Procurando algo? Digite aqui!

Carregando...

CONGELANDO O BRÓCOLIS

 

Bom dia meus amigos!

Numa casa de família pequena como a minha, o controle da despensa e da geladeira deve ser rigoroso para que nenhum alimento se perca.

No caso dos vegetais a atenção deve ser redobrada. Eu passo mal quando me vejo na situação de ter que jogar algum alimento fora ou porque passou do prazo de validade ou porque estragou na geladeira. Antes, quando eu era novata na cozinha, não sabia nada dessas coisas e por isso acabava perdendo verduras e legumes, não tinha noção de como conservar melhor estes alimentos. E é com muita dor no coração que eu digo que já perdi muito brócolis aqui em casa, entre outras coisas, mas o brócolis era o campeão até que um dia eu aprendi. Ah, um dia a gente aprende, né?!

O brócolis é um caso sério, 3 dias de geladeira já é o suficiente para ele começar a amarelar e aqui em casa ainda tem um agravante, somente eu como brócolis e vamos combinar: não consigo comer um maço de brócolis em três dias!

Assim, o melhor jeito de conservá-lo é congelando! Desde que passei a congelar nunca mais perdi sequer um raminho dele. Mas, para congelá-lo não é simplesmente chegar da feira ou supermercado, lavar e congelar, não! É preciso antes fazer o processo de branqueamento! Ops, branqueamento??? Que raio é isso??? O branqueamento serve para conservar as características originais dos alimentos. A grosso modo, é provocar um choque térmico nos alimentos conservando assim suas propriedades. Se você congelar o brócolis ou outro vegetal sem passar pelo processo de branqueamento ele vai desidratar todinho, ou seja, é como se o congelamento retirasse tudo de bom que tem no vegetal, perdendo assim suas características, aí não adianta de nada congelar, né?!

Vamos aprender o processo de branqueamento?

Mas antes ainda, gostaria de dizer que há dois tipos de brócolis: o ninja que tem uma única cabeça, ou seja, os talos são unidos formando um só e o brócolis comum que é composto por vários talos, folhas e flores formando um maço. Eu, particularmente, gosto mais do brócolis comum e é o que mais compro aqui em casa, por isso vou me dirigir especificamente a este tipo nesta postagem, ok?

Primeiro, é preciso higienizar o brócolis. É preciso lavar tudo muito bem lavadinho talo por talo, folhas e flores e eliminar as partes que não estão boas para o consumo. Depois coloque-o numa solução própria para higienizar vegetais (veja como AQUI).

Coloque água numa panela grande e quando ferver (a água deve estar borbulhando) coloque todo o brócolis de uma vez, tomando o cuidado para não se queimar, neste momento, a temperatura da água vai cair, aguarde ela ferver novamente e conte 35 segundos.

 

Congelando o Brócolis

 

Congelando o Brócolis2

(Aqui o meu macinho já estava começando a amarelar porque demorei para fazer a higienização, por isso não deixem o brócolis parado na geladeira, ao fazer a compra, no dia seguinte, no máximo, já façam a higienização e o processo de branqueamento. Pena que as partes mais bonitas ficaram por baixo, mas entre mortos e feridos salvaram-se todos! rs).

Após este tempo, com o auxílio de um escorredor de macarrão, escorra o brócolis e imediatamente mergulhe-o numa tigela grande com água bem gelada, coloque pedras de gelo para manter a água gelada e deixe por 35 segundos também.

 

Congelando o Brócolis3

 

Escorra toda a água com o auxílio de um escorredor de macarrão. Veja como ele fica bem verdinho.

 

Congelando o Brócolis4

 

Seque bem o brócolis com papel toalha  e coloque em embalagens próprias para freezer do tipo ziploc. Deixe na geladeira de um dia para o outro para resfriar bem, retire todo o ar da embalagem e leve para congelar.

Na hora do preparo, retire apenas a quantidade de brócolis que for utilizar retornando com o restante para o freezer.

Não é necessário descongelar. Direto do freezer leve para cozinhar em água fervente, na panela a vapor ou no micro-ondas.

 

Congelando o Brócolis1

 

Eu adoro brócolis na manteiga com bacon crocante, não é muito saudável, mas é o meu preferido, rs.

 

Salada de Brócolis com Bacon

 

Beijos e uma ótima semana pra todos!

28 comentários:

  1. Bom dia minha amiga, tudo bem?
    Só comprei desse brócolis uma vez, aqui em casa só uso o ninja, pra mim é mais fácil de encontrar.
    Gostei das suas dicas de congelamento, o seu brócolis ficou verdinho, vc é demais!
    A sua receita é 10, amooooo!

    Tenha uma semana super abençoada!
    Beijinhos no seu ♥

    ResponderExcluir
  2. Olá Silene,
    Adoro brócolis, gosto mais do comum.
    Sua dica ficou muito bem explicada, obrigada por dividir.
    Beijo grande e uma bela semana.
    Andréa Cabral

    ResponderExcluir
  3. Por coincidência vou comer um macarrãozinho com molho branco, e brocolis daqui a meia hora no meu almoço kkkkkkk ontem enquanto estava preparando até pensei em guardar um pouco mas como não tinha meta de usá-lo de novo acabei fazendo tudo mesmo. Ótima dica Si, vou anotar pra quando for sobrar brócolis em casa.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Que dica de ouro!!
    Aqui em casa todo mundo gosta de brócolis, então a cada preparo não acaba sobrando quase nada. Mas é sempre ótimo saber de macetes assim... adorei!!
    Bjks
    :)

    ResponderExcluir
  5. Caraca que dica ótima! Eu quase sempre jogo metade dele fora, pois tb sou a única que come lá em casa e eu adoro, mas não todo dia...Amei sua dica. Já vou fazer com o que eu comprei ontem. brigadão =)

    ResponderExcluir
  6. ótima dica!! eu tbm perco muito brócolis, com essa dica, não vou perder nem uo talo do brócolis rsrsrs...muito boa.. obrigada por nos ajudar que Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir
  7. ótima dica!! eu jogava muito brócolis fora, mais a partir de hj ñ jogo mais, vou seguir sua dica direitinho ..brigadaa por nos ajudar, que Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ely, congelando o brócolis não tem como perder, não é mesmo?! Aqui em casa nunca mais perdi brócolis.
      Bjs querida e obrigada pela visita e pelo comentário, volte sempre! =)
      Deus te abençoe tbm!

      Excluir
  8. Muito bom!! Obrigada pela explicação tão bem explicadinha! :D

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço a sua visita e comentário, Renata! Mt obrigada!
      Bjs e volte sempre! =)

      Excluir
  9. Olá. Congelei o brócolis mas não deu certo. Fiz o processo do branqueamento mas quando tirei o brócolis do congelador já estava molengo e aguado. Ferver novamente não adiantou. Pode me ajudar? Fiquei frustrada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lívia!
      É importante respeitar o tempo do processo de branqueamento: não cozinhar demais nem deixar mt tempo no gelo! Na hora de congelar o brócolis deve estar totalmente frio, recomendo que deixe na geladeira antes! A chance de dar errado normalmente é por causa disso! Espero que dê certo da próxima vez!
      Obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir
  10. Olá, Silene!
    Valeu a dica, ;-) !
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E valeu pela presença, Vanessa!
      Bjs e volte sempre! ♥

      Excluir
  11. Depois de tirar do congelador quanto tempo na água fervente oi no microondas?
    Cristiane
    cristiane.fagundes@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris, neste caso fica a seu critério, se gostar mais macio deixe mais tempo, se gostar mais firminho deixe menos tempo. O tempo varia de 3 a 5 minutos em água fervente e de 1 a 2 minutos no micro-ondas dependendo da quantidade!
      Obrigada pela visita e volte sempre! Desculpe-me pela demora na resposta!

      Excluir
  12. Oi Silene! Adorei a dica! Vou por-la em prática hj! Apenas me tire uma dúvida: o brócolis q comprei é ninja.. os tempos de branqueamento são os mesmos?! E estes tempos tb se aplicam à outras verduras, como couve, espinafre? ! Bjo e obrigad

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pri, o tempo de branqueamento do ninja é o mesmo, ok?! Folhas verdes como couve, espinafre, alface, rúcula... não podem ser congeladas, pois alteram suas propriedades.
      Obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir
    2. Olá Silene! Adorei a tecnica! Já afiz duas vezes! Agora não compro mais brocolis congelado.. Eu os congelo, hehehe! Pena que não é possivel fazer o mesmo com couve ou espinafre... E com outros legumes, como cenoura, vagem, chuchu?! O processo é o mesmo?! Os mesmos tempos?! Bjs e obrigada

      Excluir
    3. Olá Pri, há quem diga que é possível sim congelar couve e espinafre, mas o ideal é que sejam consumidos "in natura" para que seus nutrientes se preservem, por isso o congelamento não é recomendado! Para o congelamento de cenoura, couve-flor, aipo, ervilha... o tempo de branqueamento é o mesmo do brócolis (35 segundos), já o chuchu, beterraba, abobrinha, vagem... o tempo de branqueamento é de 15 segundos, lembrando que os alimentos devem estar tds higienizados antes de congelar. A cenoura poderá ser congelada inteira, mas se congelar em rodelas o tempo de branqueamento é de 15 segundos, ok?! Espero ter ajudado!
      Obrigada e volte sempre! =)

      Excluir
  13. Sileni muito obrigada pela dica preciosa!
    Além de muito bem explicada você tem uma linguagem muito legal, parece que está falando pessoalmente com a gente.
    Parabéns pelo blog e sucesso! Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pela sua visita e comentário, Eliane! Mt obrigada!
      Esta casinha virtual estará sempre de portas abertas pra vc! Seja mt bem-vinda!
      Bjs e volte sempre! =)

      Excluir
  14. Respostas
    1. Obrigada pela visita e comentário.
      Volte sempre! =)

      Excluir
  15. To eu no google procurando como congelar brocolis e achei seu blog... rsrs claro q vim aqui né....rsrs
    Congelando meu brocolis em 3, 2, 1...rsrs

    bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs... I love google!!! rs
      Obrigada pela credibilidade, amiga!
      Bjs no seu coração! =)

      Excluir
  16. Amei a dica, utilizo brocolis na papinha da minha bebe... e sempre sobra e estraga... com esta dica não terei mais desperdicio... obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Lika!!
      Obrigada pela visita e volte sempre! ❤️
      Bjinhos pra vc e a sua bebê!

      Excluir

Querido amigo e visitante,
Seja muito bem-vindo!!!
O seu comentário é de grande valia para o Vivendo e Aprendendo, por isso, peço a gentileza de deixar seu nome e um contato como e-mail, blog ou site para que eu possa agradecer e retribuir a sua visita.
Muito obrigada e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVENDO E APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto