BIFE À PARMIGGIANA DE FORNO


Eu tenho um box de receitas "Todos os Sabores" com mais de 70 receitas muito bacanas que, conforme eu for fazendo, vou postando aqui para vocês. Começo com este bife à parmiggiana de forno, muito saboroso e fácil de preparar. Que tal fazer hoje para o almoço?

Bife à Parmiggiana de Forno
(by box de receitas "Todos os Sabores")
  • 4 bifes de contrafilé ou alcatra
  • 2 dentes de alho
  • 3 colheres (sopa) de vinagre
  • sal e pimenta-do-reino
  • 3 colheres (sopa) de cheiro verde picado
  • 1 ovo batido
  • 2 colheres (sopa) de leite
  • ½ xícara (chá) de farinha de rosca
  • 50g de queijo parmesão ralado
  • 1 colher (chá) de orégano
  • Óleo para untar
  • 1 xícara (chá) de molho de tomate
  • 100g de mussarela
Apare os bifes para deixá-los uniformes e esfregue-os com o alho. Tempere com o vinagre, sal e pimenta e o cheio verde. À parte, bata o ovo com o leite numa tigelinha. Misture a farinha de rosca, metade do queijo ralado e o orégano num prato. Passe os bifes primeiro na mistura líquida e depois na mistura de farinha de rosca e arrume-os numa assadeira untada, sem sobrepô-los. Leve ao forno preaquecido para assar por 20 minutos, virando-os na metade do tempo, até perceber que a carne está no ponto desejado. Retire a assadeira do forno, adicione um pouco de molho de tomate sobre cada um e cubra com uma fatia de mussarela.Coloque mais um pouco de molho por cima e polvilhe com parmesão ralado. Retorne ao forno para gratinar e sirva a seguir.
Aproveite esta receita para preparar filés de frango ou hamburgueres deliciosos.

Dicas da Si:
- Para esta receita eu usei o bife de contrafilé.
- Ao invés de 20 minutos de forno como pede a receita, eu deixei 30 minutos, 15 minutos de cada lado numa temperatura a 180-220ºC, tostou um pouco ficando crocante por fora e macio por dentro.
- Eu usei molho de tomate pronto e acrescentei 1 tomate sem pele e sem sementes picado.
- Na hora de virar os bifes, vire com cuidado para não desmanchar e seja generosa na hora de untar a forma, assim evita que os bifes grudem.
- A mistura de farinha de rosca deu certinho, mas a de ovo sobrou e como detesto jogar alimento fora, fiz uma farofinha com bacon e farinha de mandioca, show! Piquei o bacon em cubinhos, fritei em alho e cebola triturados, coloquei a mistura de ovo, mexi para se agregarem e por último a farinha de mandioca, uma pitada de sal e voilà, está pronta a farofinha.

Curiosidade: Enquanto eu estava preparando o almoço, a minha máquina de fotos estava carregando a bateria, mas quando tudo ficou pronto, nada de dar carga completa, entrei em pânico, rs. Imagine a cena, 2 horas da tarde de domingo, meu marido vivo de fome (e eu também), tudo pronto na cozinha e eu: "não podemos comer, a minha máquina ainda está carregando!" Passados 10 minutos, já comecei a ver traços de impaciência no marido e eu sentada ao lado da máquina torcendo para que a luz vermelha se apagasse logo (era o sinal de que a carga estava completa), rs. Mas não deu para esperar mais, a luz nunca se apagava e eu puxei o fio da tomada, mas deu para tirar umas fotos, não tão boas, porque como a carne ficou ali pronta por alguns minutos, o queijo que estava brilhante e bonito derretando sobre a carne, ficou fosco e perdeu aquela imagem "derretendo"... deculpem-me pelas fotos, devido a esse fato não deu para pegar o melhor momento da receita, mas apesar de tudo ficou muito gostoso. Ah, e o marido? Disse satisfeito: "valeu a pena esperar" (ele é muito fofo, rs).





Ah! e a farofinha que acompanhou muito bem...



7 comentários:

  1. Uia!!!
    Excelente receita para o almoço de Domingo, não????

    ResponderExcluir
  2. Oi Sileni!!!
    Faça a receita da torta, pois você não irá arrepender-se!!!
    Juro! :-)

    ResponderExcluir
  3. Sileni,

    Com bateria carregada ou não, acredite que esse prato esta lindo e com certeza saboroso, para alivio do seu marido, vc não esperou mais tempo rsrsrs.Excelente sugestão..adorei... bjocas bom finalzinho de domingo prá vcs

    ResponderExcluir
  4. Sileni,
    Eu adoro bife a parmegiana, mas ele dá um trabalho para fazer, e se for frito, ainda tem o trabalho de limpar o fogão..kkkkk, mas essa sua receita é maravilhosa, porque além de ser mais saúdavel, por não ser frito, dispensa a limpeza do fogão por causa do oleo.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Sileni
    Tenho a máquina de pão a mais de 6 anos e é TUDO. Uso ela muito, chego a usar 2 vezes na semana e até massa de macarrão, geléia de goiaba já fiz, rs.
    Quanto ao bife, nossa ficou perfeito assado, qualquer dia vou tentar.
    Beijos
    Patty Martins

    ResponderExcluir
  6. Si posso temperar com sazón,não faço nada sem sazón.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo,
    Fique a vontade para usar o tempero que preferir, ok?
    Abraços

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto