Olá amigos, bom dia!
Esses dias fui à casa da minha mãe e ela estava fervendo uns pedaços de torresmo para fritá-los depois. Foi então que sugeri a ela que fizesse na panela de pressão. E ela me perguntou: "Mas isso dá certo?" E eu: "Dá sim! Ele fica sequinho, crocante e o melhor de tudo é que não faz sujeira!" Ela, animada com a ideia, porém, um pouco incrédula, rs, me incumbiu dessa missão! Mas como ela já tinha colocado os pedaços de torresmo para ferver na água com vinagre (segundo ela este processo ajuda a retirar o excesso de gordura), fiquei na dúvida se daria certo ou não! Lá vai eu pesquisar no Google alguma coisa que falasse a respeito disso, mas não encontrei em nenhum site ou blog alguém que fervesse o torresmo antes de fazê-lo na panela de pressão! Resolvi arriscar, seja o que Deus quiser, pensei!
E nessa busca, encontrei o blog Na cozinha lá de casa da Fê Dayrell ensinando como se prepara este torresmo! Eu conheço o blog da Fê já há muito tempo e sei que ela prepara receitas maravilhosas, é um blog que eu confio e por isso resolvi seguir as dicas dela e... voilà! Deu super certo, mesmo fervendo o torresmo antes!
E receitas de blogueiro que dão certo ganham um lugar de destaque aqui! Por isso, neste mês de outubro, o blog Na cozinha lá de casa foi eleito o blog do mês aqui no Vivendo e Aprendendo!
Receita original AQUI.
Ingredientes:
- 1 kg de torresmo de barriga picado em pedaços
- Sal a gosto
- 2 colheres (sopa) de óleo
Modo de preparo:
- Tempere o torresmo com sal e reserve.
- Numa panela de pressão, coloque o óleo, leve ao fogo médio, deixe esquentar, coloque o torresmo e vá mexendo até que desgrude da panela.
- Tampe a panela de pressão, mas atenção: retire a borracha da tampa antes de fechar a panela, a intenção não é pegar pressão! Deixe por aproximadamente 20 minutos, em fogo alto, durante este tempo mexa, sacudindo a panela, por várias vezes para não deixar queimar. Vai começar a estourar igual pipoca, quando parar de fazer barulho, está pronto, retire com uma escumadeira, escorra em papel absorvente e sirva com limão.
Dicas da Si:
- Como falei anteriormente, a minha mãe ferveu o torresmo antes com água e vinagre para retirar o excesso de gordura e somente depois é que temperei e coloquei na panela de pressão. Ficou sequinho e crocante.
- É imprescindível sacudir a panela, de vez em quando, durante os 20 minutos de preparo para que o torresmo não queime.
- Quando eu fiz aqui em casa, eu fiz em menor quantidade (+/- 600g de torresmo) e em menos de 15 minutos ficou pronto. E também coloquei menos óleo, apenas para untar a panela. Dependendo da quantidade de torresmo, fique atento no tempo e não se esqueça de sacudir a panela para não queimar.
- O que observei: fiz duas vezes este torresmo. Da primeira vez ele foi fervido antes do preparo e da segunda vez não foi fervido. Eu tive a impressão que o torresmo fervido ficou mais pururuca e sequinho do que aquele que não foi fervido. Fica aí a dica!
Este foi o torresmo que eu fiz na casa da minha mãe
Este foi o que eu fiz em casa. Além do sal coloquei também 1 colher (chá) de colorau, talvez por isso tenha alterado a textura, será?? Embora não tenha ficado tão pururuca como o primeiro, mas ficou sequinho e crocante.
É um prato que não dá pra comer sempre, haja malhação depois, rs, mas se fizer me chama, tá?! =)
Obrigada querida Fê por partilhar esta receita deliciosa e que deu super certo! Espero que tenha gostado da indicação! A receita ficará exposta na lateral do blog até o próximo mês e o seu blog já está na lista para participar do sorteio que acontecerá em dezembro entre todos os participantes deste quadro. O ganhador receberá um brinde e o título de Blogueiro do Ano de 2015. Boa sorte!
Se você ainda não conhece o blog Na cozinha lá de casa da Fê Dayrell, faça uma visitinha agora mesmo, tenho certeza que você vai adorar!
Amigos, a partir desta semana marido está de férias e eu também, rs! Retorno no final de outubro com mais receitas e com as visitas ao blog de vocês que amo! Obrigada desde já por todo o carinho!
Humm deve ser uma verdadeira delicia..
ResponderExcluirPena não poder fazer,meu marido não pode comer nada gorduroso.
Bjs Silene e uma ótima semana.
Carmen Lúcia.
adoro assim essas coisas mas nunca fiz em casa.
ResponderExcluirO Cantinho dos Gulosos
sou apaixonada por torresmos c feijão,arroz e farofa de couve mineira, aff troco qualquer prato sofisticado por esse ai. Vou fazer,sim, esse torresmo ta me chamando.Obrigada Amguinha
Excluirque delicia de torresmo amiga querida bjokas
ResponderExcluirEu até gosta mas aqui só o Neno pode comer... beijos, tudo de bom,chica e linda semana!
ResponderExcluirOlá Sileni!!!
ResponderExcluirA minha mãe também me olha com desconfiança quando chego com idéias da Internet...kkkkkkkk
As dicas da Fê são realmente maravilhosas, achei genial esse procedimento! Como passo longe da panela de pressão (tenho traumaaaa! rsrs), não tenho coragem de colocar essa em prática! rsrs
Beijos mil e ótima semana pra ti! =)
www.deliciasdavodeo.com.br
Panela de pressão só no nome, amiga! Como a borracha da tampa é retirada, não pega pressão, pode fazer sem medo! =)
ExcluirBjão!
Oi Si!
ResponderExcluirNão tem jeito amiga, todo FDS eu prometo que na 2ª entro na linha com uma reeducação alimentar, aí chega a tal 2ª feira, eu vejo uma receita dessa e pronto, a promessa fica p/próxima semana kkkkk
Vou experimentar fervendo antes, essa dica eu não conhecia.
Bjsss amiga e um ótimo descanso p/vcs
Parece óptimo!
ResponderExcluirBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Sou sincera, não gosto mesmo de torresmos, é daquelas coisas que não me dizem mesmo nada, mas confesso que gostei da técnica que utilizaste, não conhecia e sem dúvida que é mais "limpo"! ;)
ResponderExcluirBeijinhos doces.
Humm deve ser uma verdadeira delicia..
ResponderExcluirPena não poder fazer,meu marido não pode comer nada gorduroso.
Bjs Silene e uma ótima semana.
Carmen Lúcia.
Toyota Redesign
Oi Silene,
ResponderExcluirHummm! Torresminho gostoso e crocante deve ficar este aí. Aqui quase não fazemos porque espirra muito, mas desta forma dá. Ótima dica.
Bjs
Tânia Camargo
Olá, querida amiga Si
ResponderExcluirSensacional!
Vou experimentar pois ainda to podendo...
Bjm fraterno
Eita que Minas invadiu a pagina.
ResponderExcluirEstes são constantes na culinaria de minha terra. Muito bom Sileni e assim na panela de pressão facilita muito. Creio que o colorau pode interferir.
Faço na maneira tradicional mas com o couro nem sempre fica bom, mas lá em Minas meu povo faz e fica, alguns usam um pouco de bicarbonato depois de temperado.
Gostei.
Meu abraço e beijo de paz amiga e desde ja um bom e belo fim de semana.
Não tenho lhe visto nas BCs.
ADORAMOS, deu muito certo!!!
ResponderExcluirEstou fazendo agora mesmo dessa forma. Adoro torresmo. Como com café logo cedo, mas a sujeira no preparo sempre me incomodou. Como sigo uma alimentação natural, não tenho medo da gordura natural dos alimentos, e dessa forma perco peso a cada semana. Troquei o óleo pela banha pois não uso óleo vegetal.
ResponderExcluirFiz hoje no almoço, ficou perfeito, parabéns e grato pelas dicas!!!
ResponderExcluirOlá Walter, que bom que deu certo e que vc gostou, fico feliz! Eu que agradeço pela visita e comentário! Obrigada, volte sempre! =)
ExcluirNão gostei de não poder copiar a receita. Que pena. Vou procurar em outro lugar...
ResponderExcluirOlá Silas, não é por falta de copiar que você vai deixar de fazer a receita! Você pode acompanhá-la pelo seu computador, laptop, tablet, celular... Hoje em dia o copiar-colar tá caindo de moda, não é mesmo?! Mas se mesmo assim você prefere este recurso, basta clicar no ícone da impressora que tem logo abaixo de cada postagem ou usar o "copiar-colar" do seu teclado, ok?!
ExcluirE fique à vontade para procurar aonde você quiser! Somos bem livres para fazermos o que bem entendermos! ;)
Vou fazer hj
ResponderExcluirFiz para beliscarmos antes do almoço de hoje!!! delícia!! Não fervi antes, mas ficou bem crocante, pururuca mesmo!!! Muito grata pelas dicas!! Ah, coloquei o sal depois, fiquei com receio de "criar" água"! Beijos!!!
ResponderExcluirmais ao fritar o torresmo ele estoura,o que fazer?
ResponderExcluirFaça na panela de pressão como ensino neste post, fica sequinho, crocante e o melhor de tudo que não faz sujeira!! 😉
ExcluirObrigada pela visita e volte sempre!
Amei essa receita amanha irei fazer pra toma com umas cervejas bjs
ResponderExcluirAMEI, VOU FAZER AGORA DEPOIS FALO COMO FICOU. BJOS
ResponderExcluirMuita gente tem medo de comer pururuca por causa da gordura e pra mim foi a melhor coisa que aprendi pois a banha de porco não sendo em excesso é muito saudável alias quase não utilizo mais o óleo de soja uso apenas em salada e esta receita de pururuca dispensa comentário ....bom demais
ResponderExcluirMuito bom esse torresmo. Adorei parabens!
ResponderExcluir