BOLO DE CHOCOLATE COM RECHEIO DE MORANGO (SEM LACTOSE)



Bom dia, amigos! 

Hoje trago pra vocês mais uma receitinha da minha maratona pela busca de uma vida sem leite! Fiz esta receita quando estava ainda de férias lá no Estados Unidos, fiz para comemorar o aniversário do meu sobrinho Lucas! 

A ideia deste bolo me veio depois que vi a receita no blog da minha querida amiga Andréa Santana do blog Quitutes da Andréa. Ela tem me ajudado muito na busca por receitas sem leite e sempre quando quero preparar algo corro lá no blog dela porque sei que vou encontrar uma receita para chamar de minha, como este bolo! Fiz umas adaptações para ficar uma receita sem lactose e deu super certo! Ficou um bolo tão macio e fofinho que foi além das minhas expectativas.

Receita original AQUI.

Ingredientes:
Massa:
  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de leite de coco
  • 1 1/2 xícara (chá) de açúcar 
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de cacau em pó 
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1/2 xícara (chá) de leite de coco + 1 colher (sopa) de cacau em pó para regar o bolo
Recheio e Cobertura:
  • 1 barra de chocolate (100% cacau) picada
  • 5 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem lactose
  • 1/2 xícara (chá) de leite de coco
  • 1 caixa de morangos picados
  • Morangos para decorar
Modo de preparo:
  1. Massa: Bata no liquidificador o leite de coco, os ovos, o açúcar e o óleo por 3 minutos.
  2. Despeje a mistura numa tigela e acrescente a farinha de trigo e o cacau em pó, misture bem para se agregarem. Por último, adicione o fermento em pó e mexa delicadamente.
  3. Coloque a massa numa forma untada com óleo ou manteiga sem lactose e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por 40 a 50 minutos (faça o teste do palito).
  4. Espere esfriar, desenforme, corte o bolo ao meio, regue com a mistura de leite de coco e cacau em pó, espalhe metade do recheio, coloque os morangos picados por cima, coloque a outra parte do bolo, regue com a mistura de leite de coco e cacau em pó e cubra com o restante do recheio e decore com morangos.
  5. Cobertura e recheio: Coloque todos os ingredientes (com exceção dos morangos) numa panela de fundo grosso e leve ao fogo médio mexendo sempre até o chocolate derreter e a calda engrossar.
Dicas da Si:
- Tanto o cacau em pó quanto o chocolate em barra eu usei o 100% cacau. Leia sempre o rótulo para se certificar que não contém leite.
- O cacau em pó 100% que usei nos Estados Unidos achei bem mais amargo do que o que eu uso aqui no Brasil e a barra de chocolate também achei bem mais amarga. Se você estiver nos Estados Unidos, sugiro que use 2 xícaras de açúcar na massa do bolo, se estiver no Brasil a quantidade de açúcar indicada na receita é o suficiente. Já a cobertura e recheio eu fui fazendo e experimentando até chegar no sabor agradável ao meu paladar,no final deram 5 colheres de açúcar mas se eu estivesse no Brasil, com certeza, iria usar, no máximo, 3 colheres não mais que isso! Mas tudo depende do gosto de cada um, por isso, sugiro que você vá fazendo e experimentando até ficar do seu gosto.
- Se você preferir uma receita 100% isenta de leite, ao invés de usar a manteiga sem lactose para fazer a cobertura e recheio, use o creme vegetal ou ainda poderá não utilizar este ingrediente. O objetivo da manteiga é para deixar a cobertura mais brilhosa e a textura mais aveludada. Mas o bolo propriamente dito é isento de leite animal.
- Você poderá substituir o leite de coco por qualquer outro leite vegetal como o de arroz, o de amêndoas, de aveia...
- No preparo da cobertura, vá clocando o leite de coco aos poucos até chegar na textura desejada. Se preferir uma cobertura mais grossa, mais densa, use menos leite de coco, se desejar uma cobertura mais cremosa, porém mais líquida, use mais leite de coco.
- Eu não cobri o bolo todo, deixei a cobertura escorrer pelas laterais, mas se preferir cobrir todo o bolo, vá espalhando a calda com uma espátula até que o bolo fique todo coberto. Polvilhe chocolate granulado por cima se assim desejar.
- O morango é uma fruta chatinha de lidar com ela, porque solta muita água e isso pode prejudicar a receita, por isso fiz um post dando dicas de como se sair bem nas receitas com morango. Confira AQUI.


Fiz também brigadeiro, mas estes infelizmente não pude comer! Mas ainda vou fazer uma versão de brigadeiro sem leite, me aguardem! Espero que eu me saia bem nessa missão!! 😉

Receita AQUI.
Ganhei um kit maravilhoso da querida Andréa e fiquei imensamente feliz! Ela me presenteou com três geleias nos sabores de frutas vermelhas, maracujá com abacaxi e maçã, louro em pó, gersal e açafrão. É difícil dizer qual geleia eu gostei mais porque todas são deliciosas!! O gersal também é maravilhoso, fiquei viciada nele, rs. Ela ensina a fazer o gersal neste post aqui. Confira as deliciosas receitas que ela faz no Quitutes da Andréa. Muito obrigada pelo carinho, minha amiga! Fiquei apaixonada pelas suas geleias, você tem mãos abençoadas! ❤❤


Beijos pra vocês e até a próxima!


6 comentários:

  1. Apetitoso, lindo e deve estar bem saboroso! Boa receita ! bjs, linda semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Si,
    O bolo está lindo.
    Parabéns pelos mimos que vc ganhou da Andréa, ela é uma queridona!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Hello, amada amiga!
    Fico até sem graça com tantos elogios, você é uma querida e merece muito mais!
    O seu bolo ficou lindo, você é muito prendada, parabéns!

    Um grande beijo no seu lindo ♥
    Andréa ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi Si querida, bt!
    Seu bolo ficou lindo e mostrando que dá mesmo p/mandar o leite passear kkk, isso sem dizer que preparado na versão leite de coco o bolo deve ter ficado bem mais delicioso. Hummmm, aguei de verdade.
    Amiga, você dá show com ou sem lactose, parabéns!
    Bjssssss

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Silene,

    Humm!! Com certeza como ainda não tomei meu café da manhã me serviria de uma farta fatia de deste bolo.
    Bjs

    Tânia Camargo

    ResponderExcluir
  6. Que bolo Sileni! Deve ter ficado uma delícia... chocolate e coco juntos... E essa geleia de maracujá com abacaxi! Eu amo ambos os sabores e nunca pensei em misturá-los... Bom ver que você está conseguindo fazer adaptações para continuar com suas delícias! Bjks Tetê

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto