Olá amigas lindas! Bom diaa!!!
Hoje trago pra vocês uma dica muito bacana que aprendi com a Daniana do blog Cozinha Sem Drama, um espaço delicioso com muitas dicas legais e receitas imperdíveis e tudo o que ela faz lá no seu cantinho, ela prova que realmente na cozinha não tem drama, basta ter paciência, dedicação e amor.
Quando vi este nome "salsa purpurina", fiquei curiosíssima para saber do que se tratava e ao mesmo tempo fiquei imaginando coisas absurdas do tipo, será que inventaram uma receita de purpurina comestível que misturada com a salsa dá um tempero incrivelmente brilhante??? rsrsrs
Nada disso gente, devaneios a parte, rs, salsa purpurina nada mais é que a salsa desidratada em pó, muito prática para ser usada no dia a dia, além de dar um toque e uma aparência especial aos pratos.
Vamos aprender a fazer?
- Pegue o seu macinho de salsa que você comprou na feira ou supermercado, lave bem as folhas e seque-as.
- Coloque num prato forrado com papel absorvente ou guardanapo e leve ao microondas por 2 minutos na potência máxima.
- Em seguida, vá triturando as folhas com as pontas dos dedos.
- Guarde em vidrinhos ou potinhos com tampa.
- Use no arroz, nas saladas, carnes, aonde a sua imaginação te levar.
- Para encher um potinho igual ao da foto, haja macinho de salsa, viu?! Coloque em vidrinhos menores como os de sal, pimenta, senão vocês não vão dar conta de encher tudo aquilo e vou falar a verdade, senti uma dor nos dedos, amigas, de tanto ficar esfarelando as folhinhas da salsa. Chegou uma hora que os meus dedos nem estavam obedecendo mais, rs. Aí sabem o que eu fiz??? (desespero total, rsrs), quando tirei do microondas, juntei o papel toalha formando uma trouxinha e fiquei apertando até triturar a salsa, mas com cuidado para não rasgar o papel e olha, foi bem mais rápido!
- Outra coisa, o tempo do microondas varia muito de aparelho para aparelho, no meu microondas na potência máxima o papel queimou, só não pegou fogo porque quando eu senti o cheiro de queimado corri e apertei o botão para parar, tomem cuidado!
- Mas aí fiquei num dilema, se eu diminuisse a potência as folhas da salsa não ficavam sequinhas e se elas não estiverem sequinhas você não vai conseguir triturá-las nem com reza brava e se eu aumentasse a potência poderia pegar fogo, então tive a ideia de, ao invés de usar o papel toalha, usei o papel manteiga, aí sim fiquei feliz! :)
- No papel manteiga deu super certo, eu recomendo!
- Diante da dor que eu fiquei nos meus dedos, rs, eu fiquei pensando... da próxima vez que eu fizer, depois das folhas terem passado pelo microondas, vou jogar tudo num pilãozinho e triturar com o socador, será que dá certo? Se alguém tiver mais alguma ideia para facilitar ainda mais a nossa vida na cozinha, deixe o seu comentário.
- Para ver a receita da Daniana, clique aqui.
Obrigada Daniana por esta dica bacana (nossa! até rimou, rsrs), adorei, aqui em casa não vai mais faltar salsa purpurina.
OLÁ QUERIDA AMIGA!
ResponderExcluirJÁ TINHA VISTO ESTA DICA NO BLOG DA DANIANA, É UMA ÓTIMA SUGESTÃO!
EU RESPONDI O SEU E-MAIL VC RECEBEU?
TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA!
BJS D ♥
Tudo bem, querida? Respondi seu e-mail.
ResponderExcluirBeijinhos.
ass: SILMARA FREITAS
Muito boa dica...Vou fazer, adorei!beijkas
ResponderExcluirQue ideia fantástica.
ResponderExcluirAdorei e vou fazer.
Não sei o que é papel manteiga, mas o google sabe de certeza ;) vou já googoolar eheheh
Beijinhos e boa semana
Selene
q ideia legal. adorei mesmo.
ResponderExcluirheheh mas tem q ser num dia de inspiração e de dedos fortes né?
mas eu achei muito bacana.Vou tentar da proxima vez q for ao mercado.
beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com
olá querida Sileni....
ResponderExcluirAdorei teu blog.... e a receita da salsa purpurina vou fazer com certeza, confesso que olhando tuas receitas bateu uma fominhaaa... heheheh... se puder me faca uma visita, uma não, três, pois tenho 3 bloguinhos... um de culinaria, um de Artesanato e um de momentos....
Ja estou te seguindo...
olá amiga, td bem?
ResponderExcluirAdorei sua dica, é bem prática. Tô fazendo e nunca mais desperdicei a salsa. Só que tb cansei meus dedos esfarelando a salsa.. hehehe... daí resolvi passar na peneira, e não é q deu certo? Então fica aí uma observação pras donas de casa. rsss... Bjão.
Oi Nanda, valeu pela dica! Obrigada! :))
ExcluirBjsss
E se colocar no forno convencional usando o mesmo papel manteiga, será que dá certo?
ResponderExcluirAh, meu nome é Mônica, postei como anônimo pq esqueci a minha senha gmail, kkkkkkk.
Oi Mônica, rsrsrs
ExcluirNo forno dá certo sim! Era como eu fazia antes, mas é um processo demorado, no micro-ondas é bem mais rápido!
Obrigada querida pela visita e volte sempre! :)
Bjssss
Oi Sileni
ResponderExcluirFiz hoje essa salsa purpurina, ficou muito legal, e para ficar bem fininha passei na peneira, ficou ótimo!!!
Bjs
Claudinha
Oi Claudinha, que bom que deu certo, amiga! Na peneira ainda não fiz, jogo td no pilão e soco, hahaha.
ExcluirVou tentar na peneira! Valeu pela dica!
Obrigada amiga pela presença e volte sempre! :)
Bjssss
Oi, muito legal sua fica, gostaria de saber se o sabor fica alterado ou fica bem parecido com a salsa fresca
ResponderExcluirOlá anônimo, nada se compara com o sabor dos alimentos qdo são frescos, mas posso lhe garantir que esta técnica de conserva da salsa não deixa nada a desejar!
ExcluirObrigada pela visita e volte sempre! :)
gostei da dica deve de ser bom mas qual é o papel manteiga?
ResponderExcluirO papel manteiga é aquele utilizado para fins culinários pois é próprio para freezer, micro-ondas e forno e se encontra facilmente em supermercados. O papel manteiga não deve ser confundido com o papel vegetal que é usado em artesanatos e desenhos técnicos como num projeto de engenharia e é vendido em papelarias. O papel manteiga tem a cor branca meio leitosa e o papel vegetal é um branco transparente.
ExcluirEspero ter ajudado!
Obrigada pela visita e volte sempre! =)
mto bom o blog
ResponderExcluirObrigada! =)
ExcluirOi, Sileni!
ResponderExcluirPara quem não tem microondas e quer te salsinha sempre à mão, basta lavar, picar, colocar em potinhos e guardar no freezer ou congelador. Na hora de usar, basta raspar por cima que ela vai triturando. Se você quiser, ao invés de potinhos, pode colocar em saquinhos plásticos. Quando congelar, aperte o saquinho para amassar a salsinha, ou qualquer erva aromática, que ela fica picadinha. Eu faço isso também com a couve. Trituradinha é ótima para colocar em caldos verde, de feijão, farofas...
Beijus,
Oi Luma, eu faço dessa forma já faz um bom tempo! Aqui em casa tem que congelar senão perde tudo! Valeu pelas dicas! Adoro caldos, já fiquei imaginando uma couvinha bem trituradinha, bom demais, né?!
ExcluirObrigada pela visita e volte sempre!
Bjs =)