DOCE EM CAMADAS (SEM LACTOSE)



Olá amigos, bom dia!

Que alegria estar aqui hoje iniciando o mês de agosto com uma receitinha bem docinha e saborosa que preparei para o desafio do mês do Dia Um... Na Cozinha, cujo tema é "Sobremesas Frescas em Camadas"! O que trago, nem chega a ser uma receita, é mais uma dica de sobremesa super rápida que você pode preparar com ingredientes já comprados prontos, bastando apenas montar as camadas e levar à geladeira.

Logo que vi o tema do mês, fiquei pensando numa receita que não poderia ter leite na composição devido a minha intolerância à lactose. A maioria das receitas que eu via, quando não levava o leite propriamente dito, levava algum derivado como leite condensado, creme de leite, chantilly... Já estava a ponto de desistir e não participar do desafio até que, revistando a minha geladeira e os armários da despensa, me deparei com ingredientes que poderiam compor uma bela sobremesa e assim saiu esse "doce em camadas".

Para o preparo, você vai precisar de:
  • Geleia de sua preferência (morango, frutas vermelhas, abacaxi...)
  • Bolacha champanhe triturada 
  • Cocada de colher (comprada pronta)
  • Calda de chocolate ou ganache
  • Frutas para decorar
Montagem:
  1. Faça uma camada de geleia, bolacha champanhe triturada, cocada, geleia, calda de chocolate ou ganache, decore com frutas a seu gosto. Sirva gelada.
Dicas da Si:
- Eu não coloquei a quantidade porque vai bem do seu gosto mesmo e vai depender também do tamanho do recipiente que você irá usar para montar o doce. Pode ser em taças individuais ou numa travessa.
- A bolacha champanhe eu quebrei com as mãos mesmo, nem precisa de liquidificador ou processador para isso, ela quebra bem facilmente. Normalmente, ela não é feita com leite, mas leia sempre o rótulo na hora da compra.
- Todos os ingredientes eu já tinha prontos aqui em casa. A cocada de colher eu comprei pronta em supermercado, sempre tenho em casa para rechear bolos e cupcakes. Ela não leva leite na composição. Se você é alérgico ou intolerante, leia sempre o rótulo das embalagens. A ganache eu já comprei pronta também numa loja de produtos naturais, ela não leva leite e nem açúcar na composição. Se você preferir, poderá preparar uma calda de chocolate com 1/2 xícara (chá) de leite de coco, 3 colheres (sopa) de cacau em pó (100%), 1 colher (sopa) de creme vegetal, 3 colheres (sopa) de açúcar demerara. Leve tudo ao fogo médio até engrossar. Esta calda é a minha queridinha, ela fica encorpada e muito saborosa.
- Para compor este doce, usei geleia de morango que eu mesma fiz e tinha congelada. Para preparar esta geleia, você vai precisar de: 2 xícaras (chá) de morangos higienizados, 1/2 xícara (chá) de açúcar cristal ou demerara, suco de meio limão. Leve todos os ingredientes ao fogo brando e deixe cozinhar, vai começar a formar uma espuma branca, retire-a com o auxílio de uma escumadeira. Quando começar a engrossar, desligue o fogo, espere esfriar e utilize.
- Além da geleia de morango, eu utilizei também geleia de frutas vermelhas e geleia de abacaxi com maracujá, um kit delicioso que ganhei da minha amiga Andréa Santana do blog Quitutes da Andréa, ela faz geleias maravilhosas, para ver as receitas visite o blog dela.
- Na composição do doce com as geleias de morango e frutas vermelhas eu decorei com morangos picados, já na composição com geleia de abacaxi com maracujá eu coloquei por cima a ganache sem leite que comprei pronta, ficou delicioso. Abacaxi, maracujá, coco e chocolate são ingredientes que combinam e se harmonizam entre si. Combinação perfeita para mim.
- Se você for preparar algum ingrediente deste doce como a geleia, a ganache ou a cocada, não utilize quente, espere esfriar para depois utilizar.
- Este doce deve ser mantido na geladeira.





Dia Um... Na Cozinha! A cada mês um desafio na busca de novas receitas! 😉


Beijos e até a próxima!


12 comentários:

  1. Muito legal esse doce.Apetitoso e parece bem saboroso também.Tu te empenhando e conseguindo,né? bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Olá, minha querida amiga!
    Visão maravilhosa, quantas delícias!
    Estou encantada com suas taças, lindas cores, combinação perfeita de ingredientes, parabéns, arrasou!
    Suas geleias renderam demais, rsrs.
    Mais uma vez obrigada pelo carinho, você é muito fofa!

    Abençoado Mês de Agosto junto a sua família!
    Beijos no seu ♥

    ResponderExcluir
  3. Hummm já comia uma tacinha.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/08/dia-um-na-cozinha-e-uma-delicia-branca.html

    ResponderExcluir
  4. Oi Si,
    Que sobremesa fácil e bonita! Deve ser deliciosa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Si, bt!
    Bela participação com essa receitinha maravilhosa. Além de ser super prática ainda nos passa mesmo que por fotos, a sensação da delícia que ficou. Hummmmmmm, pena que não experimentei! kkk
    Bjssss minha amiga querida e especial

    ResponderExcluir
  6. Voltei pra dizer que fiquei preocupada pois não te vi lá no brincando...Sempre és das primeiras,rs Tudo bem contigo? Espero que sim! bjs, chica

    ResponderExcluir
  7. Que bonitas ficaram!
    http://nacozinhadasara.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sileni!

    Recomendo muito aquela duplinha. Deu super certo para o meu cabelo! ;D

    Que delícia de doce! Deve ficar mega gostoso. E além de tudo fica bonito, né?! Adorei!

    Ótima segunda!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  9. Ai ai ai... deu água na boca ver tantas frutinhas frescas assim... Já fiquei imaginando o docinho.
    Quando li a montagem pensei "deve ficar tudo muito doce!", mas dosando o açúcar na hora dos preparos, fica perfeito!!! Que peninha que não podemos experimentar por aqui.
    Acho que vc está se adaptando bem a esta intolerância, mas que é um desafio encontrar receitas, isso é! Daqui a pouco seu blog será referência para quem busca essa alternativa.
    Parabéns!

    Abraços esmagadores e feliz dia.

    ResponderExcluir
  10. Olá, querida amiga Sileni!
    Faço sobremesas e me lembro de você, da sua ternura ao cozinhar...
    Saudade...
    Seja muito feliz e abençoada!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  11. Parece delicioso e o melhor é que é fácil de fazer.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei essa opção de sem lactose!!!
    Adoro seu blog e já te sigo.
    Venha conhecer meu blog de cara nova.
    Bjs e obrigada

    https://cozinhapazeamor.blogspot.com.br/
    https://www.instagram.com/cozinhapazeamor/
    https://www.facebook.com/cozinhapazeamor/
    https://twitter.com/CozinhaPazAmor

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto