BOLO BICOLOR

Amigos, bom dia!!!

E seguindo a sequência do meu Domingo Feliz, trago pra vocês a receita deste bolo que é tudinho de bom! Rápido e super fácil de fazer. Quem meu deu esta receita foi a dona Conceição, mãe da minha querida amiga Valéria, mas confesso que o meu bolo ainda não ficou tão bom quanto o dela, estou tentando, um dia eu chego lá, rs. Na verdade, a receita que ela me deu, o nome não é esse, é Bolo de Trigo, mas como ela fez metade branco e metade chocolate, então, resolvi chamá-lo de Bolo Bicolor.


Bolo Bicolor (Bolo de Trigo
(by dona Conceição)

Ingredientes:
Massa:
2 copos de trigo
1 copo de leite
2 copos de açúcar
3 ovos
2 colheres (sopa) de margarina
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de chocolate em pó

Calda:
4 colheres (sopa) de leite
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
2 colheres (sopa) de chocolate em pó

Modo de fazer:
Massa: bata todos os ingredientes no liquidificador, menos o chocolate em pó. Em uma forma untada e enfarinhada, despeje metade da massa (branca), acrescente o chocolate em pó ao restante da massa que ficou no liquidificador e bata até misturar, coloque por cima da massa branca. Leve em forno preaquecido até que ao enfiar um palito o mesmo saia seco.
Calda: coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo brando mexendo até tornar consistência cremosa.

Dicas da Si:
- Para a medida eu usei uma xícara (chá).
- 2 colheres (sopa) de margarina equivalem a 40g.
- Use os ovos e a margarina em temperatura ambiente.
- Ao bater os ingredientes no liquidificador, coloque primeiro os liquidos e depois os sólidos, assim eles se misturam com mais facilidade.
- Eu não gosto de bater o fermento no liquidificador, procuro sempre despejar a mistura numa tigela e depois coloco o fermento por último e apenas misturo, mas desta última vez que fiz bati tudo no liquidificador, isso chama-se "pressa", mas não faça nada na cozinha com pressa , pois a receita pode não ter um resultado esperado. Foi o que aconteceu comigo, da primeira vez deu certo, já da segunda vez não ficou tão bom assim.
- Na receita que ela me passou não tinha a quantidade de chocolate em pó, coloquei 2 colheres (sopa), mas aí você vê se quer a parte do chocolate mais clara ou mais escura.
- A calda eu dobrei a quantidade dos ingredientes porque quis um bolo "bem coberto", deixe apurar bem para que fique cremosa. Caso você queira usar a calda somente num pedaço e não no bolo inteiro, deixe-a mais rala, assim você poderá guardar para usar depois, caso ela endureça, coloque no microondas por alguns segundos.
- Por cima da calda poderá usar raspas de chocolate, chocolate granulado, missangas de chocolate ou outra coisa que achar legal ou simplesmente sirva o bolo sem calda, também fica bom. Eu usei missangas de chocolate.
- A dona Conceição me disse que também poderemos não acrescentar o chocolate e deixá-lo todo branco, que é a receita original que leva o nome Bolo de Trigo.






8 comentários:

  1. Que delícia estava aguardando esse bolo vou fazer hoje ainda adoro suas receitas.

    ResponderExcluir
  2. Fica lindo anotei tudinho.

    ResponderExcluir
  3. Vou fazer agora Silene você tem receitas da marca royal e da maizena se tiver coloca pra gente obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Sileni que delícia de bolo!
    Com um chá da tarde, hummmm.

    Beijos pra você.

    Silmara Freitas

    ResponderExcluir
  5. Sileni, adorei a receita por levar apenas 2 colheres de sopa de margarina. Gosto dele sem a calda para tomar com um cafézinho, delícia!
    bj e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  6. Ola,
    Este bolo é delicioso. Conheço-o com o nome de Bolo Mármore e adoro.
    Ficou lindo

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. huuuuuuum q lindo q ficou
    deve ter ficado delicioso.
    adorei!
    Beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ai que delicia Sil, hoje fiz um mas diferente do seu, o seu ficou mais bonito, vc vai ver. Delicioso esse bolo né amiga? Gostei muito da receita. Bjocas

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto