Pesquisar este blog

MEU MARIDO MERECE!

Em fevereiro, como disse no post "Curtindo a família!", eu estava com visitas em casa, maridão de férias e acabou que eu tirei férias também, rs, fiquei ausente do blog, mas não tirei férias da cozinha, não! Preparei uns mimos pro maridão, afinal de contas ele merece! =)

Na verdade, em fevereiro foi o aniversário dele e todo ano comemoramos esta data na casa da minha sogra, com um belo almoço ou um churrasco em família. Porém, este ano, fizemos diferente, unimos o útil ao agradável, posso assim dizer.

Sempre que a minha sobrinha, que mora nos Estados Unidos, está de férias no Brasil, procuramos proporcionar a ela tudo o que ela gosta e que não tem lá onde ela mora, como por exemplo uma festa "a la brasileira", com direito a bolo, salgadinhos, docinhos, bebidas e até umas bexiguinhas, rs. Não que os americanos não façam festinhas de aniversário, fazem, mas não tem beijinho, não tem brigadeiro, os salgadinhos não são como os daqui e nem o bolo, que aliás são lindos e decoradíssimos, mas eu não sei o que eles usam na cobertura que é gordurosa e derrete muito fácil, enfim, sempre que eu falava com ela pelo telefone quando ainda estava nos Estados Unidos, ela me  perguntava: vai ter salgadinho? vai ter beijinho e brigadeiro? rsrsrs.

Então resolvemos fazer uma festinha de aniversário para o meu marido, uma forma dela matar a saudade das festas, do jeito e do sabor brasileiro.

Bem, o bolo e os salgadinhos nós encomendamos.



A vela é um ponto de interrogação??? Isso mesmo, gente! rsrsrs. Costumo dizer que depois dos 30, a idade é só um detalhe, ninguém precisa saber, rs. Eu dei a idéia e meu marido concordou, então... assim foi feito. Na verdade ele nem queria vela nada, mas como os nossos afilhados, o João Matheus de 5 e a Laura de 2 aninhos estariam presentes, tinha que ter uma velinha para eles assoprarem, né?! E foi muito engraçado porque a Laura dizia assim: "cadê a véia do padio?" (tradução: "cadê a vela do padrinho?") e o namorado da minha irmã dizia apontando pra mim: "tá aqui ó!" Fala sério, viu? rsrsrs.

O beijinho, o brigadeiro e o bolo salgado fui eu que fiz com a participação das minhas sobrinhas Aline e Milena que enrolaram os docinhos e a Laura, claro, ajudou também enchendo a casa e o nosso coração de alegria. =D






Na hora que eu estava fazendo a cobertura do bolo salgado aconteceu um acidente doméstico: eu me queimei com a água fervente da batata e daí pra frente minha amiga, só por Deus mesmo! Uma dor, uma dor... aí não consegui fazer mais nada, foi só o tempo de cobrir o bolo, jogar a batata palha e pronto! E a bolha que deu depois... tá a cicatriz até agora, nem sei se vai sumir, espero que sim!

Bem, nem só de foto vivem as cozinheiras e afins, então caneta e papel na mão para anotar as receitas. (Achei esta frase tão ultrapassada, rs: "caneta e papel na mão"... ou melhor: dedinhos preparados para copiar e colar (Ctrl+C - Ctrl+V) as receitas. Pronto, acho que assim ficou melhor, rs).


Beijinho
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 100g de coco ralado
  • açúcar granulado para decorar
Preparo: coloque os dois primeiros ingredientes numa panela e leve ao fogo, mexendo sempre. Quando levantar fervura, abaixe o fogo, coloque o coco ralado e quando estiver desgrudando da panela já está pronto. Despeje num prato untado com margarina, espere esfriar e enrole.

Dicas da Si:
- Na hora de enrolar passe margarina nas mãos para evitar que grude.
- Dependendo do tamanho dos docinhos que queira fazer, use uma colher de café ou de chá como medida para que todos fiquem do mesmo tamanho.
- Esta receita dá 30 docinhos (não muito pequenos), mas a minha sobrinha que enrolou, fez o milagre da multiplicação e deram mais de 60 beijinhos. Eu comprei a forminha número 6 (pequena).
- Se preferir, você pode decorar os beijinhos colocando cravo em cima de cada um deles, também dá um saborzinho especial, tem gente que não gosta, eu não coloquei por causa disso.
- Você pode misturar o açúcar granulado de cores diferentes, eu misturei o branco com o verde, na verdade eu queria o branco com o azul, mas não achei o azul para comprar. =(
- Você pode decorar também com chocolate granulado colorido, fica bem legal ainda mais se for aniversário de criança. Outra opção também é decorar com coco ralado.

Brigadeiro
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • chocolate granulado para decorar
Preparo: Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo, mexendo sempre. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhando até desgrudar da panela. Coloque num prato untado com margarina, espere esfriar e depois enrole.

Dicas da Si:
- Na hora de enrolar passe margarina nas mãos para evitar que o doce grude.
- Esta receita, assim como a do beijinho, dá 30 docinhos, mas com as mãos milagrosas da minha sobrinha que enrolou, deram 60 brigadeiros. Eu também usei a forminha número 6 (pequena).
- Dependendo do tamanho dos docinhos que queira fazer, use uma colher de café ou de chá como medida para que todos fiquem do mesmo tamanho.
- As pessoas sempre comentam comigo que se perdem na hora de dar o ponto do brigadeiro, ou fica mole demais ou endurece demais. Não é difícil de perceber quando está no ponto: quando começa a desgrudar da panela ou quando você passa a colher de pau forma um rastro como se o doce acompanhasse a colher, outra forma é você balançar a panela de um lado e depois pro outro, o doce quando está no ponto ele corre todo pro lado que você balançou, se você balançou a panela pra direita o doce corre inteiro para a direita, do mesmo modo quando balança pro lado esquerdo ele vai todo pro lado esquerdo como se fosse uma bola e o fundo da panela fica "limpo", vamos assim dizer, sem doce nenhum. Não sei se me fiz compreender.
- Mas se de tudo o doce ficar mole, grudando nas mãos na hora de enrolar, deixe na geladeira por, no mínimo, uma hora e depois enrole. Agora se ele ficou duro demais que você nem consegue pegá-lo com a colher, coloque um pouco de leite (um pouco, senão vai ficar mole demais) e leve novamente ao fogo, mexa com uma colher de pau até o leite sumir todo no doce.
- Eu sempre uso chocolate mesmo, aquele que contém cacau, mas se você quiser pode usar o achocolatado. A diferença é que o achocolatado contém açúcar, deixando o brigadeiro mais doce, tem gente que acha que fica mais saboroso, eu já acho que fica mais enjoativo. O brigadeiro feito com o chocolate mesmo fica mais escurinho do que com o achocolatado.
- Se você quer ousar e deixar o seu brigadeiro crocante, experimente colocar "sucrilhos" na hora de enrolar. Abra uma porção na mão, coloque um pedaço de sucrilho e feche formando normalmente a bolinha do brigadeiro. Quando eu comi numa festa de aniversário, não acreditei! Quando eu mordi e fez aquele barulho "croc" levei até um susto, mas passado o susto vi que é uma idéia bem legal e saborosa, porque o sucrilho, além da crocância, dá um sabor especial ao doce.
- Além do chocolate granulado tradicional, você pode decorar também com coco ralado ou chocolate granulado colorido.

Bolo Salgado
  • 4 pacotes de pão de forma
Recheio:
  • 1 peito de frango cozido e desfiado
  • 1 colher (sopa) de óleo ou azeite
  • 1 dente de alho triturado ou passado no espremedor
  • 1 cebola pequena cortada em cubos
  • 1 lata de ervilha
  • 1 lata de milho verde
  • 1 lata de molho de tomate
  •  1 colher (sopa) de cheiro verde
  • sal a gosto
Cobertura:
  • 3 batatas médias cozidas e espremidas
  • 1 xícara (chá) de maionese
  • ½  xícara (chá) de creme de leite
  • sal a gosto
  • decorar a gosto (tomate cereja, ervilha, batata palha, azeitonas...)
Preparo: Tire a casca dos pães de forma e reserve. Cozinhe o peito de frango, temperando a gosto e desfie. Numa panela, coloque o óleo ou azeite, refogue a cebola e o alho e acrescente o frango desfiado, deixe dourar um pouco e vá colocando o restante dos ingredientes. Regule o sal e por último o cheiro verde.

Montagem: Disponha os pães de forma de modo que dê o tamanho da bandeja ou da forma que for montar o bolo, coloque o recheio sobre os pães espalhando bem, vá montando as camadas de pão e recheio até terminar os pães. Cubra o bolo e decore a gosto. 

Cobertura: Junte as batatas espremidas, a maionese e o creme de leite, misture bem e coloque o sal. Cubra o bolo e decore a gosto.

Dicas da Si:
- Você pode comprar o pão de forma já sem a casca, é interessante porque ele não vem fatiado como o outro com casca, ele vem fatiado no sentido do comprimento e na hora de cortar o bolo depois de pronto evita que ele desmorone. Por outro lado, sem a casca não dá pra fazer os aperitivos que vou ensinar neste post.
- Procure fazer o recheio mais "molhadinho", assim evita que o bolo fique seco, bem, vai do gosto de cada um, eu gosto mais molhadinho. 
- Se comprar o creme de leite em lata, tire o soro. O objetivo do creme de leite aqui, além de dar uma cremosidade, é para evitar que o bolo escureça até a hora de cortar, ainda mais quando a cobertura vai batata como este, a batata tende a escurecer com o passar do tempo.
- Passe a batata duas vezes pelo espremedor ou mais e com ela ainda quente para que não fique cheio de pelotinhos.
- Depois que eu me queimei, a minha cobertura virou um "banzé véio", rsrs, porque aí não passei a batata duas vezes pelo espremedor, ficou cheio de pelotinhos, tentei bater no processador e depois no liquidificador para tentar eliminar os "pelotinhos", mas não façam isso, a maionese, com a batata e o creme de leite batidos viram um mingau pegajoso e não fica legal, dá a impressão depois que fica grudando na boca. Veja AQUI outra cobertura que fiz.
- Use e abuse na decoração, faça florzinhas com a casca do tomate, coloque azeitonas, use a verde e a preta para dar um efeito, coloque ramos de salsinha, enfim use a sua imaginação e criatividade, mas tome o cuidado para não se queimar, principalmente na hora de tirar as batatas da panela de pressão, senão a decoração vai por água abaixo, rsrs. 
- Se você tirar a casca do pão de forma, NÃO JOGUE FORA! Já vi muita gente fazer isso. Que desperdício! Faça o seguinte:
  1. Conforme for tirando a casca dos pães, vá colocando numa assadeira, não precisa untar.
  2. Regue com azeite, coloque sal a gosto e orégano (se quiser pode colocar também queijo parmesão ralado, até Ajinomoto eu coloco pra dar um saborzinho).
  3. Leve ao forno preaquecido a 250 graus até dourar.
  4. Guarde em vidro tampado, fica crocante por bastante tempo, não sei dizer ao certo quanto tempo, mas por uns dois meses é certeza.




  
Todas as fotos aqui postadas são de Aline Tomas.

19 comentários:

  1. Huuummmm!!!!Quanta gostosura,nem sei do que gosto mais,acho que dos doces mesmo,é meu vício maior,brigadeiros então...nem é bom começar a pensar,pois já deu água na boca.Obrigada pela visita também,quanto ao sorteio,logo, logo, vou preparar um.bjusss

    ResponderExcluir
  2. Silene , este bolo salgado deve estar uma deliciaaaaaaaaaaaa!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá meninas,
    Obrigada pela visita. AMO!!!

    Rosana, o bolo salgado estava gostoso sim, principalmente o recheio, o problema msm foi a cobertura que deu "chabu', rs.

    Bjss pra tds vcs! =)

    ResponderExcluir
  4. Si...
    A dica do "balanço da panela limpa" pro brigadeiro é ÓTIMA, minha tia que não sabe fazer eu dei essa dica rs... afinal especialidade de jovem na cozinha é brigadeiro rs
    e o post de "aniversário" foi COMPLETO

    Lucas de Sales

    ResponderExcluir
  5. Olá Lucas,
    É sempre bom ver vc por aqui! =)
    Fico feliz que as minhas dicas ajudem outras pessoas.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Valeu!!! Obrigada pela visita e volte sempre! =)
      Bjs

      Excluir
  7. Nossa adorei as receitass....
    grande beijo
    Bruna

    ResponderExcluir
  8. Olá..
    Adoreii as receitas!!
    bjos
    Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna,
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Volte sempre! =)
      Bjs

      Excluir
  9. Fiz o brigadeiro, ficou uma delícia!

    ResponderExcluir
  10. Adorei suas dicas de docinhos. principalmente
    das casquinhas de pães. bjs Angela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Angela, fico feliz! :)
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  11. Oi... Amei as receitinhas e dicas... Abraços !!!! Alexandra Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandra, fico feliz que tenha gostado!
      Obrigada pela visita e volte sempre!
      Bjs =)

      Excluir
  12. Oi Silene vim copiar a receita deste bolo do marido.
    Deve ter ficado muito bom,rsrs.
    Grato pela partilha amiga.
    Bjs de paz. e uma boa noite a voces.

    ResponderExcluir

Queridos amigos, leitores e visitantes,
Sejam todos muito bem-vindos!!!
O seu comentário é de grande valia para o Vivendo e Aprendendo, por isso, peço a gentileza de deixar seu nome e um contato como e-mail, blog ou site para que eu possa agradecer e retribuir a sua visita.
Muito obrigada e volte sempre! ♥

PS: A PARTIR DE JANEIRO/2015 OS COMENTÁRIOS NÃO SERÃO MAIS RESPONDIDOS, SALVO QUANDO FOR PARA TIRAR ALGUMA DÚVIDA DAS RECEITAS AQUI POSTADAS.
GRATA PELA COMPREENSÃO! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVENDO E APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto