regar o bolo (usei leite de coco)

Preparo:

  1. Bata no liquidificador o leite de coco, os ovos, o óleo e o açúcar. Transfira a mistura para um tigela e acrescente aos poucos a farinha de trigo peneirada e mexa a cada adição. Por último, adicione o fermento em pó e mexa apenas para se agregar. 
  2. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 35 minutos ou faça o teste do palito, se este sair seco, está pronto. Espere amornar e desenforme.

Cobertura (Creme de Confeiteiro):

Ingredientes:

  • 500ml de leite vegetal (usei de coco)
  • 1/3 de xícara (chá) de açúcar demerara
  • 1/4 de xícara (chá) de amido de milho
  • 2 gemas 
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha

Preparo:

  1. Numa tigela, coloque o açúcar e as gemas e mexa muito bem com uma colher de pau ou um fouet até encorpar e ficar uma mistura esbranquiçada, acrescente o amido de milho aos poucos e continue mexendo até misturar bem.
  2. Aqueça o leite vegetal (sem ferver, ele deve estar morno), despeje aos poucos sobre a mistura sem parar de mexer até que misture tudo muito bem.
  3. Transfira a mistura para uma panela e leve ao fogo mexendo sempre. Quando levantar fervura, abaixe o fogo, acrescente a essência de baunilha e misture muito bem. Deixe por aproximadamente 2 minutos no fogo e desligue. Separe 1/3 de xícara (chá) para usar no recheio. Transfira o creme restante para uma tigela e coloque um plástico por cima para não criar película. Espere esfriar e reserve na geladeira.

Recheio (Beijinho):

Ingredientes:

  • 300g de leite condensado caseiro sem lactose (veja receita aqui)
  • 50g de coco ralado
  • 1/3 de xícara (chá) de creme de confeiteiro

Preparo: 

  1. Numa panela, coloque o leite condensado caseiro sem lactose e vá mexendo, quando levantar fervura, abaixe o fogo, acrescente o coco ralado e continue mexendo, quando começar a desgrudar da panela, desligue o fogo. Acrescente o creme de confeiteiro, mexa bem e reserve.

Montagem do Bolo:

  1. Forre a forma (a mesma que usou para assar o bolo) com papel alumínio ou plástico filme, use um tamanho que dê para cobrir o bolo todo.
  2. Corte o bolo ao meio, coloque uma parte no fundo da forma, regue com o leite vegetal, espalhe o recheio por todo o bolo e cubra com a outra parte que também deverá ser regada com o leite. Cubra o bolo com a sobra do papel alumínio ou o plástico filme e leve a geladeira até o momento de decorar. 
  3. Decore com o creme de confeiteiro.

Dicas da Si:

  1. Para facilitar na hora de cortar o bolo para rechear, eu levo-o à geladeira por algumas horas ou ao freezer por uns minutinhos, assim com o bolo mais firme não corre o risco dele "quebrar" na hora de cortar, ainda mais se for um bolo bem fofinho, esse risco é grande.
  2. Normalmente eu monto o bolo num dia e deixo para decorar no dia seguinte, assim não fica corrido fazer tudo num único dia. 
  3. Eu gosto muito de usar o leite de coco ou de castanha nas minhas receitas, mas você poderá usar o leite de sua preferência, inclusive o leite de vaca se você não tiver restrição.
  4. Se você for decorar o bolo com manga de confeitar como eu fiz é preciso deixar o creme de confeiteiro na geladeira antes para que ele tome consistência, mas se você for apenas cobrir o bolo sem decorar, utilize assim que amornar quando ele está mais cremoso para facilitar espalhar pelo bolo.
  5. Dependendo da decoração que você for fazer pode ser que essa quantidade de creme de confeiteiro não seja suficiente, recomendo que dobre a receita. Eu inventei de decorar com o bico pitanga e o creme não deu, fica aí a dica.
  6. Para fazer o recheio, fiz uma experiência de misturar o beijinho com o creme de confeiteiro para ver no que ia dar e ficou delicioso, mas você poderá rechear somente com o beijinho se preferir.




Atenção Alérgicos e Intolerantes: Tanto a massa do bolo quanto a cobertura (creme de confeiteiro) não contém leite de origem animal, já o leite condensado caseiro usado no recheio foi feito com leite em pó zero lactose, se você tem APLV, substitua por leite de coco em pó ou outro de sua preferência. Contém ovos e glúten.

A todos desejo uma ótima tarde e até a próxima!



9 comentários:

  1. Olá, querida amiga Sileni!
    Que saudade!
    Esperava sua conta com carinho!
    Feliz aniversário que nos trouxe você de volta.
    A aparência ficou ótima!
    O sabor tenho certeza de que está uma maravilha pois já privei dos seus quitutes.
    Esteja bem, amiga, proteja-se!
    Beijinhos
    Estou aqui lhe esperando, querida:
    https://flordocampo3.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Roselia! Saudade...
      Muito obrigada pelo carinho de sempre, vc é a amiga que não me esqueço!
      Grande beijo no seu coração! ❤️😘

      Excluir
    2. Bom dia de serenidade, querida amiga Sileni!
      Hoje lhe dedico flores e meu carinho de saudade.
      Volte para nós, amiga!
      Aqui está:
      https://flordocampo3.blogspot.com/2021/05/brandura-floral.html
      Tenha uma nova semana abençoada!
      Beijinhos fraternos de paz e bem

      Excluir
  2. Olá sumida Sileni.
    Um bom fim de noite e fim de semana para vocês.
    Que bonito ficou o bolo e aparência de gostoso mesmo.
    Parabéns para o marido que deve ter adorado este bolo.
    Grato sempre pela partilha.
    Carinhoso abraço e tudo de bom para vocês.
    Cuidem-se bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Toninho, quem é vivo sempre aparece, né?! Rsrsrs
      Muito obrigada pelo carinho, marido também agradece.
      Forte abraço e um ótimo domingo! 🤗😘

      Excluir
  3. SILENI MACHADO BATEU SAUDADES E VOLTEI AQUI PARA VER TUAS POSTAGENS,E EIS QUE TE ENCONTRO AQUI AMIGA. PARABÉNS PELO BOLO ! HOJE SOU EU QUEM NÃO COME MAIS TRIGO, AÇÚCAR, MAS...ESTOU REAPRENDENDO A ME ALIMENTAR.FIQUE COM DEUS !

    ResponderExcluir
  4. Olá Sileni, como vai?
    Gostei de ver o bolo de Aniversário para seu marido!
    Ficou lindo e devia estar uma delícia.
    Vá dando noticias!
    Um beijinho e saudades!
    Ailime

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sileni!
    Não tenho intolerância à lactose, mas tenho uma sobrinha que não pode nem sentir o cheiro de leite :) Vou indicar para ela!!
    Saudades daqui. Fiquei um bom tempo longe da blogosfera :)
    Beijus,

    ResponderExcluir
  6. Hummm que bom aspeto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2021/08/papas-de-aveia.html

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto