FILÉ DE MERLUZA AO MOLHO DE VINAGRETE

Queridos amigos,

Aqui em casa infelizmente, com exceção da Semana Santa, não consumimos peixes com muita frequência, mas sempre tenho alguma coisinha no freezer e os peixes que mais compro é a merluza, o cação e a pescada e pela falta de variedade preciso ficar mirabolando nos meus pensamentos o que fazer com eles, rs. Foi assim que surgiu esta receita. Era para eu ter postado ontem, mas devido ao dia intenso na igreja: vigília de manhã, Celebração da Cruz a tarde, procissão a noite, aliás choveu muito durante a procissão e eu fiquei encharcada já que não levei sombrinha, passei frio, mas não desisti, acompanhei até o fim! Há muito tempo que não tomava uma chuva dessa, rs, aproveitei e pedi a Deus que levasse tudo de ruim e que trouxesse muitas coisas boas, mas ao final de tudo foi muito bom estar ali participando daquele momento de fé e amor a Deus.

Mas voltando a receita, fiz da seguinte forma, não esquecendo de dizer que acrescentei também batatas a este prato, mas quem quiser não precisa colocar, é que batata e peixe, pra mim, é uma combinação tão perfeita que não resisti, rs.

Filé de Merluza ao Molho de Vinagrete
(by Si)

Ingredientes:
  • 6 filés de merluza
  • 3 batatas grandes cortadas em rodelas e pré-cozidas (opcional)
  • 1 xícara (chá) de molho de tomate
  • suco de 1 limão
  • sal e pimenta a gosto
  • azeite para untar
Vinagrete:
  • 2 tomates cortados em cubos
  • 1 pimentão pequeno cortado em cubos
  • meia cebola cortada em cubos
  • 1 colher (sopa) de azeitonas verdes picadas
  • 1 colher (café) de orégano
  • cheiro verde, sal e pimenta a gosto
  • vinagre branco
  • azeite
  • uma pitada de açucar para tirar a acidez

Modo de Preparo:
- Vinagrete: misture os seis primeiros ingredientes num pirex, coloque o vinagre e o azeite apenas para umedecer os ingredientes e por último coloque uma pitada de açucar para tirar a acidez. Regule o sal. Reserve.
- Tempere os filés de merluza com sal, pimenta e o suco de limão e leve a geladeira por 15 minutos para que pegue o gosto do tempero. Num refratário untado com azeite, faça uma camada de batatas, coloque os filés por cima, disponha o vinagrete sobre os filés, espalhe o molho de tomate e por cima de tudo faça outra camada de batatas, cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 180°C por 30 minutos. Retire o papel alumínio e volte ao forno por mais 30 minutos a uma temperatura de 200°C.

Dicas da Si:
- Como aqui em casa somos em duas pessoas, eu fiz metade desta receita.
- Se preferir, poderá temperar os filés de merluza usando aquelas pastas de tempero pronto.
- As rodelas de batata poderão ser pré-cozidas na panela a vapor por 5 minutos ou no microondas por 2 minutos e meio na potência máxima, neste caso, coloque-as num saco plástico (aqueles próprios para microondas e freezer) e dê um nozinho. Se for fazer no fogo, coloque-as numa panela com água fria e deixe até ferver, desligue o fogo, tampe a panela e aguarde 5 minutos, elas ficarão al dente.
- Se não usar a batata diminua o tempo do papel alumínio para 15 minutos de forno, retire o papel alumínio e salpique queijo ralado, leve de volta ao forno e deixe até derreter o queijo e gratinar.
- Ao cobrir a forma com papel alumínio, o lado brilhoso deverá estar voltado para baixo, pois é este lado que mantém o aquecimento.
- Eu não coloquei a medida do vinagre e nem do azeite porque na verdade eu faço no "olhômetro", mas use o seu feeling e vá dosando os dois aos poucos até ficar a seu gosto, mas não deixe encharcado, faça o vinagrete mais "enxuto" para evitar de juntar muita água na hora do forno, pois o peixe vai soltar água, o tomate também e se tiver muito vinagre e azeite na composição do vinagrete vai ficar tudo muito encharcado e poderá prejudicar a receita. Mas caso isso aconteça elimine um pouco da água que juntar na forma.
- Poderá também usar outros tipos de vinagre como o tinto, por exemplo, que é mais forte e apropriado para molhos, mas como gosto de um vinagrete mais suave prefiro usar o branco.










3 comentários:

  1. Que delícia adoro peixe sempre tenho no freezer vou fazer.Si voce tem a receita de rocambole de carne moída e rocambole suíno que vinha na embalagem do sazón vermelho?Se tiver coloca pra é que perdi e agora está vindo outras claro coleciono todas,procurei no site mas não tem obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo,
    Infelizmente eu não tenho as receitas do Sazón que me pediu.
    Obrigada pela visita, volte sempre!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossaaaaaa... muito bom mesmo... acabei de fazer e ficou extremamente maravilhosoooooo....

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto