COZINHANDO OS LEGUMES

Bom dia amigos!

Como vocês fazem para cozinhar os legumes? Coloca numa panela com água? Cozinha na pressão? Na panela a vapor? Há várias maneiras, não é mesmo? Mas sempre há os prós e os contras! Na panela com água, por exemplo, toda a vitamina do legume fica na água que a gente joga fora depois e ele também perde o seu sabor, na pressão se passar do tempo pode derreter os legumes, sem falar que muita gente tem medo de mexer com panela de pressão e às vezes também a gente quer cozinhar tão pouco legume que nem compensa tirar a panela do armário, na panela a vapor é bem legal, mas muita gente não tem e quem tem sente uma preguicinha de higienizar a penela depois do uso para guardar que acaba desistindo (eu, por exemplo, rs). Tem também aquela técnica de picar os legumes colocar na tampa da panela envolver num pano de prato e tampar a panela que deverá estar no fogo com água fervente, desta forma os legumes não entram em contato com a água e cozinham com o vapor da água fervendo, mas aí você vai ter que disponibilizar uns panos de prato só para esse fim, sem falar que eles deverão ser muito bem lavados depois, não, não, não... vamos zelar pelo bem estar de nós, donas de casa, procurando facilitar ainda mais a nossa vida na cozinha. Por isso anotem esta dica que é muito legal, rápida, prática e sem sujeira: cozinhe os legumes no microondas. Confesso que tenho o meu microondas desde que me casei, já vai para 10 anos, mas só usava para esquentar água e leite. Depois que aprendi alguns "truquezinhos culinários" passei a usá-lo com mais frequencia.

Vamos aprender a cozinhar os legumes no microondas?
  • Descasque e pique os legumes a seu gosto, em cubinhos, pedaços maiores, em rodelas... do jeito que você quiser.
  • Coloque-os em um saquinho plástico, você poderá comprar no supermercado aqueles próprios para freezer e microondas e tem de vários tamanhos, aqui em casa eu uso o de 2kg. Aqueles saquinhos com furinhos que normalmente as padarias usam para colocar os pães, sabem? Estes também servem.
  • Tempere a seu gosto, com sal, pimenta, poderá também colocar um pedaço de cebola dentro do saquinho para dar sabor aos legumes, poderá usar alecrim, sálvia, manjericão, sal de ervas, o que você gostar e se quiser saborizar o seu legume, nesta hora solte a sua imaginação.
  • Amarre o saquinho dando um nozinho, faça furos com o garfo ou a ponta de uma faca, pois o saquinho vai estufar e poderá estourar. Confesso que muitas vezes eu não fiz nenhum furo, o saquinho estufou, estufou, mas nunca estourou, mas é um risco, o dia que estourar conto pra vocês como foi esta experiência, rs. Use um prato como aparador, caso escorra algum líquido não suja o microondas.
  • Leve ao microondas na potência máxima por 3 a 4 minutos dependendo da quantidade dos legumes. Sempre que terminar o tempo, não tire imediatamente do microondas, aguarde o tempo de repouso para que o calor produzido pelas microondas termine o cozimento.
Prontinho! O seu legume poderá ser usado como você quiser, na carne, na salada, na sopa... Esta técnica é legal principalmente quando for fazer carne com batatas, por exemplo, normalmente a gente cozinha a carne primeiro, abre a panela, coloca a batata, fecha a panela e deixa cozinhando até as batatas amolecerem, neste caso, você não precisa ficar abrindo e fechando a panela, cozinhe a carne, faça as batatas no microondas e depois quando a carne estiver pronta é só juntar as batatas que já estão cozidas à carne, deixar um pouquinho no fogo somente para as batatas pegarem uma corzinha e o tempero da carne e pronto, assim não é mais rápido? Faça e depois me conta!





chuchu que temperei com sal de funghi

Poderá também usar esta técnica para fazer maionese, cozinhe  no microondas as batatas, as cenouras, vagem já picadas, espere esfriar e depois faça a maionese do seu gosto. Neste caso, não coloque tudo junto no saquinho, faça um legume de cada vez, eu já misturei tudo um dia e não ficou bom, não! Um legume ficou cozido demais, outro de menos...

Cada um deverá conhecer o seu microondas que varia muito de uma marca para outra, por isso ao programar o tempo de cozimento sempre comece pelo menor tempo e vai aumentando até atingir o tempo ideal do cozimento e aí sim você anota quanto tempo o seu microondas levou para cozinhar determinado alimento, ok?

Veja também o que eu já fiz no microondas:


Não tem microondas? Não se avexe, viu? Na cozinha dá-se um jeito para tudo. Nas lojas de R$ 1,99 tem uns utensílios com furos, próprios para serem encaixados nas panelas para fazer alimentos no vapor e o melhor de tudo é que o preço cabe no seu bolso, além de facilitar a sua vida na cozinha, você irá preparar alimentos mais saudáveis para toda a sua família.

37 comentários:

  1. Ótimas dicas!!!
    Beijo:)
    Janice

    ResponderExcluir
  2. Muito boas sua dicas Silene, gosto d cozinhá-los no vapor, mas a idéia do micro é muto bacana, e da maionese tbém,gostei muito das dicas. Bjos uma ótima semana

    ResponderExcluir
  3. OLÁ QUERIDA!
    GOSTEI DA DICA, POIS SÓ USO O MEU MICROONDAS PARA ESTOURAR PIPOCAS, RSRS.
    ASSIM OS LEGUMES NÃO PERDEM AS VITAMINAS, GOSTEI!

    TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA!
    BJS ♥

    ResponderExcluir
  4. adorei!eu já estou deixando alguns legumes prontos para adiantar ,esta dica é ótima!bjos.

    ResponderExcluir
  5. Oi, adorei a dica!!! Estou consumindo muito mais legumes depois que aprendi a cozinhr legumes com vc!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu blog! Contudo, vou te fazer uma advertência: não se usa mais sacos plastico no micro-ondas. Sabe-se que ao esquentar, o plástico libera substâncias tóxicas que se depositam na comida. Portanto, para o bem da sua família, não cozinhe verduras em sacos ou embalagens plásticas!!! Tem de ser no mínimo, Bpa-free

    ResponderExcluir
  7. Olá anônimo,
    Todos os assuntos abordados no Vivendo e Aprendendo são pesquisados e estudados antes de serem publicados. Você levantou uma questão muito importante sobre a contaminação dos alimentos pelo Bisfenol A, uma substância presente na fabricação de plásticos e enlatados. Muitos estudos estão sendo feitos e há muita discussão em torno disso. Se pararmos para pensar, o BPA também é liberado no processo de congelamento e está presente tbm nos enlatados como as latas de refrigerante, nas vasilhas de plásticos usadas na cozinha, nos copos infantis e em muitos brinquedos de plástico. Os sacos plásticos são usados sim em larga escala em micro-ondas e freezer, se não fosse assim não haveria tais embalagens do tipo nos supermercados para a venda aos consumidores. O ideal seria que os produtores não usassem o BPA na fabricação das embalagens plásticas, mas aqui no Brasil a ANVISA, não obriga os fabricantes a imprimir o selo nas embalagens para avisar os consumidores se o produto contém ou não o BPA na sua composição, sendo assim, fica difícil sabermos quais são os produtos BPA-FREE. Na dúvida, não compre! E se de tudo, ficar com receio de cozinhar os alimentos nas embalagens plásticas no micro-ondas, use um prato ou pirex, que são de vidro e não contém o BPA, o alimento vai cozinhar do mesmo jeito.
    Muito obrigada pelo seu comentário e volte sempre!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Esta tecnica também vale para fazer feijoada??? Digo, muita gente não come feijoada por causa dos ossinhos que se soltam quando do cozimento. Será que esta tecnica serviria para colocar as carne que têm osso, para ser cozida dentro do feijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixe-me ver se entendi: vc quer saber se funciona colocar as carnes dentro do saquinho para cozinhar junto com o feijão??? Não! Não funciona! Há outros meios de fazer feijoada para quem não come por causa dos ossinhos. Por exemplo: se são os ossinhos que atrapalham, faça a feijoada somente com as carnes que a pessoa aprecia. Se são várias pessoas com gostos diferentes num mesmo almoço ou jantar, faça dois tipos de feijoada, mas se achar que vai dar mt trabalho, avise a pessoa que não gosta que ela vai encontrar os ossinhos ou ela pega somente o que gostar eliminando os ossinhos ou fica sem comer! É uma opção, não é mesmo?!
      Obrigada pela visita!
      Abraços

      Excluir
  9. OLÁ QUERIDA, GOSTO DE PESSOAS COMO VOCE, SEMPRE PROCURANDO SERVIR. NAO POSSUO MICRO-ONDAS,MAS QUEM SABE UM DIA MUDE DE IDEIA, AÍ VOU APROVEITAR ESSAS SUAS DICAS. DESEJO-LHE TUDO DE BOM. BRIGADÃO. MEU NOME? AMÁLIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amália, antes eu usava meu micro-ondas apenas para esquentar o leite, pq não sabia como melhor usá-lo no preparo de comida, mas hoje eu uso mt principalmente para cozinhar os legumes, é mais rápido e prático!
      Obrigada pelo carinho e volte sempre! :))
      Bjssss

      Excluir
  10. Ai amiga adorei essas dicas mesmo!
    Semana passada fiz carne com legumes no forno, mas como usei brócolis, batata (geralmente sempre ficam duras..rs) coloquei elas pra cozinhar na panela normalmente antes de juntar a carne que estava no forno. Com suas dicas aqui agora posso rever meus conceitos..hahaha
    Meu, teu blog é tudodebom.com.br
    Adoro ficar passeando nas páginas aqui. Aprendo muito contigo!
    Beijãoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha querida, agradeço de coração por todo o seu carinho. Cozinhar os legumes no micro-ondas é muito rápido e prático e dps eles podem ser servidos tanto em saladas como em sopas e junto com outros pratos como carnes de panela, assados.... é só juntar tudo e pronto e com os legumes já pré-cozidos no micro-ondas não corre o risco de ficarem duros.
      Obrigada pela sua presença e volte sempre! :))
      Bjssss

      Excluir
  11. Se você puder coloca uma tabelinha de potencia e tempo de cozimento do alimentos por favor ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, é difícil fazer uma tabelinha de tempo e potência porque varia muito de um micro-ondas para o outro. O ideal é que cada um conheça o seu micro-ondas, leia as instruções do manual e vá anotando a potência e o tempo todas as vezes que preparar um alimento, foi assim que fui me familiarizando com o meu aparelho. Fica a dica!
      Obrigada pela visita e volte sempre! :))

      Excluir
    2. Adorei suas dicas. Todos os microondas vêm com um manual de uso+ receitas
      com o tempo e a potência para cada receita. Obrigada, querida.

      Excluir
    3. Muito boas suas dicas,grata. Os microondas já vêm com o manual de instruções + receitas com tempo e potência. Beijinhos coloridos a todos.

      Excluir
    4. Olá Marina, é isso mesmo! Cada micro-ondas tem um manual contendo a tabela de tempo e potência, mas msm assim vale ficar de olho no preparo dos alimentos, pois pode haver uma variação dependendo do tipo do recipiente usado e a quantidade do alimento que mts vezes não consta no manual.
      Obrigada pela visita e volte sempre! :)
      Bjssss

      Excluir
  12. Olá,

    Não sou de ficar escrevendo em blogs, mas essa dica mudou a minha vida alimentar isso deveria ser altamente divulgado, eu mandei para todas as minha amigas, postei no facebook e em tudo que tem direito...

    Eu morro só e chegar em casa, fazer legumes, nossa era o caus,sempre acabava no pão com queijo...

    Agora, faço chuchu, beterraba, batata-doce, abobora... Tudo na saquinho no meu microondas 6 a 8 m e pronto.. Ah!!! Utilizo o saquinho de mercado aqueles brancos que pegamos os próprios legumes comprei um rolo na casa de descartáveis.

    Foi a melhor dica e olha que eu procuro sempre como comer saudável de forma pratica claro, pois para euzinha aqui não consigo passar horas na cozinha.

    Parabéns que vc continue postando mais e mais.. Que Deus te ilumine sempre. Muito sucesso e muitos produtos mococa..

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, agradeço de coração pelo seu comentário e fico feliz em poder ajudar! Cozinhar os legumes no micro-ondas facilita mt a nossa vida na cozinha, não é mesmo? Obrigada por divulgar esta dica, realmente vale mt a pena! =)
      Mt obrigada pela visita, pelo comentário e volte sempre!
      Bjs

      Excluir
  13. Adorei a dica, pois todos os outros sites só ensinam a cozinhar os legumes inteiros como a batata doce por exemplo e eu ja tinha picado, então vc me salvou! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Carim! Fico feliz que te salvei! rsrs
      Obrigada querida pela visita e volte sempre! =)
      Bjs ♥

      Excluir
  14. Surgiu uma dúvida! Posso colocar azeite de oliva como tempero dentro do saco que vai cozer os legumes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não recomendo este procedimento, Carim! Tanto o óleo como o azeite qdo expostos a alta temperatura podem pegar fogo e combinado com o plástico piora mais ainda a situação! O ideal é que vc utilize o azeite depois que cozinhar os alimentos, na finalização dos pratos, por exemplo, mesmo porquê o azeite qdo aquecido perde totalmente os seus benefícios!
      Espero ter sanado a sua dúvida!
      Bjs e volte sempre! ♥

      Excluir
  15. Adorei sua página Sileni, muitas dicas boas .. ^^

    ResponderExcluir
  16. OI como preparar legumes na panela de presao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, é mt simples: basta descascar os legumes, picá-los de acordo com o seu gosto, acrescente os temperos de sua preferência, coloque água o suficiente para cobri-los e qdo a panela chiar conte de 3 a 4 minutos. Desligue o fogo, espere a pressão sair e pronto! ;)
      PS: O seu comentários estava na cx de spam, por isso não foi respondido em tempo.

      Excluir
  17. Nossa! Perfeitooooo....
    Melhor impossível !!! rsrs
    Valeu pela dica !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, anônimo!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  18. Ola, amei as suas dicas,estava procurando como congelar brocolis,e achei o seu blog,parabens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  19. Adorei a dica querida, obrigada.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia. Eu uso os saquinhos em casa tb para cozinhar legumes, mas será q não é tóxico? rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Se for sacos próprios para micro-ondas pode usar tranquilamente. Mas se, de tudo, ainda tiver receio, acondicione os legumes em pratos e cubra com plástico filme fazendo alguns furos com garfo para a passagem do ar, ok?! Usar vasilhas próprias para micro-ondas ou potes de vidro com a tampa voltada para cima também funcionam bem.
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  21. Olá,eu estava lendo sua publicaçao, estava pensando, se pode fzr na panela de pressao, colocar o saquinho amarrado dentro da panela de pressao com água?

    Por favor, me responda😀

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nina, cozinhar os legumes no saco plástico é uma técnica para ser usada no microondas, se vc vai usar a panela de pressão, não há a necessidade de colocar os legumes em saco plástico, ok?! Contudo, eu nunca fiz esta experiência, não saberia dizer se dá certo ou não, mas sinceramente não vejo razão para isso! Aconselho vc a não tentar, o saco plástico pode entupir a válvula da sua panela e provocar um acidente, quando se trata de panela de pressão todo o cuidado é pouco!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto