MERLUZA DOURADA COM BATATAS

merluza dourada com batatas3

Bom dia amigos,

Sempre quando fazia peixes ficava pensando num jeito deles ficarem mais douradinhos, com uma cor mais atraente, mas todas as vezes que deixava no forno um pouco mais de tempo, eles até ficavam mais coradinhos, mas ficavam ressecados. Ai, ai, ai… o que fazer então?! Botei a cachola pra funcionar e saiu esta receita… eu aprovei, espero que vocês também aprovem! rs.

Merluza Dourada com Batatas
(by Si)

Ingredientes:
  • 1 kg de filé de merluza cortado em postas
  • 2 batatas grandes cortadas em rodelas
  • azeite para untar
Pasta:
  • 1 colher (sobremesa) de alho e cebola em conserva
  • 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
  • suco de 1/2 limão
  • 1 colher (chá) de colorau
  • 1 sachê de tempero seco

Modo de preparo:
Pasta: coloque todos os ingredientes num pilão de socar alho e soque com o socador misturando tudo muito bem.

merluza dourada com batatas
 
Besunte as postas de merluza com esta pasta, coloque-as numa forma untada com azeite, cubra com plástico filme e leve a geladeira por 30 minutos para que pegue o gosto do tempero.

merluza dourada com batatas1

Após o tempo de geladeira, retire o plástico filme e cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno, preaquecido, por 15 minutos a uma temperatura de 180°C. Enquanto isso, preaqueça as batatas no microondas por 2 minutos (saiba como clicando AQUI). Após o tempo de 15 minutos de forno, retire o papel alumínio, acrescente as batatas pré-cozidas e volte ao forno por mais 30 minutos a uma temperatura de 200°C. Sirva com arroz branco e salada.

merluza dourada com batatas2

merluza dourada com batatas4

Dicas da Si:
- A casca do limão contém sumo que é mais ácido e amargo do que o suco propriamente dito, por isso, sempre que você for usar o espremedor de limão para extrair o suco para ser usado em receitas, retire a casca da beirada em toda a volta do limão, desta forma o sumo não é extraído junto com o suco evitando assim que amargue a sua receita.
 
merluza dourada com batatas5

- O colorau é um “pózinho” avermelhado que realça a cor dos alimentos (olha aí o pulo do gato desta receita, rs) e é conhecido também como colorífico. Este condimento é encontrado facilmente em qualquer supermercado.
- O tempero seco ou granulado também é encontrado facilmente em supermercados e você vai encontrar vários tipos: em sachê, potes, saquinhos, vidros… é a mistura de vários temperos como salsa, cebolinha, alho, cebola, pimenta… e a maioria já contém sal, por isso não citei sal neste receita. Mas sempre quando você for comprar leia a embalagem e fique atenta aos ingredientes.
- Você poderá fazer a pasta no liquidificador, mas eu usei o pilão porque a quantidade foi tão pouca que nem compensou sujar o liquidificador, mas se você não tem a conserva de alho e cebola em casa, é melhor fazer a pasta no liquidificador mesmo, assim o alho e a cebola ficam trituradinhos. No pilão até vai dar certo, mas aí você vai ter que socar muuiiito para que tudo vire uma pasta.

5 comentários:

  1. Adorei vou fazer amanhã no almoço coloca palha italiana obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Que delícia!
    O colorau deu vida ao peixe que tem uma cor tão sem graça.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Fiz ficou uma delícia queria uma receita de bolo de iogurte natural você tem? É delicioso mas perdi a receita que estava em uma folha antes de passar pro caderno. Fazia direto.Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo,
    É só vc digitar "bolo de iogurte natural" na caixa de pesquisa do blog e depois clicar em pesquisar que ele busca, ok? A cx de pesquisa fica logo abaixo do banner Vivendo e Aprendendo.
    Abraços

    Neli, obrigada pela visita, volte sempre! :))
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Amiga, que delícia de merluza, hummmmmmmm...
    Estou fritando meu frangui gora pro jantar, mas uma merluza ia muito bem.


    Bom final de semana.

    Abraços


    Silmara Freitas

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto