MEU MARIDO MERECE!

Em fevereiro, como disse no post "Curtindo a família!", eu estava com visitas em casa, maridão de férias e acabou que eu tirei férias também, rs, fiquei ausente do blog, mas não tirei férias da cozinha, não! Preparei uns mimos pro maridão, afinal de contas ele merece! =)

Na verdade, em fevereiro foi o aniversário dele e todo ano comemoramos esta data na casa da minha sogra, com um belo almoço ou um churrasco em família. Porém, este ano, fizemos diferente, unimos o útil ao agradável, posso assim dizer.

Sempre que a minha sobrinha, que mora nos Estados Unidos, está de férias no Brasil, procuramos proporcionar a ela tudo o que ela gosta e que não tem lá onde ela mora, como por exemplo uma festa "a la brasileira", com direito a bolo, salgadinhos, docinhos, bebidas e até umas bexiguinhas, rs. Não que os americanos não façam festinhas de aniversário, fazem, mas não tem beijinho, não tem brigadeiro, os salgadinhos não são como os daqui e nem o bolo, que aliás são lindos e decoradíssimos, mas eu não sei o que eles usam na cobertura que é gordurosa e derrete muito fácil, enfim, sempre que eu falava com ela pelo telefone quando ainda estava nos Estados Unidos, ela me  perguntava: vai ter salgadinho? vai ter beijinho e brigadeiro? rsrsrs.

Então resolvemos fazer uma festinha de aniversário para o meu marido, uma forma dela matar a saudade das festas, do jeito e do sabor brasileiro.

Bem, o bolo e os salgadinhos nós encomendamos.



A vela é um ponto de interrogação??? Isso mesmo, gente! rsrsrs. Costumo dizer que depois dos 30, a idade é só um detalhe, ninguém precisa saber, rs. Eu dei a idéia e meu marido concordou, então... assim foi feito. Na verdade ele nem queria vela nada, mas como os nossos afilhados, o João Matheus de 5 e a Laura de 2 aninhos estariam presentes, tinha que ter uma velinha para eles assoprarem, né?! E foi muito engraçado porque a Laura dizia assim: "cadê a véia do padio?" (tradução: "cadê a vela do padrinho?") e o namorado da minha irmã dizia apontando pra mim: "tá aqui ó!" Fala sério, viu? rsrsrs.

O beijinho, o brigadeiro e o bolo salgado fui eu que fiz com a participação das minhas sobrinhas Aline e Milena que enrolaram os docinhos e a Laura, claro, ajudou também enchendo a casa e o nosso coração de alegria. =D






Na hora que eu estava fazendo a cobertura do bolo salgado aconteceu um acidente doméstico: eu me queimei com a água fervente da batata e daí pra frente minha amiga, só por Deus mesmo! Uma dor, uma dor... aí não consegui fazer mais nada, foi só o tempo de cobrir o bolo, jogar a batata palha e pronto! E a bolha que deu depois... tá a cicatriz até agora, nem sei se vai sumir, espero que sim!

Bem, nem só de foto vivem as cozinheiras e afins, então caneta e papel na mão para anotar as receitas. (Achei esta frase tão ultrapassada, rs: "caneta e papel na mão"... ou melhor: dedinhos preparados para copiar e colar (Ctrl+C - Ctrl+V) as receitas. Pronto, acho que assim ficou melhor, rs).


Beijinho
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 100g de coco ralado
  • açúcar granulado para decorar
Preparo: coloque os dois primeiros ingredientes numa panela e leve ao fogo, mexendo sempre. Quando levantar fervura, abaixe o fogo, coloque o coco ralado e quando estiver desgrudando da panela já está pronto. Despeje num prato untado com margarina, espere esfriar e enrole.

Dicas da Si:
- Na hora de enrolar passe margarina nas mãos para evitar que grude.
- Dependendo do tamanho dos docinhos que queira fazer, use uma colher de café ou de chá como medida para que todos fiquem do mesmo tamanho.
- Esta receita dá 30 docinhos (não muito pequenos), mas a minha sobrinha que enrolou, fez o milagre da multiplicação e deram mais de 60 beijinhos. Eu comprei a forminha número 6 (pequena).
- Se preferir, você pode decorar os beijinhos colocando cravo em cima de cada um deles, também dá um saborzinho especial, tem gente que não gosta, eu não coloquei por causa disso.
- Você pode misturar o açúcar granulado de cores diferentes, eu misturei o branco com o verde, na verdade eu queria o branco com o azul, mas não achei o azul para comprar. =(
- Você pode decorar também com chocolate granulado colorido, fica bem legal ainda mais se for aniversário de criança. Outra opção também é decorar com coco ralado.

Brigadeiro
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • chocolate granulado para decorar
Preparo: Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo, mexendo sempre. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhando até desgrudar da panela. Coloque num prato untado com margarina, espere esfriar e depois enrole.

Dicas da Si:
- Na hora de enrolar passe margarina nas mãos para evitar que o doce grude.
- Esta receita, assim como a do beijinho, dá 30 docinhos, mas com as mãos milagrosas da minha sobrinha que enrolou, deram 60 brigadeiros. Eu também usei a forminha número 6 (pequena).
- Dependendo do tamanho dos docinhos que queira fazer, use uma colher de café ou de chá como medida para que todos fiquem do mesmo tamanho.
- As pessoas sempre comentam comigo que se perdem na hora de dar o ponto do brigadeiro, ou fica mole demais ou endurece demais. Não é difícil de perceber quando está no ponto: quando começa a desgrudar da panela ou quando você passa a colher de pau forma um rastro como se o doce acompanhasse a colher, outra forma é você balançar a panela de um lado e depois pro outro, o doce quando está no ponto ele corre todo pro lado que você balançou, se você balançou a panela pra direita o doce corre inteiro para a direita, do mesmo modo quando balança pro lado esquerdo ele vai todo pro lado esquerdo como se fosse uma bola e o fundo da panela fica "limpo", vamos assim dizer, sem doce nenhum. Não sei se me fiz compreender.
- Mas se de tudo o doce ficar mole, grudando nas mãos na hora de enrolar, deixe na geladeira por, no mínimo, uma hora e depois enrole. Agora se ele ficou duro demais que você nem consegue pegá-lo com a colher, coloque um pouco de leite (um pouco, senão vai ficar mole demais) e leve novamente ao fogo, mexa com uma colher de pau até o leite sumir todo no doce.
- Eu sempre uso chocolate mesmo, aquele que contém cacau, mas se você quiser pode usar o achocolatado. A diferença é que o achocolatado contém açúcar, deixando o brigadeiro mais doce, tem gente que acha que fica mais saboroso, eu já acho que fica mais enjoativo. O brigadeiro feito com o chocolate mesmo fica mais escurinho do que com o achocolatado.
- Se você quer ousar e deixar o seu brigadeiro crocante, experimente colocar "sucrilhos" na hora de enrolar. Abra uma porção na mão, coloque um pedaço de sucrilho e feche formando normalmente a bolinha do brigadeiro. Quando eu comi numa festa de aniversário, não acreditei! Quando eu mordi e fez aquele barulho "croc" levei até um susto, mas passado o susto vi que é uma idéia bem legal e saborosa, porque o sucrilho, além da crocância, dá um sabor especial ao doce.
- Além do chocolate granulado tradicional, você pode decorar também com coco ralado ou chocolate granulado colorido.

Bolo Salgado
  • 4 pacotes de pão de forma
Recheio:
  • 1 peito de frango cozido e desfiado
  • 1 colher (sopa) de óleo ou azeite
  • 1 dente de alho triturado ou passado no espremedor
  • 1 cebola pequena cortada em cubos
  • 1 lata de ervilha
  • 1 lata de milho verde
  • 1 lata de molho de tomate
  •  1 colher (sopa) de cheiro verde
  • sal a gosto
Cobertura:
  • 3 batatas médias cozidas e espremidas
  • 1 xícara (chá) de maionese
  • ½  xícara (chá) de creme de leite
  • sal a gosto
  • decorar a gosto (tomate cereja, ervilha, batata palha, azeitonas...)
Preparo: Tire a casca dos pães de forma e reserve. Cozinhe o peito de frango, temperando a gosto e desfie. Numa panela, coloque o óleo ou azeite, refogue a cebola e o alho e acrescente o frango desfiado, deixe dourar um pouco e vá colocando o restante dos ingredientes. Regule o sal e por último o cheiro verde.

Montagem: Disponha os pães de forma de modo que dê o tamanho da bandeja ou da forma que for montar o bolo, coloque o recheio sobre os pães espalhando bem, vá montando as camadas de pão e recheio até terminar os pães. Cubra o bolo e decore a gosto. 

Cobertura: Junte as batatas espremidas, a maionese e o creme de leite, misture bem e coloque o sal. Cubra o bolo e decore a gosto.

Dicas da Si:
- Você pode comprar o pão de forma já sem a casca, é interessante porque ele não vem fatiado como o outro com casca, ele vem fatiado no sentido do comprimento e na hora de cortar o bolo depois de pronto evita que ele desmorone. Por outro lado, sem a casca não dá pra fazer os aperitivos que vou ensinar neste post.
- Procure fazer o recheio mais "molhadinho", assim evita que o bolo fique seco, bem, vai do gosto de cada um, eu gosto mais molhadinho. 
- Se comprar o creme de leite em lata, tire o soro. O objetivo do creme de leite aqui, além de dar uma cremosidade, é para evitar que o bolo escureça até a hora de cortar, ainda mais quando a cobertura vai batata como este, a batata tende a escurecer com o passar do tempo.
- Passe a batata duas vezes pelo espremedor ou mais e com ela ainda quente para que não fique cheio de pelotinhos.
- Depois que eu me queimei, a minha cobertura virou um "banzé véio", rsrs, porque aí não passei a batata duas vezes pelo espremedor, ficou cheio de pelotinhos, tentei bater no processador e depois no liquidificador para tentar eliminar os "pelotinhos", mas não façam isso, a maionese, com a batata e o creme de leite batidos viram um mingau pegajoso e não fica legal, dá a impressão depois que fica grudando na boca. Veja AQUI outra cobertura que fiz.
- Use e abuse na decoração, faça florzinhas com a casca do tomate, coloque azeitonas, use a verde e a preta para dar um efeito, coloque ramos de salsinha, enfim use a sua imaginação e criatividade, mas tome o cuidado para não se queimar, principalmente na hora de tirar as batatas da panela de pressão, senão a decoração vai por água abaixo, rsrs. 
- Se você tirar a casca do pão de forma, NÃO JOGUE FORA! Já vi muita gente fazer isso. Que desperdício! Faça o seguinte:
  1. Conforme for tirando a casca dos pães, vá colocando numa assadeira, não precisa untar.
  2. Regue com azeite, coloque sal a gosto e orégano (se quiser pode colocar também queijo parmesão ralado, até Ajinomoto eu coloco pra dar um saborzinho).
  3. Leve ao forno preaquecido a 250 graus até dourar.
  4. Guarde em vidro tampado, fica crocante por bastante tempo, não sei dizer ao certo quanto tempo, mas por uns dois meses é certeza.




  
Todas as fotos aqui postadas são de Aline Tomas.

19 comentários:

  1. Huuummmm!!!!Quanta gostosura,nem sei do que gosto mais,acho que dos doces mesmo,é meu vício maior,brigadeiros então...nem é bom começar a pensar,pois já deu água na boca.Obrigada pela visita também,quanto ao sorteio,logo, logo, vou preparar um.bjusss

    ResponderExcluir
  2. Silene , este bolo salgado deve estar uma deliciaaaaaaaaaaaa!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá meninas,
    Obrigada pela visita. AMO!!!

    Rosana, o bolo salgado estava gostoso sim, principalmente o recheio, o problema msm foi a cobertura que deu "chabu', rs.

    Bjss pra tds vcs! =)

    ResponderExcluir
  4. Si...
    A dica do "balanço da panela limpa" pro brigadeiro é ÓTIMA, minha tia que não sabe fazer eu dei essa dica rs... afinal especialidade de jovem na cozinha é brigadeiro rs
    e o post de "aniversário" foi COMPLETO

    Lucas de Sales

    ResponderExcluir
  5. Olá Lucas,
    É sempre bom ver vc por aqui! =)
    Fico feliz que as minhas dicas ajudem outras pessoas.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  6. Nossa adorei as receitass....
    grande beijo
    Bruna

    ResponderExcluir
  7. Olá..
    Adoreii as receitas!!
    bjos
    Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna,
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Volte sempre! =)
      Bjs

      Excluir
  8. Fiz o brigadeiro, ficou uma delícia!

    ResponderExcluir
  9. Adorei suas dicas de docinhos. principalmente
    das casquinhas de pães. bjs Angela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Angela, fico feliz! :)
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  10. Oi... Amei as receitinhas e dicas... Abraços !!!! Alexandra Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandra, fico feliz que tenha gostado!
      Obrigada pela visita e volte sempre!
      Bjs =)

      Excluir
  11. Oi Silene vim copiar a receita deste bolo do marido.
    Deve ter ficado muito bom,rsrs.
    Grato pela partilha amiga.
    Bjs de paz. e uma boa noite a voces.

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto