Procurando algo? Digite aqui!

Carregando...

ALHO E CEBOLA EM CONSERVA

No início, quando eu não sabia usar e nem combinar os temperos, eu comprava aqueles temperos prontos em supermercados, tipo aqueles em pasta, mas não ficava satisfeita com o sabor de nenhum deles, principalmente no preparo de arroz e feijão. E quando eu comecei a assistir os programas de culinária eu via que todos eles usavam o alho triturado e cebola picadinha na hora. Aí, deixei de comprar temperos prontos e passei a usar o alho e a cebola. Porém, no dia-a-dia, ficar triturando alho e picando cebola todas as vezes que eu ia preparar o almoço e o jantar estava me deixando irritada. Precisava encontrar algo mais prático. Um dia eu piquei uma cebola inteira e armazenei num copo de plástico com tampa e guardei na geladeira, mas com o passar do tempo ela vai perdendo a cor, o sabor e o cheiro não fica nada agradável. Aí entrei no site do Mais Você da Ana Maria Braga e deixei uma pergunta no link "Fale Conosco": é  possível conservar alho e cebola já triturados? E se for possível, como se faz? Mas até hoje nunca obtive resposta. Então, sentei diante do computador e fiquei pesquisando na internet até que encontrei vários sites falando a respeito do assunto em questão. No início eu fazia assim:
- Descascava o alho, mais ou menos umas três cabeças, colocava num vidro com tampa, cobria com óleo e guardava na geladeira e conforme eu precisasse ia passando no espremedor. E o óleo usava para refogar arroz e feijão. Quanto a cebola, continuava picando na hora em que ia usar.
Mas, mesmo com o alho já todo descascado ainda não estava a contento. Entrei mais uma vez na internet até que achei uma dica bem prática e desde então nunca mais fiz de outro jeito. Com o tempo fiz algumas mudancinhas por conta própria apenas para diversificar um pouco no sabor e que deram super certo. =)
- Descasque 4 cabeças de alho e 2 cebolas médias
- Coloque no liquidificador o alho, as cebolas cortadas em quatro e adicione óleo ou azeite até cobrir por completo as hortaliças.
- Bata o suficiente para triturar o alho e a cebola.
- Coloque num vidro limpo e seco e com tampa e leve a geladeira.

Dicas da Si:
- Se você colocar pouco óleo e bater demais no liquidificador, a conserva vai virar uma pasta e na hora de usar vai grudar na colher e você vai ficar irritada, por isso cubra por completo o alho e a cebola com óleo e bata o suficiente para triturá-los.
- Para o manuseio deste preparo, prefira as colheres de pau (eu uso uma pequena), pois, segundo num site que eu li, as de alumínio ou inox alteram a cor e o sabor do tempero.
- Alguns sites dizem para incluir sal neste preparo, porém, eu não coloco, pois segundo os expert's no preparo de arroz, não se deve colocar o sal na hora de refogar e sim na água do seu cozimento. E assim venho fazendo até hoje. E também, às vezes, a gente coloca sal a mais, sal a menos e para evitar isso não coloco sal.
-Eu já deixei esta conserva na geladeira por quase dois meses, porém, os ingredientes perdem um pouco do seu sabor. Mas mesmo assim não dá mal cheiro e nem embolora.
- Experimente bater junto no liquidificador cheiro verde, o sabor fica mais acentuado.
- Você poderá também juntar a esta combinação orégano, pimenta ou vinagre. Por enquanto ainda não fiz esta combinação, se vc fizer conte para nós como ficou.
- Para esta quantidade de alho e cebola dá para encher um vidro com capacidade para mais ou menos 600ml.
- Para evitar que o seu liquidificador fique com cheiro de alho e cebola, proceda da seguinte maneira:
1- tire o excesso do tempero que fica no fundo e nas laterais do copo do liquidificador apenas com a água da torneira,
2- esquente mais ou menos 500ml de água (diminua a quantidade de água se o seu copo tiver capacidade menor a 1500ml senão ao bater o detergente espuma e vai transbordar com certeza), mas não deixe ferver, qdo começar a formar bolinhas desligue o fogo,
3- coloque a água no liquidificador com um pouco de detergente e bate por alguns segundos,
4- deixe um pouco de molho e depois lave como de costume,
5- deixe destampado de um dia para o outro e pronto.
Se vc achou mt complicado, rs, pode fazer este tempero num processador, se vc tiver, ou então, tenha outro copo de liquidificador só para este fim.
- Apesar deste tempero ser prático e mt saboroso, não abandonei de tudo o tempero em pasta, que uso somente para temperar carnes e tem uma marca em especial que gosto muito e não troco por outra, é o "Receita de Casa" da Ajinomoto. Experimente!
- A seguir, a foto do tempero que faço pra vcs terem uma idéia de como fica.



Este vidro tem capacidade para 596ml.

Conheça outras maneiras mais rápidas e práticas de descascar o alho! Clique AQUI e AQUI.

Beijos,

66 comentários:

  1. Eu estava procurando isso há tempos!
    Trituro cebola e armazeno em potes, mas com o passar do tempo o odor fica bem ruim. Vou tentar tua receita.
    Obrigado pela dica!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ricardo! Obrigada por comentar! Espero que eu tenha te ajudado de alguma forma. Se vc tiver outras dicas conte pra gente! Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ministério
    Que bom que gostou!
    Obrigada pela visita, Deus te abençoe tbm!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Eu so não entendi pq vc misturou alho e cebola
    se é pq vc gosta ou é pra não mudar de core odor.

    ResponderExcluir
  5. Olá Rose,
    O motivo da mistura é pq a receita é "conserva de alho e cebola", mas se vc quer coservar só o alho ou só a cebola não tem problema. Eu já prefiro triturar os dois juntos para facilitar no meu dia a dia, mas fica a critério de cada um, ok?
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi rose adorei sua receita estou a muito tempo procurando por isso. Continue nos agraciando com suas dicas. Beijos! Xanda

    ResponderExcluir
  7. Olá Xanda,
    Fiquei na dúvida sobre o seu comentário. Você menciou o nome Rose, de repente houve um engano de blogs, rs, mas de qualquer forma agradeço a sua visita e volte sempre! =)
    Bjsss
    Sileni

    ResponderExcluir
  8. Muito boa sua dica e seu blog é lindo , fiz um para meus trabalhos mais ainda não consegui que ficasse do jeito que quero , mas um dia consigo , bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Rose
    Muito boa a sua dica,procurava há tempos, e quase é dificil achar algo direcionado, sem ser as conservas com açucar.
    Obrigada, continue sempre a dar luz para nós aprendizes....rs

    ResponderExcluir
  10. Regina cury adorei esta conserva de alho e cebola, e tudo de bom! bjs GGGG

    ResponderExcluir
  11. Obrigado, valeu a dica. - Agora me da licença que eu vou correndo fazer esta receita.
    Tenha um ótimo feriado,

    Willian

    ResponderExcluir
  12. Ola Flor!

    Muito Obrigada pela sua dica, pois agora mesmo estava a procurar como fazer uma conserva para o meu alho. Me irrita a ter que fazer isso todos os dias! Vou fazer hoje mesmo com o alho e a cabola.
    Fique com Deus e mil beijos,
    Antonia

    ResponderExcluir
  13. Obrigado amiga, era isto que estava procurando. é difícil encontrar algo relacionado a não ser a famosa pasta de alho para o pão..valeu um grande abraço..

    ResponderExcluir
  14. Nossa adorei sua dica..sou casada a um ano...no começo você até tem pique, mas vai passando o tempo,queremos fazer coisas praticas para agradar a todos...mas picar alho e cebola todos os dias ninguém merece e eu ainda faço faculdade preciso de praticidade ...adorei seu blog...sempre estarei aqui para ver suas dicas...Beijos..

    ResponderExcluir
  15. Olá Hellen,
    Desta forma é bem mais prático msm, ainda mais qdo estamos na correria do dia a dia.
    Obrigada pela visita, volte sempre!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  16. Oi,adorei a dica mas gostaria de saber se posso armazenar em um pote plastico com tampa ou se fica melhor e conserva mais em potes de vidro?

    ResponderExcluir
  17. Oi,gostei muito da dica,vou fazer pos também não tenho muita paciencia em descascar o alho.Só tenho uma duvida quanto ao armazenamento,posso colocar em um pote de plastico com tampa?vai conservar da mesma forma que em um de vidro?

    ResponderExcluir
  18. Oi Lorena,
    Eu já armazenei em potes de plástico, mas achei que os de vidro conservam melhor tanto a aparência, como o cheiro e o sabor, sem falar que no pote de plástico o cheiro não sai nunca mais, nem com reza brava, rs.
    Obrigada pela visita, volte sempre!
    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor coisa para remover totalmente cheiros fortes dos utensílios é agua sanitária.......Costumo lavar a louça com detergente e um pouco de sanitária, para tirar cheiro de ovo na pia não tem igual.......

      Excluir
    2. Olá anônimo, eu tenho receio de lidar com este produto, pois a água sanitária é composta de hipoclorito de sódio, um produto químico que pode causar danos à saúde qdo não usado corretamente ou de forma excessiva, por isso deixo aqui o meu alerta, todo cuidado é pouco!
      De qq forma, agradeço o seu comentário e a sua visita! Volte sempre! =)

      Excluir
  19. Olá, muito obrigada pela dica, estava muito precisando disso, trabalho o dia todo e não tenho paciencia pra ficar picando tudo na hora de fazer o jantar!! Vou fazer hj msm a conserva!! Obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Adorei a dica! Era justamente o que procurava!
    Existe alguma dica semelhante para conservar tomates picados?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Excelente! Mas se quiser seguem 2 dicas:
    1) ao bater a cebola e o alho, acrescente uma colherzinha de sal. O sal faz com que a cebola e o alho não azedem, conserva-se mais tempo e não perde o sabor caracteristico;
    2) Para tirar o cheiro e gosto do copo do liquidificador, bata 1 copo de leite. Desaparece por completo! Se suas mãos estiverem com cheiro também, lave-as com leite e depois com detergente. Maravilha!!!

    ResponderExcluir
  22. Silene
    Adorei suas dicas, peguei agora a da celbola e do alho e já fiz, já estão nos respectivos vidros. Nao vou deixar mais de visitar seu site.
    parabéns!!!
    Marilia
    freitas_marilia@ig.com.br

    ResponderExcluir
  23. Ola..
    nossa..!!!, graças a Deus achei o oque eu procurava...
    pq descascar alho éh um "ó" do borogodó, um saco viu...
    eu tenho 30 anos, e moro sozinho, eu msm faço a minha comida, mas descascar alho éh um saco , isso éh mó atraso no fogão, gosto de coisas rapidas..
    entao por isso, brigada colega...

    ResponderExcluir
  24. Ola..
    nossa..!!!, graças a Deus achei o oque eu procurava...
    pq descascar alho éh um "ó" do borogodó, um saco viu...
    eu tenho 30 anos, e moro sozinho, eu msm faço a minha comida, mas descascar alho éh um saco , isso éh mó atraso no fogão, gosto de coisas rapidas..
    entao por isso, brigada colega...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo um saco cascar o alho. Depois que queimei quase todos os meus dedos fazendo isso com a faca procurei alguma coisa para facilitar e vi esse vídeo (link abaixo) que deu certo. Mesmo com essa dica muito legal do blog, terá que cascar as quatro cabeças a cada dois meses mais ou menos, então fica mais essa dica.

      https://www.youtube.com/watch?v=GrZZ7QwqTRQ

      Excluir
    2. Oi Márcia, mt legal esse vídeo! E parece que funciona mesmo! Haja força no muque, rs. Valeu pela dica! Outra dica legal tbm é deixar os dentes de alho por alguns minutos num recipiente com água, a casca se solta com facilidade.
      Obrigada pela visita e volte sempre! :))
      Bjsss

      Excluir
  25. Qual a 'validade' desse tempero?? Como saber se ele não está mais adequado para uso??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, esse tempero dura muito bem por um mês na geladeira em recipiente bem fechado, após esse tempo ele vai perder um pouco do cheiro e do sabor acentuado do alho e da cebola, mas ainda continua bom para o uso, pois não estraga e nem embolora.
      Obrigada pela visita e volte sempre! :))

      Excluir
  26. Muito bom! Tudo o que eu procurava e tão simples...

    ResponderExcluir
  27. OI bom dia, tenho uma duvida, como pode isso dar certo se o tempo para a cebola dourar e diferente do alho? Ou nao necessito fazer isto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma vez que ambos foram triturados no liquidificador ou processador, essa diferença de tempo é irrelevante.
      Obrigada pela visita e volte sempre! :))

      Excluir
  28. ola meu nome è fernanda,encontrei o que estava procurando .adorei a sua ideia de fazer esse site,vc ajuda muitas pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, fico feliz que tenha gostado!
      Obrigada pela visita e volte sempre! :))
      Bjsss

      Excluir
  29. Olá Silene, eu tentei fazer uma pasta de alho com sal e no outro dia estava verde, nao entendi nada, mas vou continuar tentando. boa noite querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanda,
      O que acontece é uma reação química e somente quem entende desse assunto é que poderá nos explicar com clareza o por que isso ocorre! Só sei dizer que o alho contém substâncias que oxidam, eu acho que seja por isso que ocorre essa alteração de cor. Mas isso não significa que estragou, mas caso observe algum odor ou sabor desagradável é melhor não consumir. A pasta de alho com sal deve ser usada na hora para evitar este tipo de problema. Para conservar o alho, o melhor jeito que encontrei até o momento é este que ensino neste post, com óleo e sem adição de sal, dura bastante tempo e não fica verde.
      Espero ter ajudado!
      Obrigada pela visita e volte sempre! :))
      Bjsss

      Excluir
  30. Gente eu acabei de fazer esse tempero...É Ótimo.

    ResponderExcluir
  31. Gente eu amei a receitinha eu fiz e fiquei ótima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andréia, eu gosto muito desse tempero. É prático, facilita mt o nosso dia a dia e aqui em casa não falta!
      Fico feliz que tenha gostado!
      Obrigada pela visita e volte sempre! :))
      Bjsss

      Excluir
    2. Que bom que postou essa dica,já fiz e está me ajudando bastante!!

      Obrigadíssima ;))

      Excluir
    3. Que bom Veronica, fico feliz que esteja te ajudando!
      Obrigada pela visita e volte sempre! :))
      Bjssss

      Excluir
    4. olá, meu nome é mayara. Puts.. Amei essa dicaa, pelo menos nao da priguiça na hora de fazer... e nem faz muita sugeiraa na cozinha.
      Obrigadaa pela ajuda.
      bjinhux ♥

      Excluir
    5. Olá Mayara, este tempero facilita mt o nosso dia a dia na cozinha! É simples e super fácil de fazer! Obrigada querida pela visita e volte sempre! =)
      Bjs

      Excluir
  32. Muito obrigada pela receita! É ótima, prática e estou fazendo sempre. Tem me ajudado muitíssimo pois gosto de comida saborosa e praticidade. Vale muito a pena fazer.
    Jane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jane, fico mt feliz que tenha gostado, realmente é mt prático e facilita o nosso dia a dia na cozinha!
      Obrigada querida pela visita e volte sempre! :))
      Bjssss

      Excluir
  33. Estava com vontade de aprender como se fazia há tempos.
    Vou fazer e depois posto aqui minha experiência.
    Obrigada.
    Consuelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Consuelo, ha mt tempo uso o alho e cebola desta forma, é mais rápido e prático no dia a dia. Espero que goste e, se fizer, volte para nos contar o que achou!
      Obrigada pela visita e volte sempre. :)
      Bjsss

      Excluir
    2. adorei amiga beijos

      Excluir
    3. Que bom que gostou, fico feliz! :)
      Bjsss querida e volte sempre!

      Excluir
  34. Olá, estava procurando uma receita pra conservar cebolas (dessas que a gente usa no dia a dia), e encontrei o seu blog. Não achei a receita que eu queria (todas as receitas de conservas são com cebolas proprias), mas encontrei a sua receita e gostei muito. Eu bato o aho com sal e óleo (e não fica verde), mas não coloco a cebola, com receio de ficar ruim, ou melhor verde, mas a gora vou fazer conforme a sua receita.

    OBS:Eu ja fiz um tempero batendo alho, cebola, salsinha sal e oleo, mas no outro dia esta verde, apesar de não alterar o sabor, aquilo me incomodava muito, principalmente na hora de fazer o arroz.

    Estou conhecendo o seu blog e vejo que tem muita coisa interessante, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia, fique a vontade para desbravar este blog, rs. Fico feliz que esteja gostando dos posts, faço com carinho pra tds vcs que me acompanham ou que simplesmente dão uma passadinha por aqui.
      A questão do tempero ficar verde é pq o alho libera substâncias oxidantes que alteram a cor, principalmente no preparo de temperos em pasta, outros fatores tbm ajudam a deixar o tempero verde como a adição de cebolinha e salsinha. Quando o alho é conservado no óleo, como no post em questão, não fica verde! A ver pela data do post (2010), desde essa época que faço tempero assim, em conserva, e nunca tive problemas.
      Obrigada querida pela visita, pelo comentário e volte sempre! =)
      Bjs ♥

      Excluir
  35. Olá Sileni...me ajuuuuda rsrsrs tentei fazer a receita no domingo quando fui utilizar o tempero na terça estava bastante amargo, o que será que fiz de errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, vc fez exatamente como está na receita ou acrescentou alguma outra coisa? As chances deste tempero ficar amargo são praticamente nulas a não ser que vc tenha colocado muito sal ou a cebola ou o alho não estivessem bons para o uso, às vezes um dentinho de alho estragado compromete toda a receita, mas acredito que vc perceberia se estivesse alguma coisa estragada. O óleo tbm deve ser de boa qualidade e nunca usar o óleo que vc fritou alguma alimento para preparar este tempero. A quantidade de óleo utilizada neste tempero deve cobrir totalmente o alho e a cebola e na hora de bater, não bata muito, bata apenas o suficiente para triturar o alho e a cebola, senão ele vai virar uma pasta gosmenta. Bem, essas são as possíveis causas de dar alguma errada com o tempero, fora isso não vejo outra possibilidade.
      Gostaria de me contar como fez o seu tempero? Se preferir, poderá enviar um e-mail.
      Espero que td se resolva e vc fique feliz! =)

      Excluir
  36. por gentileza este tempero fica molinho ou 'e pra ficar como se fosse uma papinha? pq o meu ficou bemmm molinho quase aguado!

    ResponderExcluir
  37. por gentileza,este tempero ele fica bem molinho ou fica mais pareccendo uma papinha? pq o meu ficou bemmm molinho, quase aguado, eu fiz do jeito que vc falou, mais sera q eu colokei muito oleo?? desde ja obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vini!
      Se usar pouco óleo o tempero vai ficar mais pastoso, se usar muito óleo o tempero vai ficar bem "aguado" como disse! Mas isso vai depender do gosto de cada um! Coloque uma quantidade de óleo o suficiente para cobrir o alho e a cebola, vai ficar igual mostra a foto!
      Obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir
  38. Adorei a dica!!! Era realmente o q eu procurava. Só tem um problema... eu nao tenho pote de vidroooo.rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Litinha, esses potes de vidro vc encontra facilmente em lojas de R$ 1,99, vc poderá tbm utilizar potes em conserva de azeitonas, palmito... é só higienizar direitinho com água quente e sabão neutro e estará pronto para armazenar a sua conserva de alho e cebola.
      Desculpe-me pela demora na resposta.
      Obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir
  39. vlw Silene, vou tentar fazer isto.
    Mas toda vez que vc por matérias, coloque as fontes reais de onde vc retirou, pois isto pode te causar "problemas" futuros..kkk,
    de qualquer forma, abçs e bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo, esta dica surgiu a partir de vários experimentos que eu fiz na minha cozinha com base nas inúmeras pesquisas feitas na internet. Este post não foi retirado de nenhum site especificamente, foi uma compilação de informações cujo resultado final ficou por minha conta e risco, posso assim dizer, rs.
      Obrigada pela sua visita, seu comentário e volte sempre!

      Excluir
  40. Olha eu para tirar o cheiro do copo do liquidificador uso água e um pouco de pó de café e bato por uns minutos e lavo normalmente não fica cheiro....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela dica, Shirlane!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  41. Ola!!! eu costumo bater água com um pouco de pó de café por alguns minutos, depois lavo normalmente não fica cheiro, gostaria de saber se eu triturar somente a cebola e reservar em um pote de vidro na geladeira conservaria por quanto tempo? obrigada adorei seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Shirlane, a cebola triturada e conservada em óleo dura por uma semana na geladeira, até dura mais, mas depois desse tempo ela vai perdendo o sabor, sem o óleo dura apenas dois dias, no máximo.
      Obrigada pela visita e volte sempre! Bjs =)

      Excluir

Querido amigo e visitante,
Seja muito bem-vindo!!!
O seu comentário é de grande valia para o Vivendo e Aprendendo, por isso, peço a gentileza de deixar seu nome e um contato como e-mail, blog ou site para que eu possa agradecer e retribuir a sua visita.
Muito obrigada e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVENDO E APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto