Procurando algo? Digite aqui!

Carregando...

DICAS DE COMO ORGANIZAR UMA FESTA INFANTIL


Para quem não quer ter trabalho com nada, o ideal seria contratar um buffet para organizar a sua festa. Hoje em dia temos muitas opções de bufetts, mas fique atenta, tudo o que for combinado deverá ser por escrito através de contrato e o mesmo deverá ser cumprido. Faça sempre uma degustação antes para se certificar da qualidade dos alimentos a serem servidos e peça sempre referências, eliminando assim quaisquer dúvidas.
Mas, para quem gosta de receber os amigos em casa, assim como eu, saiba que não é uma tarefa muito fácil, pois devemos estar atenta a tudo, nos mínimos detalhes. A vantagem da festa em casa é que você poderá fazer exatamente tudo do seu gosto e caso pretenda não fazer nenhuma "mega festa", o custo será menor e o horário de festa em casa é mais flexível, não tendo que cumprir horário quando a festa ocorre no condomínio ou num salão. E o melhor de tudo são os elogios que serão todos pra você! Anote aí estas dicas indispensáveis:

1- PLANEJANDO A FESTA:
O primeiro passo é planejar a festa. Quando a criança tem de 1 a 2 anos, normalmente os pais, em especial a mãe é quem decide o tema da festa. Mas a partir dos 3 anos de idade a criança já opta por qual tipo de festa deseja para o seu aniversário. Neste caso, sente com o seu filho (a) e descubra que tipo de festa ele gostaria. Caso não seja possível atendê-lo, faça algumas adaptações em cima do que ele deseja. O importante é que tudo se enquadre dentro do seu orçamento.

2-  A LISTA DOS CONVIDADOS:
Leve sempre em consideração a possibilidade de irmãos, babás ou pais que poderão ir à festa e tenha sempre em mente que sua lista poderá aumentar até o dia da festa. Considere também que aproximadamente 15% dos convidados poderão não comparecer.

3- DEFININDO A DATA E O HORÁRIO:
Festa no final de semana geralmente tem um maior número de convidados, pois quando a criança convidada tem irmãos, os mesmos provavelmente irão já que o pai ou a mãe ou ambos irão levar seus filhos.

Festa durante a semana o número de pessoas tende a ser menor, pois geralmente os pais trabalham e não comparecem, há casos em que uma só mãe dê carona para 2 ou 3 amiguinhos e pode ser também que os irmãos tenham compromissos e muitos pais acabam não indo.

4- ESCOLHENDO O TEMA DA FESTA:
O tema deve estar relacionado com a idade do aniversariante. Além disso, é necessário verificar se o personagem escolhido está disponível, pois às vezes, trata-se de um tema novo que ainda não oferece opções no mercado.

5- PLANEJANDO O CARDÁPIO:
A alimentação deve ser definida de acordo com o horário da festa. Deve-se considerar que a quantidade irá variar de acordo com o horário e o público previsto.
Se a festa ocorrer no horário do almoço ou jantar, você poderá servir salgadinhos variados, porém em quantidades maiores que o normal. Outra opção seria servir uma massa com opção de molho ou duas massas com um molho diferente para cada uma, uma salada simples e também salgadinhos no decorrer da festa. Mas por se tratar de festa de criança, que normalmente torce o narizinho quando vê algum verde na comida, o melhor mesmo é servir salgadinhos.
Se a festa ocorrer à tarde, ofereça salgadinhos variados. 
Mas, independente do horário da festa, além de salgadinhos você poderá oferecer também pipoca, mini-pizza, mini-hamburguer, cachorro-quente etc.
Outra idéia legal e que as crianças curtem bastante é você montar uma mesa de guloseimas do tipo: balas, pirulitos, m&m's, pães de mel, bombons, chocolates, marshmellows, balas de goma... aí é só usar a sua criatividade e imaginação.
Modelo de mesa de guloseimas (foto da internet)

Confira mais fotos de mesa de guloseimas nos posts "FESTA INFANTIL" e DICAS DE FESTA INFANTIL.

6- CALCULANDO A QUANTIDADE:
Se a festa acontecer durante a semana, provavelmente o número de adultos será menor.
Já no final de semana, deverão comparecer um maior número de adultos.

Festa à tarde:

CRIANÇAS:
5 salgados
2 doces
4 copos pequenos de refrigerante

ADULTOS:
6 a 8 salgados
3 doces
5 copos pequenos de refrigerante

Festa em horário de refeição com refeição:

CRIANÇAS:
1 prato de massa ou outro
3 salgados
2 doces
4 copos pequenos de refrigerante

ADULTOS:
1,5 pratos de massa ou outro
6 salgados
3 doces
5 copos pequenos de refrigerante

Festa em horário de refeição sem refeição:

CRIANÇAS:
7 salgados
4 doces
4 copos pequenos de refrigerante

ADULTOS:
10 salgados
6 doces
5 copos pequenos de refrigerante

Quantidade de tipos de salgados: 4 a 6
Quantidade de tipos de doces: 3 a 4
Quantidade de tipos de bebidas: 3 (2 refrigerantes e água)

ATENÇÃO: A quantidade de salgadinhos acima calculada são para salgadinhos do tamanho normal de festa e não aqueles servidos em coquetéis que são menores, mini-salgados. Se for servir mini-salgadinhos deve-se aumentar a quantidade. Por exemplo, se for servir somente coquetel, a média é de 15 a 18 salgadinhos por pessoa.
Normalmente, bebidas alcóolicas não são servidas em festa infantil, mas caso você queira servir cerveja para os adultos, a quantidade é de 3 copos (200 ml) por pessoa.

O Bolo
O bolo é o item de destaque da festa. Além de gostoso, deve ser bonito e/ou criativo. O consumo do bolo é em média 100 gramas por convidado.

Os Descartáveis:
Copos:
3 copos por pessoa ou para cada 2 litros de refrigerante tenha 12 copinhos de 200 ml.
Compre 20% a mais do número de pessoas que comparecerão.
 
Guardanapos:
5 a 10 guardanapos de papel (grande) por pessoa ou 10 a 15 guardanapos de papel (pequeno) por pessoa ou ainda para 500 salgadinhos use 10 pacotes de 50 unidades.
 
Pratos e Talheres:
20% a mais do número de pessoas que comparecerão, para cada momento: entrada, refeição e sobremesas.
 
7- ANIMAÇÃO E DIVERSÃO:
A diversão vai de acordo com a idade do aniversariante e também com a média das idades dos convidados. Sendo assim, anime a festa com CDs e se tiver espaço na sua casa contrate palhaços, show de mágicas e/ou uma equipe de recreação que farão brincadeiras e jogos com os convidados. Você poderá ainda, dependendo do espaço, colocar brinquedos como pula-pula, cama elástica, piscina de bolinhas etc. E se quiser e puder gastar mais um pouquinho poderá colocar um telão com apresentação de clips ou sessão de fotos do aniversariante.
 
8- PLANEJANDO O ROTEIRO DA FESTA:
Ninguém chega no horário marcado. Inicie a festa com as brincadeiras, em seguida o show de mágicas, se houver, depois os parabéns e por fim a entrega das lembrancinhas que poderão ser sacolinhas surpresa para as crianças. A entrega das lembrancinhas é uma forma de agradecimento pela presença.

Outra dica que você não pode esquecer:
- Uma festa infantil tem em média a duração de 3 a 4 horas, portanto fique atenta quanto ao tempo de duração da festa! Em uma festa animada que dura mais de cinco horas, espera-se que as pessoas comam e bebam muito mais!
- No verão o consumo de bebidas é maior.

Espero que eu tenha ajudado você de alguma forma, qualquer dúvida ou dica deixe o seu comentário.

Beijos,

*******************

POST ATUALIZADO EM 13/04/2011

Coloco aqui pra vocês mais uma dica bem criativa para alegrar a criançada.

PICLES COLORIDO DE BALAS

Ingredientes
Balas de goma coloridas, de formatos diferentes
Marshmallow
Palitos
Modo de Preparo
Alterne nos palitos as balas coloridas e o marshmallow.

Dicas da Si:
- Anexa os palitos com as balas coloridas e o marshmallow em isopor que pode ser comprado em papelarias ou lojas próprias para festa infantil e vem em placas, blocos ou no formato de bola e tem também as maquetes de isopor para bolo falso (escreva "maquete de isopor para bolo falso" no google-imagens para você ver alguns modelos), outra dica é encapar o isopor de acordo com o tema da festa do seu filho. Quer economizar? Compre um repolho, encape com papel alumínio e coloque os espetinhos nele.

imagem: google


Esta dica de Picles Colorido de Bala é da Sueli Rutkowski do programa da Eliana do SBT.

39 comentários:

  1. Adorei as dicas me ajudaran muito..
    valeu mesmo. bju

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas muito boas e esclarecedoras. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito, bastante esclarecedoras. Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. amei as dicas muito obrigada

    ResponderExcluir
  6. Gostei, muito bom. obrigada!

    ResponderExcluir
  7. quanto as lembrancinhas, elas podem ficar dispostas em uma mesa? e caso as crianças queiram mexer antes? como se portar p entregá-las somente no final?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo,
      Normalmente, as lembrancinhas funcionam como um item "surpresa" para os convidados, por isso o interessante é não deixá-las à vista de todos, mas depende do dono da festa, se ele quiser dispo-las numa mesa nada impede, qto ao fato das crianças mexerem, vai depender do local, se for um salão de festa que tenha palhaços e brincadeiras acho difícil a criança ficar mexendo nas lembrancinhas, já se for em casa coloque num lugar de difícil acesso das crianças, dentro de uma caixa decorada, por exemplo, ao lado da mesa dos presentes, na pior das hipóteses deixe alguém da família ou um amigo "de olho" na mesa das lembrancinhas para que as crianças não mexam.
      Espero que tenha ajudado!
      Obrigada pela visita e volte sempre! :))
      Bjsss

      Excluir
    2. Vou tentar seguir tuas dicas, além de legais parecem ajudar bastante. Bjo, valeu!!

      Excluir
    3. Eu que agradeço pelo seu comentário e visita!
      Obrigada!
      Bjsss e volte sempre! :))

      Excluir
  8. ajudou-me maaaas á outras MUITOOOOOO melhores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajudou, não ajudou??? Então, cumpri com o meu objetivo, pois a intenção deste blog é esta mesma, de AJUDAR e não de ser o melhor!!!
      Obrigada pela visita! :))

      Excluir
  9. adorei suas dicas me ajudaram muito,bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra, fico feliz que este post tenha te ajudado!
      Obrigada pela visita e volte sempre! :))
      Bjssss

      Excluir
  10. valeu as dica.s um fator que interfere muito é o tempo para preparar . como brasileiro deixa tudo para ultima hora!!!! so corre corre!!!! valeu mesmo abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, é verdade Lucimar! Mas para uma festa ser bem feita é necessário que seja programada e planejada com antecedência!
      Obrigada pela visita e volte sempre! :))
      Bjsss

      Excluir
  11. oi,adorei as dicas,irão me ajudar muito...bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valdinéia, obrigada pelo seu comentário e pela sua visita!
      Bjsss e volte sempre! :))

      Excluir
  12. Valiosas foram as suas dicas,pois eu já estava a beira de um colapso e vc me deu um norte.
    um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, fico feliz em poder ajudar! Muito obrigada pelo seu comentário e pela visita!
      Bjsss, volte sempre! :))

      Excluir
  13. sem palavras para agradecer tudo bem feito e o pricipal que percebi o carinho com que fez cada detalhe !!! vou visitar muitas outras vezes
    grande abraço !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, faço com carinho pra tds vcs e fico feliz qdo deixam comentários dizendo que o post ajudou, pois a intenção é esta msm de ajudar a quem precisa!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)
      Bjs

      Excluir
  14. Achei dicas muito valiosas! Sempre organizo as festas de casa e aqui tem dicas que podem deixar minhas festas muito mais legais!

    ResponderExcluir
  15. Dicas muito legais! Minhas frstas ficarão mais legais com suas dicas. Parabens pelo trabalho

    ResponderExcluir
  16. Achei dicas muito valiosas! Sempre organizo as festas de casa e aqui tem dicas que podem deixar minhas festas muito mais legais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Mirian! =)
      Obrigada pela visita, pelo seu comentário e volte sempre!
      Bjs

      Excluir
  17. como servir as gulosemas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, as guloseimas podem ser servidas em potinhos de sobremesas ou de sorvete descartáveis que são vendidos em lojas especializadas para festas, às vezes acham-se em supermercados também!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  18. AMEEEEEEEEEEI !foi muito utilobrigada (principalmente na mesa de doces)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Eu que agradeço pela sua visita e comentário!
      Bjs e volte sempre!

      Excluir
  19. olá!!! Queria tirar uma dúvida, a festa de 1 ano do meu bebe sera servidos salgadinhos, mas a minha dúvida é se devo fazer como buffet cada um serve seu prato, ou se devo colocar os pratos servidos na mesas???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Taís, no caso de servir salgadinhos eu não acho legal o sistema de self-service, não! O salgadinho é gostoso servir quentinho, o ideal é ir fritando e servindo. Pra vc colocá-los numa mesa tipo self-service, isso deve ser feito antes e até a hora que os convidados forem se servir os salgadinhos já vão estar frios, a menos que sejam colocados em estufas, mas esteticamente, na minha opinião, não fica legal numa festa ainda mais de criança. Normalmente, os salgadinhos são fritos na hora, colocados em pratinhos e distribuídos nas mesas, conforme os convidados forem comendo vai repondo. Se vc gosta do sistema de buffet, recomendo que faça uma mesa de frios, fica bem bonito, chama a atenção dos convidados, eles mesmos se servem à vontade e depois sirva os salgadinhos na mesa. Além de tudo, no sistema self-service para salgadinhos corre-se o risco de haver desperdício, pois tem gente que pega mais do que consegue comer, essa é a verdade! rs. E com isso uns convidados comem demais outros de menos. Contudo, fica a critério do dono da festa, se quiser servir os salgadinhos no estilo self-service nada impede, mas tudo deve ser muito bem organizado pra que não haja tumultuo.
      Espero ter ajudado!
      Bjs, obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  20. adorei as dicas vão me ajudar muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Daiane! Eu que agradeço pelo sua visita e comentário! ♥

      Excluir
  21. adorei suas dicas vou fazer uma festa com 140 convidados irei realizar a festa na hora do almoço estou com duvidas na quantidade de comes e bebe, vai ter salgado churrasco e cerveja e refri me ajude o aniver é dia 23 desse mês.quanto de doce e bolo devo encomendar e quero servir sorvete também.

    ResponderExcluir
  22. adorei suas dicas vou fazer uma festa com 140 convidados irei realizar a festa na hora do almoço estou com duvidas na quantidade de comes e bebe, vai ter salgado churrasco e cerveja e refri me ajude o aniver é dia 23 desse mês.quanto de doce e bolo devo encomendar e quero servir sorvete também.

    ResponderExcluir
  23. ola adorei suas dicas preciso de ajuda sobre a quantidade de coisas que devo comprar vou fazer a festa da minha filha de 6 anos convidei 140 convidados sendo 60 crianças quero fazer churrasco e salgado a festa sera na hora do almoço 13hs quero que me ajude quanto de bolo, de docinho e quero servir bolo com sorvete e erei comprar cerveja e refri vc pode me ajudar a festa é dia 23,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Micheli, no item 6 deste post "Calculando a quantidade", tem as referências para vc ter uma base da quantidade a ser servida numa festa com refeição, no caso do churrasco que vc vai servir. Por exemplo, a média são 3 salgados por criança, se serão 60 crianças, então serão 180 salgados, 6 salgados por adulto, se serão 80 adultos, então serão 480 salgados, somando tudo crianças e adultos, a média será de 660 salgados. O bolo calcula-se a média de 100 a 150g por pessoa, no seu caso será um bolo de 14 a 20kg, ou seja, uma média de 3 a 4 receitas de bolo feito numa forma retangular de 35 x 25cm, já o sorvete é uma bola ou 150g por pessoa, para 140 convidados serão 20kg de sorvete, ou seja, 20 potes de sorvete de 1kg. Para saber dicas sobre churrasco, é só pesquisar neste link http://www.viveraprendendo.com/2010/06/preparando-o-churrasco-dicas.html
      Espero ter ajudado!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir

Querido amigo e visitante,
Seja muito bem-vindo!!!
O seu comentário é de grande valia para o Vivendo e Aprendendo, por isso, peço a gentileza de deixar seu nome e um contato como e-mail, blog ou site para que eu possa agradecer e retribuir a sua visita.
Muito obrigada e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVENDO E APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto