Pesquisar este blog

FONDUE - RECEITAS

Saiba agora como preparar uma deliciosa fondue, aproveite estes dias de friozinho. =)

As receitas da fondue de queijo postadas aqui são muito boas e muito saborosas, tudo vai depender do seu tempo (R$), rs.

Fondue de Queijo Especial
(by Si)

Ingredientes:
- 200g de queijo gruyere ralado grosso
- 200g de queijo emmenthal ralado grosso
- 200g de queijo estepe ralado grosso
- 1 taça de vinho branco seco 
- 1 dente de alho
- Orégano, noz-moscada a gosto
- Pão francês ou italiano cortado em cubos

Modo de preparo:
Em uma panela, passe um dente de alho em todo o seu interior. Leve ao fogo e acrescente aos poucos os queijos e deixe até derreter, mexendo de vez em quando. Quando derreter os queijos, acrescente a taça de vinho branco, ao encorpar a massa, coloque o orégano e a noz moscada. Transfira para a panela de fondue e leve para aquecer no rechaud. Espete o pão no garfinho e mergulhe na massa de queijo.

Dicas da Si:
- Você pode variar os tipos de queijo, fazendo combinações entre eles: gruyere, emmenthal, brie e estepe (são os mais usados para o preparo da fondue).
- A textura da massa você vai perceber na hora de colocar o vinho branco, por isso coloque aos poucos, se preferir uma massa mais encorpada coloque menos vinho, para uma massa mais rala use mais vinho, lembrando que a massa mais rala não adere muito bem ao pão.
- Tem pessoas que usam maisena para engrossar a massa, mas para esta receita com queijos finos eu prefiro não usar.

Fondue de Queijo Tradicional
(by Edu Guedes)

400 g de queijo tipo gruyere ralado
400 g de queijo tipo emmenthal ralado
1 dente de alho descascado
2 xícaras (chá) de vinho branco seco
3 colheres (sopa) de Kirsch (opcional)
1 colher (sopa) rasa de fécula de batata
Noz moscada a gosto

Em uma tigela, misture os queijos. Reserve. Esfregue o dente de alho por toda a panela e retire-o. Despeje o vinho branco e, aos poucos, coloque a mistura de queijos, a fécula de batata, sem parar de mexer, no fogo baixo até obter um creme liso. Acrescente a noz moscada, misture até que fique homogêneo. Acrescente o Kirsch e leve à mesa.

Dica do Edu:
Você pode substituir o Kirsch por conhaque.

Dicas da Si:
- Nesta receita eu não usei o kirsch e nem a fécula de batata. Eu usei o vinho branco e fiz como a outra receita do Fondue Especial, fui acrescentando o vinho aos poucos até chegar na consistência desejada.
- No lugar da noz-moscada eu usei o orégano.

Fondue de Queijo Econômico
(by Edu Guedes)

1 dente de alho
2 xícaras (chá) de leite
1 tablete de caldo de legumes
2 colheres (sopa) de amido de milho
½ xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de queijo tipo parmesão ralado
1 xícara (chá) de queijo tipo minas padrão ralado
½ xícara (chá) de vinho branco seco
1 pitada de noz moscada

Esfregue o dente de alho por toda a panela e retire-o. Em seguida, coloque na panela o leite, o caldo de legumes e leve ao fogo até que dissolva. Junte o amido de milho dissolvido na água, os queijos ralados e, mexendo sempre, deixe apurar no fogo baixo até que fique homogêneo e os queijos derretam. Por fim, coloque o vinho branco, a noz moscada, misture e sirva com pão italiano cortado em cubos.

Dicas da Si:
- Coloque o vinho aos poucos do mesmo modo que as outras receitas, assim você vai vendo a textura da massa que deseja. Massa mais grossa, menos vinho, massa mais rala, mais vinho.
- Esta receita é ótima para aqueles dias que você não quer gastar muito. O custo desta receita comparada com as outras acima é bem menor e o sabor surpreende. Experimente!
- Você pode também comprar o fondue de queijo pronto, que vem em caixas, basta aquecer e acrescentar o vinho. O mercado oferece boas marcas, de boa textura, porém, o sabor é bem acentuado, pois a maioria delas contém queijos de sabores fortes como o parmesão e o prato. Faça você mesma a sua fondue, o trabalho maior é só na hora de ralar os queijos, o restante é tranquilo.




Fondue Especial (de Chocolate)
(by Mini Cozinha - Sabor de Chocolate, Ed. Melhoramentos)

Ingredientes:
- 400g de chocolate em barra
- 1 xícara (chá) de creme de leite
- 1/4 de xícara de conhaque
- uvas tipo itália, pedaços de maçã, pera ou pêssego, rodelas de banana, morangos, frutas em calda, biscoitos de amêndoas (amareto) e champanhe.

Modo de fazer:
Pique fino o chocolate ou rale com a parte grossa do ralador e coloque na panela para fondue. Ponha-a sobre o rechaud aceso e vá mexendo com uma espátula e adicionando o creme de leite  enquanto o chocolate derrete. Adicione também o conhaque e continue mexendo até perceber que a mistura está lisa e uniforme. Arrume as frutas e os biscoitos em torno da panela e sirva o fondue imediatamente. Cada pessoa deve espetar o acompanhamento escolhido como garfo apropriado e mergulhá-lo no chocolate.

Dicas da Si:
- Desde a primeira vez que fiz fondue de chocolate, nunca usei conhaque e sim vinho branco, mas teve um ano que meu marido não estava bebendo vinho, aí não usei o vinho e achei que ficou mais gostoso, por isso não uso mais.
- Se você tiver um processador é mais fácil na hora de ralar o chocolate.
- Como os meus convidados variam entre 10 e 12 pessoas, contando comigo e meu marido, eu compro aquelas barras de 1kg da Nestlé ou da Garoto ao leite, mas prefiro Nestlé. E para uma barra de 1kg eu uso 2 caixas de creme de leite. Dá tranquilo e ainda sobra um pouco (para quem gosta de ficar "rapando" a panelinha no final, assim como eu, vai se deliciar, mas não seja muito afoita senão vc pode passar mal como eu passei em 2008, tive uma "overdose" de chocolate, meus amigos lembram disso até hoje, rsrsrsrs).
- A fruta que mais as pessoas gostam é o morango, por isso procure comprar em maior quantidade do que as outras frutas. A banana é a fruta que as pessoas comem menos. As frutas que mais compro são: uva itália, morango, banana e abacaxi. Já usei kiwi também, mas quase ninguém comeu.
- Nunca coloquei biscoitos como acompanhamento, deve ficar bom também.



Embora não faço mais fondue de carne, mas vou postar caso você queira fazer um dia.

Fondue de Carne
(by Si)

A fondue de carne não tem segredo, basta você colocar óleo na panela para fondue, coloque sobre o rechaud e quando o óleo estiver bem quente, você espeta a carne com o garfinho e mergulha no óleo, quando a carne estiver no ponto que você deseja (mal passada ou bem passada), tire do óleo e passe no molho de sua preferência.
O molho pode ser de mostarda, cat chup, rosé... até farinha de mandioca! rsrsrsrs
Certa vez fiquei a tarde inteira preparando os molhos e estavam todos comendo com a fondue de carne, aí chega o meu marido com um pratinho de farinha de mandioca... ninguém mais quis comer os molhos, todos preferiram a farinha :P :P
Para a fondue de carne, prefira o óleo de Canola, pois dá menos cheiro, mas mesmo assim empesteia a sua casa de gordura. Se for fazer, faça em local aberto.
Na hora de mergulhar a carne no óleo tome muito cuidado, pois espirra gordura e você pode se queimar, por isso evite colocar sal na carne, assim espirra menos. Tempere a carne depois de frita usando os molhos ou o tempero de sua preferência.
Para qualquer tipo de fondue, queijo, carne ou chocolate, sempre coloque pratinhos de sobremesa como aparador.

Foto da internet


Molhos:

Molho rosé:
- 3 colheres (sopa) de catchup
- 2 colheres (sopa) de creme de leite
- 1/2 xícara de leite
- 1 colher (sopa) de queijo parmesão
- 3 colheres (sopa) de maionese
- Sal a gosto

Coloque o catchup, o creme de leite, o leite, o queijo e o sal em uma panela e mexa vigorosamente para não encaroçar, junte a maionese. Deixe cerca de 5 min no fogo para cozinhar a maionese.

Molho de mostarda:
- Sal a gosto
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de mostarda
- 3 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
- Pimenta-do-reino a gosto
 
Bata todos os ingredientes até obter  um creme.
 
Molho Shoyu
- 1 xícara (chá) de caldo de carne
- 2 a 3 colheres (sopa) de shoyu (molho de soja)
- 1 colher (sopa) de maisena
 
Leve ao fogo uma panela com o caldo de carne e o shoyu, quando levantar fervura acrescente a maisena dissolvida em um pouco de água fria, mexa até engrossar o molho.

2 comentários:

  1. OI SILENE FAZ UMAS 3 SEMANAS QUE ESTOU LENDO SEU BLOG TÔ GOSTANDO MUITO.MEU E-MAIL É msn-valdineia2012@hotmail.com beijos. valdineia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valdineia, fico feliz que esteja gostando! Seja muito bem-vinda sempre!
      Obrigada pela visita e pelo comentário! =)
      Bjs ♥

      Excluir

Queridos amigos, leitores e visitantes,
Sejam todos muito bem-vindos!!!
O seu comentário é de grande valia para o Vivendo e Aprendendo, por isso, peço a gentileza de deixar seu nome e um contato como e-mail, blog ou site para que eu possa agradecer e retribuir a sua visita.
Muito obrigada e volte sempre! ♥

PS: A PARTIR DE JANEIRO/2015 OS COMENTÁRIOS NÃO SERÃO MAIS RESPONDIDOS, SALVO QUANDO FOR PARA TIRAR ALGUMA DÚVIDA DAS RECEITAS AQUI POSTADAS.
GRATA PELA COMPREENSÃO! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVENDO E APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto