DICAS DE COZINHA - CARNES, AVES E PEIXES

Quando iniciei a minha aventura na cozinha, foi até engraçado porque foi um misto de inexperiência com ansiedade e força de vontade que, literalmente posso chamar de aventura! E muitas vezes uma coisinha tão boba se transformava num transtorno justamente porque eu não sabia os macetes, as tão preciosas dicas que muito nos ajudam no nosso dia-a-dia. Por exemplo, vc sabia que a farinha de trigo quando guardada num vidro com tampa evita o aparecimento daqueles indesejáveis bichinhos? Pois é, se soubesse disso antes não tinha jogado tanta farinha de trigo fora.   =(
Um dia, folheando o catálago da Avon encontrei um livro bem interessante e não pensei duas vezes e comprei! Chama-se "500 Dicas de Cozinha com Ana Maria Braga", era tudo o que eu precisava. Confesso que algumas nem deram tão certo assim, por isso vou postar aqui as mais legais e também as que eu testei e funcionaram.

Carnes, Aves e Peixes

1. Para que o frango ou a galinha caipira cozinhem mais rápido, basta adicionar meio copo de cerveja ao cozimento.

2. A carne de peru ficará crocante e com sabor mais apurado se você pincelar com mel depois de assar.

3. Para dar um sabor especial ao peixe, deixe-o mergulhado no leite antes de fritar.

4. Para saber se um peixe está fresco, observe os seguintes detalhes: ele deve ter olhos e escamas brilhantes, guelras bem vermelhas e carne rija, resistente à pressão dos dedos.

5. O leite deixa o peixe macio e saboroso. Se o peixe for fresco, deixe-o de molho por alguns minutos no leite antes de temperar. Se o peixe for congelado, descongele diretamente no leite: ele ficará com sabor de peixe fresco.

6. O peixe assado não grudará na forma, nem perderá o sabor, se você forrar a assadeira com fatias de batata crua.

7. Para que o peixe não grude no fundo da assadeira, forre-a com uma camada de cebolas picadas, aipo e cheiro verde.

8. Para tirar o excesso de sal do bacalhau, ferva-o com uma colher de sobremesa de farinha de trigo. A farinha absorverá todo o sal.

9. Empane os camarões em mel e depois passe na farinha de rosca. Frite em bastante óleo. Eles ficarão com um sabor especial.

10. Ao preparar camarão, guarde as cascas num recipiente fechado dentro do congelador. Elas poderão ser utilizadas no preparo do arroz. Para isso, ferva, à parte, a água com as cascas do camarão. Depois eh soh cozinhar o arroz nessa água que ele ficará com gostinho de camarão.

11. A casca dos camarões sairá com mais facilidade se você despejar por cima água fervente com um pouco de limão e vinagre.

12. Corte a cabeça do peixe depois que ele estiver assado, senão a parte cortada ficará seca e dura.

13. Ao fritar peixe, coloque um ramo de salsa no óleo da frigideira. Ele ficará gostoso e cheiroso.

14. Aproveite o bagaço de limão que você usou para temperar peixe para esfregar na pia em que o peixe foi limpo e lavado. Assim, você eliminará o cheiro desagradável.

15. Experimente cortar o bucho em tiras bem finas, empanar à milanesa e fritar. Ele ficará muito gostoso e você poderá servir como tira-gosto.

16. Corte o bucho em tiras bem finas, passe no ovo batido e na sopa de cebola em pó. Frite. Você terá um ótimo salgadinho para servir como aperitivo.

17. Para eliminar o odor do bucho, coloque na primeira fervura partes iguais de água e leite.

18. Para tirar o cheiro do bucho, esfregue limão e depois passe farinha de trigo ou fubá.

19. Para diminuir o cheiro do bucho é só cozinhar junto com uma laranja ácida com casca, cortada ao meio.

20. Para que o fígado não endureça, tempere com um tomate maduro amassado.

21. Dê várias pancadinhas com a lâmina de uma faca sobre o fígado. Assim, a pele sairá com facilidade.

22. Tempere o fígado com duas colheres de leite para cada meio quilo, sem usar vinagre. Assim, os bifes ficarão macios e não ressecarão após serem fritos.

23. Antes de temperar o fígado, deixe de molho, durante 15 minutos ou mais, em suco de laranja, para eliminar a acidez e não deixar o fígado ressecado. Depois, prepare em bifes, iscas ou ensopadinhos.

24. Para que o fígado não fique duro ao fritar, polvilhe antes com maisena ou farinha de trigo.

25. Coloque um folha de couve em cima de sopa de carne gorda para tirar o excesso de gordura do caldo.

26. Quando você for fazer bolinhos de carne e não tiver ovos, substitua por batata cozida amassada.

27. Para maior garantia, ao comprar carne moída, não peça a que já estiver no balcão. Mande moer a carne na hora.

28. Os bifes douram mais rápido se você colocar uma pitada de açúcar no óleo de fritura.

29. O bife ficará mais macio se você juntar ao tempero um pouco de óleo.

30. Ao preparar bifes à milanesa, tempere a carne, passe na farinha de trigo, em claras batidas e na farinha de rosca. A clara não deixa o óleo espumar.

31. Quando você fizer um assado, coloque junto no forno uma vasilha refratária cheia de água para evitar que a carne resseque.

32. Na hora de fazer churrasco, em vez de usar gravetos ou jornais, embeba um pãozinho em álcool, coloque o carvão por cima e acenda o fogo.

33. Fure as fatias de bacom com um garfo. Assim elas não encolherão muito ao fritar.

34. Em vez de um peru grande, compre dois pequenos. Além de assar em menos tempo, você terá duas vezes as melhores partes.

35. Quando você for empanar frango com farinha, deixe-o na geladeira por uma hora. Assim, a farinha adere melhor ao frango na hora da fritura. (Desse modo evita que a farinha solte toda no óleo, faço assim também com peixes e bifes).

36. O frango à milanesa ficará mais saboroso se você acrescentar um pouco de queijo ralado à farinha de rosca antes de fritar.

37. Para que a linguiça fique deliciosa, ferva antes em um pouco de água. Quando a água secar, deixe que ela frite na própria gordura, sem acrescentar óleo.

38. Em uma penela de óleo bem quente, coloque várias rodelas de cebola e deixe dourar bem. Adicione o frango temperado a gosto. Ele ficará com a cor e o sabor de frango caipira.

0 comments:

Postar um comentário

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto