MACARRÃO - VOCÊ SABIA???

Recebi por e-mail uma matéria muito legal e interessante enviada pela minha amiga Claudinha Fernandes falando sobre o macarrão, a sua história, tipos e receitas variadas. E o post de hoje será sobre a história e curiosidades sobre o macarrão. Embora estamos no mês de novembro, mas comemora-se o Dia Mundial do Macarrão em outubro, mais precisamente no dia 25, isso devido a um congresso realizado em Roma no ano de 1995 que reuniu os principais fabricantes de macarrão do mundo. A partir de então, vários países comemoram esta data com o objetivo de difundir os benefícios do macarrão.

Você sabia???

- Pesquisadores encontram na China um tipo de massa com formato cilíndrico de 50 cm de comprimento, preparada a 4 mil anos, que seria um ancestral do espaguete. Embora exista esse indício, ainda há muita gente que duvida da origem chinesa.

- Estima-se que no século 9 os árabes tenham levado para a Itália uma massa feita de farinha e água e cortada em fios, que depois eram secos ao sol para conservar por longos períodos.

- Marco Polo (1254-1324), um ilustre desbravador veneziano que passou décadas viajando pelo Oriente, também levou um tipo de macarrão para a Itália e, para muitos, é o verdadeiro precursor do alimento na "bota". (Isso porque, geograficamente falando, a Itália tem o formato de uma bota, rs).

- No século 18 o espaguete já era tão popular na Europa que aristocratas ingleses viajavam até a Itália apenas para saboreá-lo em barracas no  meio da rua.

- O duque italiano Ippolito Cavalcanti é apontado como o criador da primeira receita de molho de tomate. Isso em 1839.

- Segundo alguns historiadores, foi após a criação do molho de tomates que os italianos passaram a comer massas utilizando uma espécie de garfo. Até então, a pasta era consumida com as mãos.

- O macarrão instantâneo, conhecido como lámen, foi criado no Japão, em 1958, por Momofuku Ando (1910-2007). O empresário resolveu criar o produto ao observar pessoas famintas em uma fila para pegar sopa. (O macarrão instantâneo chegou ao Brasil em 1965).

- Ando também criou, em 1971, o Cup Noodle, macarrão que é vendido dentro de um copo. Para prepará-lo, basta despejar água quente.

Fonte: http://www.trigoesaude.com.br/ (by Claudinha por e-mail)
Obrigada Claudinha, pela matéria. Sei que você é uma pessoa que busca informações e está sempre lembrando do blog. Agradeço de coração. Bjssss   =D




Outras curiosidades sobre o macarrão:

A palavra "Macarrão" vem do grego "Makària", que data há cerca de 25 séculos e significa caldo de carne enriquecido por pelotinhas de farinha de trigo e por cereais.

A palavra "pasta" (massa para os italianos e a mais utilizada em vários países para se referir ao macarrão) vem do grego "Pastillos". O termo é citado em seus textos pelo poeta Horácio, especialista em versos culinários.

Finalmente, os latinos da época de Cristo já se deliciavam com um prato batizado de "macco", um caldo de favas e massas de trigo e água. Seguramente, da reunião dessas influências fez com que, há cerca de mil anos, surgisse na Sicília o verbo "maccari", que significa esmagar ou achatar com muita força, que por sua vez vem do grego makar, que quer dizer sagrado. A palavra derivada, "macaronis", foi utilizada em 1279 em um inventário de um soldado genovês, Ponzio Bastione, que deixava para a família, uma "cesta de massas".

Apesar das confusões sobre a origem do macarrão, uma coisa é certa: a partir do Século XIII, os italianos foram os maiores difusores e consumidores do macarrão por todo o mundo. Tanto é que inventaram mais de 500 variedades de tipos e formatos. Nesta época os italianos incorporaram ao macarrão um ingrediente nobre: a farinha de grano duro, que permite o cozimento correto, além de propiciar a mastigabilidade ideal.

COMO O MACARRÃO CHEGOU AO BRASIL

No Brasil, a introdução do macarrão em nossos hábitos alimentares coube aos imigrantes italianos, principalmente na região Sul. O crescente interesse fez surgir pequenas fábricas de macarrão no país, tendo sempre como mão de obra, a família italiana. Sendo uma produção rudimentar, de baixo volume e bem caseira, até começar a surgir as primeiras indústrias de fabricação de massas alimentícias, possuindo nos dias atuais modernas máquinas de fabricação do macarrão.

"A paz está garantida quando não se está com fome". (Momofuku Ando - inventor do macarrão instantâneo)

Para saber mais acesse:
http://www.abima.com.br/
http://www.simabesp.or.br/

2 comentários:

  1. Oi Sileni, gosto muito dos seus posts, são sempre bem completos e cheios de ótimas informações!!!
    Bjs
    Ah, tô seguindo o seu blog agora com meu e-mail novo que é o mesmo do meu blog, agora ele já tá mais "bonitinho", entra lá pra vc ver: http://semficardefora.blogspot.com/
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Claudinha, obrigada pelo carinho! O seu blog tah mt legal e cheio de novidades, jah me tornei membro! =)
    Bjssss

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto