Pesquisar este blog

FARFALLE GRATINADO



Olá amigos, como estão? Bom dia!!!

As férias acabaram e eu fiquei com gostinho de quero mais, rs. Mas deu pra viajar, descansar e renovar as energias!  Como eu ainda estou em ritmo de férias, rs, trago pra vocês uma receita super fácil de fazer e muito saborosa, ótima para servir num almoço de domingo ou em qualquer hora que a vontade falar mais alto!

O farfalle é conhecido também como macarrão gravatinha, lacinho ou borboleta.



Ingredientes:
  • 250g de macarrão farfalle (usei o nº 65)
  • 400g de carne moída
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 colher (sobremesa) de alho e cebola em conserva
  • 1 xícara (chá) de molho de tomate comprado pronto
  • 100g de presunto fatiado
  • 150g de mussarela ralada
  • 1/2 lata de milho e ervilha (dueto)
  • 1 sachê de caldo de carne
  • 1 sachê de tempero seco granulado 
  • 1 tomate sem pele e sem sementes picado
  • Pimenta do reino e cheiro verde a gosto

Modo de preparo:
  1. Cozinhe o macarrão em bastante água com o sachê de caldo de carne até ficar al dente (de 10 a 12 minutos), escorra e reserve.
  2. Numa panela, coloque o azeite e refogue o alho e a cebola em conserva (cuidado para não queimar), acrescente a carne moída e frite muito bem. Adicione o tomate, o dueto de milho e ervilha, o tempero seco granulado, a pimenta do reino e o molho de tomate, misture tudo muito bem (adicione água caso o molho fique muito espesso). Regule o sal, por último acrescente o cheiro verde. Junte o macarrão escorrido ao molho e misture bem.
  3. Num refratário, coloque metade do macarrão, faça uma camada de presunto e metade da mussarela ralada. Coloque o macarrão restante e salpique a outra metade da mussarela ralada por cima.
  4. Leve ao forno preaquecido a 250ºC e deixe até gratinar (+/- 15 minutos). Sirva quente.
Dicas da Si:
- Se você não tem o alho e a cebola em conserva, poderá utilizar 2 dentes de alho espremidos e uma cebola pequena picadinha.
- O tempero seco granulado você encontra facilmente nos supermercados e de várias marcas, escolha o de sua preferência.
- O molho de tomate eu usei o de caixinha, mas você poderá usar o caseiro, se preferir.
- Ao final, salpiquei salsa purpurina por cima.




E por hoje é só, pessoal! Bom estar de volta!


Beijos e até a próxima!


TORRESMO NA PANELA DE PRESSÃO


Olá amigos, bom dia!

Esses dias fui à casa da minha mãe e ela estava fervendo uns pedaços de torresmo para fritá-los depois. Foi então que sugeri a ela que fizesse na panela de pressão. E ela me perguntou: "Mas isso dá certo?" E eu: "Dá sim! Ele fica sequinho, crocante e o melhor de tudo é que não faz sujeira!" Ela, animada com a ideia, porém, um pouco incrédula, rs, me incumbiu dessa missão! Mas como ela já tinha colocado os pedaços de torresmo para ferver na água com vinagre (segundo ela este processo ajuda a retirar o excesso de gordura), fiquei na dúvida se daria certo ou não! Lá vai eu pesquisar no Google alguma coisa que falasse a respeito disso, mas não encontrei em nenhum site ou blog alguém que fervesse o torresmo antes de fazê-lo na panela de pressão! Resolvi arriscar, seja o que Deus quiser, pensei!

E nessa busca, encontrei o blog Na cozinha lá de casa da Fê Dayrell ensinando como se prepara este torresmo! Eu conheço o blog da Fê já há muito tempo e sei que ela prepara receitas maravilhosas, é um blog que eu confio e por isso resolvi seguir as dicas dela e... voilà! Deu super certo, mesmo fervendo o torresmo antes!

E receitas de blogueiro que dão certo ganham um lugar de destaque aqui! Por isso, neste mês de outubro, o blog Na cozinha lá de casa foi eleito o blog do mês aqui no Vivendo e Aprendendo!

Receita original AQUI.

Ingredientes:
  • 1 kg de torresmo de barriga picado em pedaços
  • Sal a gosto
  • 2 colheres (sopa) de óleo

Modo de preparo:
  1. Tempere o torresmo com sal e reserve.
  2. Numa panela de pressão, coloque o óleo, leve ao fogo médio, deixe esquentar, coloque o torresmo e vá mexendo até que desgrude da panela.
  3. Tampe a panela de pressão, mas atenção: retire a borracha da tampa antes de fechar a panela, a intenção não é pegar pressão! Deixe por aproximadamente 20 minutos, em fogo alto, durante este tempo mexa, sacudindo a panela, por várias vezes para não deixar queimar. Vai começar a estourar igual pipoca, quando parar de fazer barulho, está pronto, retire com uma escumadeira, escorra em papel absorvente e sirva com limão.

Dicas da Si:
- Como falei anteriormente, a minha mãe ferveu o torresmo antes com água e vinagre para retirar o excesso de gordura e somente depois é que temperei e coloquei na panela de pressão. Ficou sequinho e crocante.
- É imprescindível sacudir a panela, de vez em quando, durante os 20 minutos de preparo para que o torresmo não queime.
- Quando eu fiz aqui em casa, eu fiz em menor quantidade (+/- 600g de torresmo) e em menos de 15 minutos ficou pronto. E também coloquei menos óleo, apenas para untar a panela. Dependendo da quantidade de torresmo, fique atento no tempo e não se esqueça de sacudir a panela para não queimar.
- O que observei: fiz duas vezes este torresmo. Da primeira vez ele foi fervido antes do preparo e da segunda vez não foi fervido. Eu tive a impressão que o torresmo fervido ficou mais pururuca e sequinho do que aquele que não foi fervido. Fica aí a dica!

Este foi o torresmo que eu fiz na casa da minha mãe


Este foi o que eu fiz em casa. Além do sal coloquei também 1 colher (chá) de colorau, talvez por isso tenha alterado a textura, será?? Embora não tenha ficado tão pururuca como o primeiro, mas ficou sequinho e crocante. 



É um prato que não dá pra comer sempre, haja malhação depois, rs, mas se fizer me chama, tá?! =)

Obrigada querida Fê por partilhar esta receita deliciosa e que deu super certo! Espero que tenha gostado da indicação! A receita ficará exposta na lateral do blog até o próximo mês e o seu blog já está na lista para participar do sorteio que acontecerá em dezembro entre todos os participantes deste quadro. O ganhador receberá um brinde e o título de Blogueiro do Ano de 2015. Boa sorte!

Se você ainda não conhece o blog Na cozinha lá de casa da Fê Dayrell, faça uma visitinha agora mesmo, tenho certeza que você vai adorar!



Amigos, a partir desta semana marido está de férias e eu também, rs! Retorno no final de outubro com mais receitas e com as visitas ao blog de vocês que amo! Obrigada desde já por todo o carinho!



BOLO DE MAÇÃ E NOZES


Olá amigos, bom dia!

Penso que o tempo está passando rápido demais ou será que sou eu que estou correndo tanto que nem estou vendo o tempo passar? O fato é que outubro já chegou e com ele chega também o Dia Um... Na Cozinha! E o desafio para este mês foi prepararmos um bolo para darmos boas-vindas ao Outono que chegou lá em Portugal! Embora seja Primavera aqui no Brasil, mas preparei este bolo com muito gosto e acredito que, não importa a estação, ele cai bem em qualquer uma delas!

Eu confesso que não sou fã de bolos que levam frutas na massa, mas o sabor deste bolo superou as minhas expectativas, super recomendo!

Esta receita foi adaptada do meu livro "Receitas Especiais Nestlé."

Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de nozes picadas
  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • 1 maçã verde picada
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 3 ovos (claras separadas)
  • Margarina para untar
  • Farinha de trigo para polvilhar
  • Canela em pó ou açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de preparo:
  1. Em uma tigela, misture bem todos os ingredientes, menos as claras.
  2. Em uma batedeira, bata as claras em neve e incorpore delicadamente à massa.
  3. Despeje em uma forma para bolo inglês untada e enfarinhada e asse em forno preaquecido a 180ºC por cerca de 50 minutos.
  4. Sirva morno ou frio polvilhado com canela em pó ou açúcar de confeiteiro.

Dicas da Si:
- A receita original leva uvas passas brancas, mas ninguém gosta aqui em casa, então, não usei este ingrediente na receita, mas se você gosta, acrescente à massa 1 xícara (chá) de uvas passas brancas sem sementes.
- A massa desse bolo é bem firme, sugiro que use uma colher de pau para misturar.
- No meu forno levou 40 minutos para o bolo ficar pronto.


A minha forma de bolo inglês não é muito grande e a massa não coube toda nela, então, distribuí a sobra em forminhas de cupcake o que me renderam 6 bolinhos.


Desafio cumprido! Até o próximo Dia Um... Na Cozinha!

Beijos e até a próxima!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVENDO E APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto