PÃO DE PIZZA


Bom dia amigos,

De vez em quando a minha família e parentes se reúnem para um café da tarde, seja para comemorar um aniversário ou simplesmente para se encontrar e jogar conversa fora. E cada um fica incumbido de levar um prato ou bebida. Eu não consigo participar de todos devido aos meus compromissos na igreja, mas do último encontro eu participei e levei este pão de pizza. Esta receita é do Edu Guedes, fácil de fazer e fica uma massa bem macia, aliás a massa cresce bastante, tanto que quando vou fazer só pra nós aqui em casa eu diminuo a receita. Vamos anotar?

Pão de Pizza
(by Edu Guedes)

Ingredientes:

Massa:
  • 3 ovos
  • 3 xícaras (chá) de leite morno
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 50 g de fermento biológico fresco
  • 1 kg de farinha de trigo
  • 1 gema batida para pincelar
  • Óleo e farinha de trigo para untar e enfarinhar a fôrma

Recheio:
  • 2 tomates sem sementes cortados em cubos
  • Sal a gosto
  • Orégano a gosto
  • Azeite de oliva a gosto
  • 200 g de queijo tipo mussarela cortado em fatias
  • 200 g de presunto cortado em fatias

Modo de Preparo:
  • Bata no liquidificador os ovos, o leite morno, o açúcar, a manteiga, o sal e o fermento biológico até que fique homogêneo.
  • Despeje em uma tigela, acrescente a farinha de trigo aos poucos e misture até que fique homogêneo e não grude nas mãos.
  • Deixe descansar por 30 minutos. Enquanto isso, misture em uma tigela o tomate, o sal, o orégano e o azeite de oliva. Divida a massa em duas partes.
  • Abra cada uma delas em uma superfície enfarinhada e coloque uma camada de queijo, uma de tomate e cubra com uma camada de presunto.
  • Enrole como um rocambole. Coloque os pães em uma assadeira untada e enfarinhada e deixe descansar por mais 15 minutos.
  • Pincele-os com a gema e leve para assar no forno médio (180 ºC) preaquecido por cerca de 20 minutos ou até que estejam dourados.
Dicas da Si:
- Você pode substituir o fermento biológico fresco  por 2 sachês de fermento granulado.
- Ao misturar a farinha de trigo não coloque tudo de uma vez, coloque mais ou menos 800g numa tigela, faça uma cova e coloque a mistura do liquidificador, vá acrescentando o trigo restante até desgrudar das mãos.
- Sempre tenha trigo a mais do que pedido na receita para empregar na massa quando for manuseá-la e também para enfarinhar a superfície onde a mesma será aberta. Pode ser que você não use 1kg de trigo, mas se usar tenha sempre uma reserva em mãos.
- Depois de enrolar os pães como um rocambole, você pode fechar as laterais e extremidades com gema para não soltar o recheio.
- Quando fiz metade da receita, fiz meio no "olhômetro", rs, eu usei um pouco mais de 1 ½ xícara de leite morno, 2 ovos, 1 colher (sopa) de margarina, ½ colher (sopa) de sal, 1 colher (sopa) de açucar, 30g de fermento biológico fresco (2 tabletes de 15g cada) e mais ou menos 600 a 700g de farinha de trigo. Neste caso, se você usar o fermento biológico granulado, use apenas 1 sachê.
- Metade da receita deram 2 pães grandes e mais 5 pãezinhos que modelei no formato redondo sem recheio.
- Já a receita inteira deram 3 pães grandes e mais 12 pãezinhos redondos que decorei com gergelim. Em ambos os casos eu modelei os pãezinhos porque o recheio tinha acabado. Um dos três pães eu coloquei também no recheio meio copo de requeijão, deu um toque especial, experimente.

As fotos a seguir são desta última vez quando fiz a receita inteira.

a massa cresce bastante

  


14 comentários:

  1. Bom dia Sileni, Que receitinha ótima menina!
    Deve ser mesmo uma delícia.
    Estou levando,tá?
    Bjinho doce
    Sabor em Si

    ResponderExcluir
  2. Ah, Sileni...
    infelizmente, eu não posso fazer o mesmo...pois todos os meus familiares estão no Japão, e o tios e tias, vivem na Capital de São Paulo.
    Sabe, sinto muito a falta desse contato com a família.
    Mas Graças a Deus, fiz 3 amigas que são como irmãs para mim.
    Não tinha visto essa receita, mas achei a massa perfeita....cresce bastante e fica um pãozinho maravilhoso.
    Já estou anotando
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Sileni, que delícia!
    ... as receitas do Edu são sempre maravilhosas! Eita homem bão de cozinha, né? Esta semana eu fiz uma receita dele tb, que logo vou postar no blog!!

    Receitinha marcada!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Sileni,
    é muito bom reunir a família, mas a minha mora todos em São Paulo , só de ano em ano que nos vemos.
    Menina esses pães estão lindos,já anotei a receita, deu água na boca, eu amo fazer pães.

    Beijinhos,
    Andréa...

    ResponderExcluir
  5. Fabi e Andréa, família longe é uma tristeza msm, eu vejo pelos meus que moram nos EUA. Mas nada como fazer belas amizades. =)

    Regina e Aninha, obrigada pela visita e voltem sempre!

    Bjsss

    ResponderExcluir
  6. Oi Sileni
    Que delícia!!!!

    Quanto ao sorteio, não sei se pode mandar os dados por aqui mesmo...

    Claudia Fernandes - Seguidora
    Guaratinguetá
    caccfer@gmail.com

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Claudinha,
    As inscrições serão computadas através do post do sorteio mesmo, desculpe-me, amiga, senão depois eu fico perdida na hora de fazer o sorteio com os comentários em outros posts.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  8. Si, que pão lindo amiga, adorei essa receita e rende bastante né! Já pensou! 3 pães e 12 pãezinhos Ave Maria Mãe de Deus, dá pra um batalhão, mas como eu vendo pães pra algumas empresas pra mim vai ser perfeito...
    Adorei...bjocas e o marido amiga ta melhor?

    ResponderExcluir
  9. Receita anotada =D Mas também vou ter que diminuir a receita, porque aqui em casa somos só eu e o namorido... A família mora longeee =(

    Beijos
    Lari

    ResponderExcluir
  10. Adorei as receitas do Edu são ótimas né,será que você tem as receitas do sazón preparadas pelo Edu,se tiver coloca pra gente,estou copiando todas suas receitas,adorei a torta merengue de chocolate e morango coloca outras da nestlé.

    ResponderExcluir
  11. Olá Anônimo,
    Tenho mts receitas do Edu e tbm da Sazón, mas como nos últimos dois meses passei a ser turista na minha cozinha, infelizmente, acabei embalando todas as minhas receitas que antes ficavam mais "à mão", rs, vou procurar por elas e a medida que for encontrando vou colocando aqui no blog, ok?
    Bjs e volte sempre!

    ResponderExcluir
  12. Você tem que voltar pra sua cozinha e passar tudo pra gente,obrigada.

    ResponderExcluir
  13. muito bom
    que pena que nao dá para enviar fotos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kellem, se vc fez a receita e quer nos enviar fotos, envia-nos através do e-mail do blog e enviando as fotos poderá tbm participar do Cantinho do Leitor, veja como participar neste link: http://www.viveraprendendo.com/2013/03/novidade-cantinho-do-leitor.html
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto