AMIGOS DO FONDUE!


Olá gente! Passei dias e dias sem postar uma receita... desculpe-me! Mas neste meio tempo aconteceram tantas coisas, mas sempre dormia e acordava pensando nas tantas receitas e dicas que ainda tenho para postar aqui. E como o tempo passa, aliás ele voa e quando a gente para pra pensar, se dá conta do quanto fizemos, do quanto deixamos de fazer e do quanto ainda temos para fazer e é nesta hora que precisamos planejar melhor o nosso tempo para não ficarmos ociosos demais e nem atarefados demais. Bem, mas não vamos perder tempo falando do tempo, rs, vamos ao que interessa.
Eu tenho um grupo de amigos muito especial que tenho o prazer de recebê-lo em minha casa.  E neste grupo tem um amigo muito querido que ama chocolate assim como eu e um dia, conversando, combinamos de fazer uma noite do fondue, isso foi em 2007 e desde então, todo ano, nos reunimos para celebrarmos a nossa amizade e saborear deliciosos fondue de queijo e o "ouro" da noite, o fondue de chocolate. E batizamos este nosso encontro de "Amigos do Fondue", que este ano completou 4 anos.
E como o fondue é um prato quente deve-se consumi-lo no inverno e é por isso que procuramos nos reunir entre os meses de junho e julho. O ano passado, devido as agendas lotadas, não foi possível realizar o nosso encontro no inverno, então nos reunimos em outubro, mais precisamente no dia 31 de outubro, mas não foi uma ideia tão boa assim, já que estava um dia quente e pra quem fica no fogão dando o ponto do fondue de queijo, no caso eu, rsrs, não é nada agradável, até mesmo na hora da degustação... comer comida muito quente em dia quente não é legal. Mas valeu como experiência, principalmente porque reunir bons amigos é sempre muito prazeroso.
Mas vamos falar um pouco do fondue, que na verdade, é uma palavra feminina, ou seja é a fondue, porque vem da palavra "fundida", prato à base de queijo aquecido sobre um rechaud (se pronuncia rechô, espécie de fogareiro de metal, prata ou inox usado em restaurantes para flambar sobremesas ou até preparar pratos rápidos à frente do cliente). Como já me habituei, acabo dizendo tudo no masculino, mas o correto é dizer a fondue e o correto seria também dizermos "Amigos da Fondue".
A palavra fondue vem do francês "fondre" que significa derreter e se pronuncia com " i " no final fondi, mas o " i " deve ser pronunciado de forma bem sutil, é só fazer o "biquinho" dos franceses que tudo dá certo, rs.
Fondue é um prato de origem Suíça e há quem diga que foi inventada por pessoas que viviam nos alpes suíços, mas naquela época o queijo usado na fondue era muito caro (e é até hoje, pelo menos aqui no Brasil) o que ficava fora do alcance da maioria das pessoas que viviam nas montanhas, sendo assim, somente as pessoas mais ricas e que viviam nas cidades é que podiam desfrutar desta iguaria. E o mais curioso é que lá, na Suíça, desde os meados dos anos 50 até os dias de hoje, a fondue é considerada "coisa de homem", porque foi introduzida na cozinha do exército suíço, tornando-se assim conhecida dos soldados que levaram a receita para as suas casas. Além da fondue de queijo, há outras variações como o de chocolate e o de carne. Uma vez fiz o de carne, mas pra ficar bom deve-se usar carne de primeira como o filé mignon, mas nem foi por isso que não fiz mais o de carne. É que quando você mergulha a carne naquele óleo quente levanta uma fumaça que empesteia a casa inteira, agora imagina 12 pessoas fazendo isso ao mesmo tempo! (12 foi o número de pessoas que estavam em casa naquele dia). Aí desisti de fazer o de carne, agora só faço o de queijo e chocolate.
E este ano, no dia 24 de julho realizamos o 4º Encontro dos "Amigos do Fondue". Confira as fotos:

Antes da fondue, uns petiscos.


Fondue de chocolate 




 Fondue de queijo




"Amigos do Fondue"


Este ano tivemos o prazer de receber mais um amigo querido...




Que Deus abençoe este grupo de amigos queridos, para que possa cada vez mais crescer como verdadeiros amigos de  fé, caminhada e, claro, de fondue, rsrs.

*Saiba como fazer as receitas de fondue. Vá em "Fondue - Receitas".*

Bjss no coração,

0 comments:

Postar um comentário

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto