TIBICO OU KEFIR DE ÁGUA

Há um tempo atrás um casal de amigos me ofereceu o Tibico. Eu nunca tinha ouvido falar e eles me explicaram que Tibico é um cogumelo Chinês, um complemento alimentar com propriedes curativas e me deram um papel explicando o manuseio, a origem e me mostraram um vidro com o cultivo do Tibico. Confesso que fiquei meio incrédula, a princípio, e também um pouco receosa de tomar aquela água turva com aqueles "bichinhos" brancos boiando. Mas topei fazer uma experiência e passei a  consumir o Tibico. Já faz um tempo que eu estou tomando e realmente funciona. Posso dizer com toda convicção que minha vida é outra depois do Tibico. Uma vez por ano eu faço um check-up e um dia eu peguei meus exames que fiz antes de tomar Tibico e exames que fiz depois de estar tomando Tibico. Acredite, houve uma diferença consideravelmente para melhor nos exames que fiz depois de consumir o Tibico. Sem falar nas outras melhorias, você se sente mais disposta, o intestino funciona melhor, ainda mais o meu que era hiper, super, mega, blaster preguiçoso. Passei um bom tempo da minha vida tomando Metamucil, Agiolax, chá de sene e outras receitinhas caseiras para intestino preso, hoje só tomo Tibico e não fico mais "enfezada", rsrs. Intestino liberto, sorriso aberto. Já me disseram que se Tibico fosse bom não haveria pessoas doentes, mas aí eu digo que se a vida fosse boa não haveria pessoas infelizes, ou seja, a vida é boa, mas depende de nós para fazê-la valer, de como a conduzimos. Normalmente essas pessoas que dizem isso não acreditam de fato no poder curativo do Tibico, não tomam muitas vezes porque tem nojo e por isso não sabem, não conhecem, não experimentaram os benefícios que trazem para a nossa vida. Neste papel explicativo que o casal de amigos me deu junto com o Tibico consta das seguintes informações:

O QUE É TIBICO?

O Tibico, conhecido também como kefir de água ou Cogumelo Chinês é um probiótico, um complemento alimentar. 
Foto: Fonte

ORIGEM

Teoricamente, o Tibico, conhecido também como kefir de água ou Cogumelo Chinês foi trazido para o México pela Madre Teresa de Calcutá que desejava salvar aqueles povos, especialmente aqueles de poucos recursos ou de lugares mais afastados onde não havia doutores ou remédios. A única condição era de que não fosse comercializado, isto é, que para obter fosse gratuito. Outra teoria sobre a origem do Tibico diz que em 1838 o Tibico foi encontrado por um senhor no México em cima de um cacto. Outras teorias podem ser vistas a partir da seção de links em páginas sobre o assunto. Logo abaixo, temos uma lista de propriedades curativas dos Tibicos. Esta lista vem passando de mão em mão e não tem autoria definida e é importante salientar que sempre deve-se consultar um médico quando os sintomas não desaparecem.

PROPRIEDADES CURATIVAS

- Junções - alivia reumatismo, tira dores de extremidades e musculares;
- Cabeça - mantém a cabeça saudável, livre de dores e enxaquecas;
- Câncer - impede o aparecimento e cura em alguns casos, principalmente de pele;
- Fígado- melhora as suas funções, amolece o fígado duro e remove problema de vesícula;
- Coração - alivia e melhora as doenças cardíacas;
- Músculos - alivia músculos endurecidos e relaxa os músculos da nuca;
- Nervos - cura dores, insônia e tonturas;
- Obesidade - cura obesidade, queimando as gorduras (melhora a tireóide);
- Olhos - reabilita a potência e elimina a catarata;
- Cabelos - reafirma a cor natural e evita a calvície;
- Pulmões - fortifica, cura bronquite, asma e elimina tosse;
- Rins - cura suas enfermidades, melhora a urina e elimina cálculos renais;
- Sangue - baixa o colesterol, amacia as veias e artérias duras, cura alguns tipos de diabetes, diminui a hipertensão e cura hemorróidas, mantém o corpo fresco no verão e aquecido no inverno;
- Vida e Saúde - melhora o astral, transformando a vida em alegria.

COMO FAZER O MANUSEIO DO TIBICO

1- Em um frasco de vidro ou plástico, coloque uma colher de grãos de kefir de água;
2- Junte um copo americano (150 ml) de água filtrada fria;
3- Acrescente um envelope de açúcar mascavo orgânico ou rapadura (é importante usar uma colher plástica);
4- O frasco deverá ser tampado (é importante haver um furo na tampa para maior oxigenação);
5- No dia seguinte deve-se coar os grãos e tomar esta água. Você perceberá que os grãos se multiplicaram. Coloque o coador com os grãos embaixo de água corrente para limpá-los. Repita a primeira operação, doando os grãos excedentes ou eliminando-os.



Algumas considerações:
- Já cultivei Tibico em frasco de plástico e vidro, entretanto, tive a sensação de que  no frasco de vidro eles sobrevivem por mais tempo.
- Eu nunca fiz furo e nunca explodiu! Já deixei a tampa semi-aberta por alguns dias, mas devido a liberação do ar a água fica meio "choca" e eu não conseguia tomar mais que três goles. E quando se tampa por completo dá a sensação de água com gás.  Mas se o recipiente estiver bem vedado, acredito que exploda sim, por isso vamos ficar atentos e tomar cuidado!
- Já usei rapadura e atualmente uso açúcar mascavo. Embora a rapadura deixa a água mais docinha, prefiro usar o açúcar mascavo, já me acostumei com o sabor e também é mais fácil e prático na hora de usar e guardar e as formiguinhas não ficam tão ouriçadas como na rapadura e há artigos que dizem que a rapadura altera a cultura dos Tibicos. Eu compro 500g de açúcar mascavo e como medida uso uma colher (chá) para 150 ml de água. Esta quantidade de açúcar mascavo dá para aproximadamente 3 meses. Quando eu usava a rapadura cortava mais ou menos do tamanho de um dado.
- Eu tenho Tibico congelado já faz uns 4 meses (o recomendado é de até 1 mês), ainda não descongelei e portanto não sei se eles sobreviverão e se funcionarão normalmente, mas meu amigo, o mesmo que me deu o Tibico, disse que ele congelou também e que funcionou normalmente, porém, eles ficaram com aspecto "grudento".
- Como saber que os Tibicos morreram? Você vai perceber que a água não está fermentando e fica um cheirinho ruim parecido com coisa podre.

Se você quiser saber mais sobre o Tibico é só pesquisar no "pai" google que tem inúmeros sites e blogs falando a respeito, ok?

Se você mora em Guaratinguetá-SP e se interessou pela cultura e principalmente pelas propriedades curativas do Tibico e quer fazer parte desta corrente do bem, deixe aqui um comentário solicitando os grãos que serão doados ou se preferir entre em contato através do e-mail viveraprendendo@yahoo.com.br. (*)

Abraços carinhosos ao casal amigo Sérgio e Eliana que doou os Tibicos para mim. Obrigada e que  Deus os abençoe sempre! 
**********

ATUALIZADO EM 12/07/11
Amigos, conforme havia comentado neste post, eu congelei o grãos do tibico por 4 meses, após este período eu descongelei e ao lavar percebi que eles estavam pegajosos, mas mesmo assim segui normalmente com os procedimentos para o cultivo, porém, com o passar dos dias eles pararam de fermentar, ou seja, morreram logo em seguida. Então não deixem os grãos congelados por muito tempo, ok? Entretanto, fiz outra experiência, desta vez deixei congelando por um mês, descongelei e eles voltaram a fermentar normalmente e ainda duraram por um bom tempo até que morreram, mas eu acredito que a causa da morte nem foi tanto o fato de eu ter congelado, mas sim porque, confesso, fiquei semanas sem cuidar deles, tadinhos... aí não há tibico que resista, né?! Se você for viajar congele, mas no máximo por um mês ou peça para alguém tomar conta deles pra você.
E é isso, qualquer novidade sobre o cultivo do tibico coloco aqui pra vocês ou se vocês tiverem alguma informação a respeito do assunto que possa contribuir com esta corrente do bem, deixe um comentário.

Bjs


ATUALIZADO EM 25/08/2012

(*) Caros amigos, visitantes, seguidores e leitores, infelizmente não tenho mais os grãos do tibico ou kefir para cultivar e para serem doados. O casal amigo que me fornecia não tem mais e de quem ele pegava também não tem mais. Até o momento não descobri ninguém que cultive os grãos e que possa doar. Caso você os tenha ou conheça alguém que cultive e que faça doação deles, entre em contato através do e-mail deste blog Vivendo e Aprendendo. Obrigada!

270 comentários:

  1. adorei o seu post. pena que nem todos conhecem os benefícios do Tibico, gostaria muito de receber alguns grãos, se fosse possível.
    Te add no msn
    thamyzi_tha@h...
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola eu tenho tibicos para doar meu e mail glacidallazuana@hotmail.com

      Excluir
    2. Olá glaci, agradeço a sua disponibilidade em doar os grãos! Um e-mail foi enviado pra vc!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
    3. oi mandei pra ti email pra receber uma doacao se puder me dar agradeco muito

      Excluir
    4. Olá Ana Maria, nós do Vivendo e Aprendendo não recebemos o seu e-mail! Caso tenha enviado para a Glaci, gentileza encaminhar este comentário a ela via e-mail, pois sendo uma leitora do blog pode ser que ela não veja o seu comentário aqui!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  2. Olá, fico feliz que tenha gostado do post. Deixei um recado para vc no msn. Obrigada, bjs.

    ResponderExcluir
  3. boa noite! tomo tibicos a um ano todos os dias, em média um litro por dia , gostaría de saber até quanto tempo posso tomar? se eu devo parar agora? Em 1986 eu tive hepatite, não sei se B ou C, então eu tomo para ajudar meu fígado. Por isso a pergunta: Até quando devo toma-los? Aguardo um breve retorno em meu Email: franciscodoo@hotmail.com Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos deveriam tomá-los sempre, pois os alimentos probióticos nos auxiliam a absorver as vitaminas e fortalecem nosso sistema imunológico!

      Excluir
  4. Olá, sou de Guaratinguetá e estou em busca de doação de Kefir. Você ainda faz a doação?

    Por favor entre em contato comigo: adrigteixeira@hotmail.com
    (12) 3123-1500

    Obrigada, Adriana.

    ResponderExcluir
  5. Olá Francisco, um e-mail foi enviado para você!
    Obrigada pelo seu comentário e volte sempre! =)

    **********

    Olá Adriana, os grãos foram doados, qualquer dúvida é só entrar em contato. Foi um prazer te conhecer. Obrigada pela visita ao blog e volte sempre! =)

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. ola sou do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense e gostaria muito de tomar os Tibicos como conseguir.
    Rosangela Tel/021 85860221 e-mail rosangelalopes@click21.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Rosangela, um e-mail foi enviado para você!
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde.
    Gostaria de adquirir e começar a tomar o Tibicos... onde encontro?
    Abraços
    daniel.chagas1@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel,
      Um e-mail foi enviado para você!
      Obrigada pela visita e volte sempre!
      Abraços

      Excluir
  9. para saber se estao vivos .. basta olhar sob a agua . se estiverem boiando .. estao mortos .. já oque estao no fundo do copo . estao vivos ainda . assi pelo menos nao precisa beber a agua podre pra saber se estao vivos ou nao rs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo ... vc está equivocado ... o grãos que sobem estão vivos, mas cheios de gás carbônico ... ele sobre, libera o gás e desce novamente ... quando eles estão assim ... estão saudáveis .. é sinal que estão "trabalhando" ... qualquer dúvida .. meujardimdearomas@yahoo.com.br ... Sileni, adorei o seu post ... abraço ... Adriane - SC

      Excluir
    2. Olá Adriane, vc tem td a razão! Os grãos qdo estão em atividade se movimentam para cima e para baixo, trata-se do processo de fermentação! Mt obrigada pelo seu comentário esclarecedor!
      Abçs e volte sempre! =)
      PS: E quem é louco para beber água podre, não é mesmo?! rs. Basta sentir o cheiro que, por sinal, é mt desagradável! ;)

      Excluir
  10. OLA,GOSTARIA DE RECEBER ESSE MARAVILHOSO TIBICO ,FIQUEI MUITO FELIZ QUE VCS POSSAM ME AJUDAR A CONSEGUI-LO ESTOU PRECISANDO MUITO .....MEU E-MAIL ANANDA.ANGEL@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  11. estou usando kefir e estou amando os resultados, moro nos EUA, qdo eles flutuam tambem achei que estivessem mortos, mas depois de um tempo eles voltam a baixar de novo e eu continuo usando....eu nao congelo so deixo com agua na geladeira normal e eles ficam bem, troco a agua cada 15 dias.....cuido bem dos meus bichinhos me fizeram muito bem, rsrsrsr

    ResponderExcluir
  12. Há muios anos atrás recebi o Tibico, mas era jovem e tinha toda saúde que possa imaginar, não levei adiante. Hoje através de um vizinho estou recebendo Tibicos novamente, e acho que na hora certa pois estou com esteatose leve no fígado, pressão está começando a ficar alta e etcs que vem junto com a idade, vou com certeza tomar o Tibico, passar para minha mãe e a quem aceitar, mas preciso de tempo para que ele se multiplique, assim sendo doarei com muito prazer. Meu e-mail é sr.maialexandre@gmail.com e estou na zona leste de São Paulo.
    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  13. Uma amiga me doou os tibicos, e se reproduzem com uma velocidade assombrosa. Se alguémq uiser, entre em contato comigo, pelo mail:
    lidiaanaly@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi lidia moro em colombo parana,usei o tibico por um tempo,mas perdi os gostaria de voltar a tomar,por questoens de saude se puder doar agradeço!meu mail:roseli_gaida@hotmail.com

      Excluir
    2. Roseli, pode ser que a Lidia não veja o comentário que vc deixou aqui, por isso sugiro que vc enviei um e-mail diretamente para ela.
      Obrigada pela visita e volte sempre!
      Bjsss
      Sileni

      Excluir
  14. Tem que ser usado algo para adoçar a água? no caso de diabeticos não fará mal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Salete,
      Para a cultura dos grãos é usado a rapadura ou açúcar mascavo o que não são recomendados para quem tem diabetes e eu desconheço outra fonte de cultura para os tibicos. Consulte o seu médico e veja com ele a possibilidade de um diabético tomar tibico e qual a dosagem recomendada. Consultar um médico é o melhor sempre!
      Obrigada pela visita e volte sempre! :))

      Excluir
    2. Não há problema algum em usar a rapadura ou açucar mascavo! não sei explicar se por causa da fermentação ocorre alguma mudança,o fato é que minha mãe começou a fazer uso de tibicos justamente por causa da alta taxa de açucar que ela tinha no sangue( era 110 em jejum), após o uso contínuo os resultados dos teste de glicemia eram sempre 74! e ela tem 70 anos! o que mais diminuiu foram a glicemia e o triglicérides.

      Excluir
    3. É inegável que o uso dos grãos de tibico faz bem a saúde, porém, o consumo da rapadura ou açúcar mascavo por diabéticos é uma questão que somente o médico poderá orientar com mais precisão e segurança! De qq forma agradeço pelo seu comentário! E fico feliz que a sua mãe esteja bem! =)

      Excluir
    4. O timbico se alimenta da glicose do açúcar mascavo ou rapadura, a água depois d ffermentada ñ tem mais açúcar.

      Excluir
    5. Oi Viviane, no cultivo do kefir de água, a bactéria apenas quebra o açúcar, mas não o elimina totalmente, por isso o consumo deste cultivo pelos diabéticos deve ser moderado, como disse no comentário anterior, somente o médico poderá orientar com precisão e segurança.
      Obrigada pela sua visita e volte sempre! =)

      Excluir
  15. Anônimo - 05 de dezembro de 2012

    Já tomo a água de tibico há mais de seis anos,nunca parei de tomar.Eles multiplicam muito, o que sobra jogo fora. Já dei os grãos para muitas pessoas. Realmente faz muito bem para a saúde.
    Abraços e beijos.

    ResponderExcluir
  16. Sou de Franca, alguém tem tibico para doar?
    Abraços
    Lena
    lenalombardi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. oi eu tenho o tibico estou tomando quem quizer entrar em contato no imail suelureisfelippe@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Olá,...Vou começar a tomar Tibico amanhã, pois os alimentei hoje cedo antes de ir para o trabalho, ta certo?,... devo tomar em jejum?...

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wander, é isso mesmo! Vc lava e alimenta os grãos num dia para tomar no dia seguinte e o ideal é tomar em jejum segundo pesquisas, mas já ouvi relatos de pessoas que não conseguem tomar em jejum e tomam no final da tarde e dizem que o efeito é o mesmo! Eu tomava em jejum, no inicío foi difícil, confesso, mas com o tempo fui me acostumando!
      Obrigada pela visita e volte sempre! :))
      Abraços

      Excluir
  19. Olá adeptos do Tíbico, estou tomando desde Outubro/12 e de lá para cá não tomei um só comprimido pelo simples fato de não sentir necessidade, pois não me senti mal, nem sequer uma dor de cabeça. Para mim está sendo ótimo pois nunca gostei muito de tomar remédios com algum efeito colateral, acredito que já seja benefícios do Tíbico que tomo todos os dias em jejum. Tenho para doar, quem se interessar e tiver próximo ao Tatuapé ou Ermelino Matarazzo(nessa região)o meu e-mail é sr.maialexandre@gmail.com.

    Um abraço á todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra, agradeço o seu contato e a sua disponibilidade em doar os grãos. Caso eu receba e-mails de pessoas que moram na sua região solicitando-os indicarei você!
      Eu já me beneficiei mt dos grãos e recomendo!
      Obrigada pela visita e volte sempre! :))
      Bjsss

      Excluir
  20. Olá Silene e visitantes, faço uso de tibicos a mais de seis anos e acredito nos efeitos positivo dos mesmos, porém tenho GOTA e neste caso não basta tomar tibicos tem que se fazer a dieta a base de alimentos pobre em purina, a vilã do ácido úrico, que é o rsponsavel pelas crises de gota. Nos demias casos como aparelho digestivo pressão arterial, colesterol, glicose etc. tem mantido sempre em niveis normais. Moro em Uberaba-MG caso alguem queira fazer uso tenho para doar só não sei como enviar à distancia, caso tenha alguma dica gentileza enviar-me.Meu e-mail cristalino.bm@bol.com.br.

    Abçs. Aparecido Cristalino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aparecido, agradeço pelo contato. Enviei um e-mail pra vc!
      Obrigada pela visita e volte sempre! :))
      Abraços

      Excluir
  21. GOSTARIA DE TOMAR TIBICOS

    ResponderExcluir
  22. BOA TARDE GOSTARIA DE ADQUIRIR E TOMAR TIBICO...ONDE ENCONTRO SOU DE MACAÉ RJ
    ABRAÇOS
    ROBERTO.TEL2298180780
    E-MAIL.PCRUZ@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto, um e-mail foi enviado para vc, mas voltou! Gentileza entrar em contato conosco através do e-mail do blog viveraprendendo@yahoo.com.br para maiores informações!
      Obrigada pela visita e volte sempre! :))

      Excluir
  23. boa noite gostaria de adquirir e tomar tibico ...onde encontro
    abraços
    roberto
    p-cruz@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto, um e-mail foi enviado para vc!
      Obrigada pela visita e volte sempre! :))

      Excluir
  24. Olá...boa noite pessoal....preciso muito dos tibicos, aceito doações ou me indiquem aonde encontrar...por favor me ajudem...estou a muito tempo a procura, eles me fizeram muito bem.
    Meu endereço: fabiana.camposambrosio7@gmail.com.
    Aguardo ansiosa pelo retorno

    ResponderExcluir
  25. Olá pessoal boa noite......Estou a muito tempo a procura dos tibicos, mas não consigo encontrar, me enforme aonde encontrar ou me doem por favor, preciso muito, eles me fizeram muito bem.
    fabiana.camposambrosio7@gmail.com, aguardo ansiosa por respostaas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiana, um e-mail foi enviado para você!
      Obrigada pela visita e volte sempre! :))
      Bjsss

      Excluir
  26. Olá gostaria de tomar o tibico estou a procura a alguns meses, já entrei em site de buscas para compras mas so obtive uma falta de respeito pageui e não recebi os tibicos, por gentileza sou de Taubaté interior de SP. meu e mail vania_ppaula@hotmail.com se puder me orientar ficaria grata!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vânia, um e-mail foi enviado para vc!
      Obrigada pela visita e volte sempre! :))
      Bjsss

      Excluir
  27. Olá boa tarde sou de Santos São paulo e recebi essa semana doação dos Tibicos estamos iniciando agora o consumo se alguém quiser doação entra vem contato com o email pscapin@gmail.com.

    ResponderExcluir
  28. Olá pessoal comecei agora a tomar os tibicos se quiserem doações sou de Santos São Paulo, entrar em contato por pscapin@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patty, obrigada pelo seu contato e pela sua disponibilidade em doar os grãos! Deus te abençoe!
      Bjsss

      Excluir
  29. Olá Silene boa noite. Sou de Salvador Bahia, min chamo Marivaldo e gostaria de voltar a tomar novamente tibico. Por favor como conseguir por aqui? Seria possível vir por sedex,por favor se puder min passe o valor.

    Email: marivaldo.silva10@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Olá Silene boa noite. Moro em Salvador, Bahia e gostaria de voltar a tomar o tibico novamente. Como conseguir por aqui? Ou seria possível vir por sedex? Se for possível por favor poderia min passar o valor? Fico no aguardo.

    Marivaldo Silva
    marivaldo.silva10@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marivaldo, nós não comercializamos os grãos de tibicos e tbm não temos para doação. Para maiores esclarecimentos, um e-mail foi enviado para você!
      Obrigada pela visita e volte sempre! :))

      Excluir
  31. Gostaria de saber como conseguir tibico, iniciamos dieta sgsc.
    Grata, alaisezim@terra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um e-mail foi enviado para você!
      Obrigada pela visita e volte sempre! :))

      Excluir
  32. Boa Tarde! Gostaria muito de saber quem poderia fazer doação de Tíbicos? Por favor.e-mail:adriana_pires2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moro em Brasília-DF, gostaria de fazer doação do tibico.
      betojoice@gmail.com

      Excluir
    2. Moro em Brasília-DF, gostaria de fazer a doação de tibicos.

      Excluir
    3. Olá Carlos Roberto, agradeço pela sua disponibilidade em doar os grãos!
      Um e-mail foi enviado para você!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)
      Abraços

      Excluir
  33. Boa Tarde! Gostaria muito de saber se alguém ainda tem tibicos p/doar?Preciso muito,se der p/enviar pelo correio,pagarei os gastos.Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana, um e-mail foi enviado para vc!
      Obrigada pela visita e volte sempre! :))
      Bjsss

      Excluir
  34. Olá boa noite! moro na zona leste, ponte rasa, e tenho os "tibicos" caso alguem se interesse, pamelaenfermagem@bol.com.br............

    ResponderExcluir
  35. Ola boa noite, moro na ZL/Ponte rasa e tenho os tibicos, se alguém se interessar, pamelaenfermagem@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pamela, mt obrigada pela sua disponibilidade em doar os grãos! Um e-mail foi enviado para vc!
      Obrigada pela visita e volte sempre! :))
      Bjssss

      Excluir
  36. Olá a todos. Há dois anos e meio fiz uma redução de estômago por necessidade (diabetes). Antes da redução já tinha problema com gases, depois da redução e do desvio do intestino, ficou grave. Tomei remédios receitados pelo meu médico, mas os resultados foram ínfimos. Minha esposa tinha que dormir no outro quarto porque era tenso a questão dos gases (volume e cheiro), isto me deixou triste, porque foi o único resultado negativo da minha cirurgia. Uma amiga me falou do Kefir, eu acreditei na hora. Pensei: vai funcionar. Ela me deu uma colher para cultura. E funciona MESMO. Hj já tenho três colônias na minha geladeira e procedo com algumas diferenças do que vejo na internet. 1) Troco a água todo dia; 2) Não lavo em água corrente (porque percebi que os pequenininhos que estão se formando se perdem na água corrente - lavo da seguinte forma: 2.1) tiro a água que fermentou (bebo ou reservo); 2.2) retorno-os para o vidro deles; 2.3) jogo água da torneira no vidro e sacolejo o vidro levemente, rodopiando-o lentamente e deixo os Kefir se assentarem novamente e retiro a água coando-a dinovo na peneirinha; 2.4) esta segunda água reservo para beber tbm; 2.5) repito o processo de limpeza, mas a terceira e a quarta águas descarto; 3) coloco meia colher de açúcar mascavo (coloco mais do a maioria das pessoas recomenda), isso deixa a água mais turva, mas menos azedinha e me sinto melhor assim; 4) coloco água mineral para cultivá-los - geralmente coloco o dobro de água em relação ao tanto de Kefir e mais 50% (se tem um dedo de Kefir no vido coloco dois dedos e meio de água; 5) uso vidro de azeitonas (daqueles maiores) mas deixo apenas dois dedos de Kefir. Ainda não testei deixando em recipientes maiores - mas vou fazê-lo daqui uns dias). Resultados: a questão da flatulência diminuiu certa de 90% (sem exageros) o cheiro dos "puns" é praticamente inodoro. O resultado é assustador. Se passo 3 horas sem tomar o Kefir começam a surgir os gases. Tomo meio copo e pronto, mais 3 ou 4 horas sem problemas. E o tempo de efeito é muito rápido, ou seja, você toma e os gases param de fermentar no seu intestino em 10 ou 15 minutos. À noite tomo um copo. Excelente, minha esposa agradece. Minha amiga me recomendou tomar de manhã em jejum, estou tomando um copo pela manhã e vou tomar café uma hora depois. Estou estudando a questão agora a longo prazo, e quero ver meus exames. Atualmente estou há 24 meses sem remédio nenhum nenhum nenhum, para a diabetes. Isto é ótimo, mas estou com colesterol bom baixo, quero melhorá-lo. O Kefir realmente é um estabilizador do que temos de bom no organismo. Moro em Vitória-ES. Tenho possibilidade de doar com facilidade (mas tem a questão do transporte - não sei como poderíamos fazer) Meu email: jrbs88@gmail.com. José Roberto, meu site: www.cursosmemory.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José Roberto, agradeço pelo seu contato, pelas dicas e pela sua disponibilidade em doar os grãos. O kefir realmente é mt benéfico à saúde! Um e-mail foi enviado a vc!
      Obrigada pela visita e volte sempre! :)

      Excluir
  37. gostaria de saber quanto tempo tenho que tomar tibico , e se e bom para memoria r a depressão .obrigada aguardo resposta meu mail rosana.pmc@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosana, não sou especialista no assunto, mas acredito que não tenha um tempo pré-determinado para consumir os grãos, você toma de acordo com as suas necessidades. Não sei te dizer exatamente se eles são bons para memória ou depressão, são probióticos que nos auxiliam no funcionamento do nosso organismo. Vale lembrar que cada organismo responde de um jeito, por isso o melhor sempre é consultar um médico!
      Obrigada pela visita e volte sempre! :)
      Bjsss

      Excluir
  38. POR FAVOR > Eu estou aceitando receber os grãos. entre em contato por email para combinarmos: leonardodgl@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme menciono no post, não tenho mais os grãos para serem doados! Um e-mail foi enviado para vc!
      Obrigada pela visita e volte sempre! :)

      Excluir
    2. Olá,gente do bem. Meu nome é Ligia, moro no sítio na região de Capivarí-SP,tomo e tenho para doar,se for perto posso até levar.
      Meu e-mail: lígiamoura49@hotmail.com ,é ótimo.

      Excluir
    3. Oi Ligia, agradeço pela sua disponibilidade em doar os grãos!
      Obrigada pela visita e volte sempre! :)
      Bjsss

      Excluir
  39. Olá, boa tarde!

    Tomei por algum tempo o cogumelo (tipico) e me sentia muito bem. Mas, infelizmente, perdia os meus grãos.

    Gostaria muito de voltar a tomar, então estou aceitando doação.

    Contato: heloisa.agostinho@yahoo.com.br

    Quem puder me ajudar, agradeço!

    ResponderExcluir
  40. Olá,
    Enviei um e-mail e esqueci de mencionar onde moro.
    Sou de Belford Roxo (Baixada Fluminense) - Rio de Janeiro
    Meu e-mail: heloisa.agostinho@yahoo.com.br

    E gostaria de receber doação do cogumelo (tipico).

    Grata, Heloisa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Heloisa, um e-mail foi enviado para vc!
      Agradeço pelo seu contato e volte sempre! =)

      Excluir
  41. Faço uso ha mais de 6 anos seguidos, devo continuar a consumi-lo? faz algum mal? Devo dar uma pausa?
    Obrigada, Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudia, eu não sou especialista neste assunto, mas dps de td esse tempo consumindo os grãos, se não fez mal não vai mais fazer! O tibico é um probiótico, um complemento alimentar, não tem contra indicação, mas o melhor é consultar um médico sempre!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
    2. Obrigada pela atençao.
      Abraços, Cláudia

      Excluir
    3. Eu que agradeço pelo seu contato, Claudia! E volte sempre que precisar, se eu puder ajudar, será um prazer! =)
      Bjs

      Excluir
  42. Olá , sou a Luciana e moro em Caxias do Sul , no Rio Grande Do Sul e gostaria de saber aonde posso encontrar tibicos pela regiao : meu email é lojaatalu@hotmail.com obrigadaa :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana, um e-mail foi enviado pra vc! =)
      Obrigada pela sua visita e volte sempre! Bjs

      Excluir
  43. OLA SILENI ME CHAMO JAQUELINE GOSTARIA DE PEDIR SUA AJUDA PARA VOLTAR A TOMAR OS TIBICOS PARA MEU ESPOSO MEU IMAIL É JAQUELINE21K@LIVE.COM. DESDE JÁ AGRADEÇO UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jaqueline, um e-mail foi enviado para vc!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  44. onde eu posso conseguir os 'bichinhos'

    ResponderExcluir
  45. onde eu posso conseguir os kefirs?(moro em rj barra mansa
    )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wendel, infelizmente não consta em nosso banco de dados doadores dos grãos de Barra Mansa, gentileza deixar o seu e-mail, caso apareça algum doador da sua cidade ou região, entraremos em contato!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  46. Olá, lendo seu relato sobre tibico/kefir lembrei de um site que também tem lista de doadores de kefir, tanto de água quanto de leite, então se não se importar vou deixar aqui o site (não consegui a doação através deles mas recebi indicação de conhecidos) para que talvez ajude quem ainda não conseguiu os grãos ok?
    http://kefiralimentoprobiotico.blogspot.com.br/
    Abraços
    Roseli Nogueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roseli, obrigada pela dica do site! É de grande valia e ajuda para quem quer adquirir os grãos. Mt obrigada! =)
      Abraços

      Excluir
    2. Olá. Estou aqui para comprovar os benefícios que o tibico proporciona. Há mais de 20 anos tive enxaqueca e passei por diversos tratamentos com neurologistas e nada deu resultado. Alguém, não me lembro, da pastoral da família de Catanduva-SP repassou para mim e há mais de 5 anos venho usando. Logo que comecei a usa-lo em pouco tempo já percebi as melhoras. Minhas internações para tratamento das dores e vómito eram intensas. Tinha pânica em pensar nas injeções e soros que tomei em PS. Na época pesava 45 a 46 quilos. Tinha medo de comer muitas coisas principalmente a noite. Hoje estou livre daquelas crises que se iniciam na madrugada. Peso hoje 56 quilos e posso comer bem. Agradeço a madre Teresa por ter deixado esta semente de esperança. Abraços. Marlene - Novo Horizonte-SP.

      Excluir
    3. Que bom que vc está bem, Marlene! Realmente os tibicos fazem mt bem à saúde! =)
      Obrigada pela visita e volte sempre! Bjs

      Excluir
  47. Olá. A descrença sobre estes tipos de alimento são comuns por causa da ideologia da medicina tradicional que possui interesses extremamente financeiros. Mas pude contatar o poder do tíbico em minha vida. Há mais de 20 anos tive enxaqueca que me obrigava a procurar o PS para cortá-la com injeções e soros. Tenho até hoje pânico por agulhas e não me sinto bem em passar por um PS. Depois de tomar regularmente o tíbico por um mês aproximadamente já apresentava melhoras. Passei por todos os neuros da região, experimentei vários tratamentos que eram paliativos. Tinha medo de comer alguns alimentos principalmente a noite. Na época pesava entre 45 a 46 quilos com 1.67m. Hoje como qualquer coisa, e peso 56 quilos. Madre Teresa deixou-nos uma semente de esperança. Agradeça a ela e a pastoral da família de Catanduva-Sp. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marlene, os benefícios dos grãos são, de fato, excelentes!
      Agradeço pela sua visita e seu comentário!
      Bjs e volte sempre! ♥

      Excluir
  48. Estou impressionada! gostaria de adquirir tibisco.
    nessaeandressa@live.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um e-mail foi enviado para você!
      Obrigada pela sua visita e volte sempre! =)

      Excluir
  49. Boa noite VC sabe aonde posso comprar ?
    Um abraço....

    Cantinhodatiazeni@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tia Zeni, um e-mail foi enviado para vc!
      Obrigada pela sua visita e volte sempre! =)

      Excluir
  50. Gostaria de adquirir os cogumelos TIBICO como faço, estou muito interessada estou obesa e com o colesterol alto.
    Rosangela Guarulhos

    ResponderExcluir
  51. Estou interessada gostaria de adiquirir tibico conhece alguem que possa doar
    Rosangela
    Treinamento122@sp.senai.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosângela, um e-mail foi enviado pra vc!
      Obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir
  52. Oi, boa noite, achei interessante a página, quero aproveitar para pedir os grãos de tibico para alguém
    que tenha para doar.
    Abraços, kléria
    ferreirarezendep@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kléria, bom dia!
      Um e-mail foi enviado pra vc!
      Obrigada pela visita e volte sempre!
      Abraços

      Excluir
    2. Olá, ganhei os grãos há pouco tempo, mas não estou percebendo multiplicação, apesar de estar cuidando deles direitinho. E não estão boiando. Será q estão vivos?

      Excluir
    3. Olá anônimo, há um período de dormência dos grãos, não significa que eles morreram, o importante é prestar atenção no cheiro, na cor e no gosto! Se tiver com gosto ruim, cheiro de podre e cor turva é pq eles morreram, jogue fora! Do contrário, continue cuidando deles que eles voltarão a se multiplicar.
      Obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir
  53. Já tomei há algum tempo atrás, agora vou recomeçar, peguei os tibicos com minha vizinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nilma, os grãos são ótimos e fazem mt bem à saúde!
      Obrigada pela visita e comentário!
      Volte sempre! =)

      Excluir
  54. Boa Noite!!!
    Acabei de ganhar o "TIBICO", minha esposa vive com mal-estar, só que agora ela esta GRAVIDA, pergunto:
    Será que devo dar pra ela tomar durante a gestação?
    Sou de Santa Rosa - Rio Grande do Sul...
    Vou procurar cultivar e se alguém quiser terei o prazer em fornecer...
    messias_porto@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o tibico não tem contra indicação, pode ser consumido por gestantes, porém, sempre recomendo consultar um médico antes, somente ele poderá dar maiores orientações com certeza e segurança! Um e-mail foi enviado para vc!
      Obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir
  55. Olá, gostaria muito de receber uma doação de kefir de água, estou em uma fase difícil referente a minha saúde e creio que a última esperança nesta terra seria o kefir. Mora em Franco da Rocha - SP (Zona Oeste).

    Email para contato: jotab2007@hotmail.com

    Desde já agradeço a todos pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Josimar!
      Um e-mail foi enviado para vc!
      Obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir
    2. Olá Sileni, obrigado por sua atenção anteriormente, porém gostaria de informar que até o momento (17/01/2014), não recebi nenhum email referente ao meu pedido do kefir. Gostaria de saber se seria possível o reenvio do seu email?
      Obrigado e aguardo.

      Excluir
    3. Olá Josimar!
      Pode ser que o e-mail tenha caído na sua caixa de spam, dá uma verificada, por favor! De qualquer forma, o mesmo foi reenviado na data de hj, 19/01/14, para jotab2007@hotmail.com
      Espero que dê certo!

      Excluir
  56. Ola, gostaria muito de receber uma doação de kefir ,estou precisando muito,ja tomei alguns anos atrás e gostei muito se puderem me ajudar agradeço muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheila, de que cidade vc é? Pode ser que conste em nosso banco de dados algum doador da sua região!
      Obrigada pela visita e volte sempre! Bjs

      Excluir
    2. oi Sileni eu sou do bairro Realengo-RJ Bjs

      Excluir
    3. Oi Sheila, enviei uma mensagem pra vc via G+. Caso não consiga visualizar me avise e me passe o seu e-mail, se tiver, fica mais fácil o contato!
      Bjs

      Excluir
  57. Maria da Gloria Arujo de Souza13 de fevereiro de 2014 às 09:22

    Olá meu nome é Glória, gostaria de receber uma doação de Kefir de água. Meu marido esta com problema grave na Prosta, eu tenho certeza q o Kifir ira ajudalo no tratamento. Tenho trez filhos com problema de Alergia. Eu moro em Petrópolis RJ desdeja agradeço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Glória! Recebemos alguns e-mails de pessoas dispostas a doarem os grãos. Gentileza nos enviar o seu e-mail para que possamos lhe informar o contato dessas pessoas. Elas não serão mencionadas aqui por questão de privacidade. Algumas delas nos pedem para não expô-las! Grata pela compreensão!
      Obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir
  58. Olá sou de Uberaba e gostaria de começar a usar o Kefir, pois tenho muitos problemas intestinais e cheia de alergias desde nova e me indicaram para melhorar. Quem tiver para me doar eu agradeço.
    Meu e mail é marcia.moreira.marttins@hotmail.com

    ResponderExcluir
  59. Olá sou de Uberaba e tenho problemas intestinais e muitas alergias desde nova. Gostaria de doações de Kefir para ver se eu melhoro. Meu e mail é marcia.moreira.marttins@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia, um e-mail foi enviado para vc!
      Obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir
    2. tenho os tibicos caso queira so não sei como enviá los meu imail marluceoliveira30@hotmail.com

      Excluir
  60. Ola, sou de Fortaleza CE e gostaria de saber se tem doadores de kefir ou tibico aqui eu possa me conseguir alguns. Email para contato sydeyvieira@bol.com.br aguardo seu contato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sydey, infelizmente não consta em nosso banco de dados nenhum doador de Fortaleza, de qq forma um e-mail foi enviado para vc!
      Obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir
  61. Olá gostaria de receber doação de kefir de água. Moro em São João de Meriti (Baixada Fluminense - RJ)
    Como faço ? cceccella@hotmail.com

    ResponderExcluir
  62. Gostaria de adquirir os cogumelos TIBICO como faço, estou muito interessado e nao consigo arrumar, ja procuro a um bom tempo.... alguem me ajuda. adriano silva

    ResponderExcluir
  63. adriano silva
    adrianoumamigo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  64. Gostaria de adquirir os cogumelos TIBICO como faço, tem tempo que procuro e nao consigo arrumar nenhum doador...

    adriano silva
    adrianoumamigo@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriano, um e-mail foi enviado pra vc!
      Obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir
  65. olá meu nome é Ruth, moro em Belford Roxo no Rio de Janeiro, Gostaria de saber se este kefir também serve para por no leite?
    mas mesmo se não for gostaria de receber doação, até busco no local, e depois até gostaria de ser doadora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ruth, envia-nos o seu e-mail assim fica mais fácil para indicarmos doadores dos grãos pra vc, pois mts nos pedem o contato somente por e-mail. Qto a sua pergunta, os grãos citados neste post são especificamente para o cultivo na água, porém há a possibilidade de cultivá-los tbm no leite, mas vale lembrar que há um processo de adaptação dos grãos, ou seja, pode ser que eles se adaptem facilmente no leite como pode ser que não! O ideal seria o cultivo na sua forma original, na água ou no leite.
      Obrigada pela sua visita e volte sempre! Perdoe-me pela demora na resposta.

      Excluir
  66. Olá meu nome é Jeane moro em Esteio/RS e tenho tibico para doar que se interessar meu e-mail é jeane.mana@hotmail.com

    ResponderExcluir
  67. fiquei conhecendo o kefir por meio da tv tenho muitos problemas de saude e gostaria de usar o kefir por favor se for possivel me mande os graos de kefir eu moro no espirito santo municipio da serra meu imail e mariapmonteiro@hotmail.com e meu nome e maria da penha por favor me mande resposta .








    ResponderExcluir
  68. Sou doadora de tibicos moro em São Paulo Capital Zona Sul prox ao metrô Santa Cruz.

    Meu e-mail é ivafurtado@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iva, agradecemos a sua disponibilidade em doar os grãos! Um e-mail foi enviado a vc!
      Obrigada pela visita e volte sempre! :)

      Excluir
  69. olá meu é Talita meu pai toma tibicos ha alguns anos ele é já é idoso e tem pressao alta ajudou muito a controlar ele é esqueceu de colocar o açucar e estragaram isso já tem um mes com isso voltou a tomar remedio de uso continuo para conter a pressao mais não tem dado tanto efeito se alguem puder me doar moro na zona leste guaianases meu e-mail é talita_slino@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Talita, um e-mail foi enviado pra vc!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  70. ola meu nome é Talita gostaria de saber se tem alguém em Araraquara SP que tem o tibico para me doar pois faz um tempo q estou a procura meu e mail é litinhalazaretti@hotmail.com Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Talita, um e-mail foi enviado pra vc!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  71. Olá! Sou Ivanilda da cidade de Santo André - SP. Tenho uma tia que faz uso do kefir há mais de 25 anos. Com o feriado prolongado, ela foi viajar e deixou-o para minha irmã cuidar. Eu, que não sabia das instruções, no intuito de ajudar acabei jogando todos os grãos após coar. Agora preciso com urgência da doação desse grãos. Alguém pode me ajudar?? Meu e-mail é: nicafofa@yahoo.com.br - Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivanilda, um e-mail foi enviado a vc!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  72. Eu quero adquirir... moro em sorriso, mt
    Onde tem mais perto da minha casa?

    zeila_pm@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, não consta em nosso banco de dados nenhum doador dos grãos de tibico do Mato Grosso. Um e-mail foi enviado a vc!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  73. Olá, gostaria muito de receber doações de kefir de água e também de leite, moro em brasília e-mail
    antesifil@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, um e-mail foi enviado a vc!
      Obrigada pelo seu contato e a sua visita!
      Volte sempre! =)

      Excluir
  74. Olá,
    gostaria muito de receber doações de kefir , moro em Fortaleza mas busco nas cidades próximas tb. Meu e-mail é alessandrabrasil01@gnail.com


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra!
      Infelizmente não consta em nosso banco de dados nenhum doador de Fortaleza. Um e-mail foi enviado a vc!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  75. Quem quiser o kefir de água, tibico, basta pedir pra Alisson: zarathos616@hotmail.com
    Só peço o valor do selo de envio!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alisson, agradecemos a sua disponibilidade em doar os grãos! Um e-mail foi enviado a vc!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  76. Olá, ganhei hj os grãos e estou pesquisando a respeito, pois nunca tinha ouvido nada a respeito, estou achando bem interessante. Sou de Osório/RS, daqui a algum tempo qdo eles se multiplicarem, poderei doar a quem se interessar. Bj scheila-vidal@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos a sua disponibilidade em doar os grãos. Um e-mail foi enviado a vc!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  77. Oi, Boa Tarde.

    Ganhei os graos de Kefir de Agua, e gostaria de saber, a quantidade que deve ser tomada. Eu posso colocar, e beber junto com suco, ou faz mal?

    Tenho um problema do coraçao (taquicardia), e gostaria de saber já ha contra-indicaçao, antes de tomar...

    Obrigada, e parabens pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite!
      Se vc está começando a fazer uso do kefir agora, o ideal é começar a tomar aos poucos, comece tomando 100ml por dia e vá aumentando a dosagem até atingir 1 litro por dia, mas isso varia mt de pessoa pra pessoa, tem gente que não consegue tomar 1 litro por dia, já outras tomam até mais que isso, mas o importante não é consumir os grãos em grande quantidade e sim inclui-los na sua alimentação diariamente, nem que seja de pouquinho em pouquinho e não parar mais! É possível sim cultivar os grãos no suco de frutas, mas como eu cultivei somente na água não vou saber responder pra vc ao certo as medidas exatas para o cultivo no suco, mas sei que isso é possível e até onde eu sei o consumo dos grãos não tem contra-indicação, mas cada organismo reage de forma diferente, por isso sempre oriento as pessoas a procurarem um médico! No seu caso, eu recomendo o mesmo, procure o seu médico, somente ele é que poderá te orientar a respeito disso!
      Mt obrigada pela sua visita e volte sempre! =)
      Abraços

      Excluir
  78. õi gente boa tarde, eu sou marina e gostaria de receber doação do kefir , eu já usei e recomendo é muito bom mesmo ,mas perdi a semente e tenho muito arrependimento. por favor doe para mim.
    obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marina, envia-nos um e-mail informando a cidade que reside. Pode ser que conste em nosso banco de dados um doador dos grãos de tibico próximo de vc!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  79. Faço Doação:quem precisar - moro em Londrina - Pr - Centro (danthebas@hotmail.com) face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel,
      Agradecemos a sua disponibilidade em doar os grãos de tibico! Um e-mail foi enviado a vc!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  80. Olá, Sileni! Não conhecia o Kefir. Estava procurando, num site de classificados, o que as pessoas escreviam pedindo ou disponibilizando doações. Vi alguém oferecendo Kefir. Fui pesquisar e, o primeiro lugar que acessei foi este blog "viveraprendendo". Li tudo, inclusive os comentários dos visitantes. Estou propenso a começar a usar o tibico.
    Não satisfeito, continuei pesquisando mais informações e encontrei diversos vídeos. Achei interessante o vídeo cujo link disponibilizo a seguir, pois achei interessante a maneira de preparar, com leite: http://youtu.be/knKQlQldarI
    Grato pela sua gentil postagem acerca do tibico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonio!
      Eu que agradeço pela sua visita e pela gentileza de enviar o link do vídeo com o cultivo do kefir no leite, de fato, é bem interessante! Mas independente do modo como é cultivado, o importante é saber dos inúmeros benefícios que o consumo dos grãos traz para a nossa saúde! Desde que os meus morreram, eu nunca mais consegui novas mudas, sinto falta de poder consumi-los novamente!
      Abraços e volte sempre! =)

      Excluir
  81. Podem ser congelados por até 3 meses se estiverem saudáveis.

    ResponderExcluir
  82. Meu nome é Aurélio, sou de Pernambuco, tomei durante um tempo o kefir ou tibicos, o efeito foi excelente, mas não encontro doares, quero cultivar. Espero que possam ajudar. Obrigado e-mail aurelioraf@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aurélio, um e-mail foi enviado a você!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  83. Ola! Gostaria de saber também como adquirir o Kefir de água "tibico", pois moro no Rio de Janeiro. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nelio, consta em nosso banco de dados apenas um doador dos grãos de tibico do Rio de Janeiro. Gentileza enviar-nos seu e-mail para que possamos informar os dados do doador.
      Obrigada pela sua visita e volte sempre! =)

      Excluir
  84. Sou de Fortaleza-CE e gostaria de receber doação de Kefir de água e leite.
    mizaelasw@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mizael!
      Um e-mail foi enviado a você!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  85. Sou de Sapucaia do Sul/RS e tenho tibicos para doar. Quem quiser é só entrar em contato comigo que combinamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mi!
      Agradeço a sua disponibilidade em doar os grãos de tibico, se quiser fazer parte do nosso banco de dados envia-nos seu e-mail.
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  86. Acho que meus tibicos morreram a 2 dias aprocimadamete. Apareceram umas formigas grande noos orificios da tampa, percebi q tambem havia 2 ou 3 dentro da agua, a partir disto eles nao mais subiram, ficam quietinhos no fundo, nao esta com cheiro ruim como li acima, acho q o cheiro continua o mesmo, porem estou com medo de beber a agua caso estajam mortos. Como ter certeja se estao mortos ou vivos. Obrigada, Helena Veloso..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helena, se houve presença de formigas no kefir é melhor fazer o descarte dos grãos, pois ao contrário do que muita gente pensa, as formigas são pragas que carregam consigo diferentes tipos de micro-organismos prejudiciais à saúde. Por isso é de extrema importância que os grãos sejam muito bem protegidos para que não haja a contaminação deles por parte de outros insetos como as formigas, por exemplo. O problema maior nem é o fato de você beber a água caso eles estejam mortos, pior que isso eles podem estar contaminados, por isso aconselho o descarte total dos grãos.
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  87. Olá!!!!
    Os meu morreram alguém de Sp (capital) poderia me doar alguns.
    Meu email: andrerpaulino81@gmail.com

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André, um e-mail foi enviado a você!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  88. Olá....Ficaria muito feliz se conseguisse os grãos de kefir....Moro em Santos S.P.
    Muito obrigada.
    tobana7@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um e-mail foi enviado a vc!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  89. Olá estou passando por problemas de saúde e gostaria de adquirir os grãos de kefir. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maja, envia-nos um e-mail para viveraprendendo@yahoo.com.br e informe, por favor, a cidade onde mora, pode ser que conste em nosso banco de dados um doador dos grãos próximo de você!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  90. Olá, meu kefir de água está com um cheiro estranho, parece de chulé, sabe aqueles salgadinhos de queijo tipo chips? está parecido. ja me falaram que pode estar contaminado, na troca de água, lavei os grãos e coloquei mais açucar q de costume, parece q ainda está com um pouquinho do cheiro, estou com medo de tomar a água, será q tenho q descartar? ou tem solução, é assim mesmo? ele está crescendo mto rápido. será q contaminou? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, vc mudou a marca do açúcar que vc está habituada a usar? Às vezes o cheiro deriva de certas marcas, lavar com água da torneira tbm pode ser que mude o cheiro devido aos produtos usados no tratamento da água, por isso a importância de usar água mineral, caso não tenha sido esse o caso, faça a troca por mais uns dias sem tomar a água, caso o cheiro persista, recomendo que descarte sim os grãos. E uma coisa que sempre digo, na dúvida não faça! Se está com medo não tome!
      Espero ter ajudado de alguma forma! Obrigada pelo seu contato e sua visita, volte sempre! =)

      Excluir
  91. Respostas
    1. Anônimo, envia-nos um e-mail informando a sua cidade, pode ser que conste em nosso banco de dados algum doador da sua cidade ou região.
      Obrigada pela visita! =)

      Excluir
  92. Gostaria de receber cementes de kefir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Envia-nos um e-mail informando a cidade que reside, pode ser que conste em nosso banco de dados algum doador dos grãos de tibico próximo de você!
      Obrigada pela visita! =)

      Excluir
    2. Olá boa noite, qual o e-mail para solicitar? Sou da bahia caso possam me passem um e-mail informando onde posso consegui-los, desde já grata. Bjus a todos, segue meu e-mail para maiores informações juliadelucena@hotmail.com

      Excluir
    3. Olá Julia, um e-mail foi enviado a você!
      (No menu do blog na aba "contato" consta o nosso e-mail).
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  93. gostaria de receber grãos de kefir, estou passando por problema serio de saúde ,gostaria muito de ajuda
    esses grãos.meu e-mail ramos.11@bol.com.br

    ResponderExcluir
  94. Olá boa noite, gostaria de receber os grãos de kefir,pois estou com serio problemas de saúde e preciso
    fazer esse tratamento com certa urgencia. meu e-mail é ramos.11@bol.com.br.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz Fernando, um e-mail foi enviado a vc!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  95. Eu tenho tibicos (kefir de água) e o de leite se alguem precisar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erica, se desejar fazer parte do nosso banco de dados para doação dos grãos de tibico, gentileza enviar-nos um e-mail para viveraprendendo@yahoo.com.br informando-nos sua cidade!
      Desde já agradecemos a disponibilidade pela doação!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  96. Boa tarde, quando criança tomava o tibico por influencia dos meus meus pias se saber o que era. Como perdemos não tomamos mais. Gostaria de saber como posso conseguir mais tibicos.
    Meu email é lucas.nsilva17@gmail.com
    Desde já muito obrigado.
    Lucas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas, um e-mail foi enviado a você!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  97. Bela postagem...Minha mãe tomava Tibico há anos atrás, e desde então procura, mas nunca mais conseguiu encontrar ninguém que os cultivasse, por favor se alguém souber de alguma informação de onde eu posso obtê-los, por gentileza entre em contato através desse email: aline.lima9@hotmail.com. Grata desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, um e-mail foi enviado a você!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
    2. Oi muito obrigada pelo retorno, tentei responder via e-mail, mas falhou.

      Sou residente da cidade de Santos-SP.

      Excluir
    3. Ok, Aline! Enviamos a vc um e-mail! Obrigada uma vez mais pela visita! =)

      Excluir
  98. Olá meu nome é Gisele,
    Gostaria que me enviasse o kefirde agua, meu filho tem alergia a proteína do leite, então deixa de ingerir vários alimentos. Acredito que ele ajudaria muito ele.
    Meu email é giguilger@hotmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gisele, um e-mail foi enviado a você!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  99. GOSTARIA DE SABER SE POSSO CONSUMIR O KEFIR DE ÁGUA SEM ADIÇÃO DE NENHUM TIPO DE AÇÚCAR?SERÁ QUE TEREI OS MESMOS BENEFICIOS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, o kefir de água se alimenta de açúcar seja a sacarose ou a frutose, neste caso você poderá alimentar os grãos com suco natural ou orgânico e dê preferência para as frutas cítricas.
      Os benefícios são os mesmos!
      Espero ter ajudado de alguma forma!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto