Eu sempre tinha uma coisa com strogonoff, não podia nem ouvir falar que me embrulhava o estômago, aliás quando eu era solteira, na minha casa, meus pais também não gostavam, meu pai dizia até que era "estraga os bofes", rs. Mas acho que isso se deve ao fato de termos comido strogonoff de carne que alguém não soube fazer e então ficamos traumatizados. Mas aí com o passar do tempo, um dia comi strogonoff de frango na casa da minha irmã, nossa, muito bom mesmo, adorei! Aí ficou na minha cabeça que o de carne era ruim e o de frango era bom. Por isso que aqui em casa eu só fazia o de frango e nunca o de carne e meu marido sempre me perguntava: "por que você só faz strogonoff de frango??" Até que um dia eu comi o de carne na casa da minha sogra, aí pensei: "poxa, que delícia!!!" Então, ficou comprovada a minha tese de que o que eu comi lá atrás, na casa dos meus pais, realmente a pessoa não soube fazer. Nem me lembro quem era essa pessoa, mas também não vem ao caso. Enfim, esses dias fui ao supermercado e vi uma bandejinha de coxão mole cortado para strogonoff, aí comprei e foi a primeira vez que fiz strogonoff de carne aqui em casa para a alegria do meu marido, rs. Esta receita foi uma compilação que fiz de várias receitas da internet.
(by Si)
Ingredientes
- 1kg de coxão mole ou filé mignon cortado em cubos
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho picados
- 3 colher (sopa) de azeite [+ 1 colher (sopa) de manteiga]
- 3 colheres (sopa) de molho de tomate
- 1 colher (sopa) de catchup
- 1 colher (sopa) de cheiro verde picado
- 1 xícara (chá) de água fervente
- 1 tablete de caldo de carne
- ½ copo americano de vinho branco seco
- sal e pimenta a gosto
- 1 lata de creme de leite
- 1 copo de champignon (opcional)
Modo de preparo: aqueça o azeite, frite a carne até dourar. Se for o coxão mole vá colocando água fervente até a carne ficar macia, se for filé mignon não precisa. Reserve. À parte, refogue (na manteiga) a cebola, o alho, acrescente o molho de tomate, o catchup, o champignon, a pimenta e o caldo de carne. Regule o sal. Junte ao molho a carne frita, o vinho e o cheiro verde. Desligue o fogo e junte o creme de leite, mexendo bem. Sirva acompanhado de batata palha ou batata palito e queijo ralado (opcional).
Dicas da Si:
- Você não precisa usar azeite e manteiga, pode usar uma coisa só, mas eu prefiro fritar a carne no azeite e o molho fazer na manteiga.
- Você pode também usar 1 colher (sopa) de mostarda no molho, eu já usei e fica muito bom. Eu não uso muito aqui em casa porque meu marido não gosta. Usar molho inglês também dá um sabor bacana ao prato.
- Se usar o creme de leite em lata não precisa tirar o soro, mas o molho vai ficar bem, vamos dizer assim, "molhado", eu prefiro um molho mais enxuto, por isso uso creme de leite de caixinha, ou tire o soro.
- Meu marido gosta mais da batata palito do que da batata palha. A batata palito você pode comprar aquelas congeladas que vendem em supermercados e depois é só fritar. Eu não compro mais aqui em casa devido a um episódio que vivi quando fui para os Estados Unidos, um dia conto essa história pra vocês, rsrsrs.
- Você pode substituir a carne por frango, lembrando de substituir também o caldo de carne para caldo de galinha.
Parabéns Silene!
ResponderExcluirVocê foi a ganhadora do kit de especiarias sorteado pelo Aromas e Sabores. Aguardo seu endereço para envio.
bjs
Huuuummm - a visão do seu estrogonfe me deu fome!
ResponderExcluirGente, toh muuitoo feliz por ganhar este kit de especiarias, ainda hj estava comentando com a moça que trabalha aqui em casa que eu nunca dou sorte em sorteios, mas hoje... hahahaha mais eu to rindo a toa...
ResponderExcluirObrigada Andréa!
Bjss
Amo , é um dos meus pratos favoritos!!!
ResponderExcluirBj
Helia
http://www.noticiasdecascais.blogspot.com/
Oba, rendeu mt esse strogo viu?
ResponderExcluirEu e a Mi tivemos q fazer tbm pra matar a vontade.
Dilicia!
Oie Aline, rsrsrs
ResponderExcluirAprendi a comer strogo na sua casa, qdo vcs ainda eram as "caveirinhas" do Super Mario Bros, hehehehe.
Bjão
deliciaaaa de strogonoff
ResponderExcluir