TORRESMO NA PANELA DE PRESSÃO


Olá amigos, bom dia!

Esses dias fui à casa da minha mãe e ela estava fervendo uns pedaços de torresmo para fritá-los depois. Foi então que sugeri a ela que fizesse na panela de pressão. E ela me perguntou: "Mas isso dá certo?" E eu: "Dá sim! Ele fica sequinho, crocante e o melhor de tudo é que não faz sujeira!" Ela, animada com a ideia, porém, um pouco incrédula, rs, me incumbiu dessa missão! Mas como ela já tinha colocado os pedaços de torresmo para ferver na água com vinagre (segundo ela este processo ajuda a retirar o excesso de gordura), fiquei na dúvida se daria certo ou não! Lá vai eu pesquisar no Google alguma coisa que falasse a respeito disso, mas não encontrei em nenhum site ou blog alguém que fervesse o torresmo antes de fazê-lo na panela de pressão! Resolvi arriscar, seja o que Deus quiser, pensei!

E nessa busca, encontrei o blog Na cozinha lá de casa da Fê Dayrell ensinando como se prepara este torresmo! Eu conheço o blog da Fê já há muito tempo e sei que ela prepara receitas maravilhosas, é um blog que eu confio e por isso resolvi seguir as dicas dela e... voilà! Deu super certo, mesmo fervendo o torresmo antes!

E receitas de blogueiro que dão certo ganham um lugar de destaque aqui! Por isso, neste mês de outubro, o blog Na cozinha lá de casa foi eleito o blog do mês aqui no Vivendo e Aprendendo!

Receita original AQUI.

Ingredientes:
  • 1 kg de torresmo de barriga picado em pedaços
  • Sal a gosto
  • 2 colheres (sopa) de óleo

Modo de preparo:
  1. Tempere o torresmo com sal e reserve.
  2. Numa panela de pressão, coloque o óleo, leve ao fogo médio, deixe esquentar, coloque o torresmo e vá mexendo até que desgrude da panela.
  3. Tampe a panela de pressão, mas atenção: retire a borracha da tampa antes de fechar a panela, a intenção não é pegar pressão! Deixe por aproximadamente 20 minutos, em fogo alto, durante este tempo mexa, sacudindo a panela, por várias vezes para não deixar queimar. Vai começar a estourar igual pipoca, quando parar de fazer barulho, está pronto, retire com uma escumadeira, escorra em papel absorvente e sirva com limão.

Dicas da Si:
- Como falei anteriormente, a minha mãe ferveu o torresmo antes com água e vinagre para retirar o excesso de gordura e somente depois é que temperei e coloquei na panela de pressão. Ficou sequinho e crocante.
- É imprescindível sacudir a panela, de vez em quando, durante os 20 minutos de preparo para que o torresmo não queime.
- Quando eu fiz aqui em casa, eu fiz em menor quantidade (+/- 600g de torresmo) e em menos de 15 minutos ficou pronto. E também coloquei menos óleo, apenas para untar a panela. Dependendo da quantidade de torresmo, fique atento no tempo e não se esqueça de sacudir a panela para não queimar.
- O que observei: fiz duas vezes este torresmo. Da primeira vez ele foi fervido antes do preparo e da segunda vez não foi fervido. Eu tive a impressão que o torresmo fervido ficou mais pururuca e sequinho do que aquele que não foi fervido. Fica aí a dica!

Este foi o torresmo que eu fiz na casa da minha mãe


Este foi o que eu fiz em casa. Além do sal coloquei também 1 colher (chá) de colorau, talvez por isso tenha alterado a textura, será?? Embora não tenha ficado tão pururuca como o primeiro, mas ficou sequinho e crocante. 



É um prato que não dá pra comer sempre, haja malhação depois, rs, mas se fizer me chama, tá?! =)

Obrigada querida Fê por partilhar esta receita deliciosa e que deu super certo! Espero que tenha gostado da indicação! A receita ficará exposta na lateral do blog até o próximo mês e o seu blog já está na lista para participar do sorteio que acontecerá em dezembro entre todos os participantes deste quadro. O ganhador receberá um brinde e o título de Blogueiro do Ano de 2015. Boa sorte!

Se você ainda não conhece o blog Na cozinha lá de casa da Fê Dayrell, faça uma visitinha agora mesmo, tenho certeza que você vai adorar!



Amigos, a partir desta semana marido está de férias e eu também, rs! Retorno no final de outubro com mais receitas e com as visitas ao blog de vocês que amo! Obrigada desde já por todo o carinho!



28 comentários:

  1. Humm deve ser uma verdadeira delicia..
    Pena não poder fazer,meu marido não pode comer nada gorduroso.
    Bjs Silene e uma ótima semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. neusaceciliam@hotmail.com8 de janeiro de 2017 às 11:20

      sou apaixonada por torresmos c feijão,arroz e farofa de couve mineira, aff troco qualquer prato sofisticado por esse ai. Vou fazer,sim, esse torresmo ta me chamando.Obrigada Amguinha

      Excluir
  3. que delicia de torresmo amiga querida bjokas

    ResponderExcluir
  4. Eu até gosta mas aqui só o Neno pode comer... beijos, tudo de bom,chica e linda semana!

    ResponderExcluir
  5. Olá Sileni!!!
    A minha mãe também me olha com desconfiança quando chego com idéias da Internet...kkkkkkkk
    As dicas da Fê são realmente maravilhosas, achei genial esse procedimento! Como passo longe da panela de pressão (tenho traumaaaa! rsrs), não tenho coragem de colocar essa em prática! rsrs
    Beijos mil e ótima semana pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Panela de pressão só no nome, amiga! Como a borracha da tampa é retirada, não pega pressão, pode fazer sem medo! =)
      Bjão!

      Excluir
  6. Oi Si!
    Não tem jeito amiga, todo FDS eu prometo que na 2ª entro na linha com uma reeducação alimentar, aí chega a tal 2ª feira, eu vejo uma receita dessa e pronto, a promessa fica p/próxima semana kkkkk
    Vou experimentar fervendo antes, essa dica eu não conhecia.
    Bjsss amiga e um ótimo descanso p/vcs

    ResponderExcluir
  7. Parece óptimo!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  8. Sou sincera, não gosto mesmo de torresmos, é daquelas coisas que não me dizem mesmo nada, mas confesso que gostei da técnica que utilizaste, não conhecia e sem dúvida que é mais "limpo"! ;)
    Beijinhos doces.

    ResponderExcluir
  9. Humm deve ser uma verdadeira delicia..
    Pena não poder fazer,meu marido não pode comer nada gorduroso.
    Bjs Silene e uma ótima semana.
    Carmen Lúcia.

    Toyota Redesign

    ResponderExcluir
  10. Oi Silene,
    Hummm! Torresminho gostoso e crocante deve ficar este aí. Aqui quase não fazemos porque espirra muito, mas desta forma dá. Ótima dica.

    Bjs

    Tânia Camargo

    ResponderExcluir
  11. Olá, querida amiga Si
    Sensacional!
    Vou experimentar pois ainda to podendo...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  12. Eita que Minas invadiu a pagina.
    Estes são constantes na culinaria de minha terra. Muito bom Sileni e assim na panela de pressão facilita muito. Creio que o colorau pode interferir.
    Faço na maneira tradicional mas com o couro nem sempre fica bom, mas lá em Minas meu povo faz e fica, alguns usam um pouco de bicarbonato depois de temperado.
    Gostei.
    Meu abraço e beijo de paz amiga e desde ja um bom e belo fim de semana.
    Não tenho lhe visto nas BCs.

    ResponderExcluir
  13. Estou fazendo agora mesmo dessa forma. Adoro torresmo. Como com café logo cedo, mas a sujeira no preparo sempre me incomodou. Como sigo uma alimentação natural, não tenho medo da gordura natural dos alimentos, e dessa forma perco peso a cada semana. Troquei o óleo pela banha pois não uso óleo vegetal.

    ResponderExcluir
  14. Fiz hoje no almoço, ficou perfeito, parabéns e grato pelas dicas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Walter, que bom que deu certo e que vc gostou, fico feliz! Eu que agradeço pela visita e comentário! Obrigada, volte sempre! =)

      Excluir
  15. Não gostei de não poder copiar a receita. Que pena. Vou procurar em outro lugar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silas, não é por falta de copiar que você vai deixar de fazer a receita! Você pode acompanhá-la pelo seu computador, laptop, tablet, celular... Hoje em dia o copiar-colar tá caindo de moda, não é mesmo?! Mas se mesmo assim você prefere este recurso, basta clicar no ícone da impressora que tem logo abaixo de cada postagem ou usar o "copiar-colar" do seu teclado, ok?!
      E fique à vontade para procurar aonde você quiser! Somos bem livres para fazermos o que bem entendermos! ;)

      Excluir
  16. Fiz para beliscarmos antes do almoço de hoje!!! delícia!! Não fervi antes, mas ficou bem crocante, pururuca mesmo!!! Muito grata pelas dicas!! Ah, coloquei o sal depois, fiquei com receio de "criar" água"! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  17. mais ao fritar o torresmo ele estoura,o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça na panela de pressão como ensino neste post, fica sequinho, crocante e o melhor de tudo que não faz sujeira!! 😉
      Obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir
  18. Amei essa receita amanha irei fazer pra toma com umas cervejas bjs

    ResponderExcluir
  19. AMEI, VOU FAZER AGORA DEPOIS FALO COMO FICOU. BJOS

    ResponderExcluir
  20. Muita gente tem medo de comer pururuca por causa da gordura e pra mim foi a melhor coisa que aprendi pois a banha de porco não sendo em excesso é muito saudável alias quase não utilizo mais o óleo de soja uso apenas em salada e esta receita de pururuca dispensa comentário ....bom demais

    ResponderExcluir
  21. Muito bom esse torresmo. Adorei parabens!

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto