BOLO DE CENOURA COM COCO E COBERTURA DE CHOCOLATE (SEM LACTOSE)



Olá meus amigos, bom dia! 🌹🍰

Eu sempre gostei de bolo de cenoura com cobertura de chocolate, mas com tanta variedade de bolo que eu poderia e podia comer, este bolo sempre acabava como segunda e até terceira opção! Mas depois que passei a ter intolerância a lactose o leque de possibilidades de preparar novas receitas de bolo se fechou um pouco e o bolo de cenoura passou a ser a minha primeira opção. Tive que fazer algumas adaptações na cobertura para ficar livre de leite e experimentei colocar leite de coco na massa, resultado? Um bolo muito fofinho, delicioso e de comer rezando! E tenho mesmo que agradecer muito a Deus por eu estar me reencontrando na cozinha. A cada dia é uma nova descoberta, um novo paladar... e mais uma vez, estou sentindo na pele e fazendo jus ao que sempre digo: Vivendo e Aprendendo!!

Atenção alérgicos e intolerantes: Esta receita não contém leite de origem animal, porém a cobertura "pode conter leite" devido ao chocolate (ver item 4 do "Dicas da Si" logo abaixo da receita). Contém ovos e glúten.

Esta receita foi uma adaptação que fiz desta receita aqui.

Ingredientes:
Massa:
  • 2 cenouras médias
  • 3 ovos
  • 100ml de óleo
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar demerara
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1/2 xícara (chá) de leite de coco
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
Cobertura:
  • 50g de chocolate em barra (85% cacau) picado
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó (100% cacau)
  • 1 colher (sopa) de creme vegetal
  • 3 colheres (sopa) de açúcar demerara
  • 1/2 xícara (chá) de leite de coco
Modo de preparo:
  1. Bata no liquidificador o óleo, a cenoura, os ovos, o açúcar e o leite de coco.
  2. Transfira a mistura para uma tigela e acrescente, aos poucos, a farinha de trigo e mexa a cada adição, por último, coloque o fermento em pó e misture delicadamente apenas para se agregar.
  3. Asse em forma untada e enfarinhada em forno preaquecido a 180ºC por 30 minutos ou faça o teste do palito, espete o mesmo no centro do bolo, se sair seco já está pronto.
  4. Depois de pronto jogue por cima a cobertura de chocolate e espalhe por todo o bolo.
  5. Cobertura: Coloque todos os ingredientes numa panela com exceção do chocolate em barra picado e mexa para se agregarem. Leve ao fogo baixo, quando levantar fervura, acrescente o chocolate picado e mexa até que ele derreta por completo. Utilize ainda quente.
Dicas da Si:
  1. Eu não gosto de nada muito doce, por isso, a quantidade de açúcar que usei foi o suficiente para agradar o meu paladar, mesmo porque já tem a cobertura que também leva açúcar, mas se preferir um bolo mais doce coloque mais açúcar.
  2. Você poderá untar a forma com óleo ou creme vegetal.
  3. Na hora de fazer a cobertura, muito cuidado para não queimar o chocolate em barra picado. Para evitar que isso aconteça, levante a panela do fogo para que não fique em contato direto com a chama, o calor do fogo já vai ser o suficiente para derreter o chocolate. Caso a cobertura fique muito espessa acrescente mais leite de coco.
  4. Tanto o chocolate em barra quanto o chocolate em pó não contém leite na sua composição. Porém, fique atento a descrição "PODE CONTER LEITE", pois o maquinário usado na fabricação desses produtos sem leite é o mesmo usado na fabricação de outros produtos que contém leite, este processo é conhecido como "contaminação cruzada". No meu caso que sou intolerante à lactose, este processo não me afeta, mas se você for alérgico a leite evite os produtos com esta descrição. Na hora da compra, leia sempre o rótulo!!!



Beijos e até a próxima! 💋


6 comentários:

  1. Hum...parece estar delicioso. Vou anotar pra poder fazer em breve. Marido e filhote estão com restrição de açúcar, então eu tenho que policiar nas minhas "formiguises",kkkk.
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  2. Que coisa boa.Adoro esse bolo e acho que a falta do leite não deve ter afetado o sabor e textura! bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. Oi Si querida, bt!
    A aparência ficou maravilhosa e com certeza o leite de coco deu um sabor especial ao bolo.
    Amei a receita!
    Bjsss amiga

    ResponderExcluir
  4. Hello, minha querida amiga!
    Você está tirando de letra, essa cobertura fica melhor ainda com o leite de coco.
    Deus é maravilhoso, Ele nunca nos deixa na mão e nos capacita sempre!
    Lindas e tentadoras suas fotos!

    Boa noite, fique na paz de Jesus!
    Bjos no seu ♥

    ResponderExcluir
  5. Muito boa mais esta partilha, que pode ajudar muita gente, que convive com esta intolerância.
    Sucessos sempre Sileni e força no querer. Deus te cuida.
    Abraços

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto