PREPARANDO O CHURRASCO - DICAS

Pensou em reunir a família ou os amigos, pensou em churrasco! É mais prático, faz menos sujeira e você não tem que ficar o tempo todo no cozinha. E não se espante se alguém ligar pra você te convidando pra um churrasco com a condição de você levar o "kit churrasco" - 1 kg de carne, bebida na quantidade que você costuma tomar e às vezes lhe pedem até uma sobremesa. Hoje em dia ninguém está pagando mais nada pra ninguém, a moda agora é essa, até festa de aniversário está sendo assim. Esses dias mesmo fui a uma festa de aniversário e fiquei incumbida de levar o salgado. O bom é a variedade de coisas que tem pra comer, mas pra quem faz dieta não aconselho participar de festas assim, por outro lado, é ruim porque sobra tanta coisa que acaba levando as pessoas ao desperdício. Mas voltando ao assunto do churrasco que é o foco, sempre vem as dúvidas na hora de prepará-lo como por exemplo: o que servir e principalmente a quantidade de carne que devemos comprar. As dicas a seguir são ótimas e a sua única preocupação é se divertir a valer! =D

A quantidade de carne calcula-se da seguinte maneira:
- 400 g de carne por pessoa no caso de adulto e 300 g de carne se for criança. Para esta quantidade está incluída a linguiça e outro tipo de carne como a costela, por exemplo. Calcula-se assim: 100g de linguiça, 200g de costela (seria 100g, mas considerando o osso, dobra-se a quantidade) e 200g de carne como picanha, por exemplo.
- Lembrando que além da carne, serão servidos os acompanhamentos e apertitivos, portanto, a quantidade sugerida é para não faltar, pois em churrasco sobrar pode, faltar jamais!

- Os tipos de carne bovina mais utilizados em churrasco são: picanha, maminha, fraldinha, costela, cupim, alcatra e contra-filé. Independente da carne, o melhor tempero é o sal grosso. Porém, há quem diga para temperar algumas carnes, mas somente algumas, com alho, pois o alho dá sensação de satisfação para o nosso organismo, ou seja, a pessoa se sente satisfeita. Esta técnica é muito usada em rodízios. E para quem gosta de alho é uma boa pedida!

- Para melhores resultados, toda carne deve ficar por cerca de 1 hora em temperatura ambiente e ser temperada minutos antes de ir à churrasqueira. A carne não deve ser lavada, pois a água irá endurecê-la.

- Os acompanhamentos mais utilizados são: farofa, saladas, vinagrete, arroz, aperitivos, pão de alho e maionese, em algumas regiões a mandioca cozida é muito consumida.

- Quanto a sobremesa, geralmente as frutas são boas opções, pois elas tem enzimas que quebram as moléculas da carne e da gordura, facilitando a digestão. Você poderá também servir sorvete, ainda mais se tiver um dia quente.

- Tempere com sal, ou outro condimento, apenas as carnes que for assar. Assim, você pode congelar as peças que sobrarem. Lembre-se de que as sobras de carnes podem ser reaproveitadas em recheios e farofas. Não desperdice.

- Carnes ideais para churrasco:

Alcatra: apresenta pouca gordura, que ainda deve ser retirada, deixando-a perfeitamente limpa. Deve ser cozida ao ponto ou mal passada. Como as outras carnes de primeira, não deve ser fatiada e sim cortada em pedaços grossos para ser levada ao prato. É a maneira de manter o ponto por fora, na casquinha, e a suculência por dentro.

Picanha: é macia e isto se deve por ser uma carne sem músculos e de alto volume sanguíneo, o que lhe marca o sabor característico. Ela deve ser servida em pedaços grossos e no prato é que se vai cortando em pequenos cubos para comer. O ponto certo da picanha é o malpassado.

Contra-file: é macio, tem sabor acentuado, muito suco e dificilmente se erra no ponto. Deve ser servido ao ponto ou mal passado, sob pena de perder o suco e daí o sabor. Para servir, corte em postas de espessura média.

Maminha ou ponta de alcatra: deve ser servida mal passada mas aceita ser servida ao ponto e até bem passada.

Filé mignon: caracteriza-se por ser uma carne macia e gosto levemente adocicado. Tem presença obrigatória nos melhores restaurantes. Para grelhar deve ser cortado em bifes grossos e servir ao ponto pois a maciez e o sumo se mantém.

Fraldinha: é uma carne muito saborosa, boa de assar mas que não é uma carne popular. Não deve ser passada demais. É uma carne cheia de gorduras e nervos e é preciso ser muito bem limpa para ir até à grelha.

Chuleta: é também uma carne saborosa mas às vezes fica dura ao ser assada. Seu ponto certo é o mal passado. É entremeada de gordura, que a mantém suculenta.

Costela: é a carne mais típica do churrasco. Para os churrasqueiros, churrasco é sinônimo de costela. Antigamente fazia-se churrasco só de costela e de alguns anos para cá é que foram introduzidos outros tipos de carne. Ela só deve ir ao fogo quando estiver bem limpa, isto é : carne à vista de um lado e osso de outro. A costela deve sempre ir às brasas com o lado do osso para baixo. Somente quando esta parte mostrar-se bem assada é que se deve virar o espeto. Serve-se ao ponto.

Além do churrasco tradicional, usa-se outros tipos de carne como a de porco, ovelha, frango e peixe, além da linguiça, coração de galinha, etc.

Outros itens importantes são indispensáveis em um churrasco como uma boa música, uma ótima conversa e principalmente um excelente churrasqueiro.

Bom churrasco!!!
Bjs, Sileni

4 comentários:

  1. FICOU FALTANDO APENAS A DICA DE DESCARTÁVEIS,(COPOS, PRATOS E TALHERES), GUARDANAPOS, PAPEL TOALHA, CARVÃO, SAL GROSSO, E QUEM IRÁ FICAR NA CHURRASQUEIRA, ENQUANTO A TURMA SE DIVERTE...RSSS. bJS ACHEI SUAS DICAS ÓTIMAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, neste link aqui http://www.viveraprendendo.com/2010/06/dicas-de-como-organizar-uma-festa-de.html, tem algumas dicas de descartáveis, o carvão vai depender do tamanho da sua churrasqueira e o sal grosso da quantidade de carne e quem ficará na churrasqueira não poderá ser aquele que bebe além da conta para não queimar o churrasco, hehe, já aconteceu isso comigo, as carnes se confundiram com carvão! rsrs
      Obrigada pela visita e comentário!
      Abraços e volte sempre! =)

      Excluir
  2. Jan Ramos - e-mail: starjan.psic@hotmail.com
    Suas dicas foram muito importantes. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jan Ramos,
      Obrigada pela visita e comentário! Um e-mail foi enviado para vc!
      Bjs e volte sempre! =)

      Excluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto