CALDINHO DE INHAME

Olá queridos,

Ainda falando do meu passeio na Maria Fumaça, quando paramos na estação Coronel Fulgêncio, começou a garoar e eu senti um friozinho que gelou até a espinha, rs. Naquele momento pensei em tomar algo quentinho e gostoso, então me lembrei deste caldinho, huumm...

Caldinho de Inhame
(by Si)
  
Ingredientes:
  • 1 kg de inhame
  • 1 sachê de caldo de carne em pó
  • sal a gosto
  • 150g de bacon em cubos
  • 1 colher (sobremesa) de azeite
  • 3 dentes de alho espremidos
  • 1 cebola picadinha
  • 300g de linguiça calabresa cortada em cubos ou em rodelas
  • cebolinha picada
  • gergelim torrado (opcional)
Modo de preparo: Descasque e corte os inhames em 4 pedaços, cozinhe em 1 litro de água com o caldo de carne e 1 pitada de sal. Quando os inhames estiverem cozidos e macios, escorra-os e faça um purê, reserve a água do cozimento. Em uma panela, doure o bacon no azeite e escora em papel toalha. Na mesma panela, doure o alho e a cebola, adicione a calabresa e o purê de inhame e vá acrescentando a água do cozimento reservada até que a textura fique cremosa. Espere levantar fervura, regule o sal e desligue o fogo. Por cima do caldinho coloque o bacon, salpique cebolinha e o gergelim torrado. Sirva com croutons.

Para fazer os croutons: Corte 3 fatias de pão de forma ou um pão francês em cubos de mais ou menos 2 cm. Aqueça uma panela, coloque 3 colheres (sopa) de azeite e torre os cubos de pães, mexendo sempre para não queimar. Desligue o fogo e salpique orégano por cima. Se preferir, poderá fazer os croutons no forno. É só colocar os cubos de pães numa assadeira (não precisa untar), espalhe um filete de azeite sobre eles e leve ao forno até ficar crocante.

Dicas da Si:
- Desta vez fiz os croutons na panela porque é bem mais rápido que no forno, mas particularmente prefiro fazer no forno, o meu ficou bem torradinho porque foi vacilo meu, mas prefiro mais clarinho. Os croutons poderão ser feitos também de pão francês, o processo é o mesmo que o pão de forma.
- Você poderá usar o caldo de carne em tablete, se preferir.
- Para torrar o gergelim, coloque a quantidade que desejar numa panela, leve ao fogo médio e vá balançando a panela para eles se misturarem, quando ficar bem quente eles vão começar a pular igual pipoca, abaixe o fogo e vá balançando a panela até fica do seu gosto, mais torradinho ou menos torradinho, é tudo muito rápido.
- Experimente colocar sobras de arroz cozido ao final do cozimento do caldinho de inhame, vai ficar uma canja muito saborosa.

Hoje é aniversário da minha irmã Sandra!!! Irmã, desejo toda a felicidade do mundo pra você e que Deus derrame sobre a sua vida muitas bençãos para que possa trilhar um caminho de paz, alegrias e de muita energia positiva. TE AMO!!! Bjssss


7 comentários:

  1. Olha SI, nunca fui muito chegada em inhame, mas esse seu caldinho me deixou com água na boca...isso deve ter ficado muito bom!!beijkas

    ResponderExcluir
  2. Silene que caldinho gostosinho, pra essas noites frias que anda fazendo é uma ótima sugestão. Gostei dos seus croutons, e gosto assim bem torradinhos, pra mim está excelente. Bjocas

    ResponderExcluir
  3. Que delícia já anotei.

    ResponderExcluir
  4. QUERIDA SILENE,
    PRIMEIRAMENTE FELICIDADES À SUA IRMÃ QUE ELA TENHA MUITOS ANOS DE VIDA E SAÚDE JUNTO A TODA FAMÍLIA!
    INHAME FAZ MUITO BEM A SAÚDE, ESTE CALDO TÁ BOM DEMAIS E TEM GOSTINHO DE QUERO MAIS, HUMMMMMM!

    FICA COM AS BENÇÃOS DE DEUS!
    BJS ♥

    ResponderExcluir
  5. esse caldinho deve ter ficado danado de bom.adorei.
    com esse friozinho nao tem nada melhor.
    Parabens a sua irmã!felicidades emto anos de vida.
    bjs
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Hoje está friozinho e esse caldinho vinha mesmo a calhar!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá Sileni,

    Adoro inhame, aprendi a saborear desde a mais tenra idade. Esse caldinho ficou muito bacana!
    Abraços.

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto