PAVLOVA DE COCO E MORANGO



Olá amigos, bom dia!

Hoje é domingo, dia de preparar uma sobremesa gostosa e especial! Mas gostoso mesmo é poder participar do Dia um... Na Cozinha! Um grupo do facebook que tem como objetivo propor aos seus membros, a cada mês, a confecção de uma receita com um tema proposto. E para este mês de maio o tema é "Pavlovas." Uma doce homenagem também ao Dia das Mães que será no próximo domingo.

Pavlova é uma sobremesa cuja base é um merengue recheado de um creme e decorado com frutas. O nome dado a esta sobremesa é uma homenagem a Anna Pavlova, uma bailarina russa que encantou o mundo da dança no final do século XIX. 

Pavlovas são crocantes por fora e macias por dentro e o sabor se contrasta com o creme e as frutas normalmente açucaradas ou ácidas. Quem não conhece, vale a pena experimentar, é maravilhosa!

Eu optei por fazer a minha pavlova com creme de coco para aproveitar o recheio que sobrou do bolo que fiz para o 4º EBSPI. Eu fiz uma quantidade de recheio para 4 bolos, mas como só deu para fazer 1 bolo, devido aos contratempos que tive, acabou sobrando bastante recheio. Aliás, vocês vão ver por aqui outras receitas com este creme, aguardem!

A base desta receita foi tirada da minha coleção "Dona Benta - Sobremesas Especiais." O creme de coco já apareceu nesta receita AQUI.

Ingredientes:
Base:
  • 2 claras
  • 1 pitada de sal
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
  • 2 colheres (chá) niveladas de amido de milho
  • 1 colher (café) de essência de baunilha
  • Manteiga para untar

Creme de coco:
  • 1 vidro de leite de coco
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 xícara (chá) de leite

2 caixas de morangos 

Modo de preparo:
Base:
  1. Unte as costas de uma forma de 25 cm de diâmetro com manteiga e forre com um círculo de papel manteiga também untado. Reserve.
  2. Bata as claras com o sal na batedeira até obter ponto de neve. Adicione, aos poucos, o açúcar, o amido de milho e a baunilha e bata até obter um merengue firme.
  3. Despeje o merengue no centro do papel manteiga e, com as costas de uma colher, modelo um "ninho" com 20 cm de diâmetro. Alise a lateral com uma espátula, leve ao forno baixíssimo  (100ºC) e asse por cerca de 1 hora ou até secar, mas mantendo a parte interna do suspiro ligeiramente úmida. Reserve no forno até esfriar.

Creme de coco:
  • Numa panela, misture os ingredientes e leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. Utilize frio.
  • Higienize e seque bem os morangos e corte-os no sentido do comprimento. Reserve.
Montagem:
Disponha o merengue num prato, recheie o "ninho" com o creme de coco e coloque por cima os morangos fatiados. Sirva gelada.

Dicas da Si:
- A minha forma não tem 25 cm de diâmetro, tem menos. Então, utilizei a base de uma forma de fundo falso que é maior para poder acomodar o suspiro. Apoiei a base na forma menor. Ficou assim...


- Ao levar ao forno, coloque primeiro a forma e depois a base com o suspiro por cima, para evitar que caia se tentar colocar os dois juntos no forno. Mas se você tem uma forma com 25 cm de diâmetro não vai precisar de nada disso, ok?! É apenas uma dica que deixo aqui caso a sua forma também seja pequena, não é por isso que vai deixar de fazer a pavlova, não é verdade?!
- Eu usei margarina para untar ao invés de manteiga.
- O meu forno é nervoso, rs. A primeira vez que fiz um merengue queimou tudo! Esta experiência desastrosa você pode ver aqui! Então, como conheço o meu forno, além de deixar a temperatura no mínimo, ainda deixei a tampa entreaberta, para isso coloquei uma colher de pau que travou a porta do forno e ela ficou somente com um vãozinho de abertura. Aí sim correu tudo bem! E deu um pouco mais de 50 minutos de forno, menos tempo que indicado na receita.
- Veja aqui como higienizar os morangos.



Os temas propostos deste projeto sempre nos convida a preparar receitas, muitas vezes, inéditas na nossa cozinha, isso nos possibilita sairmos da nossa zona de conforto e mergulharmos numa aventura gastronômica de muito aprendizado. Com o Dia Um... Na Cozinha estou sempre Vivendo e Aprendendo! rs

Ótimo domingo e até a próxima!


11 comentários:

  1. Hmmmmm...

    O meu problema é acertar o suspiro deixando -o assim lindo, sem desabar... Ótima receita! De babar!!! bjs, chica, ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  2. Que deliciaaa que você nos apresenta Silene!
    Já estou anotando a receita.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  3. Que coisa mais linda amiga!
    Eu nunca me arrisquei em fazer essa receita, achei que fosse mais complicada.
    Parabéns você arrasou, sua pavlova ficou maravilhosa, bela sobremesa!

    Desejo que Maio lhe traga muitas alegrias, que as tristezas de Abril
    fiquem para trás!
    Bjs no seu ♥

    ResponderExcluir
  4. Olá querida amiga, tudo bem ?
    Graças a Deus conseguiste sobreviver à tempestade. Deus nunca nos deixa desamparados...
    Olha, nunca comi uma Pavlova... Confesso que quando li o título, achei que tivesse algo a ver com pavê, depois achei que fosse um pavê russo, e finalmente decidi parar com tanta imaginação pois percebi que estava aqui falando sozinho enquanto olhava a receita e já tinha gente comentando e olhando torto para mim, já que estou em horário de serviço né...rsrsrs... Nunca comi-la (a Pavlova), mas parece gostosíssima... =P A verdade é que acabou brotando um rio em minha boca e não sei o que fazer com tanta água, acho que cuspirei na Cantareira...rsrsrs... Abraço amiga ! =)
    http://viajandopelomundodaimaginacao.blogspot.com/2016/05/apenas-um-pouquinho.html

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Sileni,
    Que receita fabulosa e que bom aspecto!
    Nunca fiz, quem sabe se um dia destes não farei!
    Agora, aqui, tempo de morangos da época, saborosíssimos.
    Vai ser óptimo aproveitar as suas dicas!
    Beijinhos e boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus que delícia deve ser esta receita!Nunca tinha ouvido falar desta maravilha.
    Vou tentar fazer.Bom fim d esemanaBjs

    ResponderExcluir
  7. Querida Sileni,
    Que linda sobremesa! Deu água na boca!
    Bj e ótima semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  8. Nunca ouvi falar, mas tem todo o aspecto de ser uma delícia. O problema, para mim, é o ponto do suspiro rrrssss
    bj

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Silene, ficou linda e deve estar uma delícia. Também nunca fiz,nem comi, só ouço falar, mas qualquer hora vou seguir a sua receita e vou arriscar. Bjos !

    ResponderExcluir
  10. Oi Si!
    Vi no face e corri p/me deliciar. Hummmmm, você arrasou nessa pavlova chique demais!
    Bjssssssss amiga

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto