Olá amigos, mais uma semana se iniciando com a graça de Deus!
Vocês já fizeram feijão na garrafa térmica? Vi isso certa vez num programa de televisão e confesso que fiquei desacreditada até que um dia resolvi testar e não é que deu certo?! Ele não fica tão macio quanto o cozimento na pressão, mas funciona, dá pra comer tranquilo. Esta técnica de fazer feijão na garrafa térmica é boa para quem tem o hábito de acampar, por exemplo, não dá pra ficar levando panela de pressão na mochila, não é mesmo? Ou, vai que você é casadinha de novo e não ganhou panela de pressão de presente de casamento? Não vai ficar sem comer feijão por causa disso, usa a técnica da garrafa térmica até comprar uma panela de pressão. Ou então, vai que de repente a gente fica sem panela de pressão em casa e não dá pra comprar outra de imediato, faz o feijão na garrafa até comprar outra panela… é super simples, quer ver?
1- Escolha o feijão, lave e coloque numa panela com água. Se você deixar de molho, vai ficar mais macio ainda, eu não deixei o meu.
2- Leve ao fogo e deixe ferver por 15 minutos, desligue.
3- Coloque o feijão com a água fervente tudo junto numa garrafa térmica, feche bem e deixe de um dia para o outro.
Eu, particularmente, prefiro o feijão cozido do modo tradicional, ou seja, na panela de pressão e para facilitar o meu dia a dia eu já cozinho o feijão para o mês inteiro, coloco em vasilhas próprias para freezer, já na porção que eu vou consumir e conforme vou precisando, vou descongelando. Tem gente que gosta de temperar todo o feijão antes de congelar, eu já prefiro temperar depois, porque às vezes é preciso colocar mais água e consequentemente mais sal e também porque acho mais prático fazer assim e temperando na hora o feijão fica mais gostoso, pelo menos é o que eu acho, mas gosto é gosto e não se discute.
Dicas da Si:
- A garrafa térmica não precisa ser nova, mas deve estar em perfeitas condições de uso, se ela não manter a temperatura não vai funcionar.
- Ao cozinhar o feijão (na panela de pressão), coloque um fio de azeite na água do cozimento, o feijão vai ficar ainda mais macio e não vai ficar escorrendo água de feijão pelo pino da panela de pressão.
- Experimente cozinhar junto com o feijão pedaços de bacon e calabresa, o seu feijão vai ficar muito mais saboroso.
- Ao colocar o feijão nos potes para congelar, espere esfriar muito bem para depois levar ao freezer, coloque primeiro na geladeira de um dia para o outro e depois congele.
Cada porção de feijão, igual a da foto, dá para 3 dias aqui em casa. Este pote que eu uso tem capacidade para 480ml, parece pouco e ainda dá para 3 dias? Não gente, eu não faço o milagre da multiplicação, rs, simplesmente porque aqui em casa somos em duas pessoas e eu quase não como feijão, então eu faço mais a noite, no jantar, quando o marido está em casa, por isso esta quantidade dura, porque praticamente só ele come. Mas se a sua família for mais de duas pessoas que consomem feijão no almoço e no jantar, com certeza você terá que congelar mais feijão.
Em média, 1kg de feijão aqui em casa dá para 1 mês e 1 semana.
Amanhã vou contar do meu passeio de trem que fiz ontem em Passa Quatro-MG. Foi muito divertido! Até a próxima!
Nunca tinha lido nada sobre isso, nem sabia, estou de queixo caído, e parece ser bem interessante, vou repassar!
ResponderExcluirBjs e uma semana feliz!
*temos que ter cuidados com as troquinhas, mas eu prefiro não fazer para não ter problemas!
Si
ResponderExcluirAgora você arrasou!!!Arrasou mesmo!Essa eu nunca tinha ouvido falar e achei o máximo...Que bacana menina!Amei isso...beijão
AMIGA,
ResponderExcluirVOCÊ ARRASOU MESMO, NOVIDADE TOTAL!
É BOM PARA ECONOMIZAR O GAZ, RSRS.
GOSTEI DA DICA, VIVENDO E APRENDENDO, RSRS.
TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA!
BJS ♥
Amei a dica, fiquei aqui desacreditada, doidinha para testar sua sugestão, com certeza farei de curiosa que sou...rsrsrs
ResponderExcluirPassei também para agradecer as visitinhas lá no blog...
Boa semana
Bjinhossss
nao conhecia esse jeito.
ResponderExcluirnem imaginava.
adorei saber.q legal.
eu adoraria passear de trem eu acho tao linda. mas por perto de mim nao tem nenhum lugar com trem.q peninha.
bj
boracozinhar-lu.blogspot.com
Olá Wanessa, obrigada por me seguir. Entrei no seu blog, mas não consegui comentar... vou continuar tentando.
ResponderExcluirBjsss
Já tinho visto na TV essa dica. Mas que bom saber que dá certo. NUnca sabemos quando precisamos, não é?
ResponderExcluirSileni, li que você cozinha feijão pra mês.
Você coloca um kilo de uma vez só pra cozinhar? Na panela de quantos litros?
Perguntei porque fiquei cuyriosa agora. Taambém gasto pouco. Gasto em média um kilo e meio por mês. Mas cozinho somente para uma semana.
Mas é chato demais ficar cozinhando feijão kkk quero ver se consigo fazer igual a você.
BJS
Olá, tudo bom?
ResponderExcluirachei muito interessante esse processo de cozimento na garrafa térmica.
Você poderia me enviar a foto original desa garrafa térmica? estou fazendo uma pesquisa de quanto tempo em média dura uma garrafa térmica e essa parecer ser bem antiga. Você ainda a possui?
rafaela.zurita@gmail.com
Olá Rafaela, não possuo mais a garrafa, ganhei de casamento e ela durou por mais de 10 anos. Na verdade, eu desfiz dela não porque estragou, mas sim porque ficou desbotada e feia e resolvi trocar por uma nova.
ExcluirDesculpe não poder ajudá-la. Obrigada pela visita e volte sempre!