BOLINHO DE BACALHAU

Queridos amigos, boa tarde!

Eu estava com bacalhau no freezer, mas não queria fazer outra coisa com ele a não ser bolinho de bacalhau, mas sempre acabava adiando por achar que era uma receita difícil de se fazer. Um dia eu estava assistindo o programa Brasil no Prato do canal Bem Simples e vi a culinarista fazendo e eles fazem e ensinam de uma maneira tão simples que acabei me animando. Mas esta receita que vou colocar aqui não é a mesma que eu vi no programa, fiz de acordo com os ingredientes que tinha aqui em casa e do jeito que achei que ia ficar bom e ficou mesmo! Ainda bem! r


Bolinho de Bacalhau
(by Si)

Ingredientes:
  • 200g de bacalhau cozido e desfiado (dessalgar antes)
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (sobremesa) de alho e cebola em conserva
  • 2 colheres (sopa) de trigo
  • Sal (se necessário)
  • Farinha de rosca para empanar
  • Óleo para fritar
Purê:
  • 2 batatas médias cozidas e espremidas
  • 1 colher (sobremesa) de margarina
  • ¼ xícara (chá) de leite
  • Sal e noz moscada a gosto
  •  
Modo de preparo:
Ferva o bacalhau por cinco minutos, espere esfriar um pouco e desfie bem desfiadinho. Reserve. Prepare o purê: misture todos os ingredientes do purê até formar uma consistência cremosa, não muito mole, por isso vá colocando o leite aos poucos. Reserve.
Numa panela, frite o alho e a cebola no azeite, junte o bacalhau, o purê, adicione o trigo, regule o sal, coloque a pimenta e mexa até dar o ponto, quando formar uma bola e desprender do fundo da panela é porque já está no ponto. Deixe esfriar, faça bolinhas com as mãos e passe na farinha de rosca. Frite em óleo quente até dourar.

Dicas da Si: 
- Para dessalgar o bacalhau proceda da seguinte maneira: coloque o bacalhau num recipiente com água gelada e leve a geladeira por 24h, dependendo da altura das postas deixe mais tempo, se for em lascas 6h são suficientes. Faça pelo menos três trocas de água, mas sempre colocando água gelada, para isso já deixe na geladeira uma jarra com água para esse fim. Quando for jogar a água do bacalhau fora para fazer a troca, não jogue toda a água fora, sempre deixe um pouco e complete com a água gelada, desta forma mantém o sabor do bacalhau. Para fazer este processo eu descongelei o bacalhau antes, deixei na geladeira de um dia para o outro e só então dessalguei.
- Uma dica legal que vi no programa e vou passar pra vocês é deixar a batata al dente, pois se ela cozinhar demais vai ficar muito úmida e a receita vai pedir mais trigo.Eu só ouvi ela dando esta dica, mas não a vi fazendo, por isso fiz do meu jeito, não sei dizer se é da mesma forma que ela fez, mas o importante é que deu certo: descasquei e piquei as batatas, coloquei numa panela de pressão com água fria e levei ao fogo (não tampei a panela), quando começou a ferver eu desliguei o fogo e aí sim tampei a panela e deixei por 5 minutos. A batata ficou al dente e na hora de fazer a massa do bolinho não precisei usar muito trigo, rapidinho já deu o ponto. Acredito que se fizer no vapor também dê certo, é só ir acompanhando o cozimento, ela deve estar cozida, porém firme.
- Eu usei o alho e cebola em conserva, mas você poderá fazer da maneira que está habituado.
- Para o purê a margarina deve estar em temperatura ambiente, assim ela se agrega melhor aos ingredientes.
- Para moldar os bolinhos use uma colher (eu usei a de sobremesa) como medida para que todos saem do mesmo tamanho.
- Depois que você passar os bolinhos na farinha de rosca deixe na geladeira, por no minimo, 30 minutos, assim a farinha não solta no óleo na hora de fritar. Escorra em papel toalha ou guardanapo.





Uma saladinha para acompanhar


9 comentários:

  1. BOM DIA MINHA QUERIDA!
    FIRAM PERFEITOS, BEM SEQUINHOS, IRRESISTÍVEIS!
    UMA ÓTIMA RECEITA PARA O FINAL DE SEMANA, QUE DELÍCIA!

    TENHA UM FINAL DE SEMANA ABENÇOADO!
    BJS ♥

    ResponderExcluir
  2. Si
    Pra mim não precisa nem acompanhamento, gosto de sentir o sabor único dessa delícia, a não ser q o acompanhamento seja uma cervejota...Ficaram uma perfeição!Delícia!beijão

    ResponderExcluir
  3. Que lindos posso colocar o tempero pronto receita de casa uso em tudo esse tempero pronto.

    ResponderExcluir
  4. ele ficarã lindos, deve ter ficado ótimo.
    adorei a receita.
    bj
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Quero fazer nesse final de semana posso usar o tempero pronto Receita de casa?

    ResponderExcluir
  6. Anônimo,
    Você pode usar o tempero que desejar, porém, os temperos prontos já veem com sal, por isso fique atenta para não salgar demais a receita, lembrando que o bacalhau também contém sal, ok?
    Obrigada pela visita e volte sempre!

    ResponderExcluir
  7. Olá Sileni,

    Já deveria ter vindo a mais tempo no seu lindo espaço.
    Esse bolinho ficou o Senhor bolinho de bacalhau.
    Vamos nos ver mais por aí!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Posso congelar os bolinhos p/fritar depois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa, pode congelar sim! Congela bem por 2 a 3 meses.
      Desculpe-me pela demora em responder, o blogger não avisa mais quando há comentários para serem moderados e acabou que fiquei perdida.
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto