Olá amigos, bom dia!
Há um tempo atrás fui convidada pela Susana do blog "Tempo, para que te quero?" a participar de uma comunidade no facebook inicialmente denominada "Quinze dias com...", cujo proposta era desafiar os participantes a prepararem uma receita de um renomado chef, ora indicado pela organizadora do grupo, durante o período de 15 dias. Mas com tantos chefs renomados, inúmeras receitas e o tempo dos blogueiros escasso, viu-se a necessidade de aumentar este período para 30 dias, e o grupo passou, então, a se chamar Um mês com... Eu achei ótima esta mudança, pois 15 dias passa tão rápido e eu não estava conseguindo acompanhar o grupo! Até chegava a preparar a receita do chef proposto, mas quando me dava conta já tinha passado o período de publicar a receita e eu acabava ficando de fora! Com tantos afazeres, 30 dias é um tempo ideal para passarmos com o chef da vez e preparar suas deliciosas receitas.
E para abrir esta nova temporada, o chef proposto foi o Jamie Oliver! Eu confesso que fiquei um pouco decepcionada com o Jamie quando veio ao Brasil e disse que os nossos tão amados brigadeiro e quindim não passavam de "um bando de porcaria." Ok, Jamie! Vai ver você tem razão! #sqn
Mas, enfim, desafio lançado, desafio aceito! Fiz esse bolo de batata que de bolo não tem nada, rsrs, mas ficou muito bom! Experimente!
Preparei esta receita na Airfryer e vou colocar exatamente como fiz caso você tenha uma também, aliás, desde que ganhei esta lindeza do marido o ano passado, já preparei muitas coisas nela e amo de paixão! Aos poucos vou colocando as receitas aqui pra vocês!
Se você não tem a Airfryer, acompanhe a receita original AQUI.
Ingredientes:
- 5 batatas descascadas e cortadas em fatias grossas
- 1 cebola fatiada
- 1 colher (café) de tomilho
- 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
- Azeite
- Sal e pimenta do reino moída na hora
- Cheiro verde a gosto
- Queijo parmesão ralado para polvilhar (opcional)
- Pré-cozinhe as batatas fatiadas no vapor por 10 minutos.
- Preaqueça a máquina a 180ºC por 3 minutos. Enquanto isso, na forma que acompanha a Airfryer, coloque a cebola fatiada com um fio de azeite e o tomilho, coloque a forma na máquina e programe-a para 10 minutos. Quando estiver faltando 2 minutos para terminar o tempo, acrescente o vinagre balsâmico. Reserve.
- Na mesma forma (não precisa lavar), arrume metade das batatas, tempere com sal e a pimenta do reino, espalhe o refogado de cebola e, por último, coloque o restante da batata. Salpique queijo parmesão ralado por cima.
- Feche a máquina e programe-a para 15 minutos. Depois de pronto, salpique cheiro verde picado por cima e sirva em seguida.
Dicas da Si:
- Se você não tiver a panela a vapor, você poderá pré-cozinhar as batatas no micro-ondas, veja como AQUI, ou se preferir, pré-cozinhe-as numa panela com bastante água por aproximadamente 5 minutos, as batatas devem estar "al dente", macias, porém firmes.
- O tomilho eu utilizei o seco, mas se você usar o fresco, penso que vai deixar o prato ainda mais saboroso.
- Na receita original do Jamie não vai parmesão ralado, mas eu coloquei e ficou muito bom, fica a seu critério usá-lo ou não, ok?!
- A minha fritadeira é da Philips Walita, pode ser que o tempo de preparo mude de uma marca para outra, neste caso, abra a máquina de vez em quando para se certificar que o prato esteja do seu gosto.
Esta é a primeira de uma série de receitas preparadas na Airfryer, que você poderá acompanhar pelo marcador "Cozinhando na Airfryer."
Essa receita é bem fácil e deve ser muito gostosa Silene!
ResponderExcluirEu tenho uma panela a vapor,não é a Airfryer,mas é maravilhosa.
Vou fazer.
Bjs-Carmen Lúcia.
Muito boa! Vim agradecer e deixar um bjs praiano,chica
ResponderExcluirBoa tarde, amada amiga!
ResponderExcluirEu gosto das receitas do Jamie Oliver, são sempre fáceis.
Arrasou amiga, delícia de receita!
Beijinhos no seu ♥
Falar que o nossos adorado brigadeiro é ruim é uma absurdo!! e o quindim então???? Mas tirando isso também adoro o jamie. Tenho um livro dele, que não me lembro o nome, de capa azul que é a coisa mais linda do mundo inteiro; Sua receita ficou com uma cara ótima Si. preciso comprar uma air fryer tb kk
ResponderExcluirbeijos
Oi amiga linda!
ResponderExcluirRealmente a receita de bolo não tem nada né? kkkk
1x1 nós e o Jamie. Ele disse que nossos brigadeiro e quindim são porcarias, e nós que o bolo de batata dele não é bolo KKKKKKKKK
Agora, que a receita do bolo é gostosa, isso é né amiga?
Bjssssss e já te desejo um FDS maravilhoso
É bom para as branquelas! hahaha! Estou curtindo muito aquele pó bronzer.
ResponderExcluirEsse cara é doido por dizer isso sobre brigadeiro e quindim... Mas beleza. Gosto é gosto, né?! Amei a receita, Sileni! E com suas dicas fica ainda melhor, porque facilita o preparo.
Ótima quinta!
Beijo! ^^
Olá Sileni, quem tem boca fala o que quer né?
ResponderExcluirMas este prato ficou muito bonito e tentador.
Posso enviar curriculum para cobaia? kkk
Um abraço amiga.
Bjs de paz.
Sileni minha fritadeira não tem essa forma será que da pra fazer?Essa fritadeira walita é boa?Ainda quero comprar uma,obrigada.
ResponderExcluirOlá, se fizer direto na cesta da máquina que é vazada, o refogado de cebola vai escorrer por ela e não vai dar certo, mas você poderá utilizar qualquer outra forma ou refratário que caiba dentro da sua máquina. Eu estou gostando muito da marca Walita, ela realmente faz o que se propõe!
ExcluirObrigada pela visita e volte sempre! =)
Abençoada semana minha amiga junto a sua família!
ResponderExcluirBjs ♥