DICAS PARA CONSERVAR AS PANELAS

Como vimos no post "Panela certa é que faz comida boa", tem panela para todos os gostos e bolsos. Eu, particularmente, prefiro as panelas antiaderentes, pois são práticas de usar e principalmente porque não precisa ficar areando. Porém, no preparo do arroz já prefiro as de inox ou alumínio, pois o atrito da colher de pau com o arroz na hora de fritar risca o fundo das panelas antiaderentes e com o tempo vai soltando o teflon e a água para o cozimento do arroz fica cheia de pontinhos pretos e comer arroz com partículas de teflon não é nada legal. Já tentei trocar de colher, mas a de plástico vai gastando as laterais e dá a impressão que estou consumindo plástico e a de silicone é muito mole ainda não me adaptei e dá a impressão que ela vai derreter com o calor do fogo, rs. Bem, enquanto não resolvo o meu caso de amor e ódio com as colheres, vou usando a minha panela de alumínio que reservei só para fazer arroz. Alumínio, inox, teflon, ferro... saiba agora como conservar as suas panelas.

Dicas para conservar as panelas

Aprenda a cuidar bem de suas panelas para que o tempo e mal uso não contaminem a comida.
(por Karla Precioso)

Não importa se é num restaurante ou na nossa casa: em qualquer cozinha, as panelas são as rainhas do pedaço.

Não à toa, elas existem em várias formas, tamanhos e materiais. O problema é que tanta diversidade deixa a gente confusa. Como conservar as panelas de ferro? E as de ágata? Qual o melhor jeito de limpar o inox?

É importante tirar essas dúvidas porque a lavagem ou conservação errada das panelas favorece a contaminação dos alimentos. E a última coisa que uma cozinheira quer é que sua comida dê aquele piriri...
Compare os prós e contras dos materiais mais usados em panelas...


1. Ferro

- Vantagens: Resistente, seu uso regular ajuda na prevenção e no tratamento da anemia. Isso acontece durante o cozimento, quando o ferro é repassado para a comida.
- Desvantagens: Guardar comida na panela pode aumentar a concentração de ferro, causando diarreia. Xi!
- Dica: Para não enferrujar, lave-a logo após o uso e seque a panela na chama do fogão.

2. Pedra

- Vantagens: Durável, sem cheiro, não muda o sabor da comida. Boa para fazer vários pratos (arroz, feijão, carnes), é especialmente útil no preparo de pratos demorados, como feijoada.
- Desvantagens: Pesada, quebra com facilidade.
- Dicas: Lave-a com esponja macia e não aqueça a peça a seco antes de despejar líquidos frios.

3. Ágata (esmaltada)

- Vantagem: Evita a proliferação de fungos e bactérias.
- Desvantagens: Qualquer atrito faz o esmalte se soltar.
- Dicas: Use colheres de pau, plástico ou silicone nessa panela. Deixe-a esfriar bem antes de lavar, porque mudanças bruscas de temperatura causam rachaduras no esmalte. Para evitar que fique amarelada, limpe com pano úmido em álcool.

4. Vidro

- Vantagens: Ideal para frituras, é fácil de limpar e não contamina os alimentos com resíduos químicos. Durável, sem cheiro, não muda o sabor da comida. Boa para fazer vários pratos (arroz, feijão, carnes), é especialmente útil no preparo de pratos demorados, como feijoada.
- Desvantagens: Quebra com facilidade. Como esquenta mais rápido do que os outros materiais, também pode queimar o alimento.
- Dica: Para evitar manchas pretas no fundo da panela, nunca leve-a ao fogo sem nada dentro.


1. Antiaderente

- Vantagens: O revestimento não gruda, é fácil de limpar e não passa para a comida.
- Desvantagens: Há indícios ainda não comprovados de que os riscos na película antiaderente liberam uma substância na comida que poderia causar câncer.

- Dicas: Mexa os alimentos com colher de pau, plástico ou silicone. Na hora de lavar, evite a esponja de aço.

2. Alumínio

- Vantagens: Leve e barata, distribui bem o calor.
- Desvantagem: Usado em excesso, o alumínio pode trazer danos à saúde, como cólicas abdominais e queda de cabelo.
- Dicas: Mexa os alimentos com utensílios de pau, plástico ou silicone. Evite preparar molho de tomate nessa panela porque a acidez do alimento reage com o alumínio da panela. Use esponja macia para lavar.

3. Inox

- Vantagens: É durável, cozinha os alimentos por igual e não gruda no fundo.
- Desvantagens: O aço inoxidável pode causar alergias, dores de cabeça, estomatite, gengivite, insônia e náuseas.

- Dicas: No primeiro uso, ferva a água três vezes seguidas, para eliminar o excesso de níquel. Não reutilize essa água. Evite manchas enxugando a panela logo após lavá-la.

4. Cobre

- Vantagens: O material aquece rapidamente e acelera o cozimento.
- Desvantagens: O metal passa com facilidade para qualquer alimento. O uso contínuo pode provocar dores nas juntas.

- Dica: Prefira as revestidas com material antiaderente, inox ou titânio, que barram a transferência do cobre para a comida.

Fonte de pesquisa: http://www.revistaanamaria.com.br/

VEJA TAMBÉM OS POSTS RELACIONADOS: "PANELA CERTA É QUE FAZ COMIDA BOA" E "CUIDADOS COM A PANELA DE PRESSÃO"

Beijos,
 

0 comments:

Postar um comentário

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto